Mantendo um ambiente mais descontraído, a empresa começou de uma forma bem típica, com Tiago e seu irmão Daniel desenvolvendo uma versão rudimentar de seu atual principal projeto, Eliosi’s Hunt.
Tiago contou sobre as dificuldades que eles enfrentaram em tocar o projeto sozinhos, principalmente após o transformarem em algo comercial, tendo que contar cada vez mais com profissionais especializados que foram sendo contratados conforme a necessidade, alguns deles passando a integrar a equipe de forma definitiva e crescendo profissionalmente junto com a empresa. Apesar desse modelo de contratação não ser necessariamente o ideal, o estúdio soube perceber o momento certo em que cada um deveria ser requisitado, mas atualmente mantém vários projetos em paralelo para que possa manter a equipe completa e não ociosa, apostando em projetos menores em paralelo e até mesmo freelances por parte de seus profissionais.
Mas as maiores dificuldades enfrentadas não foram no desenvolvimento em si, mas na administração do projeto. A primeira delas foi em conseguir um investidor, uma vez que na época em que eles começaram o processo de busca, todos só estavam interessados no mercado mobile, no qual a proposta de Eliosi’s Hunt não se encaixava. Sem muita opção, eles acabaram tocando o projeto com recursos próprios e ajuda de familiares, tentando posteriormente uma campanha no kickstarter que não foi muito bem sucedida, sendo inclusive citada a saturação deste tipo de sistema de financiamento.
Mas de todos os pontos citados por Tiago, com certeza o mais crítico foi com relação a parte de divulgação do projeto. O estúdio tentou várias formas de resolver este problema, como a contratação de agências e profissionais de marketing, mas a dificuldade em encontrar pessoas da área com conhecimento em jogos fez com que todas as tentativas fossem frustradas. Sem muita opção, eles tentam tocar esta parte por conta própria, mas reconhecem as dificuldades em obter bons resultados assim. Durante a sua campanha no Steam Greenlight a falta de divulgação também foi sentida, uma vez que apesar de terem conseguido a aprovação do público rapidamente, os números acabaram ficando abaixo do esperado, forçando eles a lançar uma demo para que o público pudesse conhecer melhor o jogo. Também foi cogitada a contratação de um profissional de relações públicas no exterior para que se pudesse fazer lobby junto a mídia internacional, mas o alto custo deste tipo de serviço fez com que a ideia fosse descartada. Atualmente a solução que eles estão tentando aplicar é a de encontrar uma publisher para o jogo, que seria responsável por toda essa parte de divulgação.
Tiago também destacou a importância de se ter um bom crescimento do cenário mineiro de desenvolvimento, uma vez que isso facilita até mesmo a obtenção de recursos, seja através da iniciativa privada ou de incentivos do governo, que ainda enxergam com desconfiança empresas voltadas para este segmento, ainda mais em tempos de crise. Para isso, é de extrema importância de que os estúdios façam parcerias e compartilhem experiências, sem ter a preocupação de terem as suas ideias roubadas.
Ainda foi falado sobre a necessidade de manter o projeto focado com um escopo menor, uma vez que isso facilita até mesmo a manutenção do animo da equipe ao ver os resultados mais rapidamente. No caso de Eliosi’s Hunt eles chegaram até mesmo a reduzir o número de fases inicialmente planejado com este objetivo.
Eliosi’s Hunt
Eliosi’s Hunt é um jogo de tiro em terceira pessoa com elementos de plataforma, tendo inspiração em clássicos como Crash Bandicoot e Contra. Nele você segue os passos de Eliosi, um jovem alienígena aspirante a caçador de recompensas, que precisa derrotar diversos inimigos e criaturas ao longo das fases para cumprir os seus primeiros contratos, contando para isso com a ajuda de um pequeno drone, que pode ser aprimorado ao longo da aventura, assim como um grande arsenal.
Desenvolvido na Unreal Engine, possuindo belíssimos gráficos e movimentação, utilizando inclusive um sistema de captura de movimento desenvolvido aqui mesmo na FUMEC Belo Horizonte, o jogo já possuí uma demonstração gratuita no Steam. Eliosi’s Hunt também contará com esculturas e uma HQ, ambos pelas mãos dos profissionais da Casa dos Quadrinhos.
A TDZ ainda está em busca de uma publisher para poder lançar o jogo, mas a previsão é para o princípio do ano que vem, nas plataformas PC (Windows), Xbox One e PlayStation 4. Apesar de ainda constar a informação na página do jogo no Steam, o sistema de acesso antecipado foi cancelado, sendo o lançamento previsto da versão completa do jogo.
* Revisado em 14/07/2017 às 02:29:51
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