Nesse sábado agora, a Nintendo liberou um beta aberto do multiplayer online de Splatoon, um jogo de tiro em terceira pessoa, que troca armas reais por armas de tinta, e que resumidamente quer ser o "Mario Kart dos jogos de tiro". Foram só três horas, divididas em três partes do dia, onde pessoas do mundo inteiro puderam ter um gostinho desse jogo... divertido pra kct!
Vocês sabem, eu, salvo Mario Kart e agora Mass Effect 3, não sou lá muito empolgado em jogar online, ainda mais jogos que tem como foco maior isso. Se for de tiro então, além de eu ser um desastre (maldito segundo analógico), também não me apetece muito. Acho que o Mass Effect me atraí um pouco mais pelo fato de ser mais cooperativo e ter poderes. Mas a verdade, é que durante as duas horas que joguei essa demo de Splatoon, eu me diverti muito, mas muito mesmo!
O modo de jogo que eles colocaram disponível foi o Turf War, onde as equipes disputam quem suja mais o cenário de tinta. Pois é, pode parecer bobo, e eu também tinha lá minhas dúvidas sobre esse modo, mas a real é que funciona muito bem. Há um equilíbrio entre sair simplesmente atirando a esmo para sujar o cenário e acertar os inimigos. Sim, apesar de não rolar um sistema de vidas, matar um adversário significa deixá-lo alguns segundos fora da arena e de tabela, sobrepor as sujeiras que ele deixou, até porque, andar sobre a tinta adversária te deixa muito lento. E como bem observaram internet afora, sábia a decisão da Nintendo de não ter equipes com tinta branca...
A mecânica do jogo é bem simples, e funciona absurdamente bem. Você mira, pode ser com o giroscópio ou analógico, atira, pula, mas o principal é o lance do seu personagem poder virar uma lula e nadar pela tinta. Além de recuperar "munição", isso também é essencial para um deslocamento rápido, tanto de fuga quanto para ataque.
O jogo também está muito bonito e fluído, me parece que estava rodando a 60 fps, mas não sei qual a resolução. A demo só rolava em dois cenários, mas em ambos a trilha sonora estava foda. Apesar de algumas pequenas instabilidades, também não rolou nenhum lag ou qualquer outro problema maior de conexão, e olha que estava gente de tudo quanto é canto do mundo misturado. É bizarro como tudo isso soa de forma tão diferente do que estamos acostumados com a Nintendo, mas de forma extremamente positiva.
Muita gente também reclamou do desbalanceamento do jogo, falando que quem jogou com o rolo de tinta teve larga vantagem. No começo eu até estava achando isso também, mas depois fui pegando os macetes e vendo que não é bem assim. Não sou nenhum mega experiente no assunto, mas no final das contas estava ok essa parte.
Mas por enquanto, isso foi só um aperitivo desse jogo que com certeza virá aqui para casa e que com certeza falarei mais. Splatoon será lançado agora no final do mês, e com certeza irá virar um daqueles jogos que não saem do videogame. Então esperem até lá, peguem suas armas de tinta e Vão Jogar!
* Revisado em 19/12/2016 às 02:45:11