Atenção! Leia antes de prosseguir!
Se você é pai ou maior de 12 anos, então leia o escrito ae... agora se você é criança (e não tenha vergonha disso), clica aqui, pula a parte chata e divirta-se!
Para os pais...
Dia das crianças é sempre uma data especial, mesmo para nós marmanjos e sem grana nenhuma. Quem não se lembra daquele clima de "o que vou ganhar?" e mesmo ganhando um simples peão de madeira (sabem o que é isso?) ou um carrinho de plástico tóxico e vagabundo (que nunca vi matar criança nenhuma com suas pecinhas fáceis de serem engolidas), não fica feliz da vida? Pois é, mas mesmo com esse sentimento todo não tinha nada em especial pra escrever para esta data (essas coisas eu deixo pro fim do ano). Só que o pessoal do Gagá Games resolveu fazer uma brincadeira de dia das crianças, aonde um monte de atoas pseudo-escritores blogueiros e afins escreveriam sobre um jogo velho que as crianças deveriam jogar neste dia especial. Normalmente não sou dessas coisas, mas a idéia foi interessante e cá estou eu.
Comecei a pensar em alguns jogos com temática infantil, mas que fossem bacanas o suficiente, daqueles do tipo "jogo para toda a família", mas tudo que me vinha a mente eram coisas óbvias e que dariam escritos não muito interessantes para o assunto. Então fuçando um pouco na internet pra ver se aparecia alguma idéia, acabei pesquisando um pouco sobre Gunpei Yokoi e sobre uma de suas grandes criações: o Game & Watch. Pra quem não sabe, ele foi o mentor de um tal de Shigeru Miyamoto e criou um joguinho ae chamado Metroid. Como nem tudo são flores, o cara também criou a porcaria do Virtual Boy, acabou sendo demitido e morreu um ano depois em um acidente de carro, bem trágico.
Game & Watch foi uma série de 59 mini-games dos mais variados temas e formatos que a Nintendo lançou quando entrou no ramo de jogos eletrônicos entre 1980 e 1991. Foram deles que surgiram o GameBoy e de tabela tudo quanto é portátil que você conhece hoje, como Nintendo DS e PSP. Não sei se vocês notaram, mas a parada foi produzida mesmo depois do surgimento do GameBoy, que naquela época já vendia horrores. Um ponto muito interessante nesses mini-games é que eles tiveram várias versões com propósitos diferentes e muitas das idéias estão sendo aplicadas nos produtos Nintendo de hoje. Segue aqui um resumão:
Silver and Gold: foram os primeiros lançados e os mais raros de se encontrar, com joguinhos bem simples;
Widescreen: como o nome já diz, esses tinham a tela mais larga, acabou se tornando o padrão. Vários jogos com personagens famosos foram lançados para esta linha, como Popeye e Mickey;
Multiscreen: vocês acham as duas telas do DS algo super moderno? Porra nenhuma, essa série tinha exatamente este atrativo, as duas telas. Jogos famosos foram lançados, como o viciante Donkey Kong. Aqui também surgiu o famoso Jumpman... que vocês conhecem como Mario, que aliás ganhou um exclusivo junto ao seu irmão Luigi;
Tabletop: não sei o que pensar dessa linha, era uma espécie de mini-arcade, com alavanquinha e tudo mais. Os jogos eram coloridos e com umas musiquinhas, mas não deve ter dado muito certo, foram feitos muito poucos modelos;
Panorama: idênticos aos Tabletop, só o formato que era um pouco mais fácil de segurar o que não garantiu o sucesso da coisa;
Superscreen: tinha uma tela comprida e colorida, não teve muitos jogos;
Crystalscreen: esses vinham com uma tela bem brilhante, porém só dava pra ver direito em boa iluminação. O GBA Micro com certeza teve o design chupado dessa série;
Micro Vs. System: os mais interessantes, eram mini-games feitos para jogar de dois! Isso mesmo, mini-game multiplayer;
Miniclassics: esta foi uma série recente, licenciada pela Nintendo com alguns dos clássicos lançados por ela. São chaveiros com formato de GameBoy.
Talvez muitos de vocês sequer tenha visto um desses na sua frente, mas com certeza quem é um pouco mais velho lembra dos famosos mini-games, brick-games e afins que tiveram um forte apelo entre a molecada há alguns anos, até mesmo contanto com alguns títulos da TecToy. Um dos motivos do sucesso eram os preços (para os pais era um alívio) e claro os jogos altamente viciantes, embora em um padrão bem abaixo dos da Nintendo e TecToy, o que fazia com que a galera enjoasse depois de um tempo e acabasse enchendo o saco do pai e da mãe pra ganhar um Master System ou Nintendo.
Hoje esses mini-games podem parecer toscos e muitos como os Tabletop, meio sem noção, mas pra quem acompanha vídeo-games a alguns bons anos tem um pensamento bem diferente. Pra gente ver essas coisas e ver a evolução dos jogos, principalmente quando você vê velhas idéias sendo reutilizadas como o caso do Multiscreen e Nintendo DS por exemplo. Já para a molecada de hoje em dia fica complicado mesmo, já que o mais velho que eles conhecem é um PSX. Notem como isto afeta até o entendimento de muitos sobre jogos e a forma como eles encaram certas franquias mais velhas, com desdém. Foi por isso que escolhi os Game & Watch para escrever neste dia das crianças, pra eles verem os jogos em sua forma bruta, sem histórias mirabolantes, sem seqüencias cinematográficas, sem polígonos, sem sorround e ainda sim viciantes e divertidos (até porque naquela época não tinha como fazer de outro jeito mesmo).
... para as crianças
Iae mulekada, tudo baum? Então, chega dessa lenga-lenga de gente velha, tá na hora de ter um pouquinho de aula de história sobre jogos, mas não é aquela coisa chata de escola não, aqui o lance é a diversão. Então vai aqui alguns jogos muito divertidos da época que os seus pais tinham a idade de vocês. Pra deixar a coisa mais emocionante e interessante, apostem com os velhos quem faz mais pontos, ae negociem, se vocês ganharem levam um mês a mais de mesada, que tal? Se vocês gostarem mesmo dos joguinhos, encham mais o saco deles e peçam a coletânea com todos, que a Nintendo lançou para os seus portáteis, usem a desculpa que eles também vão gostar e blá, blá, blá. Agora chega de papo...
AC-01 BALL - Faça malabarismos com as bolinhas sem deixar cair no chão.
Dodgeman - Aqui o objetivo é não deixar nenhum lixo acertar a sua cabeça.
DonkeyKong II - Ajude Donkey Kong Jr. a salvar Donkey Kong das mãos do maléfico Mario (pois é, ele já foi o vilão acreditam?).
Flagman - Esse é de raciocínio rápido: aperte o botão correspondente ao que aparecer na tela (melhor pedir ajuda pro seu pai nesse).
Fire - Assuma o papel de bombeiro e resgate quem estiver pulando do prédio em chamas.
Judge - Esse aqui é ótimo para jogar de dois. Cada jogador recebe um número, quem receber o maior tem que bater e o menor correr.
Mario Bros.- Mario e Luigi vocês conhecem né? Então, antes de ficar salvando a princesa, os dois trabalhavam carregando um caminhão de presentes. Ajude eles nesta tarefa.
Octopus - Escape dos tentáculos do polvo.
Agora vão jogar seus pirralhos!
Nota:para curiosidade de vocês, sim, o Donkey Kong na foto do escrito é meu. Infelizmente eu peguei ele usado e já bem surrado e depois de um tempo o LCD dele "vazou" (ou algo parecido), mas tive o prazer de jogar ele, muito viciante. Hoje guardo apenas como coleção.
Nota 2: O texto do Gagá Games e a lista com os outros participantes da brincadeira você encontra aqui.
* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:16
Compartilhe