Foi anunciado hoje (30) pela Bandai Namco que seu fundador, Masaya Nakamura, morreu no dia 22 de Janeiro aos 91 anos de idade. As causas da morte não foram divulgadas.
Por muitas vezes referenciado pela própria Namco como "pai de Pac-Man", Nakamura possuí um histórico bastante significativo para a história dos videogames, chegando a receber a Ordem do Sol Nascente em 2007, condecoração japonesa dada somente para aqueles que prestaram "longos méritos e serviços ao país".
Em 1955 ele fundou a Nakamura Manufacturing, que posteriormente se tornou a Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company, ou como conhecemos, Namco. Nos anos 1970 Nakamura arriscou a aquisição da subsidiária japonesa da Atari, e seu primeiro produto na área de jogos se deu com um simulador de corridas chamado Racer, basicamente um fliperama que requeria moedas para ser jogado.
Entre os diversos clássicos que surgiram da empresa durante os primórdios dos arcades, temos Galaxian, o primeiro jogo a utilizar sprites multicoloridos, Galaga, um dos shooters mais populares e difíceis de todos os tempos, além de claro, Pac-Man, jogo que foi portado para diversas plataformas ao longo dos anos e recebe novas versões até hoje, fazendo surgir não apenas um mascote para a empresa, como também uma série de produtos licenciados. Recentemente o personagem principal da série apareceu como um lutador em Super Smash Bros. for Wii U & 3DS, assim como uma versão clássica do jogo se tornou um doodle jogável do Google.
Em 2006 a Namco se fundiu a Bandai, dando origem a Bandai Namco, como conhecemos hoje.