logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! Papo LivreE3

A E3 Chegou Na Terceira Idade?

Muitos eventos ao redor do mundo, conferências online, poucas novidades, mesmice... será que a E3 está morrendo mesmo? O que está acontecendo com o maior evento de games do mundo? Descubra um pouco mais sobre o que vem causando parte da queda da poderosa Electronic Entertainment Expo.

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 01/05/2013 às 11:26:00   tagarelices 24

Muitos eventos ao redor do mundo, conferências online, poucas novidades, mesmice... será que a E3 está morrendo mesmo? O que está acontecendo com o maior evento de games do mundo? Descubra um pouco mais sobre o que vem causando parte da queda da poderosa Electronic Entertainment Expo.


Este ano a Nintendo anunciou que não fará mais as clássicas conferências na E3 . Com isso, não veremos mais palcos gigantes, aquele monte de gente e o Regginator no palco (your body is no more ready).

Mas por que? Simples: a Nintendo agora não fará mais apresentações a nível mundial, mas sim regional, ou seja, a E3 só vai servir para uma apresentação de jogos americanos. Isso significa que as apresentações da E3 serão restritas aos distribuidores e membros da mídia americana.

Satoru Iwata apresentando o Nintendo Direct e sua famosa pose

Parece que as várias apresentações Nintendo Direct causam bem mais impacto do que uma única apresentação na E3 e a Nintendo vem investindo forte nesse novo formato (que cá entre nós, sai BEM mais barato que aquele festão da E3) e muitas das grandes novidades mais poderosas da Big N estão vindo por lá. Foi na Nintendo Direct que Pokémon X/Y, Zelda Wind Waker HD e Donkey Kong Country Returns 3D mostraram as caras ao mundo, além de ter sido de lá as informações da produção de jogos como um novo Mario Kart e um novo Zelda para o Wii U. Além disso, creio que o fator surpresa seja o que mais causa o impacto (positivo) nos jogadores. A Nintendo faz essas “mini conferências” em datas aleatórias, algo tipo “daqui há quatro dias teremos uma Nintendo Direct” e muitas das vezes os jogadores ficam com aquela coisa de “ah, ND do nada assim? Aposto que não vai mostrar nada de interessante”, daí você vai ver e... olha só! É um A Link to the Past 2 vindo pro 3DS!

E pelo visto a mágica da Nintendo tem dado certo. Tão certo que as outras empresas estão começando a seguir esse caminho (e quando não copiam a Nintendo?). A Sony foi a primeira. Em fevereiro deste ano trouxe ao mundo o PS4 e rumores sugerem que tem outro evento vindo em maio, talvez para mostrarem a cara do console da próxima geração. A Microsoft também marcou um evento pro dia 21 de maio e é também sobre a next gen.

Convite do anúncio do novo Xbox - 21 de maio de 2013

E a E3? Ah, a velha E3... eu lembro que em 2001 eu estava empolgado lendo em revistas sobre o XBox e o GameCube, em 2004 estava na mesma empolgação lendo sobre o Nintendo DS e de um estranho PS3 com três entradas de rede, duas saídas HDMI e nenhuma ventilação traseira, além do famosíssimo boomerng controller.

Protótipo do PlayStation 3
Sem ventilação!? Ainda bem que não ligaram esse protótipo na E3. Seria YLOD na certa!

Como eu não tinha internet nessa época as revistas eram a única fonte de sabedoria que eu dispunha, e era muito legal. Tudo lá retratava a E3 como a utopia dos gamers. As novidades que vinham escritas nas revistas me faziam imaginar aquilo como o melhor evento da face da Terra, o que era verdade até então. Sempre foi meu sonho ir na E3.

Eu não sei precisar o momento em que ela começou a decair. Talvez em 2007, quando problemas de espaço e apresentações ruins a classificaram como a pior edição do evento. Aliado a isso, a mesmice e a pouca apresentação de jogos de qualidade estão ajudando a derrubar a qualidade da feira. A Nintendo tem razão: o que antes era um megaevento mundial, hoje está mais adequado para o mercado regional.

Outra coisa que não ajuda muito são os outros eventos semelhantes espalhados pelo mundo, e nós não ficamos atrás. No Brasil temos a Brasil Game Show (também conhecida como BGS), que no ano passado nos trouxe o Wii U para testá-lo e esse ano já temos o PS4 confirmado por aqui. Tokyo Game Show que sempre apresenta uma quantidade de jogos japoneses de ótima qualidade (e que em 80% dos casos nunca vem para o ocidente, infelizmente), Gamescon da Alemanha, Paris Games Week da França e outras espalhadas por aí. Com tanta apresentação da mesma coisa mais perto de casa, para que vai servir a E3?

Evento Brasil Game Show (BGS) - São Paulo
E o evento tupiniquim não faz feio.

Bem, ela continua sendo o evento mais importante do ano no ramo. No relatório financeiro da Nintendo, ela diz que “não estamos planejando lançar nenhum hardware e nossa principal atividade na E3 será apresentar e deixar as pessoas vivenciar nossos softwares. Muitas pessoas certamente estão interessadas em saber mais sobre os títulos do Wii U que vamos anunciar. Nós vamos usar a E3 como uma oportunidade ideal para falar em detalhes sobre os jogos do Wii U que vamos lançar este ano e também planejamos fazer o possível para que os visitantes testem o jogo imediatamente. Como desafio, estamos trabalhando para estabelecer uma nova apresentação para a E3”. Ou seja: a E3 vai ser para os americanos o que a BGS é para nós, brasileiros. Testar os jogos, interagir mais com os desenvolvedores e as empresas, sem palcos gigantes, sem telões e apresentações sensacionais. Mais barato, mais rápido e eficiente. Parece que a Nintendo está tentando mudar as coisas de novo.

Claro que não devemos tirar conclusões precipitadas sobre o evento e devemos esperar o que vem por aí. O novo Super Smash Bros (Wii U e 3DS) dará as caras por lá e muito provavelmente teremos mais jogos do Wii U, PS4 e talvez do novo XBox. O evento ainda vai continuar empolgante como sempre, só que em menor escala dessa vez.

E o que nós perdemos com isso? Bom, em relação à games eu não sei, mas talvez nós não vejamos mais as apresentações épicas do Regginator e nem teremos mais aquelas magníficas e super maduras apresentações de jogos do Kinect ou Kaz Hirai e seu Riiiiidge Racer. Sim gente... eu vou sentir falta disso. :(

* Revisado em 11/10/2013 às 00:02:45

Compartilhe

Pin it


Leia também...



24 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    01/05/2013 às 12:34:44   localizacao São Luís - MA
    @Somari

    Cara, teu texto tá muito foda, realmente foi um bela de um tema, parabéns!

    Ao meu ver, a Nintendo está certa no ponto de vista dela. Nos tempos remotos da internet inacessível a todos, a gente supria nossa necessidade de novidades pelas revistas de games, e a E3 tinha um bom proveito com isso, por saber que as pessoas realmente TINHAM que esperar o evento pra ver os lançamentos e novas tecnologias.
    Hoje em dia é tudo muito mais fácil, a Internet está logo ali no seu celular e, em qualquer site, você tem 1001 informações sobre o que precisa saber. Quase nada mais é segredo, o lançamento do PS4 foi um exemplo: antes do evento da Sony todo mundo já sabia como ele iria ser, pelo menos em parte, por causa das informações que "vazam" na Internet.
    O que a Nintendo está fazendo é uma excelente estratégia, tanto em marketing quanto financeiramente: gasta-se menos com um evento menor, como a ND, e surpreende-se mais.
    Em um evento do porte da E3, você espera coisas mirabolantes e fantásticas e, muitas vezes, você acaba se decepcionando. Já em um evento menor, você não corre esse risco. No mínimo, seu anúncio não-tão-surpreendente fará jus a um evento tão surpreendente quanto. No entanto, se a Nintendo apresenta fodalísticamente A Link to the Past paraDS em um evento "pequeno", o mínimo que se pensa é "caramba, nunca esperei que ia sair algo assim"!
    Sony e Microsoft, como você já disse, estão seguindo o mesmo rumo, e isso é bom também para nós, jogadores, por não ter que agonizar uma espera absurda para 01 determinado evento.
    Por mim, a Nintendo pode continuar desse jeito, a E3 já está na 3ª idade, sim.

    Parabéns mais uma vez, man! XD

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    01/05/2013 às 12:54:38
    @sucodelarAngela Acho que as complicações financeiras da Nintendo também ajudaram nisso aí. Fora que, né... Sem tanto apoio das third parties, sem hardware para mostrar, não é preciso tanto alvoroço assim. Fora que, como eu disse, o que a Nintendo pode mostrar na E3, ela pode muito bem mostrar aqui na BGS também. Ela tá fazendo certo aí.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    01/05/2013 às 15:29:42   localizacao Fortaleza
    @Somari
    Cara.. ótimo³ escrito! Parabéns!!

    Pra ser honesto eu não tenho nem muito o q falar a respeito disso pq eu simplesmente nunca fui muito por dentro dessas coisas de eventos. O máximo q eu fazia na época era ler esporadicamente algumas revistas e hoje em dia ler ou assistir alguma coisa. O q vc escreveu na verdade me ensinou muita coisa q eu não sabia sobre esse assunto.

    Quanto ao q eu acho.. é mais ou menos o q a @Sucodelarangela falou sobre a internet. Acho q além dos motivos internos das empresas como, por exemplo, o q vc falou aí das estratégias tomadas pela crise financeira da Nintendo, acho q a internet foi sim um dos maiores fatores para o enfraquecimento desse tipo de evento. As informações hoje em dia se espalham pela internet como um vírus no ar e não "temos" q esperar um evento acontecer para obter essas informações q antigamente só eram possíveis dessa forma.

    Reconheço q a E3 como o maior evento do universo dos games tem seu papel mais do q importantíssimo, mas também não acho nada mais justo q empresas de games criarem seus próprios eventos onde economizam dinheiro e esforço e vão direto ao seu público alvo.

    Mais uma vez parabéns pelo escrito! Realmente aprendi muita coisa man!

    PS: Meu sonho é ir a um evento desses. Uma vez ou outra passa na HBO algum programa q mostra esses eventos pelo mundo e eu só faço babar na frente da TV e chorar!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    01/05/2013 às 20:07:22   localizacao SP
    Eu acho que sou um dos poucos gamers do mundo que nunca foram tão apegados à E3! kkk
    Sério, eu só fui dar bola mesmo pra ela em 2011 e 2012, tanto que a do ano passado até acabei participando de podcast por tanto ter discutido com a galera do Retroplayers antes! kkkkk
    Mas sei lá, a minha única tristeza da ausência da Nintendo é que o Reggie sempre vira meme e esse ano não teremos isso. Que mancada.
    De resto, acho que a empresa está correta. Menos gastos com algo que nem vale tanto a pena assim, levando em consideração que a ND faz muito mais sucesso. E eles estarão lá de outras formas, apresentando algumas novidades com certeza. Não temos com o que nos preocupar, aposto.
    Tomara que eles venham pra BGS, isso sim! Ano passado falei que ia e não fui, esse ano irei. E quero que o Reggie venha pra eu tirar fotos dele fazendo poses pra virar meme! \o/

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    01/05/2013 às 21:05:45
    Pois é, pessoal. E como eu disse: não basta somente a internet ser uma fonte de informação praticamente ilimitada e acessível a praticamente 100% dos gamers que se interessam por esses tipos de coisa hoje em dia, os eventos regionais também ajudam os jogadores (e atrapalham a E3). Ela tinha o poder soberano por ser a maior e única (além da TGS, que é voltado somente para o mercado japonês), mas agora não tem mais esse monopólio. Até mesmo a CES, que não é evento de jogos mas de eletrônicos em geral, geralmente traz alguma novidade para os jogadores.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    01/05/2013 às 21:25:33   localizacao Fortaleza
    "os eventos regionais também ajudam os jogadores (e atrapalham a E3)."

    Isso pode ser uma "desvantagem" para a E3, mas podem ter certeza q os jogadores agradecem muuuito por isso!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/05/2013 às 23:32:52   localizacao Vespasiano - MG
    Ah, boa garoto, excelente tema! A verdade é que já tem um tempo que se discute a necessidade da E3. Ano passado mesmo a Nintendo fez um ND no dia anterior do seu evento, e se não me falha a memória outras empresas já fizeram coisas parecidas. Aliás, creio que esse ano irão repetir a dose.

    Só discordo quando você diz que a empresa faz isso por questões financeiras, até porque a Nintendo não está passando por nenhuma "crise" do tipo. A verdade é que a E3 sempre foi um evento voltado para os jornalistas e empresas, lembre-se que é um evento fechado, e como os japas estão precisando recuperar o prestígio junto aos jogadores, nada melhor que direcionar o foco.

    @Gamer Caduco

    Quando é a BGS hein? Eu já te falei antes, esse ano eu devo ir pra São Paulo a passeio, ainda não tenho nada definido, mas dependendo da data eu tento me organizar. De qualquer forma, já vai procurando um fliperama da Killer Instinct pra eu bater em você, hwa hwa hwa.

    Abraço para todos e parabéns Somari! :D

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    02/05/2013 às 11:53:17
    @Rafa Pois é! Não é que ela tem ido mal das pernas, mas sim que ela perdeu a enorme referência mundial que tinha. A E3 deixou de ser uma copa do mundo pra virar um brasileirão.

    Sobre o problema financeiro da Nintendo, realmente me equivoquei em dizer que ela é uma das causas da não apresentação no evento, mas ela é real sim e a própria empresa admitiu isso.

    PS.: vocês vão na BGS? Então vai ter um encontro da galera lá? :D

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/05/2013 às 12:14:01   localizacao Vespasiano - MG
    @Somari

    Eu não vejo "fechar o ano fiscal abaixo do esperado" ser caracterizado como crise, acho um exagero.

    Sobre a BGS, quem sabe? :)

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    02/05/2013 às 12:55:27   localizacao São Luís - MA
    Tou passando aqui de novo só pra dizer que eu não vou pra BGS =(
    Que triste...

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    03/05/2013 às 18:33:13
    Sim, eu sou um dos grandes fãs da E3

    Sim, eu não curti mto a idéia da Nintendo "abandoná-la"

    Sim, eu ja me acostumei com essa idéia

    Sim, eu irei a BGS! \o kkkkkkkkkk

    Sério agora, mto bom o tema, Somari nos prova que não é apenas um bug solto no universo (?) e veio filosofando com mta classe!

    Eu adoro(ava) a E3 e era um dia mto esperado por mim, mas confesso que os Nintendo Directs tb andam bem interessantes e até inusitados (nunca sabemos quando será o próximo) e a tendência, assim como aconteceram com as revistas com o advento dos ebooks e tablets soltos a rodo, é a E3 aos poucos ir perdendo aquele foco todo fodão q ela tinha né, infelizmente... mas, vamo q vamo, quero mais é saber de novidades!!! xD

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    03/05/2013 às 22:17:40   localizacao Fortaleza
    "Somari nos prova que não é apenas um bug solto no universo"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Essa foi massa @Somari! >.<

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/05/2013 às 12:07:25   localizacao Apucarana - PR
    Grande Somari!

    Teu texto me lembrou da época que eu tinha só um Nintendo 64 e todos tinham PS2, e comprava a revista Nintendo World que cobria o evento. Eu tenho aqui em casa uma revista Super Interessante que cobriu a primeira edição do evento, e é bacana fazer a comparação com os dias de hoje. Lá apareceram o PS1, Saturn, jogos para Super Nintendo, o ainda "Ultra" 64. Nunca me imaginei lá, mas era bacana ler sobre tudo o que acontecia.

    Hoje não me ligo nessa história de E3. Tudo bem, sempre tem a ideia de algo muito bom a ser anunciado, mas com toda comunicação, da Internet, blogs, sites, ficamos sabendo de tudo antes... Particularmente, prefiro assistir aos vídeos do "Zacarias", como o Tchulanguero o chama, no ND. Mas é apenas a visão de jogador, afinal, o evento é voltado à imprensa...

    Agora, se bem me lembro, no ano passado o Tchulanguero quase iniciou uma campanha para o VJ levá-lo à E3. Se ela perder seu sentido/valor, o que irá acontecer? hehe

    Ótimo tema!!!!

    T+

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/05/2013 às 12:49:18   localizacao São Luís - MA
    Se o @Tchulanguero fizer um sorteio no VJ pra levar alguém pra E3 eu faço questão de orar a Odin, Zeus e qualquer outro deus que existir no mundo dos games pra E3 não morrer. E pra eu ganhar.
    #Ficadica aí, chefia, haha

    Responda!
  • avatar de Ganon,o Destruidor
    Ganon,o Destruidor
    05/05/2013 às 19:41:22
    eu nao fiquei muito surpreendido ,pelo menos pra mim isso ia acontecer cedo ou tarde .a nintendo pode ser a que menos tem interesse em apresentar algo na e3 esse ano mais acho que aos poucos a sony e a microsoft tb vao peder o interesse e a e3 vai aos poucos se tornar um evento do naipe da bgs so que americano .
    isso e um processo continuo ,e ja estava acontecendo a um tempo ,por exemplo ,ano passado a nintendo nao fez quase nada de importante na e3 ,do mesmo modo as feiras da microsoft e da sony tb devem ``piorar´´ ate se tornarem do mesmo nivel da nintendo .assim a e3 vai ter uma nova cara que ainda nao da pra dizer se vai ser boa ou ruim.e os eventos de apresentacao dos jogos da microsoft e da sony provavelmente tomaram o mesmo caminho da nintendo como vc mesmo disse.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/05/2013 às 20:56:47   localizacao Vespasiano - MG
    @Sucodelarangela
    @João Roberto

    Ah, as booth babes... hwa hwa hwa }:)

    Eu sempre quis ir em uma E3, mesmo sendo um evento "decadente", deve ser uma experiência foda. Mas é um evento para jornalistas, o Vão Jogar! ainda precisa de muito arroz com feijão para chegar lá, BGS tá mais fácil mesmo.

    Mas agora ferrou, antes eu tinha certeza que se precisasse ir em algum evento internacional o João seria meu interprete, mas agora eu descobri que a larAngela também é qualificada... vou ter que colocar os dois pra brigar... jogando Killer Instinct :P

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    06/05/2013 às 16:56:51   localizacao São Luís - MA
    @Tchula @Professor

    KI é tenso, eu tou enferrujadona.
    Acho que a chefia tá facilitando as coisas pro J. roberto, haha

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    07/05/2013 às 12:24:21
    Galeeeeeeera! Desculpa não ter respondido todo mundo aí nesse fim de semana. Tive uma viagem imprevista de urgência de ultima hora. Mas basicamente todo mundo só concordou comigo e me deu os parabéns, então vou mandar um muitíssimo obrigado à todo mundo que leu o post e tal \o\

    E @rafa, realmente, fechar o ano abaixo do esperado =/= crise, desculpa esse equívoco xD Mas ainda assim espero que eles recuperem esse abaixo do esperado. Não sou nintendista, mas adoro a Nintendo mais que as outras

    @joão Eu também preferia a E3 na época das revistas, pois sei lá... Parece que as informações chegavam até a gente de uma forma mágica ou algo assim XD Eu tinha uma aqui sobre a E3 de 2001, quando mostraram o Xbox e o lançamento do GameCube e uma de 2004, falando do Nintendo DS.

    E gente, há algo melhor que as booth babes da E3: as booth babes da BGS. SIM, LÁ TEM! E SÃO BEM MAIS PERTO!!! <3

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    07/05/2013 às 17:27:25   localizacao Apucarana - PR
    @Tchulanguero
    @Ângela


    Killer Instinct? Ferrou! Eu ou o Mestre Kame no Street Figher, Agora KI? Acho que essa será da Ângela! hehe

    @Somari

    Acho que a visão é essa mesma: Quase mágica. Era muito bom ver aquela lista de possíveis lançamentos que as revistas colocam fotos tão pequenas que só mesmo sendo muito fã para distinguir, hehe. Fora que hoje, sinceramente, a única coisa que faria a comunidade gamer ficar surpresa seria a Sega voltar a produzir consoles, como isso não acontecerá NUNCA mais, tudo é mais do que previsível,o que perde a graça. "Previsível? Como assim?"

    Simples, toda E3 a gente espera muito da Nintendo e se decepciona. A Sony anuncia um jogo meia-boca de ruim (como o smash bros deles) e metade do mundo diz que a Nintendo vai falir. Todo mundo espera um jogo à altura de Halo e lá vem outro Call of Duty alguma coisa pé no-saco. Tá, tudo bem! Não é bem assim, eu sei, mas entra ano e sai ano e é a mesma coisa. Um monte de gente reclamando que a Nintendo não arrebenta com a concorrência, alguém querendo que ela vá à falência, um monte de gente discutindo idiotices como termos técnicos que não levam à nada, e passa a E3 e uma pilha de jogos são adiados e adiados.

    Vixi, acho que me perdi, mas tá velando hehe !!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/05/2013 às 12:38:13   localizacao Vespasiano - MG
    @Sucodelarangela
    @João Roberto

    Eu quero é SANGUE! Hwa hwa hwa

    @Somari

    Só acredito vendo :P (falando baixinho pra Tih não escutar)

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    09/05/2013 às 16:52:53   localizacao São Luís - MA
    @Tchula @Roberto

    Eu escolho Fulgore!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/05/2013 às 22:17:34   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Tempo fechou pro seu lado, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    30/05/2013 às 13:07:15   localizacao SP
    @Tchulanguero... na verdade @Vão Jogar!

    A BGS é de 25 a 29 de Outubro...

    www.brasilgameshow.com.br/

    Se vierem para cá avisem que eu vejo de ir no mesmo dia! \o/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/05/2013 às 16:38:02   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    To sabendo já, inclusive programei minhas férias lá no trampo para outubro. Estou cogitando a hipótese de ir em todos os dias, hwa hwa hwa.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé