logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! EsculachoStreet Fighter (Filme)

Street Fighter - O Filme

Jogo bom, filme ruim...

autor João Roberto   datahora 29/07/2016 às 14:49:49   tagarelices 5

Jogo bom, filme ruim...


É interessante olhar para trás e saber da importância da série Street Fighter para o mundo dos games, principalmente por ter dado o pontapé inicial de uma febre que durou até o final da década de 1990. E não foi só isso, pois Street Fighter tem inúmeros produtos ligados à marca, como desenhos animados, quadrinhos e, como não poderia deixar de ser, um filme. E que filme...

Cartaz do filme de Street Fighter

Falar sobre o filme Street Fighter hoje em dia é até fácil, afinal, a película não é exatamente um produto de qualidade, mesmo com nomes de peso como Jean Claude Van Damme e Raul Julia em seu elenco, mas foi algo muito interessante em sua época, uma vez que levava o universo do jogo para as telonas.

Eu assisti a fita VHS logo que foi lançada nas locadoras e. apesar dos pesares, eu gostei na época e tempos depois um amigo me presenteou com uma cópia feita por ele e eu poderia, a partir daí, assistir o filme quando eu quisesse. E posso dizer que cheguei a assisti-lo 17 vezes em um único mês. Este só não é o meu recorde pessoal porque eu cheguei a assistir o filme "O Máskara", que estava na mesma fita, 21 vezes em um único mês...
 
A História...

Jogos de luta geralmente não têm histórias muito elaboradas e servem apenas como um motivo para os personagens caírem na porrada e, neste quesito, Street Fighter não é lá um primor. Basicamente, temos alguns núcleos, como Ryu, o personagem principal, viajando pelo mundo testando e aumentando suas habilidades; Ken, amigo de Ryu, que passa a vida lutando como uma desculpa para fugir de sua noiva; M. Bison, que quer o que todos os Bosses loucos e poderosos querem: mais poder!

Todos os lutadores têm seus motivos para lutar, mas no filme tudo foi virado de cabeça para baixo, a começar por Ryu e Ken, que são meros coadjuvantes tentando negociar armas com Sagat, sem qualquer relação com o que existe nos jogos. Sagat, aliás, em nada lembra o ameaçador lutador do game, sendo apenas o principal fornecedor de armas para M. Bison, o autoproclamado ditador da nação Shadaloo, que enfrenta uma guerra civil. Tal conflito faz com que o Coronel Guile, interpretado pelo então astro dos filmes de ação, Jean Claude Van Damme, lidere uma força de paz das Nações Aliadas, sigla AN,  uma versão cinematográfica da ONU no país. E a situação piora quando M. Bison aprisiona 63 voluntários da AN, dentre eles Carlos Blanka, amigo de Guile, que é usado em um experimento científico capitaneado pelo relutante Doutor Dhalsim para criar o soldado perfeito. E esse é o objetivo de M. Bison no filme: criar lutadores transgênicos geneticamente modificados para que sejam guerreiros perfeitos para ajudá-lo em sua luta pelo poder. E tudo isso é financiado pelo tráfico de drogas, informação dada pela repórter Chun Li Zang.

A cobertura do conflito é feita pela equipe de televisão formada por Chun Li, Balrog e E. Honda. Há também a presença de outros nomes conhecidos, como T. Hawk, Dee Jay, Cammy e do estreante Capitão Sawada, que faz aparições no filme e no jogo baseado no filme, Street Fighter - The Movie, além do lutador espanhol Vega.
 
Zangief, a saída cômica...

Zangief em Detona Ralph
Não era como eu, mas ficou bom...

Assistir ao filme hoje em dia talvez não seja uma boa ideia, mas se o fizer, algo faz isso valer a pena: Zangief. Na película o lutador é burro como uma porta, mas tem, de longe, a melhor caracterização visual e ainda nos entrega falar divertidas, como quando M. Bison faz um de seus discursos canastrões e Zangief se emociona ou quando, em uma cena em que a TV mostra um caminhão prestes a explodir no local onde ele e vários personagens então e, em meio a apreensão, ele diz: "Rápido! Troquem de canal!".
 
M. Bison - Nem Raul Julia salvou o personagem...

M. Bison representado por Raul Julia

No jogos e nos desenhos animados, M. Bison é uma figura temida e poderosa, mas no filme é só um... Bocó! É incrível como ele foi tão mal caracterizado. Suas falas são mal escritas, sua movimentação é sofrível, mas nada se compara a ambição do vilão em criar uma cidade em sua homenagem: Bisonópolis. M. Bison é um personagem canastrão e isso o fez exigir uma resgate no valor de 20 bilhões de dólares pelos já citados voluntários capturados. Interpretado por Raul Julia, ator com dezenas de filmes em sua carreira e mais conhecido por seu papel como Gomez de A Família Adams, o personagem não se aproveitou do talento do ator e chega a beirar o ridículo. Um olhar mais atento até consegue associá-lo ao personagem da família Adams. Nem Raul Julia salvou o personagem... 

O filme termina com a aguardada só que não luta entre Guile e M. Bison, mas, mais uma vez é Zangief que faz valer a pena aguentar assistir até o fim...
 
Os Personagens...
 
Coronel Guile

Jean-Claude Van Damme - Guile

Interpretado por Jean Claude Van Damme, O Coronel Guile é o personagem principal do filme que, entre uma fala ou outra ruim e sem sentido, ainda acha tempo para fazer piadinhas sem graça sobre as mulheres do filme.

Van Damme teve seus dias de glória nas décadas de 1980 e 1990, mas anda meio esquecido hoje em dia. Estrelou vários filmes conhecidos como O Grande Dragão Branco, Duplo Impacto e Soldado Universal. Apareceu também em Os Mercenários 2, ao lado de um bando de atores que fizeram sucesso... no passado.
 
M. Bison

Raul Julia - M. Bison

Raul Julia conseguiu fazer o Gomez de A Família Adams aparecer em Street Fighter. Cheio de caras e bocas, é difícil não sentir vergonha ao conhecer o personagem dos jogos.

O ator faleceu em 1994.
 
Ryu

Byron Mann - Ryu

De personagem principal da série a um mero coadjuvante. Não dá pra se empolgar nem quando "finge" soltar um Hadouken...

Ryu foi interpretado por Byron Mann que, entre outras coisas, apareceu em vários filmes, como Catwoman e séries como Arrow e Smallvile. É também advogado.
 
Ken

Damien Chapa - Ken Masters

Se Ryu já não foi lá essas coisas, o Ken de Damien Chapa consegue ser ainda pior. Sem nenhuma ligação com o personagem dos jogos, ainda leva Ryu a ajudá-lo a vender armas para Sagat.

Damien fez diversos papéis no cinema, mas o principal foi ter sido casado com Natasha Henstridge, do filme "A Experiência".

Natasha Henstridge
Esta, sim, uma bela experiência, não aquele filme...

 
Chun Li

Ming Na Wen - Chun Li

No filme, Chun Li é uma repórter interpretada por Ming Na Wen. Hoje podemos vê-la na série Agents of Shield.
 
Carlos Blanka

Blanka

Nem sei o que dizer sobre ele, sei sim, só não quero, só que no filme seu apelido é "Charlie".

Gand L. Bush - Balrog

Balrog

O cameraman/boxeador foi interpretado por Grand L. Bush que, entre outras coisas, apareceu em Máquina Mortífera.
 
E. Honda
E. Honda

Puxa, eu vi o E. Honda em Guerreiros Wasabi.





 
Vega

Vega

Cammy

Kylie Minogue - Cammy

Além de atriz é cantora e aposto que você já a ouviu alguma vez. Seu nome é Kylie Minogue.


 
Outros personagens...
 
Capitão Sawada

Capitão Sawada

Dee Jay

Dee Jay

Dhalsim

Dhalsim

 
T. Hawk

T. Hawk

 
Sagat

Sagat

 
Zangief

Zangief
"O melhor personagem do filme!"

Mas o que você achou do filme, João?

É complicado. Na época eu assistia loucamente o filme, mesmo sabendo que não era tão bom assim, mas fazê-lo hoje em dia é um martírio. E nem sei dizer se é por causa da descaracterização dos personagens ou da história ruim.

E nem posso culpar o vilão M. Bison, pois o Coronel Guile foi tão mal interpretado quanto ele.

Posso garantir que existem inúmeros filmes melhores e se for para assistir Street Fighter, que sejam os longas animados, que são infinitamente melhores.

Todos os personagens - final do filme

Street Fighter (Filme)
Street Fighter (Filme)

Série: Street Fighter

outras tags: Street Fighter: The Movie

Compartilhe

Pin it


Leia também...



5 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    leandro (leon belmont odst) the devil summoner
    29/07/2016 às 15:58:43   localizacao Recife-PE
    Ainda acho injusto reclamar da atuacao do Raul Julia, ele estava com cancer e só aceitou o papel porque os filhos pediram. E o filme é um clássico. pelos motivos errados

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    29/07/2016 às 22:37:28   localizacao São Paulo - SP
    Teria sido essa a razão pela qual quando fizeram o M. Bison no Street Fighter Alpha, fizeram ele aquele armário, aquela mistura de Raoh do Hokuto no Ken com Mewtwo do Pokémon?

    O tempo caga em todo mundo. O tempo caga até no Kenta Sato (fez o Riki Honoo/Red Turbo ("ledotabo") do Kousoku Sentai Turboranger)...

    Eu vi esse filme logo no cinema.

    Sobre as garotas, a Ming Na Wen (que fez a Chun-li) mais tarde dublou a Aki Ross no filme Final Fantasy -The Spirits Within.
    O filme em questão saiu "meh" e só é lembrado por causa da bela Aki Ross.

    A Kylie Minogue já fazia sucesso na década de 80, e confesso que ela ficou o máximo como Cammy.

    Naquela coisa (essa sim) meia-boca que foi o game do filme, em um dos cenários a Cammy (mesmo sendo selecionável) aparece em uma situação análoga à da Sonya Blade no cenário Kahn’s Arena do Mortal Kombat 2.

    Aquele Vega parece o wrestler Fandango, da WWE (só de imaginar, já pega mal à beça pro Vega...)

    Raul Julia eterno.

    Responda!
  • avatar de Ulisses 8Bits
    Ulisses 8Bits
    30/07/2016 às 16:01:12   localizacao Curitiba
    Eu gostei deste filme, do roteiro mesmo, acho que ele é bem "sessão da tarde", serve para divertir sem maiores pretensões. Se ele não tivesse a marca Street Fighter e fosse um filme de artes marciais genérico, seria muito bem aceito. Tipo um filme "B" do Van Damme. Traduzir personagens de jogos para o cinema é sempre um desafio enorme, e esse foi o "erro" do filme.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    04/08/2016 às 22:28:03   localizacao SP
    Rapaz, que susto! Vc falou "Jogo bom, filme ruim", eu achei que vc tava elogiando o jogo Street Fighter: The Movie! Aquele jogo vc não recomenda nem pro seu pior inimigo.
    Eu ainda tenho um certo carinho pelo filme em si, embora ele seja bem Sessão da Tarde pelos motivos que vc mencionou e talvez até outros que eu não vou saber dizer. Mas repito: ainda gosto dele, talvez pela nostalgia! rs
    Sinceramente não sei como seria assistir hj. Tipo aquele desenho do Sonic (é, eu tinha que citar Sonic) que tem a tal da Princesa Sally, sabe? Tentei assistir faz uns anos, quando estava no catálogo do Netflix, e eu não passei do terceiro episódio. Que desenho horrível. E quando criança, eu gostava. Só não gostava da princesa imbecil. Enfim, sei lá como seria assistir o filme do SF hj.
    Lembro que a cena do hadouken é muito triste... kkkkkkkkkkk
    Sobre os atores, legal que os tenha mencionado. A Chun Li eu não reconheci como a Melinda May, só um tempo depois que eu acabei descobrindo por acaso.
    Tomara que um dia façam um filme bom da franquia. Aquela série online que lançaram (fugiu o nome agora) ficou bem bacana, algo naquele nível seria legal de assistir.
    Muito bom, professor! hehe!
    Abraço

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    04/09/2017 às 21:49:53
    Lembro de receber um convite para ir ao cinema ver esse filme. Saudades daquela época que ainda jogava muito mega drive! Existem muitos defeitos especiais nesse filme e alguns efeitos especiais que considero mediano. Acredito que o defeito principal do filme foi a escolha de determinados atores e a história menos caprichada. Também tudo centralizado no Guile, porque sérá ein? esqueceram que stf era basicamente centralizado em Ryu e Ken e acho que a única coisa que me atraiu mesmo foi a cena de combate com a Chun li!!!! Depois ainda tem gente que fala do fime MK da vida!!!! bons tempos!!!!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé