(Quase) Tudo Sobre O Wii U - Parte 1
(Quase) Tudo Sobre O Wii U - Parte 2
(Quase) Tudo Sobre O Wii U - Parte 3 (Final)
Falaê galerinha gamer mais... gamer(?) da Internet! Eu sou o T-ROK, também conhecido como “Mad-Player-lá-do-JOMP!” e serei, a partir de hoje, um dos colaboradores aqui do Vão Jogar!.
À pedidos, meu primeiro post será um texto com quase tudo que estou achando sobre o videogame da nova geração da Nintendo, o Wii U. Destaque para a palavrinha “quase”, já que por ser um console muito novo e com muitas opções, não seria possível atualmente descrever tudo o que o “nós-você” (badum-tzz) proporciona e proporcionará para seus ilustres consumidores.
Para não ficar muito maçante, esse texto será dividido em três partes a serem postadas. A primeira começa agora!
BEM VINDA NOVA GERAÇÃO. BEM VINDO WII-U!
Você, gamer de longa data, com certeza já experimentou aquela famosa sensação da chegada de um novo console, não é verdade? Ansiedade, expectativa, coração batendo mais forte (?) e afins. Confesso que portáteis não me trazem essa mesma sensação, talvez por não ter tido contato com eles na minha infância, quando ganhava vídeogames dos meus pais. Mas enfim, essa sensação de quando um novo console se aproxima e rola um “voltar a infância” é a melhor forma de explicar minha reação ao me deparar com a caixa do Wii U (SIXTY FOOOOOOOOUR!)
Não vou me prender a maiores detalhes aqui até porque esse texto não se trata de um unbox, mas posso afirmar que a famosa qualidade dos produtos Nintendo continua em alta. Algo que é interessante ser dito sobre o que vem junto: o Wii U é o único videogame HD que vem com cabo HDMI! Ou seja, ao abrir a caixa temos tudo em mãos para ligar o console, realizar sua configuração inicial e, oh wait...
PRIMEIRA ATUALIZAÇÃO: UM BICHO DE "5" CABEÇAS!
Verdade seja dita: comprar um videogame com uma “atualização monstro” prontinha, esperando para ser baixada, é quase como comprar uma deliciosa pizza e ter que esperar chegar a borda de catupiry (?). É chato, é angustiante, mas é fato e quem quiser aproveitar todas as funções online do aparelho, vai ter que sentar e esperar. Mas, apesar dos aproximadamente 900 Mb (!!!) de download, sua instalação é razoavelmente rápida e tranquila, sem maiores complicações, o que não justifica todo esse alarde sobre o update feito pela mídia especializada (ou não especializada). Recomendo apenas paciência e, se possível, um no-break para evitar qualquer problema devido à falta de energia elétrica.
O que também pode chatear um pouco a princípio é que, mesmo depois desse gigantesco update, todos os aplicativos vão fazer uma pequena atualização quando forem utilizados pela primeira vez, mas... é a vida, é bonita e é bonita, não é verdade? xP
Bem, Wii U configurado e atualizado, chegou a tão esperada hora de vê-lo em ação!
MENU DE CANAIS E APLICATIVOS
A tela principal do Wii U é dividida em 2 partes: o Miiverse que fica na tela da TV e o Menu de Canais que aparece na tela do Wii U GamePad. Logicamente, as telas podem ser trocadas entre si, ficando o Miiverse a ser explorado pelo toque dos dedos no GamePad e o Menu de Canais através do Wii Remote pela TV. Confesso que fiquei brincando por um bom tempo com essa troca de telas que o videogame proporciona e já é uma forma instintiva e natural de entender e “aprender” a lidar com as 2 telas do console... ou não (como diria o famoso filósofo baiano Caê), já que uma amiga veio conhecer o console aqui em casa e ficou mais perdida que filho de p... em dia dos pais xD.
Através da tela do Miiverse podemos ver o que as pessoas estão fazendo em seus consoles e realizar uma rápida interação com os Miis ali disponíveis, antes de entrar realmente no aplicativo do Miiverse. Deixarei para falar sobre isso com mais ênfase no próximo post. Já o Menu de Canais é basicamente uma evolução do que estamos acostumados a ver no Wii e mais especificamente no Nintendo 3DS, com poucas alterações e adições.
Alguns aplicativos já vieram instalados e merecem destaque o canal do YouTube, Netflix (para os assinantes do serviço) e claro, o Wii U Chat! Ainda não tive tempo para testá-lo, mas esse aplicativo promete conversas via streaming com bom áudio e vídeo entre usuários da Nintendo Network. Imagina só você jogando seu game favorito e de repente tem uma chamada da sua avó querendo contar as novidades da família? -N
O navegador do Wii U também merece destaque e parece ser bem capaz. Pelo menos, no teste rápido que fiz aqui ele se deu bem em todos os sites. Não, não testei esses sites que você está pensando aí, seu safadinho! xP
Como nem tudo são flores, o aplicativo Nintendo TVii e outros serviços ainda não estão disponíveis para nosso país, sendo necessário em alguns casos (como o eShop por exemplo), utilizar uma conta canadense para que possamos navegar por eles. Alías, falando na eShop, recomendo fortemente criar uma conta canadense para pelo menos baixar as demos disponíveis dos jogos. Também falarei melhor deles em um próximo post, "guenta aê"!
Enfim, mesmo para aqueles que estão comprando o modelo básico e sem jogos, o Wii U tem bastante a ser explorado, o que pode render algumas horas de distração. No próximo post, vamos mergulhar com tudo e navegar em águas "Nintêndicas" pelo Miiverse e descobrir um pouco sobre o recente Wii Street U.
Caso tenha alguma dúvida ou sugestão para o próximo texto, tagarele aí embaixo, será muito bem vindo! E enquanto isso, vão jogar ae pô! xD
* Revisado em 25/08/2013 às 02:32:04
Compartilhe