Eu sou ruim mas nem tanto, foi falta de saco mesmo.
Quando com a ajuda da minha esposa (sempre ela) eu comprei o GameCube, uma das coisas que eu mais tava afim de jogar era Star Fox Assault. Eu pirava na versão do Super Nintendo, achei que a continuação para o mesmo console teria ficado excelente se lançada e Star Fox 64 é aquele primor que todos conhecemos, então nada mais óbvio que jogar a versão seguinte no meu mais novo console. Pois bem, logo de cara fui lá e arrumei o jogo, ae começou a luta.
É bonito, mas...
A primeira coisa que a gente repara quando começa o jogo são os gráficos. Eu sei que a jogabilidade é mais importante, que o som é fundamental, mas é que Star Fox Assault abusa das capacidades do GameCube e deixa tudo mais colorido e detalhado, não tem como desprezar este tipo de coisa. Logo na primeira fase você começa no espaço e depois vai até Fortuna, que tem um cenário de cair o queixo de qualquer um de tão bonito, mas logo de cara uma coisa já me incomodou: Star Fox sempre foi um shooter sobre trilhos, mas aqui ele ficou preso demais na linha. A impressão que tive é que limitaram muito a movimentação das Arwings, e até a versão do Nintendo 64 te deixava mais solto. E se antes a limitação era técnica aqui não existe essa desculpa, é só ver jogos como Star Wars Rogue Squadron II que também tem fases com caminhos pré-definidos, mas te dão muito mais liberdade de movimentação.
Senta que lá vem história!
Uma coisa que acabaram exagerando neste jogo foi com relação a história. Se antes você tinha pequenos trechos e falas que te ajudavam a entrosar, aqui você tem verdadeiros lenga-lengas que te fazem praticamente dormir entre as fases, por sorte é possível cortar as cenas e diálogos. O jogo fica sendo meio que uma continuação de Dinosaur Planet, também conhecido como Star Fox Adventures, então na sua equipe sai Peppy que fica auxiliando no comando e em seu lugar entra Krystal, não que faça muito diferença, afinal os seus companheiros continuam tão inúteis quanto antes. Até aqui esta invenção toda no enredo e personagens nem seria tão relevante, afinal a história de Star Fox sempre esteve lá como desculpa mesmo, mas não funciona assim por conta de uma coisa: acabaram com as rotas alternativas! Para contar certinho a história que inventaram, os criadores acabaram com uma das coisas mais legais que tinha em Star Fox, e agora aqui nem mapa tem, é simplesmente fase 1, fase 2, fase 3... um saco!
E o pior de tudo...
Tudo isso já torna Star Fox Assault inferior a Star Fox 64, o que não chega a ser um grande demérito já que a versão anterior foi uma obra prima, mas se tem uma coisa que ferra com esse jogo é: você passa a maior parte do tempo fora da Arwing! É isso mesmo que você leu, um jogo de naves aonde você joga mais fora dela do que dentro. Muitas vezes você vai estar no tradicional tanque, grande parte vai estar a pé munido com algumas armas lasers, mas quase nunca voando. Eu não contei quantas fases de cada tem, mas o foda é que em muitas você precisa sair da nave para cumprir um pedaço da missão, e esses trechos costumam demorar bem mais do que no espaço. Por esse motivo, quando eu empaquei na penúltima fase que é praticamente toda a pé (e um saco também), eu larguei o jogo e assim ele ficou esquecido por um bom tempo, até que outro dia respirei fundo, tomei coragem e zerei a bagaça.
Um jogo legalzinho
Star Fox Assault não chega a ser um jogo ruim, mas está a anos-luz de distância de seu famoso antecessor. Quiseram dar uma diversificada na jogabilidade incluindo os trechos a pé, que poderia até ter sido uma boa sacada se fosse de vez em quando e melhor executada, os controles a pé também não são lá muito bons. Na parte técnica o jogo é excelente, como eu disse acima os gráficos são ótimos e trilha sonora bem feita, mas as fases não são lá muito inspiradas, fora as batalhas contra os chefes que perderam aquele ar de "épico" tão constante nos jogos anteriores. A maior parte do tempo a impressão que se tem é de estar jogando um outro jogo qualquer com naves, e não um legítimo Star Fox, com exceção de um trecho ou outro e principalmente a fase final que é a que mais tem a cara da série, com direito a um chefão digno embora não muito difícil. Talvez por não ter sido tão bom, após essa pequena mancada da Namco que foi quem produziu esta versão, a Nintendo colocou a franquia na geladeira infelizmente. Mas há uma luz no fim do túnel, Star Fox 64 já foi relançado para o portátil 3DS e não custa sonhar com uma versão que faça jús a franquia no próximo console da empresa.
Para quem estiver a fim de encarar o jogo, já vá com o pensamento de que ele é bem diferente do que os anteriores e talvez você acabe se divertindo mais, quem sabe com o multiplayer ou tentando conseguir todas as medalhas. Então pessoal é hora de voltar a jogatina, aproveitem esta última semana do ano e Vão Jogar!
parabéns por ter zerado ele Rafa, ouvi dizer que é bem difícil. quando comprei o Game cube, tinha esse jogo para eu pegar quando peguei o console, mas sabe como é né? tem que pensar na maioria e como não tinha muitos jogos que prestasse para jogar junto com o primo chato,irmãos e amigos loucos por pókemons, fui de Smash Bros...
tenho um irmão de 22 anos e um primo de 17 e eles amam pokémom....oh céus!
Restinho de lenha pra queimar? Sabia que isso aqui era movido à lenha! uahhuahuahua
Cara, essa coisa de jogar à pé eles devem ter colocado ouvindo os boatos (vai ver nem são, mas se EU não consegui fazer, pra MIM é boato ahuuahuhahuh) que dava para jogar à pé no StarFox 64. Eu mesmo perdi várias noites tentando fazer o que ouvia na rua e como eu não tinha internets naquela época (2001) eu nunca tive uma confirmação se era possível ou não.
Ow, já está queimando a lenha vermelha, mas ainda falta um pouquinho até chegar na Ravina Clayton
Velho, a única coisa que eu me lembro é de um esquema que o povo comentava aonde era possível voar nas fases com um jetpack, mas a pé literalmente não lembro, e nem vi nenhum dos dois. Qualquer dia eu arrumo o cartucho e a gente tira a prova dos nove aqui em casa, he he he.
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