Não foi nada demais, apenas um logo. Mas bastou isso ontem durante a apresentação da Nintendo para que todos os fãs da série, eu incluso, ficassem eufóricos, apenas por saber que um novo Metroid Prime está em desenvolvimento. A grande dúvida é quem está a cargo do título, uma vez que a Nintendo já confirmou que o desenvolvimento está sendo feito por um novo estúdio interno, e não pelas mãos da Retro Studios, que fez a Trilogia Prime original. No entanto, sabe-se que Kensuke Tanabe, produtor original da sub-série está atuando também na função neste novo jogo. O título está em desenvolvimento para o Nintendo Switch, sem qualquer previsão de lançamento, o que pelo fato de não terem exibido nada, ainda deve demorar muito.
Metroid Prime foi lançado ainda no GameCube, e trouxe o universo de Metroid para os jogos de tiro em primeira pessoa, porém focado totalmente na exploração. Embora a mudança tenha desagradado um grupo razoável de jogadores, foi a primeira vez na série Metroid que um de seus jogos obteve grande sucesso comercial. Após duas continuações que tiveram boa recepção e alguns spin-offs, a série principal entrou em um hiato após o lançamento do polêmico Other M, ainda no Wii.
Mas tem para o 3DS também
Durante as apresentações que decorreram após a principal, Reggie Fils-Aime anunciou em entrevista que mais um título da série estava a caminho, desta vez para o 3DS. Metroid: Samus Returns é um jogo de progressão lateral com visuais em 3D, e uma reimaginação de Metroid II: Return of Samus (GameBoy, 1991), como dito pelo produtor Yoshio Sakamoto em entrevista posterior, e conta com uma direção de arte bem próxima a de Other M e trilha sonora trazida da Trilogia Prime. O desenvolvimento está a cargo da MercurySteam, mesmo estúdio de Castlevania Mirrors of Fate, também para o 3DS.
Em demonstração posterior o jogo se demonstrou tecnicamente muito bonito e com boa taxa de quadros, me fazendo questionar qual será o seu desemprenho no modelo antigo do 3DS. Ele tem um grande foco na ação, contando com um movimento de parry e momentos em que Samus pula nos inimigos para causar mais dano, de modo similar ao que existe em Other M. Outra mudança em relação aos jogos clássicos é que agora é possível mirar livremente ao segurar o botão L, não sendo mais limitada a ângulos de 45 graus. Novos recursos que facilitam a exploração também estão presentes, como um sensor que indica rachaduras no cenário e teletransportes ente pontos diversos do mapa, que agora pode receber marcações através da tela de toque.
O último título lançado de toda a série foi justamente para o 3DS no ano passado, com o controverso Metroid Prime: Federation Force, que tem foco no multiplayer e não contém a personagem Samus.
Metroid: Samus Returns chega exclusivamente ao 3DS no dia 15 de Setembro. Você pode acompanhar a demonstração completa no vídeo abaixo, assim como outro vídeo em que Yoshio Sakamoto dá mais detalhes sobre o título.