É a primeira vez que tenho oportunidade de participar de um escrito como esse, ao lado de grandes nomes no cenário gamer nacional e posso dizer que é uma honra para mim. Esse, meus caros, são os jogos que joguei em 2013.
Vale a pena ressaltar que infelizmente esse ano eu não tive tanta oportunidade de jogar muita coisa, visto coisas como trabalho e faculdade comendo minha alma como um Gengar usando Dream Eater, mas ainda assim consegui botar a mão em um controle de vídeo game e passar um tempo jogando. Explicação dada, vamos ver o que passou pelas mãos do tio Somari. E ah! Só avisando que os jogos não estão em ordem, ok?
Sonic The Hedgehog 2 (Mega Drive)
E para começar com o pé direito, um jogo que SEMPRE está e SEMPRE estará na minha lista: Sonic The Hedgehog 2. Sim, esse é um jogo que eu sempre jogo, independente de qualquer coisa, e você sempre verá esse jogo em quaisquer lista desse tipo. Sobre o jogo? Acho que nem preciso falar, né? Jogabilidade simples e fantástica, gráficos lindos e super coloridos, musicas que grudam na sua mente e você se pega cantarolando a qualquer momento em algum lugar em sua vida. Sonic 2 é o jogo obrigatório para qualquer um que tenha um Mega Drive e isso é bem sabido de todo mundo, além de ser o meu jogo favorito de todos os tempos, claro. Não bastando, ainda deveria citar Sonic the Hedgehog, Sonic 3 e Sonic & Knuckles (e por tabela, Sonic the 3&K), que teriam a mesma descrição de Sonic 2 caso eu fizesse um tópico exclusivo para ele. Então vou deixar aqui citado como toda a série principal de Sonic do Mega Drive e tá tudo resolvido.
The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time 3D (3DS)
Um clássico, um mito, um jogo que no portátil fica ainda mais lindo. Finalmente em 2013 eu consegui por as mãos no meu tão sonhado 3DS e, para estrear com estilo (não vou contar as demos que joguei antes, ok?) um jogo que já havia zerado antes no Nintendo 64 e agora pude finalmente jogar com gráficos ainda mais lindos e ainda por cima, no modo Master Quest (que não é o mesmo Master Quest do GameCube, mas beleza). Ocarina of Time 3D ficou espetacular e foi meu companheiro inseparável durante as horas de viagem para a faculdade que faço todos os dias (e ainda me rendeu algumas amizades no ônibus!). Só uma pena o cartucho ser emprestado, e por isso não pude finalizá-lo em 3D, mas não faz mal, pois logo terei o meu. E ah! O motivo de eu não ter finalizado esse jogo vocês verão logo mais.
Mario Kart 7 (3DS)
Podem falar o que for, inclusive que Mario Kart 64 é o melhor (contrariando todas as Leis de Tchulanguero), mas o melhor Mario Kart que joguei até hoje sem dúvidas foi o Mario Kart 7. Eita joguinho foda, viu!? A jogabilidade é simplesmente sensacional! Os drifts estão ainda melhores, as pistas estão incríveis, os gráficos e tudo mais... Enfim, esse foi o Mario Kart perfeito para mim até então, e isso porque Mario Kart 8 (Wii U) ainda nem saiu, hein! O único problema, porém, é também seu maior trunfo: o Wi-fi. Pqp, que trocinho chato!!! As partidas caíam a cada 10 minutos e sempre tinha um lag das trevas. Mas tudo bem, isso ainda não tira seu brilho e esplendor. Mario Kart 7 forever!!!
Urban Asphalt (N-Gage)
Sim, eu tenho um N-Gage. Sim, eu adoro esse aparelho. O N-Gage é um “portátil” da Nokia, lançado em 2003 e que por incrível que pareça, utiliza jogos em mídia física (cartões MMC). Para quem não conhece esse portátil, ele foi um celular-console com sistema operacional Symbian e jogos com gráficos 3D de 32 bits. Inclusive contava com alguns jogos convertidos do PlayStation, como Tony Hawk’s, por exemplo. E o jogo em questão não é diferente. Talvez vocês já devam conhecer Urban Asphalt de algum smartphone, com o jogo indo pra sua sexta ou sétima versão, não sei, mas suas primeiras versões foram lançados para PSP, DS e N-Gage, aonde esse jogo nasceu e sendo a melhor dentre as três versões e o meu segundo jogo favorito desse console, perdendo apenas para...
Sonic N (N-Gage)
... Sonic N. Sim, uma conversão fraca de Sonic Advance do Game Boy Advance para o celular-console da Nokia. Sonic N é exatamente o mesmo jogo do GBA, porém com gráfico com resolução mais baixa, sem suporte ao modo multiplayer e ao Tiny Chao Garden, o que é uma pena. Mesmo assim, dá para passar o tempo com o jogo e se divertir igual. Eu não tenho GBA (ainda), mas quando tiver, é certeza que terei Sonic Advance e ainda não deixarei de jogar esse joguinho cute cute.
Portal (PC)
Eu sinceramente não sou fã de jogos de PC, até porque esse notebook velhinho e capenga não aguenta muita coisa. Mas eu mesmo assim resolvi criar uma conta na Steam porque, né... Todo mundo tem um e talz. Eis então que eu, numa promoção dessas da vida da Steam, resolvi pegar Portal, com o toba na mão de medo de eu ter gasto dinheiro pro jogo não rodar no meu STI modelo 2010. Pois bem, o jogo até que rodou direitinho (com os gráficos no low, claro) e cara... Não é por nada não, mas foi o jogo de PC mais genial que joguei esse ano! Sim, eu sei que Portal é velho, mas eu só tive oportunidade de jogá-lo agora. E estou esperando ansiosamente para poder botar as mãos num PS3 com Portal 2. Quem sabe no escrito do ano que vem eu não o liste aqui, não é?
Need For Speed Underground 2 (PC)
E falando em jogos de PC, um que meu computador ainda roda bem e que tenho desde 2006 é Need for Speed Underground 2. Esse é um jogo de corrida obrigatório para mim. O jogo desde 2005, onde eu e mais uns amigos matávamos aula para fazer partidinhas multiplayer em Lan Houses aqui da cidade. Por incrível que pareça é um jogo saudosista para mim e é a melhor de todas as versões do jogo lançados até hoje. Mas como eu já disse, eu odeio jogar em PC, então planejo para num futuro não tão distante eu conseguir uma versão de GameCube do jogo.
Nights: Into Dreams (Saturn)
Em 2013 eu finalmente reencontrei um velho amor de minha vida. Um Sega Saturn! O melhor console de 32 bits na minha humilde opinião. Com isso, o passado bateu a minha porta, me trazendo NiGHTS Into Dreams. Um sonho realizado, já que o que eu jogava antigamente era emprestado. Um dos meus favoritos de Sega Saturn e um dos mais lindos também.
Panzer Draggon (Saturn)
Ainda no Saturn, consegui os dois primeiros jogos da franquia Panzer Dragoon. Eita joguinho foda, viu!? Panzer Dragoon, para quem não conhece, é um jogo do gênero shooter. É mais ou menos um Star Fox, mas você controla um dragão ao invés de uma nave. Maneiro, né!? Além disso a história é boa, mas como ambas minhas versões são japonesas... (espero um dia aprender essa língua, porque né).
Night Warriors: Darkstalker’s Revenge (Sega Saturn)
No Sega Saturn também tive a oportunidade de jogar Night Warriors: Darkstalker’s Revenge. Sim, eu admito que luta não seja meu gênero favorito, mas eu gosto desse jogo. Gosto dos personagens desse jogo. Gosto da história desse jogo, por mais que o meu fosse japonês. Aliás, todos os meus jogos de Saturn são japoneses. Enfim, Darkstalkers é um jogão e tanto!
Astal (Saturn)
Pra finalizar os jogos de Saturn de 2013, por causa de uma amiga muito especial, pude relembrar um jogo especial: Astal. Verdade seja dita, é o jogo mais lindo do Sega Saturn. O que tem as melhores músicas também. É um jogo que prende e diverte, ainda mais jogando de multiplayer, o que no meu caso, foi mágico! Enfim, para quem não conhece Astal, vale a pena dar uma procurada sobre. O melhor jogo de todos do Sega Saturn!
Sonic Generations (3DS)
Essa mesma amiga especial também me deu um presentão de fim de ano, que foi deixar seu Sonic Generations de 3DS comigo. Tá, eu já havia zerado antes nessa mesma fita dela, mas dessa vez agora está aqui comigo e o jogo pelo menos uma vez por dia, porque SIM, é um jogo lindo e que me faz cair lagriminhas hétero quando ouço a música de encerramento, que é uma versão remixada da de Mega Drive com as músicas das fases dessa versão. E por falar nisso, a seleção de estágios da versão de 3DS foi incrível, mas poderia ser melhor. Vou dar um destaque especial para as fases dos jogos antigos do Sonic jogando com o Sonic antigo, justamente por ter exatamente o mesmo design das fases antigas dos jogos antigos, sacaram? Não? Então, a Green Hill e a Cassino Night do 3DS são exatamente as mesmas do Mega Drive, incluindo passagens secretas e afins. Só uma pena ter poucas fases (ainda menos que nas versões dos consoles).
Sonic Adventure 2 Battle (GameCube)
É galera, eu tenho um GameCube. E sim, eu tenho Sonic Adventure 2 Battle, que também sempre vai aparecer nessas listas de o que eu joguei durante o ano porque, né, eu sempre jogo Sonic. E Sonic Adventure 2 se encaixa na mesma descrição de Sonic the Hedgehog do Mega Drive: todo mundo já conhece, então não vale a pena perder muito tempo falando sobre. Em resumo, é um puta jogo legal e que vale a pena jogar, ainda mais agora com versões para PS3 e Xbox 360, né.
New Super Mario Bros. U (Wii U)
New Super Mario Bros. U também foi outro jogaço que joguei esse ano (mas eu esperava mais). É legal, mas é o mesmo Mario de sempre, o que não é ruim, mas também não é bom. Acho que cheguei até o quinto mundo e me divertir demais jogando isso, mas é o mesmo em se tratando de historia e tudo mais.
Super Mario 3D Land (3DS)
Ao contrário de Super Mario 3D Land, que peguei emprestado do @ricgalindo logo assim que consegui meu 3DS e quase cheguei a zerar, faltando bem pouquinho. É um jogo que eu terei de comprar também num futuro não muito distante. Gráficos lindos, jogabilidade simples, me lembrava até mesmo Super Mario 64. Há tempos não me divertia assim com um jogo principal do bigodudo (ainda não foi dessa vez, NSMBU).
Super Mario 3D World (Wii U)
E continuando com o jogo acima, coloquei as mãos e joguei Super Mario 3D World para Wii U. Meu Deus, que jogo LINDO! E divertido, acima de tudo! Ainda mais se tratando do modo multiplayer, que praticamente foi jogado o tempo todo por mim e pelo @wiictor. Chegamos a passar dois mundos, apenas, mas foi o suficiente para eu poder dizer que esse é o jogo de Mario que eu precisava jogar! Assim como seu irmãozinho de 3DS, há tempos eu não achava lindo um jogo do bigodudo assim. Fantástico mesmo!!!
Call Of Duty: Ghosts (PS4)
E então eu coloquei as mãos nos PS4. Joguei um pouco de Call of Duty com meu amigo que comprou o console para osten... para sua locadora. Antes da jogatina, ainda no período em que o console atualizava, instalava e tudo mais, eu havia dito para os demais presentes na sala que o CoD de PS4 era apenas o CoD de PS3 com iluminação e sombra melhorados. Dito e feito! Começou a partida e o garoto que estava com o controle na mão concordou comigo logo de cara. Depois de um tempo, encontramos uma textura borrada na tela. O menino começou a xingar o PS4 e desistiu de jogar. Fora isso, o jogo é o mesmo do PS3, sem tirar e nem por. Eu esperava mais, sinceramente. Talvez com Killzone seja diferente, vá saber...
Sonic Shuffle (Dreamcast)
Infelizmente esse ano marcou o falecimento de meu amado Dreamcast. Vá em paz, meu companheiro dos sonhos. Contigo, esse ano, pude destruir meus dedos jogando partidas de Sonic Shuffle com amigos (e perdendo para a Amy como CPU em todas). É um clone meia boca do Mario Party, com um enredo próprio que é até legalzinho e lindos gráficos em cell shading (a Sega bem que podia fazer mais jogos do Sonic assim). O jogo rendeu bastante risada entre meus amigos e nos divertimos bastante jogando isso. Vai deixar saudades.
Marvel Vs. Capcom 2 (Dreamcast)
Também no Dreamcast pude destruir meus dedos jogando Marvel Vs. Capcom 2, com mais uns amigos, liberando tudo o que tinha para liberar e tudo mais. Nos rendeu muitas madrugadas aqui em casa e foi bem divertido. Vai deixar saudades.
JoJo’s Bizarre Adventure (Dreamcast)
Por fim, também nos acabamos jogando JoJo’s Bizarre Adventure, também no Dreamcast. E também madrugadas a fio e também destruindo nossos dedos e ORAORAORAORAORA MUDAMUDAMUDAMUDAMUDA. Vai deixar saudades.
Puyo Puyo (N64)
Um jogo que também sempre vai aparecer aqui: Puyo Puyo. Puyo Puyo, Puyo Puyo Fever, Puyo Puyo Sun, não importa. Ele SEMPRE vai aparecer aqui. É um dos meus jogos de Puzzle favorito. Só para se ter uma idéia, eu tenho a mesma versão do jogo para GBC, N64 e Saturn, além de um para DS e um minigame! Isso sem contar Robotnik Mean Bean Machine de Mega Drive, que é o mesmo jogo mas com personagens diferentes e tal. Sim gente, eu amo esse jogo. Para quem não conhece, é um joguinho de encaixar pecinhas, parecido com Tetris, mas com cores. Formando quatro peças ou mais da mesma cor, você os quebra, fazendo pontos. Se fizer uma corrente com várias cores alternadas, quebrando uma atrás da outra, você faz as chamadas Chains, e além de fazer pontos, ainda joga peças inúteis para seu adversário. O primeiro que chegar em cima, vence. É muito divertido esse jogo, sério mesmo!
Tetris (Game Boy)
E falando nisso, também joguei muito Tetris esse ano. Porque eu sou viciado mesmo em Tetris, ainda mais agora que consegui comprar um Super Game Boy para SNES. Tetris de GB na televisão grandona é tudo de bom!
Somari (NES)
Na parte de bizarrices, como vocês já devem ter lido meus escritos, vou começar com ele, o meu amável e inseparável Somari. Também joguei um bocado esse ano e é o único jogo de Famicom que tenho. Aliás, Dynavision, visto que comprei o console só por causa do jogo! Se vocês quiserem saber mais sobre, deem uma lidinha no meu escrito sobre essa maravilhosa pérola do mundo gamístico underground das trevas. Garanto que não vão se arrepender.
Bikini Karate Babes (PC)
Bikini Karate Babes, ou BKB para os íntimos, é um jogo de luta para PCs onde mulheres semi-nuas lutam para descobrir... bom, sei lá, acho que elas só querem dar porrada mesmo. O jogo é engraçadíssimo e altamente recomendado para se jogar de multiplayer. Risadas garantidas ou seu dinheiro de volta (brinks).
Night Trap (Sega CD)
Night Trap é um filme-jogo do final dos anos 80 com a atriz que interpretou a Kimberly do seriado Arnold, que passou no SBT. É um jogo de investigação do gênero FMV (Full Motion Video), onde você não tem liberdade de fazer porra nenhuma além de assistir e realizar uma ou outra ação. Mesmo assim, o jogo é foda! Por quê? Ah, dá uma lida no meu último escrito que vocês vão saber.
Pokémon HeartGold (GBA)
O meu segundo jogo mais jogado em 2013, o ano em que eu finalmente resolvi pegar para jogar sério. Pokémon Heartgold é um jogaço! Remake daquele Gold do GBC de 2001, Heartgold trás todos os elementos do clássico e ainda mais, fazendo com que esse seja a versão de Pokémon mais lindo do Nintendo DS. Tudo está lá! Johto e Kanto, Lugia, Suicune... Aliás, falando no Suicune, a história de Pokémon Crystal foi inserida junto da de HGSS. Sim, ainda temos o Red e seus Pokémon na casa do LVL 80 no Mt. Silver. Enfim, é um jogo que me rendeu muitas horas de jogo esse ano, mas ele ainda conseguiu ficar em segundo lugar.
Pokémon Y (3DS)
E para finalizar com glória suprema, o jogo mais aguardado por mim em 2013, o que em menos de dois meses me rendeu mais de 240 horas de jogo (isso sem tempo para jogar), e que me fez largar completamente todos os demais jogos, exceto Sonic. Pokémon Y marcou definitivamente o meu ano. Desde seu lançamento na Saraiva Megastore no Center Norte em São Paulo na madrugada do dia 11 para o dia 12 de outubro (no qual eu fui com amigos muito queridos), até agora, foram momentos mágicos e alegres. Sim, ainda estou jogando esse jogo de forma frenética e não o largo nem um dia sequer. É o jogo do ano em minha opinião e não consigo me imaginar parando de jogar tão cedo. Ainda vejo que há muito o que render. A Game Freak acertou em cheíssimo nessa nova geração! Tudo nesse jogo é fantástico. Os novos monstrinhos e os velhos monstrinhos, o PSS, Friend Safari, Aime, os gráficos, as músicas... Inclusive vou dar um destaque especial para o tema dos lendários de Kanto, que é uma versão remixada da música de batalha de Pokémon Red/Blue de Game Boy. Sim, deixei uma lagriminha cair quando o ouvi da primeira vez. Enfim, Pokémon X/Y (Y, no meu caso) é o jogo definitivo de 2013!
---
Enfim, é isso. Espero que tenham gostado da minha listinha, que não foi muito, mas foi de coração. Espero que em 2014 eu possa jogar ainda mais e trazer ainda mais conteúdo para cá! Se você não conhece algum jogo desses aí, vale a pena procurar. Também vale a pena dar uma olhada no que o resto da galera também jogou .
Arquivos do Woo - arquivosdowoo.blogspot.com.br
Azilator - www.azilator.com.br
Café com Capuccino - cafecomcappuccino.blogspot.com.br
Desocupado - des-ocupado.blogspot.com.br/
Drink ’n’ Play - www.drinknplay.com/
Fórum Retrogames Brasil – www.retrogamesbrasil.com
Gamer Box - www.gamerboxbr.net
Gamer Caduco - gamercaduco.com
Game Genius - www.gamegenius.com.br
MarvoxBrasil - marvoxbrasil.wordpress.com
Sora Gamer - www.soragamer.com
SnesTalgia - www.snestalgia.blogspot.com.br
The Angry Videogame Blogger - angryvideogameblogger.blogspot.com.br
Vão Jogar!: João Roberto - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Somari - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: SucodelarAngela - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: T-ROK - vaojogar.com.br
Vão Jogar!: Tchulanguero - vaojogar.com.br
VG&ETC - www.videogame.etc.br
Quem quiser participar fique a vontade, faça o seu escrito, publique na internet, anexe a lista de participantes e nos avise!
* Revisado em 20/11/2016 às 23:05:58
Compartilhe