Para quem não sabe, desde o final do ano passado eu sou mais um feliz proprietário de um Wii U, aquele videogame da Nintendo que ela jura de pé junto que finalmente a colocou no mundo online com vontade, mas está a anos-luz da concorrência... pois é, lá vou eu denovo. Mas se por um lado a parte online da Nintendo continua inferior e cheia de pontos falhos, que até eu em minha inexperiência consigo apontar, por outro ela tem uma proposta que se adapta muito melhor às minhas preferências do que as das outras empresas, e essa proposta atende pelo nome de Miiverse.
Para quem não conhece, o Miiverse é uma rede social bem simples, que muito se assemelha a uma versão rudimentar do Twitter, só que com comunidades. Cada jogo ou aplicativo do Wii U tem a sua comunidade, e a partir dali as pessoas podem compartilhar as suas experiências através de textos ou desenhos. E pelo menos nos dois jogos que eu tenho, isso ficou bacana: em New Super Mario Bros. U, você pode deixar uma mensagem curta toda vez que passar de uma fase de forma espetacular ou até mesmo aos trancos e barrancos, e essas mensagens aparecem no mapa de outros jogadores. Já em Wind Waker HD, a idéia é bem parecida, mas é feito através de garrafas com mensagens jogadas ao mar, que aparecem boiando no jogo de outras pessoas. Pode parecer bobo, mas é um tipo de interatividade online que me agrada muito mais do que um multiplayer, porque não exige que eu esteja conectado ao mesmo tempo que as outras pessoas.
Tudo isso é muito legal, inventivo e divertido, mas como toda interação social, ela depende das pessoas para dar certo, e é aí que vem o maior problema: as pessoas não sabem usar a porcaria da rede social. Claro que tocando um site de jogos a seis anos, eu já estou acostumado com moleques mimados e chorões, e todo o seu discurso babaca pra falar de como o seu pinto é maior que o de todo mundo, e sim, existem vários desses espalhados por lá, assim como outros tipinhos padrão que habitam a internet... já encontrei até alguns defensores de Other M, vejam só . Mas existem três grupos que me incomodam um bocado...
Como eu passo desse pedaço?
Ok, este nem é uma novidade. Até aqui no Vão Jogar!, volta e meia aparece alguém pedindo ajuda para passar de um determinado trecho do jogo, e eu costumo responder sem problema nenhum. Mas irrita quando você entra em uma comunidade, e 11 a cada 10 mensagens são de pessoas colocando uma imagem do jogo e perguntando o que tem que fazer ali, sendo que na esmagadora maioria das vezes nem são partes complicadas. E sim, eu falo isso levando em consideração que é a primeira vez que a pessoa joga. Poxa camarada, tira o pé da minha janta e pensa um pouco, vai tentando descobrir na raça mesmo, sabia que na minha terra chama-se isso de "jogar videogame"? Pois é. E não pensem que isso é coisa de brasileiro não, pelo visto a gringaiada também tem preguiça de pensar um pouco e entope as comunidades com pedidos de ajuda... não é atoa que tem site grande dando nota baixa para jogo com dificuldade alta.
Me Add?!?
Sério, eu acho o termo "orkutização" uma das coisas mais detestáveis e preconceituosas existentes, mas não tem como não lembrar da saudosa rede social nessas horas. O pior é que esse pessoal não tem noção nenhuma mesmo, entupindo todas as comunidades e publicações com a sua mendicância de amigos... sério galera, vocês precisam de sexo na vida de vocês urgente! E alguns já estão se especializando, ao invés de saírem por aí nas comunidades e fazer as suas súplicas em posts aleatórios, eles atacam em publicações extremamente populares, como os avisos do Shigeru Miyamoto, por exemplo.
Olha que legal essa imagem do final do jogo com esse personagem que você nem sabia que estava na história...
Se por um lado a galerinha do "me ajuda" e "me add" são um fenômeno praticamente mundial, por outro parece que o pessoal do "não sei o que é um spoiler" mora quase em sua totalidade no Brasil... Explico melhor. No Miiverse, toda vez que você publica algo, existe uma caixa de seleção com o sugestivo nome de "Spoilers". Quando marcada, o texto (ou imagem) da sua publicação fica oculto, e somente quem clicar nele é que vê o conteúdo. Nos jogos também é possível configurar se você quer receber mensagens marcadas com spoiler ou não. Sério, podem reclamar do que for do Miiverse, mas isso é ridiculamente simples... e mesmo assim o povo ignora completamente! Em New Super Mario Bros. U eu não tive muitos problemas, porque configurei para receber as mensagens apenas dos meus amigos, mas em Wind Waker HD eu percebi que a galera perdeu a mão mesmo. Como eu já joguei o original, sei muito bem quais são os pontos chaves da trama, e é incrível a quantidade de pessoas que saem postando imagens destes trechos mesmo assim, ao ponto de até mesmo outros jogadores reclamarem. Infelizmente, o pessoal acaba estragando um recurso bacana do jogo por não saber utilizar um simples campo no formulário... aliás, porcaria nenhuma, é por serem uma kambada de sem educação mesmo. O único remédio e reportar o problemas para os administradores, e configurar os jogos para não receberem as mensagens do mundo inteiro, o que meio que mata o aspecto social da parada.
Eu tento...
Pois é, eu até tento aderir a essa coisa de ter um videogame ligado a internet o tempo todo, interagir com as pessoas, mesmo que virtualmente (e já está de bom tamanho), mas tem certas coisas que desanimam. O pior de tudo é saber que isso não é um problema exclusivo da rede da Nintendo, e mais triste ainda é ver o quanto brasileiro consegue ser um povo mal educado e sem noção... depois ainda vem reclamar de ser discriminado pelos gringos e não receber a devida atenção. Mais uma vez, na maior parte do tempo vai ser eu interagindo somente com pessoas que eu já conheço mesmo.
Mas não deixemos isso nos desanimar, afinal existem as exceções, e apesar de não ser comum, existem também pessoas bacanas que sabem se portar e até mesmo tem boas ideias... ou você acreditou naquele papinho da mamãe de que você é mais esperto que os outros? Então ligue o seu console, veja quem está online, mande uma mensagem para os amigos e Vão Jogar!