Falar sobre o filme Street Fighter hoje em dia é até fácil, afinal, a película não é exatamente um produto de qualidade, mesmo com nomes de peso como Jean Claude Van Damme e Raul Julia em seu elenco, mas foi algo muito interessante em sua época, uma vez que levava o universo do jogo para as telonas.
Eu assisti a fita VHS logo que foi lançada nas locadoras e. apesar dos pesares, eu gostei na época e tempos depois um amigo me presenteou com uma cópia feita por ele e eu poderia, a partir daí, assistir o filme quando eu quisesse. E posso dizer que cheguei a assisti-lo 17 vezes em um único mês. Este só não é o meu recorde pessoal porque eu cheguei a assistir o filme "O Máskara", que estava na mesma fita, 21 vezes em um único mês...
A História...
Jogos de luta geralmente não têm histórias muito elaboradas e servem apenas como um motivo para os personagens caírem na porrada e, neste quesito, Street Fighter não é lá um primor. Basicamente, temos alguns núcleos, como Ryu, o personagem principal, viajando pelo mundo testando e aumentando suas habilidades; Ken, amigo de Ryu, que passa a vida lutando como uma desculpa para fugir de sua noiva; M. Bison, que quer o que todos os Bosses loucos e poderosos querem: mais poder!
Todos os lutadores têm seus motivos para lutar, mas no filme tudo foi virado de cabeça para baixo, a começar por Ryu e Ken, que são meros coadjuvantes tentando negociar armas com Sagat, sem qualquer relação com o que existe nos jogos. Sagat, aliás, em nada lembra o ameaçador lutador do game, sendo apenas o principal fornecedor de armas para M. Bison, o autoproclamado ditador da nação Shadaloo, que enfrenta uma guerra civil. Tal conflito faz com que o Coronel Guile, interpretado pelo então astro dos filmes de ação, Jean Claude Van Damme, lidere uma força de paz das Nações Aliadas, sigla AN, uma versão cinematográfica da ONU no país. E a situação piora quando M. Bison aprisiona 63 voluntários da AN, dentre eles Carlos Blanka, amigo de Guile, que é usado em um experimento científico capitaneado pelo relutante Doutor Dhalsim para criar o soldado perfeito. E esse é o objetivo de M. Bison no filme: criar lutadores
A cobertura do conflito é feita pela equipe de televisão formada por Chun Li, Balrog e E. Honda. Há também a presença de outros nomes conhecidos, como T. Hawk, Dee Jay, Cammy e do estreante Capitão Sawada, que faz aparições no filme e no jogo baseado no filme, Street Fighter - The Movie, além do lutador espanhol Vega.
Zangief, a saída cômica...
Assistir ao filme hoje em dia talvez não seja uma boa ideia, mas se o fizer, algo faz isso valer a pena: Zangief. Na película o lutador é burro como uma porta, mas tem, de longe, a melhor caracterização visual e ainda nos entrega falar divertidas, como quando M. Bison faz um de seus discursos canastrões e Zangief se emociona ou quando, em uma cena em que a TV mostra um caminhão prestes a explodir no local onde ele e vários personagens então e, em meio a apreensão, ele diz: "Rápido! Troquem de canal!".
M. Bison - Nem Raul Julia salvou o personagem...
No jogos e nos desenhos animados, M. Bison é uma figura temida e poderosa, mas no filme é só um... Bocó! É incrível como ele foi tão mal caracterizado. Suas falas são mal escritas, sua movimentação é sofrível, mas nada se compara a ambição do vilão em criar uma cidade em sua homenagem: Bisonópolis. M. Bison é um personagem canastrão e isso o fez exigir uma resgate no valor de 20 bilhões de dólares pelos já citados voluntários capturados. Interpretado por Raul Julia, ator com dezenas de filmes em sua carreira e mais conhecido por seu papel como Gomez de A Família Adams, o personagem não se aproveitou do talento do ator e chega a beirar o ridículo. Um olhar mais atento até consegue associá-lo ao personagem da família Adams. Nem Raul Julia salvou o personagem...
O filme termina com a aguardada
Os Personagens...
Coronel Guile
Interpretado por Jean Claude Van Damme, O Coronel Guile é o personagem principal do filme que, entre uma fala ou outra ruim e sem sentido, ainda acha tempo para fazer piadinhas sem graça sobre as mulheres do filme.
Van Damme teve seus dias de glória nas décadas de 1980 e 1990, mas anda meio esquecido hoje em dia. Estrelou vários filmes conhecidos como O Grande Dragão Branco, Duplo Impacto e Soldado Universal. Apareceu também em Os Mercenários 2, ao lado de um bando de atores que fizeram sucesso... no passado.
M. Bison
Raul Julia conseguiu fazer o Gomez de A Família Adams aparecer em Street Fighter. Cheio de caras e bocas, é difícil não sentir vergonha ao conhecer o personagem dos jogos.
O ator faleceu em 1994.
Ryu
De personagem principal da série a um mero coadjuvante. Não dá pra se empolgar nem quando "finge" soltar um Hadouken...
Ryu foi interpretado por Byron Mann que, entre outras coisas, apareceu em vários filmes, como Catwoman e séries como Arrow e Smallvile. É também advogado.
Ken
Se Ryu já não foi lá essas coisas, o Ken de Damien Chapa consegue ser ainda pior. Sem nenhuma ligação com o personagem dos jogos, ainda leva Ryu a ajudá-lo a vender armas para Sagat.
Damien fez diversos papéis no cinema, mas o principal foi ter sido casado com Natasha Henstridge, do filme "A Experiência".
Chun Li
No filme, Chun Li é uma repórter interpretada por Ming Na Wen. Hoje podemos vê-la na série Agents of Shield.
Carlos Blanka
Nem sei o que dizer sobre ele,
Balrog
O cameraman/boxeador foi interpretado por Grand L. Bush que, entre outras coisas, apareceu em Máquina Mortífera.
E. Honda
Puxa, eu vi o E. Honda em Guerreiros Wasabi.
Vega
Cammy
Além de atriz é cantora e aposto que você já a ouviu alguma vez. Seu nome é Kylie Minogue.
Outros personagens...
Capitão Sawada
Dee Jay
Dhalsim
T. Hawk
Sagat
Zangief
Mas o que você achou do filme, João?
É complicado. Na época eu assistia loucamente o filme, mesmo sabendo que não era tão bom assim, mas fazê-lo hoje em dia é um martírio. E nem sei dizer se é por causa da descaracterização dos personagens ou da história ruim.
E nem posso culpar o vilão M. Bison, pois o Coronel Guile foi tão mal interpretado quanto ele.
Posso garantir que existem inúmeros filmes melhores e se for para assistir Street Fighter, que sejam os longas animados, que são infinitamente melhores.
Compartilhe