Se a segunda foi aquele dia incrível com ótimas apresentações, parece que ontem foi o dia das apresentações ruins. A SquareEnix até mostrou bastante conteúdo bacana, mas apostou em um formato tão engessado, que é impossível não se entendiar. É sério, parece que na real aquilo foi uma reunião para mostrar os jogos aos executivos.
Mas bem, as coisas começaram explosivas com a apresentação de Just Cause 3, um jogo onde todos os exageros possíveis dos filmes de brucutus são elevados a décima potência e colocados ao seu inteiro dispor e diversão. Eu nem manjava nada dessa série, mas parece muito divertido. Lançamento para PC, Xbox One e PS4 no dia primeiro de dezembro.
Sem qualquer previsão de lançamento, fomos apresentados a um teaser do RPG NieR, continuação do título original lançado em 2010. O desenvolvimento está a cargo da Platinum Games, que pelo visto resolveu desenvolver jogos para todos, e costuma entregar sempre excelentes produtos. Também foi apresentado novamente o novo jogo da heroína Lara Croft, Rise Of The Tomb Raider, um título exclusivo para Xbox One.
Diversificando as plataformas, tivemos Hitman GO para iOS, uma espécie de jogo de tabuleiro baseado na série Hitman, com um visual bem interessante onde os personagens são bonecos. Já em Hitman Sniper, também para smartphones, como o próprio nome sugere, o foco são os assassinatos com armas de longo alcance. E ainda formos apresentados a Lara Croft GO, que possuí um visual desenhado muito interessante e como o nome sugere, segue a mesma ideia de jogo de tabuleiro de Hitman GO.
Depois de apenas um trailer da expansão de Final Fantasy XVI Online, Heavensward (23/06) e Dragon Quest Heroes (13/10), mais uma vez foi exibido o trailer de Final Fantasy VII Remake, exatamente o mesmo da conferência da Sony, que obviamente desta vez teve uma recepção mais tímida. A única informação sobre o jogo continua sendo o lançamento inicial para PS4.
Kingdom Hearts Unchained, mais um jogo da famosa série crossover entre os personagens da SquareEnix e Disney foi mostrado, sem previsões de lançamento e será um jogo para smartphones da plataforma iOS. Quem também deu as caras sem previsões foi Kingdom Hearts 3. E outro que retornou da coletiva da Sony, foi o simpático World Of Final Fantasy.
Porém mostrando que algumas coisas é melhor guardar para si mesma, o novo Hitman foi mostrado com um pouco mais de detalhes, dando bastante ênfase a versatilidade do personagem e nas mais variadas formas de cumprir os contratos de assassinato. Também foi prometido certos tipos de interações entre as pessoas do mundo, como alvos que ao serem mortos por um jogador, não irão aparecer para mais nenhum outro. O jogo será lançado em formato digital no dia oito de dezembro para PC, Xbox One e PS4.
Star Ocean: Integrity And Faithlessness, o novo título da famosa série de RPGs deu as caras no evento, mostrando um pouco do jogo exclusivo para as plataformas da Sony.
E por fim, a continuação de outro RPG de sucesso da geração passada, o já anunciado Deus Ex: Mankind Divided, que continua a saga de Adam Jensen, dois anos após os acontecimentos de Human Revolution. Com uma previsão vaga para o começo do ano que vem, o trailer focou mais na ação do personagem, mas ainda poderemos resolver as missões das mais variadas formas possíveis, inclusive sem dar um só tiro.
Ao término da apresentação, algumas informações diversas foram passadas, sendo a mais interessante delas a criação de mais um estúdio interno, o Tokyo RPG Factory, focado totalmente na criação de JRPGs.
Apesar de toda a chatice, a SquareEnix mostrou muita coisa bacana, mas sem aquele impacto, uma vez que a maior parte dos jogos já eram de conhecimento geral ou já haviam sido mostrados em outras conferências. Paciência, vida de terceiro é assim mesmo.
* Revisado em 19/11/2016 às 01:08:55