É verão! É tempo de esportes. É tempo de California Games!
É verão, galera! Tempo de curtir, ir a praia para surfar, andar de patins pela orla, fazer umas manobras de skate num half pipe, radicalizar no mountain bike ou treinar minhas habilidades fantásticas de embaixadinhas. O que!? Vocês acharam MESMO que nesse calor de 40ºC lá fora eu vou sair pra fazer essas coisas? Mas nem ferrando! Afinal, California Games está aí pra isso.
O jogo, que é conhecido aqui como Jogos de Verão, foi lançado para diversas plataformas (e muitos aqui não sabiam disso, eu acho), como ZX Spectrum, NES, Apple II, Atari Lynx, DOS e outros, mas é mais comumente encontrado para Mega Drive e Master System apenas, especialmente aqui no Brasil.
California Games é um joguinho bem simples. É quase como um compilado de minigames na verdade. Você possui cinco eventos (no Mega Drive), cada qual com uma jogabilidade distinta, sendo essas:
Half pipe
A evento de meia rampa de skate, algo bem comum lá na Califórnia. Aqui sua meta é realizar manobras (duh) para conseguir mais pontos (duh). A jogabilidade desse evento é algo bem complicado de se explicar, uma vez que nem eu mesmo consigo entender esse troço... Para falar a verdade é o evento que eu menos gosto do jogo, justamente por essa jogabilidade zoada. Se alguém tiver a bondade de me explicar como funfa isso, eu fico muito gradicido, valeu?
Foot BaG
Esse evento é bem legalzinho. Você fica fazendo embaixadinhas com uma bolinha pequena. A jogabilidade, simples como sempre, faz o jogo ficar bem facinho de se entender. A e B ele quica a bola, C pula. Você pode usar os pés, joelhos, ombros ou cabeça, dependendo de onde a bolinha cair, além de você também poder virar de costas e fazer embaixadinhas com o calcanhar (apertando para baixo ou para cima). Como todos as eventos, esse aqui possui um tempo que sempre pode ser renovado ao acertar a bolinha num relógio que aparece voando na tela. Além disso, para garantir mais pontos, acerte a gaivota que aparece pela tela. Fácil? Sim, é sim. E é só isso mesmo.
Surfing
É o evento de surfe. Fique apertando para cima ou para baixo para que ele vá pegando velocidade, pule pelas ondas e bata na bola (eu disse você bater, não deixar ela bater em você) para ganhar mais pontos. É fácil também, mas a jogabilidade é meio chatinha de se pegar no começo. Nada que uma prática não se pegue (diferente do half pipe que é chato pra car...).
Skating
É o segundo evento mais legal do jogo, na minha opinião. Você encarna uma garota que resolve andar de patins pela orla da praia. Aqui, você deve desviar de tudo o que estiver no caminho: bolas, casca de banana, bueiros, areia, rachaduras no chão e até mesmo uma clone sua bem babaca que se joga em cima de você para fazer você cair. Cinco quedas significa derrota. Para conseguir mais pontos, vá o mais rápido que puder e pule por todos os obstáculos e se você ver uma bola de praia quicando, dê uma cabeçada nela, mas cuidado para ELA não te acertar. Como sempre, jogabilidade bem bem bem básica: ficar apertando para cima e para baixo ela vai andando mais rápido e os botões de ação fazem ela pular.
BMX
Sim, esse sim é um evento bem legal! O melhor e mais desafiador do jogo. Você é um moleque usando uma mountain bike praticando mountain bike (?) por uma pista de terra nas montanhas, que é a mesma coisa de uma pista de mountain bike. O esquema aqui é bem parecido com o do Skating, só que mais legal. Apertando C repetidamente ele vai pedalando mais rápido, B ele pula e A não faz nada. Ao subir em rampas, preferencialmente as altas, você pode fazer manobras apertando pulo e cima ou baixo, onde B e cima ele faz um giro mortal e B e baixo ele faz um giro 360º. Só que cuidado! A questão aqui são os tombos. Um pulo mal calculado, seja em rampa baixa ou apertando os botões num timing errado, ele pode (vai!) cair. Caindo três vezes do jeito normal, ele perde e se cair de forma feia, ele leva um “tombo de cabeça” e perde o jogo direto.
Além os eventos, há os modos, onde cada item compreende a um tipo de participação em um ou mais eventos.
Compete in all events é justamente isso: você vai competir em TODOS os eventos.
Compete in some events é o modo em que você escolhe os eventos que quer participar e jogar. Você pode escolher entre apenas um ou todos os eventos, mas aí fica ao seu critério.
Compete in one event também é bem autoexplicativo. Você vai competir em apenas um evento.
Pratice in one event é (adivinha só?) o modo para você praticar. Legal, né?
Com exceção do modo Pratice, todos os modos possuem contagem de pontos que vão para o High Score, seleção de quantidade de players, nome e tudo mais. O legal desse jogo também fica por conta disso. Você pode ter até 9 jogadores (!) competindo. Claro, passando o controle, mas isso não atrapalha a diversão, não é? Claro que não! O barato é você jogar, fazer seus pontos, passar o controle pro amigo e fazer aquela macumbinha básica para ele não superar teu score. Aaaah, a geração 16 bitsLeaderboard naquela época era legal.
Ah! Falando em High Score, California Games possui uma das músicas de High Score mais legais dentre todos os jogos que já joguei.
Pois é, California Games é um excelente jogo para Mega Drive, com gráficos bastante bonitos e musiquinhas que grudam na cabeça, além da simples jogabilidade e aquele sentimento de superar seu recorde a cada vez que você jogar ou então brincar com uma galera e ficar tentando sempre um superar o score do outro. A diversão aqui é garantida, vai por mim!
E para quem não sabe, nos outros consoles, não sei em quais exatamente, há uma modalidade a mais, que é a de Frisbee, mas nunca cheguei a jogar. Também há uma continuação que não foi lançada para Mega Drive, assim como para SNES e Master System, Amiga e MS-DOS.
Pois então eu já decidi. Nesse verão eu vou praticar muitos esportes. Dos mais diversos tipos e ser o melhor em todos! E sem nem precisar de protetor solar!
Bônus: esse jogo possui um mito, o “mito da moto”. No final do BMX, você salta por um buraco e vê uma moto lá, parada. O que deixa muitos frustrados, é o fato de ela só servir de enfeite, nunca deixando o jogador pega-la... Mas a lenda diz que é possível sim! Talvez se você fizer mais de 100 mil pontos...
Joguei bastaaaante esse jogo! Adoro! Sempre q dá vontade de jogar algum emulador (já q não tenho MegaDrive) é um dos primeiro jogos q logo ponho pra rodar!
Quanto ao Skate, eu sempre jogo assim: Quando o skatista tá descendo eu pressiono pra baixo e pra lado da rampa q ele irá subir. Quando ele tá lá em cima é pressionar pro lado oposto da rampa pra ele virar e fazer a descida limpa. Tem o "invert", q consiste em colocar a mão na borda da rampa e virar sem decolar dela. Pra fazer isso eu sempre pressiono pra baixo quando o skatista tá subindo e tá próximo a borda da rampa.
Uma observação pro Surf: Quando decolar da onda é importante fazer com q o bico da prancha toque a onda novamente na mesma angulação (inversamente) q decolou, senão vai tomar um caldo.
BMX é o mais divertido pra mim. Muitos pescoços quebrados! Haha!!
Pow, @Suma... se você que é mestre em explicar jogos zoados pra gente não tá sabendo explicar a jogabilidade zoada do Half-Pipe, então é sinal de que o fim dos tempos está próximo, cara, huahuahuahuahua
Quanto a embaixadinhas, sempre fui horrível nelas... tanto na vida real quanto na virtual, eu não me entendo com a redonda O PETA não arranjou encrenca porque o povo fica chutando bola nas gaivotas nesse jogo?=P
Pow, a musiquinha da mountain bike é bem mais maneira que a do High Score, huahuahuahuahua
Nunca tive o jogo, mas sempre alugava e foi um dos jogos que marcaram a época em que tinha acabado de comprar meu Master System II, por isso é a minha versão do coração. No Master são 6 modalidades. - Half-Pipe - o lance é apertar sempre o sentido contrário da descida e o botão 2 ao mesmo tempo. Gostava muito de ver a caveira marcando 500 pontos! - Footbag - esse eu acho sacanagem rsrs, é bem difícil fazer os acertos com a bolinha. O lance que dá muitos pontos é acertar a bolinha na gaivota logo que ela passar sob a cabeça do carinha. - Surf - eu achava muito engraçado a animação do tubarão quando o surfista caía da prancha. - Patins - o lance do patins é fazer manobras enquanto pula os obstáculos. a que dá mais pontos é pular e dar um giro inverso com o corpo. - BMX - lembro que meus amigos reclamavam que não tinha fim e que era um bug do cartucho, claro que eu também acreditava, mas o lance é que precisa realizar um determinado número de pontos para que no final apareça a linha de chegada, senão a bicicleta cai pra fora da pista. - Frisbee - esse é o mais difícil, é aquele que ninguém conseguia fazer nada. Mesmo assim era bem legal e o lance pro disco ir certinho para o outro lado é prestar atenção no risco verde do "Speed" e "Angle".
E vocês já ouviram a música tema original? Procurem no Youtube: Loui by the Kingsmen.
No Master System, ainda peguei o Jogos de Verão II na época, coisa que detestei. A versão é feita pela Probe, muito ruim.
Eu alugava muito esse game para Nes. Lembro que nessa versão sim tinha o esporte Frisbree. Realmente o pior e o Half Pipe, mas também não gostava do Surfe porque era ruim de controlar. Mas o meu favorito era a embaixadinha mesmo.
Somari aproveitando que estamos no verão não esqueça de beber muito líquido, jogar a garrifinha no lixo e cuidado com o sol.
Te falar que eu até lembro desse jogo, mas quase não brinquei com ele. Engraçado como muita gente idolatra ele, mas acha Wii Sports uma merda, rzs... aliás, seria Jogos de Verão um ancestral dele? Rzs... abraço!
Compartilhe