Ou "o jogo que me fez desistir de escrever sobre Majora’s Mask, Dragon Ball Z Budokay 2 e Metroid Prime 2".
Tem dias que definitivamente não foram feitos pra gente jogar. Você liga o console, nenhum jogo te agrada e quando você começa a empolgar acontece algo que fode com tudo. Bem, ontem o dia foi assim pra mim, numa urucubaca braba, perdi horas de jogatina porque o Cubo emperrou em Majora’s Mask, na metade do último castelo, perto de conseguir salvar e em Metroid Prime 2. Como não tava com saco pra começar tudo de novo, desliguei tudo e fui para o quarto. A dona Maria não tinha chegado ainda e eu precisava de distração: apelei pros joguinhos de celular (he he, pensou sacanagem né?), o que me levou ao emulador de SNES. E eis que dentre os poucos jogos que eu tinha colocado lá estava o que me fez grudar na telinha por horas: SimCity. Eu já tinha jogado muito ele na época que tinha SNES, entre a minha turma de amigos era comum a história "se um tem um cartucho, todos jogam" e fiquei por muito tempo com ele, cravando a franquia na minha lista de jogos que mais gostei.
Pra quem não conhece, SimCity é um jogo velho pra kct (1989), criado por um tal de Will Wright 1... ok, o cara que criou The Sims e Spore. Depois de ter virado febre, o jogo acabou sendo portado pra diversas plataformas, dentre elas o SNES, que recebeu uma versão bem caprichada. O jogo se baseia na simples ideia de que você deve construir e administrar uma cidade no papel de prefeito, enfrentando desde os problemas típicos de uma cidade, como criminalidade, desemprego e impostos, até coisas que só poderiam acontecer em um jogo como o Bowser (sim, o do Mario) destruindo tudo.
A mecânica é bem simples, você tem uma visão aérea do terreno e pode construir zonas residenciais, comerciais e industriais, delegacias, bombeiros, portos, aeroportos, usinas elétricas, estádios de futebol e mais algumas coisinhas. A medida que você vai montando a cidade da forma correta, a população vai aumentando, assim como a arrecadação, e com a grana você pode construir mais, além de fazer a sua cidade evoluir até, quem sabe, uma metrópole. Claro que uma grande cidade também demanda mais trabalho, os moradores reclamam se algo não vai bem e é seu papel administrar tudo isso.
Falando assim pode parecer algo meio burocrático e chato, mas os menus são bem organizados e é muito fácil você saber qualquer coisa sobre a sua cidade. Há também um assistente que aparece toda vez que alguma coisa não vai bem para te alertar. O único chato, é quando você não tem dinheiro e tem que ficar esperando o ano passar para arrecadar mais, é possível fazer um empréstimo bancário, mas sabem como são os bancos né?
Tecnicamente não é o jogo mais bonito do SNES, mas em comparação com o original está bem a frente. O mapa possui diversas animações, além de algo exclusivo desta versão, que é a passagem das estações. As musiquinhas são bem simples e algumas até enjoativas, infelizmente só mudam quando a sua cidade sobe de nível. Também há diversos efeitos sonoros como o som de demolição ao usar a ferramenta de mesmo nome ou o apito do navio quando se tem um porto. Um fato curioso é que na tela de seleção de mapas, logo no início do jogo, eles demoram um pouquinho para carregarem, exibindo um "Please Wait"... sim, loading no SNES! Pode parecer idiota, mas eu e meus amigos achávamos isso o máximo.
Infelizmente o jogo tem um calcanhar de aquiles, que acontece quando se enche o mapa: você fica sem ter muito o que fazer e o jogo acaba ficando chato, mesmo que ainda não tenha alcançado o nível de metrópole. É aqui que muita gente liga um dos desastres (sim, você pode forçar um desastre acontecer) ou até mesmo todos eles e fica brincando de recuperar a cidade. Pra quem não quer ter este trabalho já existem alguns cenários com essa ideia, como Tokyo sendo atacada por Bowser ou Los Angeles após um ataque alienígena. Tanto no modo de cenários quanto no modo normal, você pode ser despedido caso não atenda as expectativas da população, também conhecido como Game Over.
No final é um jogo que vale a pena conhecer, e apesar da falta de um objetivo concreto, só o desafio de fazer a cidade crescer já garante muitas horas de diversão, fora que tem muito mais coisas que não falei aqui e que é legal ir descobrindo jogando mesmo. A versão seguinte ainda deu as caras no SNES (SimCity 2000), mas este eu nunca cheguei perto, assim como as versões 3000 e 4 que trouxeram uma evolução técnica muito maior. Outras plataformas também ganharam versões de SimCity, sendo aquele típico caso de venda garantida, tamanho o sucesso do jogo. O código fonte do original foi liberado em 2008 sob a GPL, dando origem ao Micropolis (Linux), no Ubuntu 11.04 é só procurar na central de downloads e baixar, bem pequeno. Ainda pra Linux também há uma versão genérica chamada LinCity e sua continuação LinCity NG. Em 2008 até a Tec Toy lançou uma versão para Mega Drive 3.
É isso aí cambada, dessa vez não tem desculpa pra não jogar, escolha a sua plataforma preferida e liberte o seu lado "prefeito" de ser... mas sem roubalheira, ok? Então mãos a obra, vão jogar!
1 O fato de ter inventado um jogo extremamente viciante como SimCity já me faria tirar o chapéu para o cara. Mas lembro de ter lido (ou assistido, não lembro) uma entrevista com Shigeru Miyamoto, aonde ele dizia manter contato com o camarada e admirar muito o seu trabalho... que honra hein?
Caramba! Êta joguinho baum sôoo!!! É brother esse é o tipo de jogo que marca certas épocas na vida de uma pessoa; assim como outros jogos e consoles! E esse é um deles. Marcou muito minha infância; tabém passava horas grudado na tela! Cara, bom comentário. Aliás, uns dos melhores. Meus parabéns!!! A minha vida de gamer acabou quando meu Dreamcast queimou; caramba, sofro até hoje... Ainda penso em comprar um, afinal, foi uma parte da minha adolescencia que ficou pra trás!
Olá, adoro esse game, seria bastante interessante se vcs postassem dicas de como se joga. mas não aqueles truques para ficar com muito dinheiro ou coisa do tipo.
Cara, Sim City é bem simples e intuitivo, tem o auxiliar que dá dicas o tempo todo, então não tem muito o que ensinar, o macete é ir construindo a cidade de modo equilibrado sempre de olho nos gráficos e pedidos da população, vendo o que mais precisa.
Eu particularmente, gosto muito de SIm City. Mas de todos o que eu mais gostei até hoje foi o 2000 (acho que só tem pra computador). PS: Quando vi o título achei que era "Sin City", a HQ maravilhosa de Frank Miller. Queria que tivesse um jogo, já que o Batman tem tantos jogos bons :\
Nossa, não consigo imaginar alguém jogando Sim City na locadora, principalmente porque tem parte que tem que ficar esperando um bocado sem fazer nada, he he he.
eu sempre jogo mais nunca passei de 200.000 de população isso porque já enchi o mapa todinho e a população não cresce oque devo fazer? e tambem queria ganhar mais presentes como faço?
Cara, o grande lance de Sim City é agradar a população, então não adianta só entupir de casa. É bem administração mesmo, tem que ir acompanhando as dicas do assistente, e ver nos gráficos o que está indo bem ou não, tem uma parte lá que é a opnião do povo que ajuda bastante a descobrir aonde está o problema.
muito obrigado!!!mais tem outro problema, como faço para diminuir o custo da habitação na minha cidade?e como fico com 500.00 abitantes sem que minha cidade esteja muito espremida?
Hwa hwa hwa, mas ae você quer a receitinha de bolo né. Cara, não tem fórmula mágica, o lance é saber administrar de acordo com as necessidades que forem surgindo. Você pode diminuir os impostos para atrair a galera, mas se fizer isso demais pode ficar sem grana.
ah sim descobri aki como fzer pra que os moradores fiquem satisfeitos com as taxas: -1:nao construa as casas muito juntas -2:construa areas comerciais perto das casas assim o povo fica + ou menos satisfeito.
Ah, Sim City... Eu amo e odeio esse jogo, lembro de ter jogado violentamente o 3000 e o 4 no meu primeiro PC, mas sempre preferi a franquia Roller Coaster Tycoon.
Mas Sim City é uma franquia ótima, pena que o Wright tenha deixado ela um pouco de lado na última decada em favor de The Sims (que odeio).
Eu até grado de The Sims, mas também prefiro Sim City. Só que o único que joguei a sério foi esse do SNES e umas versões genéricas do Linux baseadas no código fonte original.
minha dica é manter um pouco as áreas de florestas. minha dúvida é quanto aos trilhos de trem, porque muitas vezes o trem não passa, e se vc constroi bastante trilhos ganha o presente trein station. outra dica é fazer comercios nas areas costeiras. e industrias a varrer pois alavancam o comercio.
cara, gostei muito dos seus comentários sobre o Sim City, joguei esse jogo na versão 2000 PS1. Queria saber se existe versões para PS2 ou só PC? Site da hora!!!