logoVão Jogar!

O Lobo e a Princesa

DegustaçãoThe Legend of Zelda: Twilight Princess

Análise de The Legend of Zelda: Twilight Princess - Se preparem para a viagem... não to falando do jogo, é que empolguei escrevendo sobre Twilight Princess mesmo...

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 04/03/2010 às 19:35:02   tagarelices 11

Se preparem para a viagem... não to falando do jogo, é que empolguei escrevendo sobre Twilight Princess mesmo...


Capa

The Legend Of Zelda: Twilight Princess foi um dos jogos que me fez comprar um Game Cube. Não é atoa que foi um dos primeiros jogos que tratei de correr atrás para jogar, e embora eu não desdenhe de Wind Waker como boa parte dos jogadores fazem, a história me pareceu mais interessante. Outro ponto também é que comentam tanto sobre o jogo, tanto contra quanto a favor, que eu precisava tirar minhas dúvidas. O resultado? Bem, vejamos...

O Jogo

Link e Epona

Não vou ficar falando detalhes da história aqui, até porque vocês já devem estar carecas de saber, qualquer coisa procurem no Google ou arrumem o jogo. Ela me pareceu bem original e embora tenha reciclado muitas ideias de jogos anteriores, no final das contas conseguiu sair bem diferente. A minha única queixa é que Shigeru Myamoto poderia ter aproveitado o princípio que ele criou em Ocarina Of Time e fazer a história se encaixar melhor com as outras, dando uma organizada na praticamente inexistente linha temporal de Zelda. Algo que eu li muito na internet eram as pessoas reclamando de muitas coisas parecidas com OoT, que eles precisam de algo novo e blá, blá, blá. O que eu achei disso? Papo furado. É verdade que pra quem jogou OoT muitos personagens, lugares, músicas e trechos vão ser extremamente familiares, mas como eu já disse, a história principal é bem original, e essas reciclagens ficam em segundo plano. Mesmo em momentos como a busca pela Master Sword e o Templo do Tempo se encontram em contextos bem diferentes, embora em localidades repetidas. Algo que eu acho que as pessoas esquecem é que Zelda geralmente sempre foi sobre a lenda de um herói que surge para derrotar um grande mal, e portanto muitas coisas vão se repetir mesmo.

Jogabilidade

Link Aranha

TP carrega a mesma excelente jogabilidade de OoT, mas com diversos extras que fizeram toda a diferença. Uma das maiores sacadas, foi o fato de você poder utilizar a espada montado em Epona, e isto até a metade do jogo é muito bem explorado. Infelizmente depois isso fica meio perdido e só é reaproveitado na batalha final contra Ganon. Há também uma série de golpes novos a serem aprendidos que vão ampliando o seu leque de ataques durante as batalhas. A forma de lobo não é muito legal para as brigas, mas ficou excelente para exploração. Só senti falta de uma coisa, lembro que nos vídeos de pré-lançamento do jogo eu havia visto Link se esquivando de ataques sem sair do lugar, porém não vi isto no jogo mesmo. Outra coisa muito bem bolada em TP também é que o tradicional Longshot foi substituído por dois Clawshots. Isto mesmo, você vai poder sair pulando pelo jogo ao estilo Homem-Aranha. Como já tradicional na série há várias armas mágicas para serem coletadas durante o jogo, algumas são estranhas, como aquele peão esquisito que você monta em cima e outras eu já achei bacanas, como a bola de ferro com corrente.

Gráficos & Som

Os gráficos de TP são quase perfeitos. Digo quase, porque apesar da Hyrule imensa, muito bem construída e detalhada, não é incomum ver em várias partes do jogo texturas de baixa resolução e pixeladas. Não sei se isso foi falta de espaço (alguém que jogou a versão para o Wii confirma se é igual?), mas o fato é que tirou um pouco da perfeição gráfica do jogo. Só para título de comparação, Shadow Of The Colossus do PlayStation 2, o jogo do console mais bonito que vi, fica para trás aqui, digo isso não pelos colossos, que realmente são muito fodas, mas pelo personagem principal e cenários.

Batalha na Ponte de Eldin

Na parte sonora do jogo realmente veio uma decepção que compartilho do povo da internet: o jogo não tem falas e não tem músicas orquestradas, e isto fez uma falta violenta no jogo. Embora as músicas sejam muito bem feitas e se encaixam muito bem no clima de cada situação, a simplicidade técnica não combinou muito, ainda mais depois que você escuta Zelda Reorchestred. O fato de não ter falas então é mais irritante ainda, a impressão que tinha é que estava jogando uma versão pirata com as falas cortadas. Tudo bem Link ser sempre um personagem mudo, mas Zelda, Ganon e cia. podiam falar sem problemas. Mesmo Midna com suas pseudo-falas não foi suficiente para dar a imersão necessária.

Amadurecimento

Talvez o aspecto de TP que mais me surpreendeu foi o amadurecimento da série. Embora eu discorde sobre a teoria de Zelda ser um jogo infantil, de OoT para cá eu sempre senti falta de um clima mais tenso no jogo. Eu não vejo problemas na história do herói se repetindo e no vilão sendo o mesmo, mas nos prólogos de Zelda normalmente sempre ouvimos falar de guerras, o que é até normal, afinal a série tem todo aquele clima de Idade Média, e guerras combinam muito com isso. Porém o que vemos é sempre uma guerra de um homem só. Link sempre anda em lugares onde as pessoas se preocupam com problemas imediatos, mas estão felizes da vida com o resto do mundo. Infelizmente esse é um aspecto que TP não preencheu e que eu ainda espero ver em um jogo da série.

No entanto, Shigeru Myamoto explorou algo que não existia, pelo menos não nesse nível de intensidade, em outros Zeldas, que é o clima sombrio que TP possui. Na cena inicial do jogo já se percebe um pouco disso, tanto pelo diálogo mesmo quanto pela arte do jogo, e mesmo fora do crepúsculo, a arte utilizada dificilmente é muito viva. Dentro dele então é que isto fica mais evidente, aquele fim de tarde interminável e estranho é bem perturbador, fora outros coisas do jogo, como pessoas transformadas em almas penadas e coisas do tipo. E falando em almas penadas, embora seja algo sútil e que passe desapercebido, já deram a devida atenção na forma como Link captura os poe’s neste jogo?

Rutela

Outra coisa que melhorou bastante, foi o lado "humano" dos NPC’s, suas motivações para fazerem o que fazem. Link por exemplo sempre parece muito mais preocupado em salvar seus amigos do que derrotar Zant ou salvar Hyrule. Midna não está nem aí para Link e o mundo da luz no princípio, manipulando as coisas claramente para salvar o seu povo, e a sua mudança de pensamento durante o jogo não ficou aquela coisa muito forçada, inclusive eu diria que ela é a personagem central do jogo.

Existem várias cenas chave que deixam isso claro, como Link sendo tentado pela Serpente de Luz na caverna no Lago Hylia ou Zant tentando convencer Midna a passar para o seu lado dentro da mesma caverna. Esta mistura de ocultismo, manipulações, tentações realmente deu um clima um pouco mais pesado do que estamos acostumados a ver na série, porém volta e meia isso é quebrado com cenas mais cômicas e na minha opinião isso é necessário, não para não ser muito pesado ou qualquer outra coisa parecida, e sim para não ficar chato mesmo.

Link Corrompido

Chuva

O primeiro Zelda que joguei foi o A Link To The Past do SNES. Lembro que quando comecei o jogo uma das coisas que mais me empolgou de cara foi logo após aquela pequena introdução, ao sair da casa eu me deparar com aquele tempo chuvoso. Pode parecer bobagem, mas faz toda a diferença, imaginem aquele mesmo princípio de jogo nublado mas sem chuva? Definitivamente não seria a mesma coisa.

A Link To The Past

Na vida real chuva é uma grande chatice no geral, mas é de senso comum que dias chuvosos são ótimos pra ficar em casa assistindo a um filme debaixo das cobertas. Mas imaginem isso em um lugar sem nenhum dos confortos modernos? Tenso não é mesmo? Em Sandman de Neil Gaiman, existe um camarada imortal que ao ir em um festival que imitava a Idade Média, reclamava que aquilo não tinha nada de parecido com a época, que a grande verdade é que aquilo não tinha dois itens básicos para ficar parecido com a realidade: cheiro de merda e chuva.

É spolier, é a versão do Wii, mas dá pra vocês entenderem...

E essa minha falação toda foi só pra falar que a chuva foi algo que deu um clima todo especial para algumas partes do jogo. Destaco aqui a batalha contra o chefão da Cidade do Céu, o castelo de Hyrule na parte final do jogo e quando você está cavalgando pelo campo e do nada começa a chover. Joguem, observem e vocês vão entender sobre o que eu estou falando.

Zant

Zant

Sinceramente não sei quem foi que começou com todo esse rebuliço em cima de Zant. Principalmente a partir da metade do jogo, fica claro que o cara não passa de uma marionete de Ganon, e no fim é mostrado também que ele não passa de um grande fracassado. Mas em momento algum eu vi esse cara fodão que todos pregam internet afora, inclusive acho que a "dança" que ele faz ficou perfeita, mostrando toda a insanidade do cara. O subchefe do Templo do Tempo ou o Stalfo/Lobo Dourado (Link de OoT? Vai saber...) me impressionaram bem mais, realmente a Nintendo podia ter explorado melhor o personagem.

Fácil?

Eu não diria que TP foi um jogo fácil, mas realmente está longe de ser um inferno como vários jogos que nos tiram noites de sono. O grande problema é que os chefes necessitavam de táticas bem óbvias, principalmente pra quem acompanha a série, e morriam com poucos ataques. Não é aquela coisa ao estilo Devil May Cry, onde chega a ser frustrante enfrentar certos chefes. Mas fora esse detalhe achei ele bem equilibrado, o que vai agradar alguns e desagradar outros. A gama de movimentos durante as batalhas também facilita nesse ponto, nunca vi tantos golpes em um jogo da série igual vi em TP.

Ganondorf

Porém sempre tem um que vai continuar reclamando mesmo assim. Para esses, recomendo uma tal de "Cave Of Ordeals" perdida no Deserto Gerudo e que vai tirar a noite de sono de muita gente. Se perigar o povo da Nintendo criou essa bagaça para esse povo mesmo, vai saber.

Enfim

Zelda

TP foi um jogo muito foda, na minha opinião superior em vários pontos a OoT. A diferença entre os dois está na história (OoT se torna mais interessante justamente por contar o princípio de tudo) e o contexto em que foram lançados, enquanto OoT era algo novo em todos os aspectos, TP era praticamente uma obrigação da Nintendo para com os fãs. É difícil fazer esta comparação, mas como jogo eu achei TP melhor. Não foi o Zelda perfeito, realmente o jogo se perde em alguns momentos, se o ritmo da introdução do jogo fosse mantido teria sido muito foda, mas definitivamente é um dos melhores jogos que já joguei. Pela história do lançamento, toda a pressão que a produção do jogo passou, creio que acabou influenciando no resultado final, coisa que não deveria acontecer. Mas vão confiar no que eu to falando? Para tirarem suas próprias conclusões dou apenas um conselho: Vão Jogar!

Midina


* Revisado em 30/04/2018 às 21:51:31

The Legend of Zelda: Twilight Princess
The Legend of Zelda: Twilight Princess

* * * * *  Twilight Princess é um jogo excelente e um dos melhores Zeldas que já joguei. Ele tem alguns problemas de ritmo, principalmente na segunda parte, mas trouxe várias melhorias para a série e vários momentos épicos.
Avaliado no GameCube
(entenda o nosso sistema de notas)


Série: The Legend of Zelda
Estúdio: 
Plataformas: GameCube, Wii e Wii U
4



Leia também



11 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de Arthur
    Arthur
    25/07/2010 às 16:49:09
    Cara, sua review tá muito boa. Foi a melhor que já li sobre o TP. Muito bom mesmo, parabéns.
    TP= Best Game Ever
    Obs: sei que esse post é meio velho, mas que se foda! xD

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      25/07/2010 às 20:01:04   localizacao Vespasiano - MG
      Aqui não tem essa besteira de "post velho", fique a vontade pra comentar em qualquer escrito do site. Até porque eu demoro pra kct pra escrever coisa nova mesmo.

    Responda!
  • avatar de Romário Gondim
    Romário Gondim
    21/07/2011 às 16:09:40   localizacao São Paulo - SP
    E ai Grande!, sou eu de novo! kkkk, muito legal a reviw mesmo, foi o jogo que também me fez adquirir o Game Cube, a versão WII é identica só que com mais serrilhado e sem lags, e mais escura també, como se as texturas perdessem um pouco a cor, mas a versão GC tem alguns lags em alguns momentos do jogo, mas consegue ser um pouco mais bonito, mas muito bom mesmo o game, a única coisa em que eu não concordei com vc é que o cenário do Shedow of Colossus é pior que o de Zelda, e isso não é verdade, os personagens sim o de Zelda é mais detalahdo, Link é mais detalhado que Wander, mas a movimentação de Wander é muito melhor, link quando anda parece um anão sei lá, a mesma coisa o cavalo, no Zelda Epona teve a melhor atenção em movimentação, mas Argo tem movimentos mais naturais, o abiante de Sheodow of Colossos é maior embora o game seje muito menor, o tamanho das montanhas, vales, árvores, grama, desertos, e tudo mais no cenário acho o de Shedow of Colossos maiores com tamanhos naturais comparados ao personagem, no Zelda e meio uma ilusão de ótica sei lá, uma montanha que vc ve de longe parece grande, mas quando chega perto é pequenininha, considero Zelda melhor pela história, e por ser mais divertido de se jogar e pelo conteúdo do jogo, no dia que fizerem um Zelda com mapa de tamanho considerável, e que expresse o gigantismo de um RPG nos cenários, objetos e criaturas, cada uma de seu tamanho, uma fauna e flora rica, ai vai ser o Zelda perfeito...
    Valeu mais uma vez... e cOntinue escrevedo!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      21/07/2011 às 16:23:30   localizacao Vespasiano - MG
      Sério que é mais serrilhado no Wii? Quanto aos lags eu nunca tive maiores problemas.
    • avatar de Romário Gondim
      Romário Gondim
      21/07/2011 às 18:05:14   localizacao São Paulo - SP
      È sim cara o do Wii é mais serrilhado mas eu só joguei em tela LCD de 32 polegadas e de 42 polegadas, ja no cubo jogo em casa em TV tubão, ja joguei com ele no máximo 29 polegadas tubão, ai eu nunca vi Wii em tv tubão, mas eu so jogo na minha tubão de 20 mesmo que so serve para jogar, kkk, a versão do WII e um pouco pior nos gráficos sim mas só nesse jogo, talves porque fizeram o port com pressa eu não sei mas é verdade, vi uma matéria sua a respeito do Metroid, muito legal, voce deveria jogar o Metroid Other M, esse sim tem um gráfico bacana no Wii e é um jogasso!, eu e meu colega ainda estamo jogando ele e acredito nem estar na metade do jogo, bem grandinho ele, no mais é isso ae, valeu, Cara o mais bacana é que vc responde o que a gente escreve no seu site, Fica com Deus cara!!! amanhã eu leiomais seu site...

    Responda!
  • avatar de Caio
    Caio
    27/09/2011 às 20:27:30   localizacao Brasil
    Otima review, o que eu vou comentar é sobre esse trecho:

    "...Algo que eu li muito na internet era as pessoas reclamando de muitas coisas parecidas com OoT...
    ...É verdade que pra quem jogou OoT muitos personagens, lugares, músicas e trechos vão ser extremamente familiares..."

    O que os players reclamam da história ser sempre a mesma, é burrice. É bem Simples:
    O nome do game é " A LENDA de zelda"
    Como é uma LENDA a história é sempre a mesma,
    mas contada de diversas formas.
    Cada jogo é: A lenda de Zelda sendo contada de uma forma diferente.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      27/09/2011 às 23:42:53   localizacao Vespasiano - MG
      Isso que você disse cai em uma das muitas teorias sobre as histórias de Zelda, que inclusive é defendida por muita gente. Porém a Nintendo já disse que as histórias tem ligação, apesar de ser um segredo guardado a sete chaves. Mas de qualquer forma não deixa de ser algo válido, pois mantém a tradição da série. Estou aguardando muito pra ver o que eles vão aprontar em Skyward Sword e suas trocentas horas de jogo.
    • avatar de Caio
      Caio
      28/09/2011 às 14:58:27   localizacao Brasil
      Eu pretendo comprar o Skyward Sword, aquele que vem com o mote gold (assim como o remake do Golden Eye vinha com o Classic Gold *-*),
      e pelo que vi nos gameplays vai ficar muito da hora.
      Mas eu tô curioso mesmo pra ver o que vai acontecer com Zelda no Wii-U,
      depois que eu vi essa imagem:

      url imagem: jwave.com.br/wp-content/uploads/2011/06/WiiU.png
    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/09/2011 às 15:15:21   localizacao Vespasiano - MG
      Cara, se eu tivesse com grana sobrando eu até comprava essa versão, mesmo não tendo um Wii. Essa imagem ae é da tech demo que rolou na E3, não creio que o próximo Zelda vai ser exatamente deste jeito, mas que foi bem empolgante foi.

    Responda!
  • avatar de leandro(leon belmont) alves the devil summoner
    leandro(leon belmont) alves the devil summoner
    19/12/2011 às 08:22:44   localizacao Recife, Pernambuco
    pô Rafa! esse é praticamente o único game que compraria para o meu Gamecube, mas ao invés disso tenho Super Smash Bros....derrota de jogo viu

    na primeira notícias que vi sobre o jogo, foi que o novo Zelda seria sombrio e Link virava um lobo. e somando com uma musica Fodástica de tão sombria quanto a musica "Frozen" da Madonna que ouvi num dos trailers,(não sou fã dela, mas Frozen é !@$$%) aí pensei:

    Zelda com clima soturno?

    Link "lobisomen"?(só depois fui descobrir que ele só virava lobo mesmo)

    e uma trilha sonora de botar medo?

    CARAMBOLAS! QUERO UM GAMECUBE JÁ!!!!

    só pela musica que ouvi, que infelizmente não sei o nome dela, imaginava na tela de título Link andando com a Epona num vilarejo destruído, massacrada pelas tropas de Ganondorf. com corpos no chão, um céu de entardecer vermelho-sangue pairava com uma lua cheia escondida pelas nuvens...vagarosamente a tela focalizava o céu e aparecia o logo do game junto de um uivo de lobisomen...

    era assim que pensava que seria o jogo. vou até procurar por aqui para ver se acho um exemplara do jogo, e se não achar...vou de emulador mesmo.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      19/12/2011 às 12:01:35   localizacao Vespasiano - MG
      Conselho meu é se for de GameCube vá de original, jogo gravado nele é um saco, rzs. Mas recomendo muito jogar no console mesmo, o jogo é excelente. Claro que segue o padrão Nintendo de não ter sangue e violência excessiva, mas o clima sombrio de Twilight Princess é único na série, apesar de eu achar Majora’s Mask muuuito macabro.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base