É engraçado como as coisas são, vemos todos os dias mais e mais avanços tecnológicos surgindo, coisas antes quase impossíveis agora ao alcance dos dedos e ainda sim as pessoas sentindo saudade do antigo. Como se não bastasse, os mais novos muitas vezes motivados pela curiosidade e também se unem a estes grupos, criando verdadeiras comunidades retrô, e em tempos de internet dominante isto se torna cada vez mais fácil. Se identificaram?
No novato mundo dos jogos há algum tempo este tipo de movimento começou a ganhar cada vez mais adeptos, e hoje o retrogaming está cada vez mais em evidência, seja pela galera da faixa dos trinta relembrando a infância ou pelos novatos descobrindo as origens de seus jogos preferidos. A influência dos jogos antigos é tamanha, que as empresas e estúdios estão cada vez mais se apoiando neles, seja através de remakes, emuladores oficiais como o Virtual Console ou até mesmo em casos mais extremos como os de MegaMan 9 e 10 que são jogos novos com visual 8-bits.
Mas como os consoles evoluíram muito rápido, a linha que separa o novo do antigo ficou meio perdida, e ae cada vez mais a dúvida cresce: a partir de quando um jogo é retrô? Pra piorar tudo as gerações de consoles são muito curtas, então a opinião entre pessoas de vinte e cinco, trinta e trinta e cinco anos por exemplo pode variar bastante, há quem diga por exemplo que os consoles da geração passada como o PlayStation 2 por exemplo já são considerados retrô.
Então para podermos chegar a um acordo sobre o assunto, primeiro precisamos nos livrar dos saudosismos e afins... só que isso é complicado. Quem jogou um Atari quando criança por exemplo, dificilmente vai ter o mesmo carinho por um PlayStation por exemplo e dificilmente vai encarar ele como um vídeo-game e consequentemente seus jogos como algo velho. Eu mesmo num pensamento imediato penso a mesma coisa, mas então eu lembro que PlayStation já tem mais de dez anos, e isto em um mercado que está na faixa dos quarenta é algo considerável.
Agora o segundo ponto é o que eu julgo o mais importante que é o significado da palavra retrô. Se vocês derem uma pesquisada, vão ver que é uma palavra que dependendo da área aonde é aplicada muitas vezes trás uma carga histórica grande como coisas antes da segunda guerra por exemplo, mas que de um modo geral nos diz uma coisa: retrô é aquilo que não se parece com o moderno, é como uma máquina de escrever e um teclado de computador, que são bem diferentes apesar de terem funções parecidas. Nos jogos é a mesma coisa, afinal Mario continua pulando na cabeça dos inimigos até hoje, mas agora com muito mais movimentos e direções para onde seguir.
Então quando formos definir um jogo como retrô devemos observar não apenas quando ele foi feito mas o quanto ele difere dos padrões atuais. Peguemos Shenmue do Dreamcast por exemplo que é um jogo de 1999, mas muito próximo dos padrões atuais. Indo um pouco mais atrás podemos observar Metal Gear Solid do PlayStation, que era quadradão, praticamente sem texturas, mas totalmente dublado e cinematográfico, algo bem padrão para o mercado atual não? Agora se pegar qualquer jogo da geração anterior os padrões mudam completamente, e ae encontramos o nosso limiar entre o velho e o novo, encontramos os verdadeiros retrogames.
Mas não pensem que isso vai durar por muito tempo, a Nintendo iniciou com o Wii uma nova forma de jogar, e os consoles cada vez mais estão nos dando formas de interações mais modernas, o Kinect por exemplo não exige nem que você tenha um controle mais. Se antes os gráficos é que nos mostravam quando um jogo é velho, no futuro a forma de jogar é que nos vai dizer isso, e até mesmo os ainda modernos Dreamcast e PlayStation que usei de exemplo acima, vão parecer cada vez mais obsoletos e por fim autênticos retrôs.
Mas é claro, isso tudo é uma teoria minha, uma opinião, então pergunto pra vocês: a partir de quando um jogo é retrô?
* Revisado em 11/08/2016 às 20:41:27
Compartilhe