Pra quem é novo por aqui sabe que eu nunca fui lá muito chegado em um jogo online, seja pela minha conexão porca ou seja pela falta de paciência mesmo. Já tentei jogar alguns MMORPGs menores pra ver se me habituava, mas achei muito maçante ficar matando monstros aleatoriamente apenas para subir de nível, mesmo quando haviam amigos (de verdade) jogando junto. Me aventurei por alguns FPS também, como aquele Quake que roda direto no navegador e em Wolfenstein: Enemy Territory que eu animo jogar um pouco as vezes, mas como sou muito ruim não dura tanto. O fato é que a relação entre eu e os jogos online é como aquele encontro com uma antiga namorada quando se está solteiro: até rola alguma coisa mas dificilmente passa disto.
Quando eu comprei o Wii com ajuda de minha esposa, se tivesse que fazer uma lista dos motivos por ter escolhido o console provavelmente o fato dele ter alguns jogos online com certeza estaria entre um dos últimos da lista. Tanto que por questões técnicas só fui ligar internet nele um bom tempo depois de comprá-lo e não senti falta nenhuma disso, mas quando fiz o treco funcionar a empolgação da novidade me fez olhar a coisa um pouquinho melhor.
O primeiro passo foi dar uma olhada no funcionamento do sistema de mensagens. Embora possa parecer bacana o esquema de comunicação entre consoles, na prática a coisa é bem desajeitada e limitada, com um processo muito burocrático. Não é como se eu mandasse um e-mail para alguém e essa pessoa me respondesse: eu tenho que cadastrar a pessoa, ela tem que me cadastrar e só então podemos trocar mensagens. Fora que para isso se utiliza um código numérico gigante para identificar o seu Wii. Não sei como funciona nos outros consoles, mas sério, continuem no e-mail, twitter ou facebook que vocês ganham mais.
Depois dei uma passeada no canal de compras, aonde eu tinha um interesse um pouco maior. Ele é dividido entre Virtual Console, com vários jogos antigos de consoles diversos para jogar no seu Wii nativamente (ou quase), Wiiware que trás jogos simples exclusivos para o console com direito a vários demos, função que me cativou muito aliás, e por fim o Wii Channels, aonde você pode baixar gratuitamente qualquer um da meia duzia de aplicativos disponíveis. Infelizmente tudo isso vem muito mal embalado, em uma interface bem chatinha de mecher e muito anti-intuítiva. Outra coisa que eu senti falta foi de um indicador de progresso decente, apesar da animação do Mario 8-bits zanzando na tela ser legal, pra quem tem internet capenga igual eu faz falta saber quanto tempo ainda falta pro download terminar.
Eu nem vou ficar descrevendo aqui os outros canais que são voltados para a internet porque todos eles seguem a mesma regra do anterior: fazem sua função, porém de forma simples, muitas vezes simples até demais.
Por fim eu finalmente experimentei o que é jogar algo online através de um console de mesa, peguei o meu Mario Kart Wii e fui ver de kolé que é. Para minha grata surpresa, minha conexão capenga se saiu razoavelmente bem no jogo, tirando algumas pouquissímas quedas e alguns lags, consegui jogar sem maiores problemas. Fiquei inclusive bem feliz em ver que não estou tão longe dos gringos em nível de habilidade, inclusive ganhando várias corridas em primeiro. O jogo oferece os mesmos modos que temos no offline, com a desvantagem de não ter a mesma gama de configurações, mas é uma boa pedida para jogar as vezes. Pra falar a verdade, apesar de eu ter achado bacana, não me cativou o suficiente para jogar sempre online, ainda prefiro o desafio de conseguir pontuação máxima em todos os campeonatos. Ainda não fiz um teste direito, mas em Tatsunoko Vs Capcom a coisa já foi diferente, minha internet sofreu muito e o lag comeu solto. Como ela não estava nos melhores dias ainda não sei se vai rolar de jogar as vezes ou não.
Ainda pude experimentar os famigerados Friend Codes, que seguem o mesmo princípio de troca de códigos do console para que seja possível jogar com os amigos, com o agravante de ser um código por jogo. Por enquanto eu só tenho uma
No final das contas eu vi que o modo online em um vídeo game é algo legal, mas que tem pouco apelo comigo. Eu gostei muito de poder baixar demos de jogos, alguns muito divertidos inclusive, gostei da possibilidade de jogar com outras pessoas que por questões de distância eu dificilmente teria oportunidade de jogar em uma sexta-feira a noite, mas ainda é algo muito secundário para mim, até porque no meu círculo de amizades praticamente ninguém tem Wii, então a minha jogatina ainda permanece restrita a minha sala, normalmente sozinho, as vezes com a esposa ou quando amigos me visitam. Apesar de provavelmente estarem se questionando agora, duvido muito que a história fosse diferente se o console em questão fosse um PS3 ou X-Box 360, porque eles tem uma estrutura infinitamente superior, mas seguem uma mesma lógica.
Pode ser que no futuro apareçam mais funções online que me atraiam em um console, aquele lance do Wii U de ter uma comunidade em torno de cada jogo por exemplo já me é bem interessante, mas isso só o tempo dirá. Até lá vou continuar aqui zerando os meus jogos desconectados mesmo e as vezes
PS: Se alguém se interessar, vou deixar aqui os meus "amigáveis" friend codes para quem quiser jogar algo com o Tchulanguero. Como disse no texto não sou muito freqüente na rede, mas as sextas a noite costumo dar uma passada.
Wii: 2554 1393 5345 6581
Mario Kart Wii: 2881 5365 8072
Tatsunoko Vs Capcom: 3311 0844 3057
* Revisado em 24/02/2014 às 23:51:37