logoVão Jogar!

Video Games Live 2015

MatériaVideo Games Live

O primeiro encontro do Tchulanguero com a maior celebração de música dos jogos.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 12/10/2015 às 21:04:58   tagarelices 6

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

O primeiro encontro do Tchulanguero com a maior celebração de música dos jogos.


Se tem uma coisa que eu amo nos jogos é a música. Não importa se é nova ou velha, em midi ou orquestrada, uma trilha sonora bem feita faz com que mesmo os jogos mais simples se tornem memoráveis, e eu ainda espero o dia em que as grandes novidades tecnológicas para os consoles não estejam ligadas a imagem e sim ao som. Mas ao contrário de muitos, até coisa de um ano atrás eu nem fazia ideia do que era a Vídeo Games Live.

Para quem também não sabe, Vídeo Games Live, ou VGL, é um evento idealizado pelos músicos e compositores Tommy Tallarico e Jack Wall, de forma a mostrar para as pessoas o valor artístico dos jogos através de suas músicas, desmistificando a ideia de que videogames são um meio de entretenimento vazio.

Eu comecei a tomar conhecimento do evento através de alguns comentários de internet e amigos, e fui ter meu primeiro contato real através dos álbuns disponibilizados no Spotify.


E claro, foi paixão a primeira vista ouvida. Ouvir os grandes clássicos dos jogos em versão orquestrada, ou as músicas mais atuais, que estão cada vez melhores e mais bem trabalhadas, é uma das melhores coisas para ajudar a se concentrar no trabalho ou dar aquela relaxada, além de como eu sempre digo, ser uma ótima forma de experienciar um jogo de uma maneira diferente. Então já deu para imaginar a minha empolgação com a edição desse ano, ainda mais coincidindo com a minha estadia em São Paulo por conta de BGS e férias.

Pelo décimo ano no Brasil, o concerto aconteceu no Teatro Bradesco, dentro do Shopping Bourbon, um local bem grande e confortável, que abriga o evento pelo segundo ano seguido.

Palco da VGL

Tommy Tallarico embora participe ativamente do show tocando sua guitarra em várias músicas, funciona muito mais como um anfitrião, e aliás, um excelente anfitrião. Além de conseguir demonstrar claramente a sua paixão por jogos e músicas, o cara é muito carismático, e apesar do tempo todo ele falar apenas em inglês, a apresentação é claramente direcionada para o público brasileiro, tanto nas piadas quanto na consideração dos gostos específicos das pessoas daqui, então não fica aquela coisa engessada e scripitada de outros eventos internacionais. Entre as músicas também rolam alguns vídeos humorísticos relacionados a jogos, como crossovers malucos do tipo Frogger com GTA.

Tommy Tallarico
Tommy Tallarico

Musicalmente falando, o concerto foi uma das coisas mais maravilhosas que eu já vi e ouvi na vida. A excelente Orquestra Villa-Lobos esteve sob a batuta da maestrina Eímear Noone, que já atua na área de música para jogos a um bom tempo, estando envolvida na gravação do disco The Legend of Zelda: 25th Anniversary, que acompanha Skyward Sword, assim como dirigindo a The Legend of Zelda: Symphony of the Goddesses. Para encorpar ainda mais o currículo da moça, ela também esteve envolvida diretamente na direção da trilha sonora de jogos como World of Warcraft, Starcraft 2 e Diablo III.

Eímear Noone
Eímear Noone

Durante o espetáculo, músicas de várias séries famosas foram tocadas, como Castlevania, Mega Man, Sonic (que quase fez o Caduco ter um ataque do coração), Chrono Trigger, Chronno Cross, Donkey Kong, Zelda, Skyrim, Portal, a até então inédita Ace Attorney, e mais tantas outras que eu não vou ficar lembrando de cabeça agora. E não, não foi desta vez que rolou um Top Gear, que segundo o próprio Tallarico, é uma série que só é pedida pelos brasileiros mesmo, mas ficou a promessa de que ano que vem com certeza teremos as músicas do famoso jogo de corrida 16-bit.

Mas na minha opinião, o grande destaque ficou por conta de uma garota chamada Laura Intravia, também conhecida como Flute Link. Se em algum momento do show ela tivesse começado a sapatear eu não teria me assustado, porque além de ter uma voz excepcional, também toca flauta transversal, piano e uma flauta esquisita que pelo que pesquisei, se chama EWI.

Laura Intravia
Laura Intravia, ou Flute Link, tocando Zelda ♥

Foi um espetáculo razoavelmente grande, com uma duração de praticamente três horas, mas que valeu muito a pena, arrancando aplausos e mais aplausos da plateia. No final rolou até um continue, com direito a uma parte dedicada a Final Fantasy VII.

Tallarico, Lima e Laura
Bate-cabeça em Final Fantasy VII

Infelizmente é um show com preços não muito acessíveis, e que ainda por cima conta com o inconveniente de acontecer praticamente só em São Paulo todos os anos. Belo Horizonte mesmo chegou a ter o evento marcado para o dia de hoje (12/10), mas posteriormente foi cancelado, o que é uma pena, ainda mais agora que a cidade conta com a novíssima Sala Minas Gerais, casa da Filarmônica Minas Gerais, que apesar de ter uma disposição bem diferente do Teatro Bradesco, tem capacidade para o mesmo número de pessoas. Porém, como Tallarico já explicou diversas vezes, depende muito mais do interesse e investimento de patrocinadores daqui do país do que da vontade deles.

Mas quem tiver condições e curtir muito música de jogos, acho que vale a pena o esforço de assistir ao menos uma vez. Mesmo que a experiência de várias músicas esteja atrelada ao sentimento com o jogo em questão, o que faz com que nem todas sejam tão emocionantes assim dependendo do seu repertório de jogos, é um evento extremamente organizado e bem feito, tecnicamente impecável. E bom, como o próximo é só ano que vem, eu sugiro vocês pegarem o seu serviço de música em streaming preferido, procurar os álbuns da VGL e Vão Escu... ops, isso é outra coisa... mas vocês entenderam. :P

Compartilhe

Pin it


Leia também



6 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de Ulisses 8Bit
    Ulisses 8Bit
    13/10/2015 às 16:01:24   localizacao Curitiba - PR
    É um evento muito legal mesmo.Minha paixão por gamemusic começa lá nos tempos de Turbo Game CCE.Eu usava um rádio gravador, um deck apenas, e gravava as musicas dos jogos aproximando o microfone embutido dele próximo ao alto falante da TV, kkkkk que tosco.
    Uma das músicas mais marcantes pra mim é Aquatic Ambiance do Donkey Kong Country.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      12/11/2015 às 19:23:27   localizacao Vespasiano - MG
      Já fiz uns lances parecidos, rzs.

      Poxa, postei os vídeos do evento ontem, saca só esse aqui:


    Responda!
  • Jogos rendem temas excelentes, não devem em nada a industria musical tradicional. Tallarico produziu excelentes trilhas, até a do Terminator do Sega CD vale ficar escutando.

    Foi um cara que ainda conseguiu se afirmar no meio dos jogos, pois temos muitos musicos contemporâneos ao inicio de carreira dele que simplesmente sumiram do mapa.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      12/11/2015 às 19:24:36   localizacao Vespasiano - MG
      Eu sinceramente não conheço muito profundamente o trabalho dele, mas não tem como negar que é um excelente músico. Acho que por conta da VGL também, ele se conseguiu manter relevante ao longo do tempo.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    31/10/2015 às 16:41:03   localizacao SP
    Putz a VGL é foda demais! Ou pelo menos a décima edição foi!
    Todos são incríveis ali, impressionante!
    Ahhh, legal, a flauta esquisita chama EWI! Não sabia! Vão Pesquisar!
    Só não entendi pq a Laura Intravia se veste de Zelda e se auto proclama Flute Link...
    E não chegaram em Sonic Boom, ufa!
    Tomara que continue ano que vem, uma hora o dinheiro da Petrobrás acaba com toda essa roubalheira rolando...
    Chega, Vão Escutar!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      12/11/2015 às 19:27:21   localizacao Vespasiano - MG
      Hwa hwa hwa, eu tinha que saber o que diabos era aquele instrumento :P

      Cara, aquela mina por mim pode se autoproclamar o que ela quiser, rzs.

      Sério, deu até um medo daquele vídeo continuar avançado, nem lembro mais até onde foi, mas acho que nem chegou no Lost World né?

      Vilxi, se acabar aqui, o jeito vai ser viajar para outro país, he he he.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base