logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! EspecialO que nós jogamos em 2019

O que eu joguei em 2019 - Somari

Em 2019 foram poucos jogos jogados, mas muito bem aproveitados.

autor Hugo "Somari" Couto   datahora 16/01/2020 às 17:40:06   tagarelices 8

Em 2019 foram poucos jogos jogados, mas muito bem aproveitados.


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Fala , cambada! Tudo certinho?

Mais um ano se passou e como tradição, mais uma listinha dos jogados do ano. E caramba, já chegou a de 2019! O tempo passa rápido, né?

Novamente por conta de um ano meio conturbado, mas com um final feliz pelo menos, não consegui jogar o tanto que eu planejava, ainda que ao menos tenha dado para aproveitar um bocado. E é hora de compartilhar aqui com vocês a lista d’O Que Joguei em 2019!

Relembre o que eu joguei em 2018

Assim como fiz ano passado, vou omitir da lista jogos que joguei de maneira mais corriqueira ou os que figuram na lista desde que comecei, como Sonic 2, Tetris e por aí vai, por serem jogos mais casuais para mim.

Enfim, bora para a lista!

The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U)

Cena de batalha de Zelda Breath of the Wild

Uma exceção à regra de omitir jogos repetidos é The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas por um motivo nobre: desta vez eu consegui a minha própria versão. E não só uma! No começo do ano passado comecei a jogar no Wii U, mas não consegui ir muito longe por falta de tempo, infelizmente. E agora, bem no finalzinho do ano, botei as mãos em um Nintendo Switch só meu, que também conta com o mesmo jogo. Então aguardem pela lista de jogos de 2020 pois ele retornará, mas dessa vez de forma definitiva, haha.

Leia a nossa análise de The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Yooka Laylee (PC - Steam)

Laylee voando segurando Yooka em cena do jogo

Um ode aos jogos da franquia Banjo-Kazooie, Yooka-Laylee, que é basicamente um reskin do jogo clássico da Rare, possui uma pegada de plataforma e colecionáveis, bem ao estilo da quinta geração de consoles e de um dos meus gêneros favoritos.

O jogo, além de lindo, conta com uma jogabilidade bacana, cenários extremamente coloridos, vivos e muito, mas muito tempo de gameplay. Quem já jogou qualquer jogo do urso sabe como é. É um jogo que recomendo para quem não conhece o gênero.

Zillion (Master System)

Cena do jogo Zillion

Zillion era um dos meus sonhos de consumo desde antes mesmo de eu conseguir ter o meu Master System, mas que parecia distante por praticamente não achar para vendas aqui no Brasil. Por fim, encontrei uma loja em São Paulo que estava vendendo uma cópia do jogo e, melhor ainda, por um preço bem baratinho! Tratei de pegar correndo e ouso dizer que é um dos melhores jogos da plataforma existentes.

Zillion fez parte da leva de jogos “alternativos” aos grandes títulos do NES e se encaixava como uma versão da Sega de Metroid. E é basicamente isso: você precisa explorar uma base, pegar itens, voltar em salas já visitadas para acessar locais que antes não eram possíveis sem algum tipo de power-up, etc. Há uma complexidade no jogo que o torna ainda mais divertido: você precisa decorar certos códigos com funções específicas, além de achar trechos de códigos nas salas para que algumas passagens sejam abertas e a exploração possa continuar. É um jogo recomendadíssimo para quem tem um Master System!

Sonic Chaos (Master System)

Sonic parado no primeiro estágio de Sonic Chaos

Outro sonho de consumo de infância, Sonic Chaos também entrou na minha prateleira em 2019. É um ótimo jogo, com adições de mecânicas simples no gameplay que dão uma diferenciada, ainda que não sejam coisas muito extraordinárias, como o monitor de mola e o hoverboard, por exemplo.

Apesar de curto, o jogo possui um certo nível de desafio onde o final verdadeiro só aparece caso você termine o jogo com todas as Chaos Emeralds. É um jogo bem divertido.

Klonoa 2: Dream Champ Tournament (Game Boy Advance)

Klonoa segurando um inimigo

Embora esquecida pela Namco, Klonoa é uma série que vive no coração de muita gente, especialmente os que cresceram com um PlayStation em casa. E diferente das versões de console, a série para Game Boy Advance possui um esquema de jogabilidade um pouco diferente, mas não menos genial e divertido.

O jogo é uma mistura de plataforma com puzzle e os desafios são propostos de forma a servirem de ligação para a próxima tela. Isso torna o jogo linear e acaba afetando um pouco o fator gameplay, por ser fácil de decorar os desafios uma vez que eles são resolvidos, mas alguns colecionáveis e o time attack acabam compensando um pouco esse problema. Apesar disso, Klonoa 2: Dream Champ Tournament é um excelente jogo para quem tem um Game Boy Advance.

Pac-man and the Ghostly Adventures (Wii U)

Pacman parado no primeiro estágio rodeado de inimigos

Pac-man and the Ghostly Adventuresé um dos poucos jogos fracos desta lista, na minha opinião, claro. Apesar da personalidade excessivamente descolada e cool do Pacman já me dar nos nervos nos primeiros 10 minutos de gameplay, o jogo ia muito bem no começo. Um título de plataforma simples, com contagem de pontos por inimigos derrotados e bolinhas obtidas no cenário, alguns itens escondidos e uma dificuldade bem moderada, iniciando bem fácil e progredindo com o passar dos estágios, que me divertia bastante, mas que lá para o meio/final do jogo, já se tornava repetitivo e maçante. Apesar disso, as boss battles eram bem interessantes, até que cheguei no último chefe... que é horroroso! E fácil! Fácil demais! EXTREMAMENTE fácil! Terminei o jogo fazendo uma cara de bobo e me perguntando em voz alta “... é isso?”.

Ah! E a história é tão igualmente horrorosa quanto a personalidade do Pacman e a luta final.

Resident Evil: Revelations (Wii U)

Jill atirando em monstros

Eu ponderei se colocava ou não esse jogo na lista, visto que comecei a jogar bem no finalzinho de 2019. E sim, ele merece! Resident Evil: Revelations é um jogo já bem conhecido pela galera e consagrado como um dos melhores desde a guinada que a série deu, sendo um dos que mais se aproximava do clássico survival horror.

É um jogo que, assim como vem sendo feito desde Resident Evil 4, mescla mecânicas de ação com exploração, mas diferente de Resident Evil 5 e Resident Evil 6, esse aqui é um pouco menos focado nas lutas e mais voltado para a exploração.

Um ótimo título que está disponível para diversas plataformas e não costuma ser tão caro.

Mario Party 6 (GameCube)

Diversos personagens da franquia Mario andando pelo tabuleiro de Mario Party

Depois que mudei de cidade, fiquei mais próximo de amigos com gostos para jogos semelhantes aos meus e como consequência disso, ganhamos algumas boas partidas de Mario Party 6. Apesar de não termos o microfone para poder aproveitar melhor tudo o que o jogo oferece, nos divertimos um monte.

Sobre o jogo em si, é o mesmo Mario Party de sempre: correr atrás das estrelinhas e vencer todo mundo.

Rocket Knight (PlayStation 3)

Sparkster voando e derrotando inimigos

Rocket Knight é mais um dessa leva de mascotes antigos que foram esquecidos pelas empresas com o passar do tempo. E para quem não conhece a franquia, deveria experimentar, pois ela é maravilhosa!

O título faz parte de uma série de jogos de plataforma da Konami que conta com lançamentos para SNES e Mega Drive. A versão que joguei também foi lançada para Steam e Xbox 360, pela Xbox Live. Recomendo a versão de Steam, pois além de estar em uma plataforma que não tem perspectiva de sair de linha, está saindo bem barata, R$ 16,99 no momento em que este texto foi escrito.

Mario Kart 8 (Wii U)

Mario fazendo curva

Para fechar, outra exceção à regra. Mario Kart 8 é o meu jogo favorito da série Kart (me desculpem aí os fãs de Mario Kart 64, mas ele não é tão bom assim. O que vocês sentem é nostalgia).

Dessa vez tenho jogado mais focado no online com pessoas aleatórias e fico bem surpreso de ver que tem bastante gente que ainda joga com regularidade a versão do Wii U. E isso tem feito a minha alegria!

Leia a nossa análise de Mario Kart 8

---

Enfim galera, é isso! Como falei, omiti jogos casuais e jogos que joguei por pouco tempo, que à título de curiosidade são Dynamite Dux (Master System), Super Mario 3D World (Wii U), Virtual On (Sega Saturn) e Virtua Fighter 2 (Sega Saturn), só para citar alguns. Foi um ano pouco aproveitado em questão de tempo, mas muito proveitoso para novas aquisições. E ano que vem a minha lista com certeza estará bem maior!

Então, até a próxima e feliz 2020! :D

---

Banner: o que você jogou em 2019

Esta publicação faz parte do meme gamer "O que você jogou em 2019?", que foi organizado mais uma vez pelo nosso grande parceiro Marvox e irá ocorrer até o dia 31 de janeiro. Segue a lista com os demais participantes desta edição:

Arquivos do Woo - Diogo Batista
A TV Vai Estragar! - Eduardo Farnezi
Blog Desocupado - Paulo Victor
Gamer Caduco - Caduco
Jogatinas Saudáveis - Vigia
Locadora Resident Ivo - Ivo Ornelas
MarvoxBrasil - Marvox
Vão Jogar! - SucodelarAngela Caldas
Vão Jogar! - Rafael "Tchulanguero" Paes
Vão Jogar! - Hugo "Somari" Couto
Videogames com Cerveja - Felipe B. Barbosa

* Revisado em 27/01/2020 às 13:34:13

outras tags: Klonoa 2: Dream Champ Tournament, Mario Kart 8, Mario Party 6, Pac-man and the Ghostly Adventures, Resident Evil: Revelations, Rocket Knight, Sonic Chaos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Yooka-Laylee e Zillion

Compartilhe

Pin it


Leia também



8 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Marvox
    Marvox
    17/01/2020 às 16:01:55   localizacao São Paulo/SP
    Lista recheada de momentos bons e curiosos em diferentes plataformas. Yooka me fez voltar para aquele momento Banjo-Kazooie mesmo, e cara, como faz tempo que esse tipo de jogo não aparecia. Foi interessante, com o passar dos anos é comum pensar que não tem mais paciência pra esse tipo de jogo, só que não, foi muito agradável terminar.

    Zillion é louco D+, gosto dos jogos e do anime.

    Sonic Chaos tem uma galera refazendo ele e o trabalho tá lindão, procura por Turquoise Hill Demo.

    Revelations comecei pelo 2 e foi o que me fez voltar a curtir RE como se estivesse jogando antigamente de cavar a pontuação A ou S nas missões, é gostoso demais aprender a dominar a fase. Uma hora tentarei chegar nesse 1º Revelations.

    Mario Party tá guardado no coração em qualquer versão, principalmente o 8 do Wii e nem precisa falar nada do Mario Kart, ainda mais esse.

    Valeu Somari por vir participar novamente!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/01/2020 às 13:58:49   localizacao Vespasiano - MG
    Se tem um console que eu não manjo quase nada é o Master System, apesar de eu ter algumas lembranças de infância de jogar coisas nele na casa dos outros.

    Nossa, eu desisti do online do Mario Kart 8 tem muito tempo. Realmente dá para achar corrida ainda, mas só 100cc, eu ás vezes tento jogar, mas perco a paciência. Nós temos que combinar umas partidas um dia desses, chamar uma galera que ainda tem Wii U na ativa, daqui a pouco a Nintendo desliga os servidores e nós nunca jogamos juntos, rzs.

    E Z:BotW pode repetir todos os anos para o resto da vida, hwa hwa hwa. Não sei até onde você já jogou, até por ele não ser nem um pouco linear depois do começo, mas é um jogo com tantos pequenos segredos para descobrir, que dá para jogar ele por meses a fio e ainda se surpreender.

    Responda!
  • avatar de Eduardo Frnezi
    Eduardo Frnezi
    19/01/2020 às 11:26:11   localizacao Uberlândia / MG
    Hora de tagarelar sobre a lista (eu gostei desse trocadilho...).

    Breath of the Wild: Esse jogo é um dos pontos fora da curva da atualidade. Não o joguei como gostaria (em casa e sossegado) por não possui consoles da Nintendo atualmente, mas é um dos que assim que eu comprar o Switch vai ser o primeiro jogo que vou desfrutar no console (isso se até lá Bayonetta 3 já não estiver disponível).

    Yooka Laylee: Pense em um jogo em que eu quase participei do Kickstarter dele mas que não joguei ainda. O simples fato de ser um jogo desenvolvido pela "RARE de verdade" já me motiva a jogá-lo, mas, por algum motivo, o ignorei completamente ao longo do tempo. Já vai para a minha lista de jogos a jogar em 2020.

    Zillion e Sonic Chaos: Reneguei muito o Master System ao longo da minha vida e preciso resolver isso o mais rápido o possível. Esses dois games estão lá no topo da minha lista de jogos do console para jogar.

    Resident Evil Revelations: Acho que Resident Evil 4 (não sou o maior fã), 5 e em especial o 6 me causaram danos psicológicos para com a franquia que talvez jamais sejam tratáveis completamente. Já flertei muito em jogar os dois Revelations no PS4. Já cheguei a colocar ambos no carrinho de compras e desistir no último minuto. Espero que um dia esse meu bloqueio vá embora e eu posso jogá-los. Quem sabe Resident Evil 2 Remake me ajude nesse processo (não o joguei ainda).

    Mario Kart 8: Adorei a implicada para com os fãs fervorosos de Mário Kart 64. Kkkkk! Ironicamente o último jogo da franquia que eu joguei foi justamente o do N64. É outra jogo que está na minha lista de "jogos a jogar quando eu comprar um Switch. Saporra parece ser divertida demais!

    Muito bom ver e compartilhar o que foi jogado ao ongo do ano.
    O Meme Gamer é isso: Compartilhar experiências Gamer!
    Bons jogos compuseram a sua.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    20/01/2020 às 23:18:26   localizacao SP
    Olha eu aqui garantindo o comentário anual, com os nomes todos bugados e que só eu acho engraçado.
    Só estou surpreso não ter Sonic 2 na sua lista, mas vc já explicou, então vou deixar passar.
    Sem mais delongas...

    - A Lenda do Zelda: Bafo de Catuaba: Switch FTW! Que bom que está com o portátil em mãos, depois a gente tira um racha no MK8! haha! Sobre o jogo? Comentei no ano passado. Não lembro o que, mas comentei! Então deixa pra lá! rs
    - Iuca Lelê: me disseram que dá motion sickness até em quem não tem, aí eu me seguro pra conhecer. Mas tenho curiosidade, embora não tenha paciência com jogos com muitos colecionáveis, tipo Spyro the Hedge... digo... Dragon!
    - Show do Zilhão: que loja de SP vc encontrou um Zillion por preço baixo? Também quero! haha! Sobre o jogo, jogão, jogaço! Adoro ele, mas só terminei uma vez, a paciência acaba no meio do jogo não sei pq! rs
    - Tchaus, Sonic: hmmm... eu discordo um pouco do desafio, achei ele super fácil. Mas é um jogo bem divertido, com certeza. O último de Master que prestou! kkkk
    - Torneio com o Champ em Noa Noa: não conhecia, mas também fui conhecer Klonoa do PS1 só depois de idoso. Vou colocar na lista aqui dos jogos para conhecer, boa dica!
    - Pizza com uma Fatia a Menos e as Aventuras do Gasparzinho: vou passar longe, obrigado por avisar! kkkk
    - As Revelações do Presidente Ivo: logo menos vai se tornar um pecado meu, tá lá lacrada no armário a versão de PS3 até hoje. Mais uma pessoa que curtiu no mundo, tá avisando que é bom e provavelmente vou deixar o meu lá paradão em 2020. Ê falta de tempo...
    - Festa do Armário 6: legal, bacana, tô fora! kkk
    - Cavaleiro Fogueteiro: tem coletânea pra PS3? Eu nem sabia! É um dos meus pecados de Mega, obviamente a continuação no Mega/SNES também...
    - Carta no Armário 8: HAHAHAHAHAHA! "me desculpem aí os fãs de Mario Kart 64, mas ele não é tão bom assim. O que vocês sentem é nostalgia"... não consigo dizer mais nada depois disso, perfeito! Vê se descola o de Suíte (eu sei, é caro) pra gente jogar online. Não, pera, segunda vez que digo isso e não assinei o online do Switch até hj. Melhor deixar pra lá.

    Resto da lista

    - Pato Dinamiteiro: jogãooooooooooooooooooooooooooooooooo!
    - Narnia 3D (mundo dentro do Armário e tal, vish, expliquei a piada, piorou 200%): o jogo é muito bom, diferentemente da minha piada.
    - Virtualão: sei lá que coisa é essa!
    - Jogo de Luta com Ryu Genérico 2: tô fora! kkk

    Que vc tenha tempo pra jogar Sonic 2 várias vezes em 2020, intercalado com novos jogos! haha
    Valeu Somarihugobugglitchpã!

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    25/01/2020 às 17:05:08   localizacao Itu
    Fala ae Hugo! Belezura? Aproveitando o tempo livre e comentando por aqui, hehehe!

    The Legend of Zelda: Breath of the Wild

    Cara, eu to bem afim de jogar esse game. To com as mãos em um WiiU, como falamos lá no grupo, só falta eu colocar esse jogo... legalmente.. hehehe! Fico feliz que tenha adquirido um Switch, também pretendo pegar um.

    Yooka Laylee

    Foi o primeiro jogo que comprei em pré-venda em toda a minha vida. Pergunta se eu terminei? Não terminei, eu sou uma farsa!! Mas gostei bastante até onde eu joguei, preciso retornar. Como você bem apontou "muito, mas muito tempo de gameplay".

    Zillion eu joguei, achei bem divertido e muito bem feito, diga-se de passagem. Só que games retro é aquela coisa: É preciso pegar e ir até o final, o que as vezes exige tempo. Com pouco tempo livre acabo optando por jogos mais rápidos e que sei que não vão dar muitas dores de cabeça.

    Sonic Chaos

    Acho que nunca joguei, infelizmente. Por outro lado adoro o Sonic do Master System e até tenho ele na coleção. Preciso pegar uma hora sozinho e fechar ele de novo, só pra matar a saudade.

    Klonoa 2: Dream Champ Tournament

    Me chama de Namco, mas só lembro de Klonoa porque me lembram, hahaha!

    Pac-man and the Ghostly Adventures

    O visual me pareceu incrível, mas depois do seu relato, você destruiu qualquer vontade que havia brotado em meu ser. Eu não tenho um Wii U mesmo, deixe lá.

    Resident Evil: Revelations

    Sei lá, não foi uma titulo que chamou muito a minha atenção. Joguei o segundo, achei bacana e larguei pra nunca mais jogar novamente.

    Mario Party 6

    Eu nunca fui de ter muito contato com a franquia, mas depois de jogar no Nintendo Switch, passei a ver com bons olhos, principalmente por conta do meu filho e esposa. Acaba sendo uma excelente porta de entrada para eles se divertirem comigo e nos reunirmos. Claro, quando meu moleque ter idade para nao querer comer o joystick.

    Mario Kart 8

    Conheço amigos que iriam até a capital pra pegar você por conta da critica ao Mario Kart 64 - Mas eu concordo contigo, HAHAHAHA!

    Hugo, quero sua lista do que jogou em 2020 em minha mesa dentro de um ano. Até lá, hahaha!

    Forte abraço

    Responda!
  • avatar de helinux
    helinux
    23/02/2020 às 23:53:30
    Dos clássicos citados joguei Zillion do Master System, tenho boas lembranças do Anime, bons tempos de antigamente!!!! Tenho uma imensa gratidão sobre os jogos 8 e 16 bits da vida...Valeu era de ouro Sega VS Nintendo!!!! fui

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    27/02/2020 às 13:29:13   localizacao São Luís - MA
    Meu objetivo de vida é ocultar os jogos corriqueiros, mas do jeito que a vida anda, capaz de não sobrar nenhum pra lista, hehe!

    Vou tentar fazer a linha Caduco e criar nomes alternativos pros jogos.

    Legenda do Zelda: Baforada Selvagem - Será que um dia experimento? Talvez fosse um dos (poucos) jogos de Switch que me façam ter um pouco mais de afeto pelo console. Problema é achar quem empreste o Switch pra eu zerar =X

    Onomatopéia - Nunca joguei, assim como não lembro de já ter jogado Violãozinho Com a Zoey. Seria algo parecido com aquele Rayman de cenários 3D que eu não lembro exatamente o nome?

    Zilionário - Nunca nem tinha ouvido falar. =(

    Caos Sônico - Eu nunca consegui gostar do Sônico, acho que porque ele era muito rápido e eu era muito ruim, huahua!

    O Clone 2: Torneio do Shampoo dos Sonhos - Putz, mais um que nunca joguei *insira o meme do jogador falando "que merda, hein" aqui*

    Pacamão e as Aventuras de Patrick Swayze - Pra mim, Pacamão bom é o Pacamão raiz.

    Revelações do Dr. Ivo Residente - Gostei de saber que tem bastante exploração e menos lutas. Pra mim, era o que me deixava brocha em RE5 e 6, além de serem jogos ruins pra caceta no geral. Tá baratinho na PSN, acho que vou garantir logo.

    Maria Parreira 6 - Nunca joguei esse, mas joguei o do Switch. Sempre muito bom pra dar risada!

    Filme Noturno do Elton John - Não conheço... =T

    Marocar 8 - Ah, Mario Kart 64 é legalzim, vai. Mas o 8 é massa demais!

    Bom, fica aqui meu registro de que eu sou uma verrgonha da prrofissión enquanto gamer. Xero!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/02/2020 às 13:24:03   localizacao Vespasiano - MG
      Ah pronto, mais um aqui para eu não entender nada do que está falando, rzs.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base