Para quem ainda não leu, confiram os links para as duas primeiras partes:
(Quase) Tudo Sobre O Wii U - Parte 1
(Quase) Tudo Sobre O Wii U - Parte 2
Como não podia deixar de ser, esse post será focado naquilo que é o mais importante de qualquer videogame: seus jogos! Então, preparem o saquinho de pipoca e sigam-me os bons! –N
MAS ANTES, OS COMERCIAIS!... NÃO?!?
Não faz muito tempo que o Wii U foi lançado com um marketing avassalador da Nintendo, destacando o grande apoio das third parties e a extensa coleção de jogos em sua “janela de lançamento”. Realmente, segundo este gráfico do site Gamasutra podemos ver que o console ocupa a terceira posição de lançamentos de jogos entre todos os videogames lançados até hoje! Animador, não? Para alguns, não!
Infelizmente a grande maioria desses jogos são relançamentos dos consoles PlayStation 3 e Xbox 360 (Sony e Microsoft, respectivamente), tornando essa grande “festa farta de jogos” em algumas poucas novidades no universo gamer.
Claro, não podemos deixar de lado que nem todos podem ter mais de um console em casa, então vários jogadores que tiveram apenas o Wii poderão aproveitar agora jogos que não tiveram em seu console anterior. Mas também a Nintendo esqueceu que uma boa parcela de seus clientes também possui um console da “concorrência”. E mais, como a empresa esperaria conquistar o coração dos “hardcore gamers” (termo muito utilizado, infelizmente) apresentando poucas novidades reais em jogos? É...
Enfim, todos nós sabemos que a Big N não é muito esperta em grandes lançamentos (o Nintendo 3DS e seu início conturbado mandam lembranças), mas sabe como ninguém dar a volta por cima (o 3DS manda mais um beijo xD). Eu não fico muito preocupado com o futuro porque afinal, se tem uma coisa que a Nintendo faz e muito bem é jogo de qualidade!
Como são muitos jogos, darei destaque aos que pude testar pessoalmente, através de sua versão completa ou demos disponibilizados pelo eShop (CORRÃO! Estão todos lá).
Sem mais delongas, vamos aos jogos! A começar por...
NINTENDO LAND
Esse título com certeza foi o primeiro de muitos Wii U mundo afora, já que ele faz parte do kit Deluxe, assim como aconteceu com Wii Sports no nosso querido Wii. As comparações são inevitáveis (embora injustas, já que possuem tema diferente) e posso dizer que embora Nintendo Land tenha muito mais a oferecer, o jogo de esportes dos Miis teve um apelo maior junto aos gamers devido a grande inovação que ele apresentava em sua época: o controle por movimentos!
Nintendo Land nos leva a um “parque temático da Nintendo” e cada uma das 12 atrações é um mini-game diferente, alguns podendo jogar em até 5 (sim, CINCO!) pessoas ao mesmo tempo. Aquela piadinha infame de “jogar de 4” ficou no passado, a moda agora é “jogar de 5” xD
Mas o grande foco do título é mostrar uma nova forma de jogar, batizada pela Nintendo de “jogabilidade assimétrica”. Funciona assim: enquanto até 4 pessoas usam os controles tradicionais (Wii Remote e Controller Pro), uma outra pessoa joga de forma diferente através do Wii U GamePad. É um pouco confuso explicar isso com palavras, mas “na Hora H” o esquema funciona que é uma beleza!
Como não posso me aprofundar muito sobre o jogo já que estou ainda no primeiro da lista, fiquem com um vídeo mostrando um pouco do seu gameplay!
NEW SUPER MARIO BROS. U
O que dizer sobre uma das maiores franquias do mundo dos games? Mario está de volta em 2.5D junto ao lançamento do console, o que não acontecia há anos!
Vamos então direto a grande polêmica: muito foi dito que o jogo era mais do mesmo, ou que era apenas uma cópia do New Super Mario Bros. Wii com poucas modificações e blá blá blá... mas na minha opinião o jogo é maravilhoso! Ele possui o que seu antecessor não teve para se tornar um grande clássico e chegar perto dos grandiosos Super Mario Bros. 3 e Super Mario World.
Ver pela primeira vez nosso querido bigodudo em HD é uma experiência única! Todos os pequenos detalhes como o brilho da moedinha ou o perfeito visual do fundo das fases me fez voltar no tempo de criança quando joguei Super Mario World pela primeira vez. E o final, que é aquilo, hein...? =X
Para todos os que ainda estão com um pé atrás eu recomendo “com força” que jogue NSMBU porque com certeza de uma forma ou de outra ele vai te surpreender!
SONIC AND ALL-STARS RACING TRANSFORMED
Enquanto não temos “Mario Kart U”, vamos nos contentar com esse título da turminha do Sonic, certo? Errado! Sonic And All-Stars Racing Transformed (eita nomezinho grande!) é muito mais que apenas mais um título genérico de kart, ele conseguiu elevar ainda mais o nível de jogos desse gênero, trazendo, além do brilho do time de estrelas da Sega, novas formas de jogabilidade ainda não muito exploradas.
Como é um dos famosos “títulos portados” dos outros consoles, não há muito o que ser dito aqui, apenas que eu acho que ele vai dar trabalho para a equipe de criadores da Nintendo para criar um novo Mario Kart tão divertido e cheio de novidades como foi esse jogo. Mas não duvido nem um pouco da criatividade daquela equipe “insana” da Big N...
MARVEL AVENGERS: BATTLE FOR EARTH
Com o estrondoso sucesso do filme “Marvel’s The Avengers” no ano passado, naturalmente algum jogo seria lançado para aproveitar esse momento. Eis que surge “Marvel Avengers: Battle For Earth”, um jogo baseado nas HQs (e não no filme, fugindo um pouco do habitual) onde o lutador assume o posto de dois grandes heróis a sua escolha e lutará, quase que literalmente, com os “malvados skulls”. Quase literalmente por que, T-ROK??? Porque você terá que tirar a bunda do sofá e fazer os movimentos dos golpes que quer para detonar seu oponente.
Pense em um Just Dance Heróico (?). A cada movimento executado, acontece um golpe diferente. Claro que os golpes são poucos e pré determinados (nem tente criar um golpe "na hora H" se mexendo todo quando tiver perdendo do inimigo), mas isso não interfere na diversão. Prato cheio para a garotada fã de heróis e para os marmanjos que adoram beber em festinhas e fazer graça jogando DDR-e-quase-ser-bem-filmado, né Tchula? Damn it! Ainda vão conseguir te filmar, você vai ver... xD
Voltando ao assunto, é um jogo curto, com poucos golpes a serem “dançados”, mas tem uma infinidade de heróis da Marvel, é totalmente em português do Brasil e garante boas horas de diversão e piadas! Ah... lembrando que dá para jogar também apenas pelo GamePad e sua stylus, tal como acontece em alguns jogos de DS!
ZOMBIU
Um dos jogos mais esperados para o Nintendo Wii U, também sofreu por causa da grande polêmica em cima dele. Vamos lá...
ZombiU transporta o jogador para um ambiente de sobrevivência com um grande e massivo ataque zumbi. Até aí, tudo bem, já que virou modinha o tema “mimimi-apocalipse-zumbi-mimimi-vou-comer-seu-cérebro-mimimi-corrão”. Acontece que para torná-lo mais real e dramático, o jogo é muito difícil, o que dividiu opiniões de críticos e revistas especializadas que estão acostumados com munição farta e outras “facilidades” encontradas em títulos de mesmo estilo.
O que eu posso dizer sobre ele? Pouca coisa!
Os gráficos são excelentes, a trilha sonora dá medo e os zumbis voando na frente da TV quase me fizeram perder o GamePad na primeira hora de uso (true story!). Aliás, falando no GamePad, a Ubisoft fez um ótimo trabalho integrando certas partes do jogo com a telinha do controle tornando-o ainda mais interessante (e difícil).
Enfim, convoco minha querida mana gamer (e çacina do grupo) larAngela a adquirir seu Wii U, jogar este título e depois contar pra gente o que achou... right, mana? xD
RAYMAN LEGENDS
Como não citar o antes-exclusivo-agora-multiplataforma Rayman Legends, também da Ubisoft? Já que a polêmica pousou ao lado do Wii U e não quis ir embora, aqui também tem mais uma!
O jogo seria lançado como exclusivo e foi misteriosamente adiado e transformado em multi-plataforma. Os fãs
Embora a decisão da Ubisoft possa envolver variáveis financeiras (e outros temas chatos que não falarei aqui) e ter deixado muita gente irada, o jogo não perde seu brilho e dá ao player uma incrível experiência em 2.5D. Através da demo, agora inexistente e substituída por um app de challenges (esse sim exclusivo para Wii U), deu para notar um mundo belíssimo e envolvente criado para o jogo e as funções únicas do GamePad tornam a imersão nesse mundo ainda mais real e deslumbrante. Estou curioso pra saber como a Ubisoft vai suprir essa falta do GamePad nos outros consoles...
No vídeo abaixo fica uma demonstração sobre o que estou falando.
Enfim, esses foram os jogos que pude conferir, seja através de sua versão final ou demo disponíveis na eShop . Ainda teve Fifa 2013 mas, que é mais do mesmo (malz ae fanáticos pela bola virtual).
Um pequeno aviso: quem pretende comprar o Box Basic do Wii U, já aconselho ir pensando em um HD externo, pois como essa versão tem apenas 8Gb de memória interna, algumas demos não serão possíveis de serem baixadas e instaladas.
Também preciso fazer aqui uma menção honrosa a outros títulos, muitos portados, mas mesmo assim queridos, que fizeram parte dessa primeira leva de jogos para o Wii U: Assassin’s Creed III, Just Dance 4, Mass Effect III, Need For Speed Most Wanted (e estou literalmente no “most wanted” com esse título *badum...tzz*), Ninja Gaiden 3: Razor’s Edge, Tekken Tag Tournament 2, Darksiders II, entre outros.
Não posso esquecer também do grande apoio que a Big N anda recebendo em títulos pelo eShop, com destaque para o “port” (mais um... aháá!) de Trine 2, que está belíssimo!
E O FUTURO... JÁ CHEGOU?
Polêmicas de lado, pouca receptividade e vendas de outro, mas a Nintendo sabe como reverter a situação e parece já estar se movimento quanto a isso. O futuro do Wii U está prometendo ser bastante interessante...
Além dos third já lançados, como Injustice: Gods Among Us, Monster Hunter 3 Ultimate e os anunciados Assassin’s Creed IV e Splinter Cell: Blacklist, a Nintendo já está lançando o exclusivo Lego City Undercover e mais pra frente teremos Wonderful 101, além do tão esperado Bayonetta 2! Mais esperado ainda estão os novos Mario 3D, Mario Kart, o remake já anunciado de Zelda Wind Waker, Smash Bros e Pikmin 3, todos ainda para este ano. É ou não é animador? Agora sim, né, Nintendo??? xD
Resta para nós curtirmos todas essas ofertas e torcemos para que as thirdies não deixem a Nintendo tão na mão como aconteceu com o Wii, num passado não tão distante...
Fico por aqui, finalizando a saga (Quase) Tudo Sobre o Wii U e...
ATTENTION... ATTENTION... ATTENTION!
... notícias de última hora!
Depois de dar gigante apoio ao 3DS e quase deixar o Wii U de lado, nossa querida Big N resolveu arregaçar as mangas e trabalhar em seu console! A primeira novidade foi o lançamento da versão beta do Miiverse, a ser acessado via PCs e Smartphones. Agora quem possui sua Nintendo ID pode comentar nos tópicos de games, dar seu joinha e acompanhar o que está acontecendo na rede social do Wii U (e brevemente do 3DS), sem necessariamente estar conectado no console.
Enquanto os players estavam naquele sentimento de todos-chora, todos-feliz, todos-posta-Miiverse, a Nintendo solta a segunda atualização (de três) envolvendo todo o sistema operacional do Wii U, deixando ele mais rápido e liso, e adicionando novas ferramentas, como por exemplo, jogar um título enquanto ainda está baixando o mesmo (pasmem, é a Nintendo copiando nessa geração! xD).
Para fechar com chave de ouro, enfim o “Virtual Console” para o Wii U é lançado! Com “Super Mario World” e outros clássicos disponíveis para compra (ainda não se tem muita variedade, é verdade), o serviço promete ser o grande centro de jogos retrô a serem jogados tanto na TV quanto na telinha do seu controle. Tenho alguns títulos e posso falar que é MUITO BOM jogar pelo GamePad!
Bom, agora sim posso me despedir! Peço desculpas se faltou alguma informação e deixo aqui aberto o espaço para fazermos aquele bate-bola! Se alguém quiser completar com novidades, críticas, elogios, sugestões, perguntas, falar de jogos que não citei, enfim, qualquer coisa, o comentário será muito bem vindo!
Muito obrigado para quem teve a paciência de acompanhar até aqui e está na hora de quê? De jogar, pô! Até a próxima...
* Revisado em 11/10/2013 às 00:02:45
Compartilhe