Quando fui experimentar, o expositor me deu as orientações de praxe sobre possíveis enjoos e explicações sobre o jogo, sempre com a simpatia notável do pessoal da Sony, que eu só sinto sendo replicada no evento pela Microsoft. Logo de cara, o que mais me chamou a atenção foi a leveza e conforto do PlayStation VR, que eu consegui ajustar facilmente ao meu rosto. Não sei se em períodos de uso mais longos haverá algum problema, mas nesse quesito a primeira impressão foi muito boa. Por outro lado, é essencial que seja utilizado um fone de ouvido que fique preso bem firme a cabeça, uma vez que movimentos mais bruscos podem fazer com que ele saia, o que chegou a acontecer comigo durante a demonstração.
Dentre os jogos disponíveis, o que eu experimentei foi REZ Infinite, versão adaptada para realidade virtual do clássico shooter on rails e altamente psicodélico originalmente lançado para Dreamcast, que posteriormente ganhou versões para PS2 e Xbox 360, sendo esta última em HD. No entanto, foi curioso ver como a maioria das pessoas pareciam não conhecer o jogo, dando pouca importância a ele frente às outras demonstrações.
Para quem não conhece REZ, ele tem um funcionamento bem simples. Enquanto o seu personagem percorre o cenário automaticamente, com o analógico você movimenta a mira pela tela, enquanto com um botão você atira. Porém diferente de outros jogos do gênero, o tiro só é disparado quando você solta o botão, e somente com um inimigo na mira. Também é possível segurar o botão de tiro, passar a mira por até oito inimigos e só então efetuar o disparo de uma única vez, fazendo uma espécie de combo.
E eu devo dizer que tudo isso no PlayStation VR ficou fantástico, eu rapidamente fui envolvido por aquele universo surreal, de gráficos extremamente coloridos e bonitos. Usar a cabeça como se fosse o analógico do controle foi extramente simples e intuitivo, e devo dizer que o jogo ficou até um pouco mais fácil por conta disso, eu rapidamente terminei a demonstração que consistia em uma das fases do jogo original, em que o chefe é uma espécie de disco voador protegido por uma série de cubos que se coordenam para proteger o núcleo em diversas formas, inclusive uma humanoide, sendo o meu preferido desse jogo. Durante a batalha, ele se movimentava por vários pontos do cenário, inclusive pelas minhas costas, o que me obrigou a me retorcer um pouco no sofá aonde eu estava sentado, sendo nesse momento que o fone de ouvido caiu da minha cabeça. Diferente de outros jogos para realidade virtual, que tendem a ser mais cadenciados, REZ tem um ritmo mais frenético, me exigindo em alguns momentos essas mudanças mais bruscas de postura, o que não me causou nenhum desconforto ou enjoo, mas deu para perceber que joga-lo sentado não é a melhor opção.
Embora REZ seja um jogo visualmente bem longe da nossa realidade, a imersão que ele proporciona é bem singular até o momento, ainda mais para quem como eu gosta muito do jogo, sendo de longe uma das coisas melhores opções disponíveis para o lançamento do aparelho, tendo me feito ter saído de lá com muita vontade de ter um PSVR. Apesar de adaptado para realidade virtual, o jogo também funcionará normalmente no PS4 tradicional, sem a necessidade do aparelho.
O PlayStation VR tem lançamento previsto para 13 de outubro nos Estados Unidos, mesmo dia de lançamento de REZ Infinite para PlayStation 4.
Gear VR
Outro aparelho de realidade virtual que pude testar foi o Gear VR, da Samsung. Sendo um suporte que transforma o seu smartphone em um dispositivo VR, o aparelho bem mais simples e barato do que o PSVR, também é bem leve, mas eu senti um pouco de dificuldade em ajustá-lo ao meu rosto, o que é até compreensível visto que estava sendo utilizado por diversas pessoas no evento.
O jogo disponível, baseado no filme Esquadrão Suicida, consistia em um dos personagens do filme em um ponto fixo do cenário disparando projéteis contra hordas de adversários. Assim como REZ Infinite, a mira era feita com o movimento da cabeça, porém o disparo se dava através de um leve toque na lateral do visor. Ainda que obviamente seja um jogo bem mais simples, não deixou de ser divertido e bem intuitivo, em pouco tempo eu já estava conseguindo acertar diversos headshots nos adversários.
O Gear VR já se encontra disponível aqui no Brasil, com preços que circulam pela casa dos R$ 600,00, e é compatível apenas com alguns aparelhos da linha Galaxy, sendo uma opção para quem quer ter a a experiência da realidade virtual sem ter que desembolsar grandes quantias de dinheiro.
* Revisado em 14/07/2017 às 01:52:40
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