logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreWii

O WII, A Internet E Eu

As desaventuras de um jogador da geração Atari com a internet em um console não tão online assim.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 29/06/2012 às 09:07:49   tagarelices 16

As desaventuras de um jogador da geração Atari com a internet em um console não tão online assim.


Antes que vocês me critiquem pelo assunto eu já aviso: eu sei que o Wii é um console com apelo online fraquissímo. Mas justamente por isso eu quero compartilhar com vocês o quão diferente é esta experiência para mim, de ter um vídeo game que nativamente conecta na internet, até porque acredito que esta não seja uma história tão incomum. Então primeiro vamos a uma explicação básica sobre a minha pessoa.

Pra quem é novo por aqui sabe que eu nunca fui lá muito chegado em um jogo online, seja pela minha conexão porca ou seja pela falta de paciência mesmo. Já tentei jogar alguns MMORPGs menores pra ver se me habituava, mas achei muito maçante ficar matando monstros aleatoriamente apenas para subir de nível, mesmo quando haviam amigos (de verdade) jogando junto. Me aventurei por alguns FPS também, como aquele Quake que roda direto no navegador e em Wolfenstein: Enemy Territory que eu animo jogar um pouco as vezes, mas como sou muito ruim não dura tanto. O fato é que a relação entre eu e os jogos online é como aquele encontro com uma antiga namorada quando se está solteiro: até rola alguma coisa mas dificilmente passa disto.

Wolfenstein: Enemy Territory

Quando eu comprei o Wii com ajuda de minha esposa, se tivesse que fazer uma lista dos motivos por ter escolhido o console provavelmente o fato dele ter alguns jogos online com certeza estaria entre um dos últimos da lista. Tanto que por questões técnicas só fui ligar internet nele um bom tempo depois de comprá-lo e não senti falta nenhuma disso, mas quando fiz o treco funcionar a empolgação da novidade me fez olhar a coisa um pouquinho melhor.

Wii Lan Adapter
Um dia eu explico...

O primeiro passo foi dar uma olhada no funcionamento do sistema de mensagens. Embora possa parecer bacana o esquema de comunicação entre consoles, na prática a coisa é bem desajeitada e limitada, com um processo muito burocrático. Não é como se eu mandasse um e-mail para alguém e essa pessoa me respondesse: eu tenho que cadastrar a pessoa, ela tem que me cadastrar e só então podemos trocar mensagens. Fora que para isso se utiliza um código numérico gigante para identificar o seu Wii. Não sei como funciona nos outros consoles, mas sério, continuem no e-mail, twitter ou facebook que vocês ganham mais.

Depois dei uma passeada no canal de compras, aonde eu tinha um interesse um pouco maior. Ele é dividido entre Virtual Console, com vários jogos antigos de consoles diversos para jogar no seu Wii nativamente (ou quase), Wiiware que trás jogos simples exclusivos para o console com direito a vários demos, função que me cativou muito aliás, e por fim o Wii Channels, aonde você pode baixar gratuitamente qualquer um da meia duzia de aplicativos disponíveis. Infelizmente tudo isso vem muito mal embalado, em uma interface bem chatinha de mecher e muito anti-intuítiva. Outra coisa que eu senti falta foi de um indicador de progresso decente, apesar da animação do Mario 8-bits zanzando na tela ser legal, pra quem tem internet capenga igual eu faz falta saber quanto tempo ainda falta pro download terminar.

Wii Shop Channel

Eu nem vou ficar descrevendo aqui os outros canais que são voltados para a internet porque todos eles seguem a mesma regra do anterior: fazem sua função, porém de forma simples, muitas vezes simples até demais.

Por fim eu finalmente experimentei o que é jogar algo online através de um console de mesa, peguei o meu Mario Kart Wii e fui ver de kolé que é. Para minha grata surpresa, minha conexão capenga se saiu razoavelmente bem no jogo, tirando algumas pouquissímas quedas e alguns lags, consegui jogar sem maiores problemas. Fiquei inclusive bem feliz em ver que não estou tão longe dos gringos em nível de habilidade, inclusive ganhando várias corridas em primeiro. O jogo oferece os mesmos modos que temos no offline, com a desvantagem de não ter a mesma gama de configurações, mas é uma boa pedida para jogar as vezes. Pra falar a verdade, apesar de eu ter achado bacana, não me cativou o suficiente para jogar sempre online, ainda prefiro o desafio de conseguir pontuação máxima em todos os campeonatos. Ainda não fiz um teste direito, mas em Tatsunoko Vs Capcom a coisa já foi diferente, minha internet sofreu muito e o lag comeu solto. Como ela não estava nos melhores dias ainda não sei se vai rolar de jogar as vezes ou não.

Mario Kart Channel
Faço a mínima idéia de quem é esse caboclo ae...

Ainda pude experimentar os famigerados Friend Codes, que seguem o mesmo princípio de troca de códigos do console para que seja possível jogar com os amigos, com o agravante de ser um código por jogo. Por enquanto eu só tenho uma vítima pessoa adicionada, o João Roberto que comenta aqui no site, mas no geral acaba sendo mais divertido que jogar com um monte de estranhos, o que é reforçado pela total falta de possibilidade de comunicação entre os jogadores, que é precária mesmo com os amigos adicionados, se limitando a frases pré-configuradas entre as partidas. Isso só confirmou algo que eu já sabia, quanto mais próxima a experiência é das jogatinas a moda antiga, ou seja, um monte de atoa se degladiando na frente de uma televisão, melhor. Então só o fato de você jogar contra alguém que você conhece, mesmo que só pela internet, acaba sendo mais bacana do que entrar em uma sala de desconhecidos que deixam a sensação de estar jogando contra o computador mesmo.

Friend Codes

No final das contas eu vi que o modo online em um vídeo game é algo legal, mas que tem pouco apelo comigo. Eu gostei muito de poder baixar demos de jogos, alguns muito divertidos inclusive, gostei da possibilidade de jogar com outras pessoas que por questões de distância eu dificilmente teria oportunidade de jogar em uma sexta-feira a noite, mas ainda é algo muito secundário para mim, até porque no meu círculo de amizades praticamente ninguém tem Wii, então a minha jogatina ainda permanece restrita a minha sala, normalmente sozinho, as vezes com a esposa ou quando amigos me visitam. Apesar de provavelmente estarem se questionando agora, duvido muito que a história fosse diferente se o console em questão fosse um PS3 ou X-Box 360, porque eles tem uma estrutura infinitamente superior, mas seguem uma mesma lógica.

Pode ser que no futuro apareçam mais funções online que me atraiam em um console, aquele lance do Wii U de ter uma comunidade em torno de cada jogo por exemplo já me é bem interessante, mas isso só o tempo dirá. Até lá vou continuar aqui zerando os meus jogos desconectados mesmo e as vezes destruindo me divertindo com aqueles que ousarem me desafiar quiserem bater um racha de Mario Kart. Porque o importante não é como, o importante é que vocês vão jogar!

PS: Se alguém se interessar, vou deixar aqui os meus "amigáveis" friend codes para quem quiser jogar algo com o Tchulanguero. Como disse no texto não sou muito freqüente na rede, mas as sextas a noite costumo dar uma passada.

Wii: 2554 1393 5345 6581
Mario Kart Wii: 2881 5365 8072
Tatsunoko Vs Capcom: 3311 0844 3057

* Revisado em 24/02/2014 às 23:51:37

outras tags: Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também...



16 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    29/06/2012 às 10:57:27   localizacao Apucarana-Pr
    Esse negócio de friend code irrita mesmo. Eu acho que tudo deveria ser fito através do código do console e não do jogo em sim. Fora que poderia ter uma seleção de pessoas como no facebook, tipo, digita aparecem alguém para adicionar.

    Eu também não conheço mais ninguém pra jogar online, até conheço quem tenha um Wii, mas não se interessam nem um pouco em jogatina à diatância. Um deles, aliás, é jogador de um tal Cabal que eu nunca ouvi falar e não larga pra jogar Mario Kart nem amarrado...

    Hoje eu tenho a mesma visão que você, também acho tudo muito simples, mas no começo pra mim era novidade essa de o Wii ligar na net e eu tinha o netflix que, com a outra conexão eu não precisava de mais nada. Além disso eu assistia aos vídeos do nintendo week, satoru ask, mas agora com essa net ridícula tive que abandonar tudo...

    Responda!
  • avatar de Rodrigo
    Rodrigo
    29/06/2012 às 17:30:37   localizacao Tonga
    Putz quanta burocracia pra tirar um contra! Desse jeito desanima mesmo. Na live é bem mais de boa, jogo Black Ops sempre que possível, o único porém é ter que pagar para poder entrar no multiplayer.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/06/2012 às 18:04:45   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Toda vez que eu vejo um friend code eu lembro na hora do ICQ, hwa hwa hwa. Putz, Cabal foi um dos MMORPG que eu tentei jogar, até que durou um tempinho, coisa de um mês, rzs.

    @Rodrigo

    Pois é, essa parte online do Wii é como estrada esburacada: te leva aonde você precisa, mas faz a viagem ser um saco. Não é atoa que agora a Nintendo tá reformulando toda essa parte no 3DS e Wii U.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    29/06/2012 às 22:23:25   localizacao SP
    Cara, eu estava realmente curioso pra saber como funciona esse esquema online do Wii. Eu imaginava que fosse algo parecido com o que vi no 3DS mesmo, e definitivamente é. Esse lance do CPF do console aí enche o saco, agora não sabia que tinha CPF pra jogos também! Essa é a diferença entre o portátil e o console de mesa. No portátil tem só o do console mesmo e vc consegue se juntar a amigos que estejam jogando online (no caso do Mario Kart). É um pouco xarope.
    Mas eu tenho o mesmo problema que vc, eu não consigo me interessar por jogar online. A não ser que seja contra um amigo ou conhecido, pra depois conversar a respeito e tudo mais. Fica algo divertido e descontraído. Agora contra desconhecidos eu só me irrito, sempre acho que tem um adolescente revoltado jogando do outro lado louco pra me trollar.
    Enfim, talvez o fato da experiência online do Wii ser mais simples a torne mais interessante. Sério. Digo pelo 3DS, quando joguei o Mario Kart: mesmo jogando com desconhecidos e só perdendo (kkk), não fiquei tão incomodado pq não esperava por gente gritando em microfones ou mandando mensagens que pudessem ser ofensivas. Foi algo exatamente da forma como vc disse, parecia uma disputa com o computador mesmo, só que com mais ingeligência, claro. Como se fosse no nível hardest. Até gostei, mas só joguei 1x na vida e também prefiro o single player atrás da melhor pontuação.
    Mas vou ver se consigo um dia ligar o Wii da patroa na Internet e te adiciono pra vc ganhar de mim o tempo todo no Mario Kart! E quem sabe em outros jogos também! hehehe!
    Abraço

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/06/2012 às 00:59:16   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    No 3DS melhorou um pouco por isso, pelo menos você tem um usuário único, mesmo sendo um inconveniente número aleatório. Sobre jogar com desconhecidos que parecem o computador eu acho muito sem graça, porque ae não faz sentido nenhum jogar online, eu preferia poder xingar e berra na orelha dos outros, rzs.

    Ah, conecta sim, eu e o fujão do João ainda queremos lotar uma sala de Mario Kart Wii, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    30/06/2012 às 20:30:42   localizacao Apucarana-Pr
    Fujão? Eu toh merecendo mesmo, já faz uma cara que a gente não joga, rsrs.

    Caduco, (no dia que eu estiver online e você entrar) a gente pode lotar uma sala com 3 pessoas!!!

    Responda!
  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    30/06/2012 às 22:23:28   localizacao Poços de caldas
    fala tchulanguero jogar online deve ser legal para passar o tempo as vezes mas não acho que dever ser algo tão foda como eu ouço falar apesar de ter vontade de jogar so que por enquanto meu wii vai ficar so of kkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/06/2012 às 23:36:07   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Sabe como é, não posso deixar a piada passar, rzs.

    @luis otavio

    Iae brow, baum?

    Pois é, mas isso é questão de perfil. Assim como nós não curtimos muito essa coisa de online, tenho amigos que praticamente só jogam se for online, e devo dizer que a maior parte do público é assim. Eu não vejo nenhum problema nisto, desde que continuem fazendo campanhas offline boas, e até legal ter mais opções.

    Responda!
  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    01/07/2012 às 15:50:26   localizacao Poços de caldas
    tudo baum sim tchulanguero kkk tambem acho interessante ter mais opções e conserteza jogar online deve ser legal e como eu ja disse e algo que quero experimentar, mas ca entre nós nem de longe , essa garotada que fica jogando online vai sentir a alegria que agente sentia quando juntavamos a galera na casa de alguem para longas partidas de top gear ,tekken e street fight .

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/07/2012 às 23:10:46   localizacao Vespasiano - MG
    @luis otavio

    De fato, mas os tempos hoje são outros, quem é pai nem pode mais deixar os filhos soltos na rua como antigamente, acaba sendo inevitável esta troca. Mesmo eu praticamente nunca vou a casa de amigos exclusivamente para jogar como na adolescência, então o online pode servir como muleta.

    Responda!
  • avatar de Guilherme
    Guilherme
    05/07/2012 às 11:22:04
    Primeira vez que eu joguei online no PS3 achei bem interessante, e ficava brincando de tentar adivinhar como seria a pessoa do outro lado. Legal, mas nada d+, e definitivamente não se compara com uma sala com 4 amigos e deixando o pau quebrar, mesmo que seja numa tela dividida em 4. GoldenEye rules!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/07/2012 às 21:01:07   localizacao Vespasiano - MG
    @Guilherme

    Poxa, mas ae você pegou pesado, GoldenEye é foda. Mas eu digo para você o mesmo que disse para o luis otavio ae em cima, he he he.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    10/07/2012 às 19:42:27   localizacao SP
    Passei aqui pra anotar os friend codes, sou xarope mesmo, logo estarei adicionando lá! hahahaha!
    Aproveitando, eu ainda prefiro a jogatina online sem gritaria, uma coisa é vc jogar com amigos e ficar enchendo as paciências deles até pra desconcentrá-los, a outra é jogar com um bando de desconhecidos que começam a apelar xingando e tal. Isso me incomoda, eu sempre que vou jogar online com desconhecidos tenho a sensação de que estou jogando com um aborrescente que faz birra quando perde e enche o saco quando ganha... huauhahuahuahua! Daí eu fico irritado durante o jogo. Sem ler mensagens e/ou ouvir coisas, fico menos incomodado. Acho que sou meio anti-social mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    10/07/2012 às 20:48:34   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Hwa hwa hwa, demorô então, depois passa o seu FC também.

    Bom, tecnicamente eu sou um desconhecido para vocês, afinal nunca sentamos em uma mesa de buteco e bebemos algo alcoólico juntos, então vai ter que aguentar um desconhecido chato mandando mensagens o tempo todo do mesmo jeito, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Caio Vertigem
    Caio Vertigem
    28/07/2012 às 01:52:20
    Poxa cara, eu nunca joguei online com o Wii, e olha que o meu é bloqueado (foi por escolha própria mesmo)

    Eu não tenho roteador nem esse adaptador, um jogo que eu tenho aqui que dizem ter um bom modo online é ’Monster Hunter Tri’.

    Cara você já jogou o Golden Eye de Wii ?

    Sério mano, tava empolgado com o jogo e comprei ele, me decepcionei bastante, transformaram o game em um Call of Duty, esse tem modo online também.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/07/2012 às 11:54:08   localizacao Vespasiano - MG
    @Caio Vertigem

    Eu tenho gostado muito de jogar Mario Kart, mas é algo pontual, tem muita coisa pra zerar ainda.

    Monster Hunter Tri é bom? Tem um kit dele na PlayAsia que vem com um Classic Controller Pro que to de olho tem tempos.

    E não joguei o Golden Eye do Wii ainda não, até porque não sou muito fã de FPS, apesar de achar bacana o original. O André do blog Loading Time um tempo atrás escreveu sobre ele, e ele tem uma opnião idêntica a sua, dá uma conferida gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=3141

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé