Finalmente chegamos em 2021! Em treze anos de site, definitivamente o último ciclo do planeta ao redor do sol foi o mais insano de todos. Não que as perspectivas para o nosso futuro imediato sejam lá muito animadoras, mas a não ser que você tenha passado os últimos meses em animação suspensa, tenho certeza que também se sente um pouco aliviado, ainda que a passagem do tempo como contamos seja algo meramente arbitrário e no final das contas não tenha lá muita influência nos acontecimentos.
Claro que tudo isso se refletiu de alguma forma aqui no site. Não há muito clima para ficar escrevendo sobre jogos quando a todo o momento se vê nos noticiários cenas que fora de contexto pareceriam apenas um roteiro ruim de um jogo ou filme sobre catástrofe, com direito a pilhas de corpos enterradas em grandes valas, pessoas em desespero agindo de maneira estúpida e mil teorias da conspiração sem fundamento circulando a todo o tempo em correntes de WhatsApp. E diferente do que esse imaginário ficcional nos ensinou, não existe nenhum herói, seja ele na figura de uma pessoa ou país, para nos salvar, porque na vida real as coisas simplesmente não funcionam assim e são bem mais complicadas.
Para ser bem sincero, embora em parte o site não tenha se movimentado muito pelos motivos supracitados ou habituais, como nossa falta de tempo, até mesmo para jogar e ter algum material sobre o qual escrever, ou pura procrastinação, muito também foi meio que intencional, o que no caso eu falo especificamente por mim.
Além de tudo o que aconteceu, eu precisei me dedicar a outras áreas da minha vida, mesmo em toda a loucura e caos dos últimos meses. E no final tudo bem, há tempos que eu precisava me livrar desse peso auto imposto que eu tinha para com o site, como se ele fosse um segundo trabalho ao qual eu necessitava me dedicar por obrigação e não por pura e simples vontade. Eu já havia falado antes de certa forma sobre isso, quando no ano passado disse que não me dedicaria mais a notícias por aqui.
E é até engraçado, porque mais para o final de 2020 eu consegui colocar em prática algo que vivia flertando a tempos, que é fazer transmissões de jogos e, ainda que de maneira não lá muito ideal em termos de equipamento e internet, eu realmente gostei bastante do resultado. Mas foi bem rápido para eu perceber que isso, assim como várias outras coisas por aqui, será apenas um apêndice, algo que eu farei ocasionalmente para me divertir com quem quiser assistir e expor algumas ideias, sem a menor chance de eu entrar nessa rotina que a galera na Twitch fica de transmitir todos os dias por horas a fio. Melhor eu esperar o Somari se aprimorar e deixar isso a cargo dele, rzs.
No fim, o site acabou naturalmente voltando a uma dinâmica similar ao dos seus primeiros anos, de textos mais espontâneos e espaçados temporalmente, mas sem a atitude babaca e assassinatos da língua portuguesa de outrora. Quando eu, Angela ou o Hugo cismarmos de escrever, a gente escreve, mas se não rolar também tá tudo certo. Da minha parte eu realmente ainda tenho muita coisa que quero colocar para fora sob a forma de textos e pequenos projetos para executar, então ideias não faltam.
Para 2021 o melhor que podemos esperar é chegarmos vivos até o final, com algum tempo para jogar algo, que seja possível comprar em tempos em que videogames voltaram a ficar absurdamente inacessíveis, e depois poder vir aqui trocar uma ideia sobre como foi. Nesse mundo de incertezas, o que podemos garantir é que vamos nos esforçar e tentar.
E que venham mais 13 anos de Vão Jogar!!
Compartilhe