Sim, estamos aqui mais um ano insistindo (ou seria resistindo?) com este site. Eu provavelmente disse algo parecido nos editoriais de aniversário dos últimos anos, mas eu realmente ainda me surpreendo ao lembrar que o Vão Jogar! existe por tanto tempo, 12 anos é mais do que muitas outras coisas duraram em minha vida, que a esta altura já é três vezes maior que a do site. E não é de se estranhar que tanto tenha mudado por aqui desde aquele janeiro de 2008, afinal, o mundo mudou, os jogos mudaram e principalmente, nós mudamos.
As ideias e expectativas eram outras, e essas mudanças com o passar do tempo também foram modulando o que foi feito por aqui, o modo de escrever, o direcionamento e os projetos. Hoje talvez possa parecer que tudo esteja um pouco abandonado pela frequência baixa de publicações, mas a verdade é que o Vão Jogar! como projeto segue funcionando perfeitamente, só que não mais focado em quantidade e respeitando o tempo de cada um. Ninguém aqui "sumiu" por motivos específicos, mas o Vão Jogar! é só um site pequeno que eu criei e eventualmente consegui convencer algumas pessoas a ajudar, aqui não é uma empresa e ninguém é funcionário, apesar das piadas internas sobre isso, rzs. Eu já havia falado sobre essas coisas no ano passado e elas continuam valendo até hoje.
Se vocês me perguntarem para onde nós vamos eu não vou saber dizer ao certo, só que tenho cada vez menos sentido vontade de fazer as coisas só para preencher tabela. Em 2019 as notícias foram abandonadas de vez, salvo sobre os grandes eventos como E3 e The Game Awards, mas não se assustem se até mesmo isso este ano acabe ficando de fora. Eu gosto de acompanhar esses eventos e realmente quero poder fazer coisas bacanas a respeito deles, mas o resultado nunca foi satisfatório, não dá para produzir um conteúdo de qualidade em tempo hábil sem uma equipe grande, equipada e devidamente paga. Sejamos realistas, o dinheiro da hospedagem do site sai diretamente do meu bolso e é o máximo que eu consigo fazer atualmente, nem grana para novos consoles e jogos está sobrando, que dirá para manter uma estrutura dessas. Seja lá o que for ser feito em 2020, vai ser o que dermos conta de fazer e o que tivermos vontade de fazer.
Mas nada disso significa que não haja um planejamento para 2020. Nos próximos dias nós teremos mais uma edição do meme sobre o que jogamos no último ano, organizada como sempre pelo Marvox e que já é tradição do site. Da minha parte especificamente, além de continuar organizando as coisas, sobreviver ao desemprego e cenário político desolador do país (tá foda!), vou retomar o teclado e tentar escrever mais, sejam análises de jogos ou aqueles meus "famosos" textos de filosofia de boteco. Há também um projeto que envolve fotografia e Breath of the Wild que há tempos eu venho planejando e que tudo dando certo logo sai do papel.
Ah, e antes que alguém pergunte, o podcast. O Vão Escutar! é uma coisa que eu gosto muito de fazer, mas que o resultado também não me agradou por completo das vezes que gravamos e a forma como fazíamos se mostrou inviável. Então vai voltar o podcast? Vai! Quando? Não sei. Eu preciso pensar em como retornar com ele, em ter pautas mais definidas, novo formato e etc. Eu não penso em disputar com toda essa elite de podcasts que se formou nos últimos tempos, mas também não vou ser ingênuo de achar que dá para entregar um material de qualquer jeito e as pessoas vão ouvir. Então não vou fazer nenhuma grande promessa a respeito disto, salvo que está nos planos. Eu já pensei até em colocar algumas análises daqui em formato de áudio para a galera que não tem tempo e/ou paciência para ler, mas é algo que eu ainda preciso estudar também. Não é bem o que quem me pergunta sobre o podcast quer, mas já seria um passo nesse sentido.
E como sempre, eu agradeço a todos que de alguma forma apoiam o site, seja visitando, tagarelando, comentando e dando joinha nas redes sociais, além da Angela e do Hugo, que já estão por aqui há sete anos e ainda fazem os seus corres sempre que possível. Que em 2020 nós não só tenhamos muitos jogos para jogar, mas também tranquilidade o suficiente para aproveitarmos da melhor maneira possível. Então que venha mais um ano de Vão Jogar!!