logoVão Jogar!

Minha Linda Coleção De Cartuchos De Videogames Super Raros Que Eu Não Sei Aonde Guardo

Papo Livre

Do céu ao inferno, um pouquinho sobre colecionismo.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 26/09/2014 às 07:59:44   tagarelices 27

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

Do céu ao inferno, um pouquinho sobre colecionismo.


Chegou uma certa época da minha vida em que resolvi compensar todos os anos em que eu não tive um videogame e de tabela deixei de jogar várias coisas bacanas. Comecei no Dreamcast, e por conta dele montei o Vão Jogar! (na época Todos Merecem Sonhar), depois veio o Game Cube e mais outro, e mais outros, até que...

Coleção do Tchulanguero
Virei um colecionador!

Pois é, minha história não é diferente da de muitos, algumas coisas que eu queria eu comprei, outras apareceram por acaso com preços tão convidativos que eu não resisti, algumas eu ganhei de amigos ou de minha ex-esposa, e um bocado o Professor João Roberto me "obrigou" a comprar, rzs. Aliás, João, tira o olho dos meus jogos! Mas eu sempre tive um objetivo muito claro, que é o de jogar coisas boas que eu não pude jogar em sua época, em seu estado mais puro, ou seja, nada de emuladores, ter aquela sensação de pegar o cartucho, colocar no console e jogar na boa e velha tubão de 29". E é aqui que eu começo a me diferenciar um bocado da maioria dos outros colecionadores, afinal...

EU COMPRO PARA JOGAR

Podem notar lá na foto que praticamente nenhum cartucho meu tem caixa, não há nenhum item realmente raro, e mesmo coisas como o Game & Watch Donkey Kong (quebrado, infelizmente) e o TV Game (Atari 2600 genérico), só fazem parte da coleção porque vieram parar em minhas mãos a muitos anos por um acaso, então não faz sentido me desfazer deles justo agora, não é mesmo? O fato é, como eu disse acima, o foco da minha coleção é o jogar. Então a minha prioridade é muito mais com relação a condição do cartucho ou disco, e se eles estiverem funcionando corretamente já está valendo. Claro que se eu estiver atrás de um jogo e eles estiver na caixa, com manual e tudo mais, ótimo, mas não é essencial. Anos depois que eu fui descobrir a palavra "loose", que é o nome dado a esses jogos "incompletos". Sim, podem chamar a minha coleção de "loose".

Por esse mesmo motivo é que dificilmente vocês irão ver em minha posse algum, sei lá, Jaguar ou 3DO, afinal, ter todo um esforço em conseguir um console que só vai me oferecer uns poucos jogos ou até mesmo nenhum, apenas para servir de troféu? Não obrigado, já basta o meu Saturn com quase nenhum jogo, mas por outros motivos, já falo deles abaixo. E sinceramente, ultimamente ando ponderando bastante a respeito de adquirir ou não a dupla NES & Master, tem um tempo já que descobri que não tenho muita paciência para grande parte dos jogos da geração 8-bits, salvo os grandes clássicos.

Porém vejam bem, eu não estou criticando aqueles que colecionam apenas jogos completos e ficam correndo atrás de raridades. Por favor, já vi várias coleções que são de encher os olhos de lágrimas. Estou apenas dizendo que esse não é o meu objetivo como colecionador, e é este o problema que eu vejo com a maioria dos colecionadores: eles não tem objetivo. Não é de hoje que o "retrô" virou moda, e é bem fácil o cara se empolgar e acabar saindo comprando tudo que apareça pela frente. Porém podem notar, a grande maioria dessas pessoas não joga nem metade do que comprou e mal tem espaço para guardar tanto jogo, que dirá deixá-los expostos em algum lugar da casa. Pior, tem alguns que prezam apenas pela quantidade e ainda tentam menosprezar outros colecionadores, como se eles fossem os verdadeiros e os outros apenas acumuladores de cacarecos. Sério, eu não me assustaria se do nada surgissem os termos "hardcore collector" e "casual collector". Então conselho do Tchulanguero para colecionadores novatos: tenham um objetivo para a sua coleção... sempre! Até porque...

VIDA DE COLECIONADOR NÃO É FÁCIL

Acreditem, apesar de gratificante, as vezes a vontade que tenho é de vender tudo de tanto trabalho que dá... ok, passa em cinco segundos, mas acontece, rzs. O fato é que manter uma coleção, independente dos itens que compõe ela, é complicado. O primeiro problema é a clássica falta de espaço. Se você mora com os seus pais não acha que está na hora arrumar sua própria casa não vagabundo? provavelmente terá apenas uma estante no seu quarto, o que vai deixar de ser suficiente muito rápido. Se for casado, torço para que não more em apartamento e tenha uma esposa bem compreensível. Solteiro morando sozinho é mais tranqüilo, mas ainda sim é foda ter que ficar passando cabo pra lá e pra cá na hora de jogar, afinal o número de consoles ligados a uma televisão simultaneamente é limitado, não é mesmo? Eu mesmo passo por esse problema, embora espero resolvê-lo até ano que vem, com a construção de uma super estante, em um esquema parecido com o que aquele camarada do Cosmic Effect fez, só que menos vitrine.

Cosmonal e o Super Console
Cosmonal e seu Super Console

Mas mesmo que espaço não seja um problema para você, ainda terá que enfrentar o tráfico de jogos. Sim, pois como eu já disse, após o "retrogaming" ter virado moda, criou-se uma máfia dos jogos usados que é um verdadeiro inferno na vida de qualquer colecionador. Quem nunca se deparou com aqueles anúncios do Mercado Livre com Super Nintendo sendo vendido a preços exorbitantes só pelo fato de estar na caixa, ou jogos como Xenoblade Chronicles, que foi lançado a poucos anos, mas por conta da baixa tiragem é vendido duas ou três vezes mais caro que um jogo novo de console atual? Jogos de Saturn então? Prepare o bolso! E saibam que isso não é exceção, é a regra. Eu mesmo, por mais fã de Metroid que eu seja, desisti a muito tempo de comprar Metroid Prime Trilogy por conta desses valores, estou feliz em ter os três jogos separados e a integridade de minha carteira intacta. Sim, porque aceitar esses valores exorbitantes, é aceitar que isso é normal e permitir que esse povo continue fazendo a festa. Sério gente, parem de comprar caixa de papelão a preço de jogo novo... literalmente!

Caixa de Snes Sendo Vendida
Pois é...

Fora que como se não bastasse ter que se preocupar com preço e torcer para aquela parte do anúncio que diz "sem arranhões" ser verdadeira, ainda tem muito vendedor que relacra o jogo só para subir o preço ou então os que vendem jogo falsificado como se fosse original. Olha, vou dizer que depois de ter levado muito na cabeça por conta disso e ter pegado vários macetes, chuto que 90% dos jogos de GBA vendidos por aí são falsificados.

SE PREOCUPEM MAIS EM JOGAR

Eu já sou um caso sem solução, já falei disso antes. Eu gosto de cartucho, gosto de comprar mídia física, gosto de caixinha, gosto de manual... mas sério, em termos práticos isso não passa de uma romantização da parada, tal como ocorre com livros e filme. Apesar das problemáticas envolvendo posse, não tem como negar que atualmente é muito mais prático você investir em um console com HD grande e entupi-lo de jogos, sejam atuais ou velhos. Não tem problema de espaço, não tem que negociar com um terço na mão e não tem que ficar na expectativa do carteiro ter vindo chutando ou não o seu embrulho. Então o que eu digo é, se você está pensando em entrar nessa vida de coleção, pare, porque depois é caminho sem volta. Afinal, o importante é se divertir jogando, não é mesmo? Então não importa se é cartucho, disco ou uma entrada de menu no console, escolham o seu jogo favorito e Vão Jogar!... agora deixa eu ir ali atender a campainha, deve ser o carteiro chegando com alguma encomenda...

The Last Story
- Rá! Mas um desses não tem disponível via download! :P

Compartilhe

Pin it


Leia também



27 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    26/09/2014 às 08:42:08   localizacao Recife-Pe
    eu nunca fui de "colecionar" consoles, não propositalmente. tinha tal console, comprava os jogos e ia seguindo. não sei como está a moda retrôgamer hoje, mas o pessoal ainda procura muitos jogos antigos para reviver o passado. ou mesmo ter só o jogo mesmo, por consideração. os meus mais antigos estão no armário como o N64 e Gamecube por exemplo.

    e sim, eu sofro para conseguir jogos novos de Saturn e Dreamcast.

    Responda!
  • avatar de Somari
    Somari
    26/09/2014 às 11:14:05
    Infelizmente ta brabo ser colecionador, em especial no Brasil.

    Andei fazendo piada por aí sobre um cara vendendo um Zeebo por 1500 reais. Até aí tudo bem (brinks). Foda é quando eu vou no eBay e vejo um cara vendendo um Zeebo por 1500 DÓLARES!!! Talvez o mesmo vendedor? Não sei.

    Tem uns cartuchos do Sonic que só foram lançados no Brasil (Sonic Blast e Tails Adventure para Master System) e que sai na faixa dos 300 dólares, e por aí vai.

    Infelizmente hoje em dia a comodidade da emulação faz com que a coleção ande morrendo. Eu não tenho mais vontade de ter metade dos consoles que eu queria ter há uns três ou quatro anos atrás. Game Gear que na época que eu comecei a olhar saindo na faixa dos 200 reais, hoje em dia acho por 500, 600. E aqueles 200 que antes estavam em perfeito estado e até com jogos inclusos, hoje em dia é o preço do console quebrado! Absurdo isso!!!

    O mais caro que já paguei em um jogo foi um SNK vs Capcom para Neo Geo Pocket, por uns 200 reais, completo e talz. Hoje em dia acho que eu pensaria MUITO antes de fazer isso.

    Enfim, tá brabo mesmo :l

    Ao menos consegui comprar minha edição especial de Pokémon HeartGold por 170 reais (aquele exclusivo americano com o boneco do Ho-Oh). Hoje em dia o jogo normal tá saindo por 300 reais. Sepá a minha edição consigo vender por uns 500~600 reais.

    Triste. Muito triste :l

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    26/09/2014 às 22:32:53
    recentemente comprei um super famicom...o meu sonho era ter o super famicom original japonês mesmo...show! tenho alguns cartuchos e ainda tenho o meu top game vg9000,,,,vou comprar um mega cd também,,,e claro vou jogar,,,não curto esse negócio de troféu,,,comprei pra jogar mesmo,,,,conheço pessoas que ficam baixando filmes, jogos e músicas e nunca para para usufruir os produtos baixados...parece doença! esses video games citados foram os que marcaram a minha geração,,,então logo tentarei comprar o sega saturn que ainda não tenho,,tudo é paciência mesmo....são raridades e clássicos que fizeram parte da minha vida....jogos atuais só no pc mesmo,,, valeu! dukaralho o texto!!!! valeu

    Responda!
  • avatar de Paulo Aquino
    Paulo Aquino
    27/09/2014 às 02:56:03   localizacao São Paulo - SP
    Cosmonal manja dos ditos "paranauês".

    Pra essas coisas eu seria só um "faixa branca", e que teria começado ontem.

    Atualmente tenho um Play 2, que eu ainda jogo nele, jogo muita coisa, os meus "game discs" ficam todos guardados em um compartimento no rack da sala (porque o meu "highlander" fica instalado na LCD da sala).

    Tenho uma coisa de 30 "game discs", alguns deles são "packs" (com vários jogos no mesmo disco), a maioria desses jogos é de luta. Há outros gêneros tambem.

    Mas não tenho tanto potencial assim pra fazer essas loucuras mostradas neste artigo.

    A minha mesmo é jogar. Como bem recomenda o nome deste blog.

    Responda!
  • avatar de Felipe B. Barbosa
    Felipe B. Barbosa
    27/09/2014 às 16:40:55   localizacao Americana, SP
    Excelente texto Tchulanguero!

    O foco da minha coleção é muito parecido com a sua, eu compro jogos (e consoles) que realmente pretendo jogar, porém, dependendo do console (a maioria deles), eu dou prioridade para jogos completos, por exemplo, não consigo comprar um jogo de Master loose, já de NES, sim!

    Agora, os consoles eu sempre os queria com caixa e tudo mais, mas depois de um tempo, resolvi que a coleção seria mais voltada para os jogos em si e os consoles serviriam apenas rodá-los, então parei de dar prioridade nas caixas!

    Enfim, eu confesso que realmente compro mais do que jogo, mas estou tentando mudar isso.

    Abraço e vamos jogar! :)

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    28/09/2014 às 14:43:28   localizacao São Paulo
    Ótimo texto =D fala bem do que realmente é colecionar kk mas olha, eu até curto comprar consoles antigos, mas tenho um nervo de comprar cada cartucho apesar de eu gostar. Tanto que a minha mais recente aquisição foi um snes com um flashcard kkk

    Responda!
  • avatar de zephyrous
    zephyrous
    28/09/2014 às 20:27:54   localizacao Betim
    Eu já fui mais doidão nisso, comprei consoles que nem jogos assim tem como o Neo Geo Pocket e o 3do que me chamavam atenção quando era pirralho. Comprei um Neo Geo cd que era um sonho de infância e que no final deu uma tremenda dor de cabeça. Mas sigo mais ou menos o seu pensamento, acabo comprando jogos só quando acho num preço legal sem me preocupar com caixa e encarte, funcionando legal eu compro. Ultimamente nos Mercenários Livres eu pulo anuncios quando falam que é pra colecionador, sempre é fria!kkkk Já sofri com essa do hardcore collector no facebook, onde um cidadão de um grupo falou que coleção sem caixa e manual era lixo. Normal esse tipo de papo, sempre as pessoas tendem a querer se sentir superior em qualquer coisa. É um hobby complicado, mas me divirto com ele.

    Responda!
  • avatar de Willi Weiss
    Willi Weiss
    28/09/2014 às 23:50:03   localizacao Maravilha - SC
    Eu chamo de "coleção" o Atari, o SNES e o PS3 que tenho, junto dos jogos deles. Pra mim tá mais que ótimo, até porque o desbloqueio do PS3 me permite emular tudo de 8 e 16 bits sem stress nenhum. XD

    Enfim, acho uma babaquice ficar comprando por troféu ou por "acumular". Claro, antes na mão de um "demente" que mantenha tudo limpo e cheiroso do que de uma pessoa qualquer que deixe empoeirando dentro de uma caixa no fundo do guarda-roupas, e com os fios enrolados em volta dos controles ainda (vish, essa dói). Só que é como o Tchulanguero disse, virou modinha ser gamer colecionador, então o pessoal compra muito pra ter mesmo. Jogar pra quê né.

    Eu tenho o sonho de um dia ter um rack na sala com todos os consoles ali instalados, mas por questão de capricho mesmo, ter meus aparelhos todos prontos e à mão, visto que hoje pela falta de espaço só o PS3 fica instalado direto. Dificilmente compraria algum console de gerações passadas, me passa pela cabeça às vezes, mas aí eu penso que não tem nem 5 jogos deles que eu tenho vontade de jogar, então volto atrás: "Não, o que eu tenho já tá bom. Os de nova geração, quem sabe".

    Ótimo texto Rafa! Boa semana a todos!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    29/09/2014 às 12:26:14   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    Todos sofrem com jogos de Saturn e Dreamcast, rzs.

    @Somari

    Acho que nunca ultrapassei a faixa dos 100 em jogo usado.

    @helisonbsb

    Se você não ligar muito para o idioma igual no caso do Super Famicom, Saturn japa é mais de boa de levar.

    @Paulo Aquino

    É isso aê, o importante é jogar ;)

    @Felipe B. Barbosa

    Eu costumo me importar mais com caixa no caso de jogos em discos, mas é mais por questão de conservação mesmo, já que discos são bem mais frágeis.

    Caixas de consoles eu só tenho dos consoles mais novos que comprei mesmo, mas não corro atrás de caixas para os antigos, se não é mais espaço pra ter que guardar.

    Esse lance de comprar mais que jogar é foda mesmo, tem que se controlar, he he he.

    @Fgap10

    É uma forma de você não cair naquela pilha do emulador, de ter um milhão de jogos e não jogar nenhum direito. Ao comprar um cartucho, você acaba se concentrando mais no jogo :)

    @zephyrous

    Iaê cara, quanto tempo... sumiu dos online hein? Rzs. E nem vem, eu sei que você é caso perdido também, hwa hwa hwa :P

    @Willi Weiss

    É complicado esse lance de ligar vários ao mesmo tempo, lá em casa eu consigo deixar quatro consoles na TV da sala e mais três na do escritório, mas sempre rola uma troca de cabos ou algo do tipo.

    ---

    Valeu pelas tagarelices kambada, abraço!

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    29/09/2014 às 21:24:06   localizacao São Paulo
    @Tchulanguero eu até concordo contigo, mas nele eu só tenho os jogos que eu jogaria kk não costumo encher de jogo pra não parecer isso que você falou mesmo kk vide meu flashcard do snes, mal 5 jogos tem kk

    Responda!
  • avatar de flaviometal
    flaviometal
    30/09/2014 às 17:26:56   localizacao Londrina
    Eu não me preocupo em "colecionar", mas gosto de guardar os games de compro (comecei a fazer isso só no PS3). Pra mim acaba sendo natural: eu compro o que eu quero (e sei que vou) jogar, e depois fico com pena de vender, aí acabo deixando guardado lá. Acho legal quem é colecionador (e tem grana pra isso), mas acho uma besteira uma pessoa pagar 300,00 num Chrono Trigger só porque ela ouviu falar que é um dos melhores jogos do SNES, pra depois deixar guardado. Hoje compro jogos de PS3, Vita, DS e 3DS. Tenho pouca coisa, e procuro comprar e guardar só os meus favoritos, e não aquele tal "jogo X" só porque ele é bem avaliado no Metacritic.

    Videogames hoje são artigos de luxo. Bom, pelo menos se um dia a cirrose me atacar, posso arrecadar uma grana vendendo meus jogos pra pagar o tratamento... ;)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/10/2014 às 12:35:39   localizacao Vespasiano - MG
    @Fgap10

    Mais fácil comprar os cartuchos então, rzs.

    @flaviometal

    Claro que é besteira, todo mundo sabe que o melhor jogo do SNES é Super Metroid :P

    Que isso rapaz, cirrose? Hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de flaviometal
    flaviometal
    01/10/2014 às 12:50:47   localizacao Londrina
    @tchulanguero, seu herege! Os melhores jogos do SNES são Shak-Fu e Batman Forever, rapá! :P

    Responda!
  • avatar de D00d!
    D00d!
    01/10/2014 às 13:55:56
    Eu só queria ser feliz tendo um Mario All Stars e um Super Metroid pra jogar no meu SNES. Cansei de emulação e quando acho que vai ser fácil conseguir esses jogos atualmente... Ô decepção. Agora tudo é raridade pra Super Nintendo até jogo da Barbie. Triste isso.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/10/2014 às 12:36:56   localizacao Vespasiano - MG
    @flaviometal

    Ainda bem que eu nem lembro direito dessas porquera, hwa hwa hwa.

    @D00d!

    Pra muita coisa eu já estou apelando para o Virtual Console mesmo.

    Responda!
  • avatar de Luis Otavio
    Luis Otavio
    02/10/2014 às 21:51:29   localizacao Poços De Caldas MG
    Ta ai um problema que sofro tbm kkk , mas ca entre nos sua coleção aumentou bem , quando comecei acompanhar o site vc tinha uns 4 consoles kk mas assim como vc também não importo com manuais e caixas , não já que não e eles que vou jogar ,mas parabéns pelo texto e fala pro professor me colocar nesse esquema de games tbm to precisando de um expansor pro 64 kkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/10/2014 às 22:07:35   localizacao Vespasiano - MG
    @Luis Otavio

    Iaê cara, beleza?

    Hwa hwa hwa, pois é, teve uma época que eu comprei / ganhei bastante coisa mesmo, mas agora estou em uma fase mais tranqüila.

    Valeu pela visita, abraço!

    Responda!
  • avatar de Clay Neto
    Clay Neto
    23/10/2014 às 05:37:58   localizacao Santos
    bem , eu e a minha futura esposa nerd gamer tocamos a coleção em parceria , seja de anime , HQ , mangá , action figures , então a casa ta tomada em totalidade , até a geladeira não escapou com imãs

    quanto a nossa filosofia de coleção , cartuchos a gente compra loose de locadoras falidas e mercado livre , depois imprime capinhas e coloca em caixas de VHS das mesmas locadoras falidas pra organizar , CDs e DVDs só completos com manual e caixinha por motivos obvios

    só compramos o que vamos jogar , testamos o jogo antes pelo jack sparrow ou download de demo / emulador pra ver se vale a pena e depois compramos o jogo pro aparelho que ele estiver mais barato , tanto que nossos aparelhos são todos loose também

    sou contra comprar pra não usar , seja livro , mangá , hq , anime gravado com capinha impressa , etc... , mas depois de comprado algum dia será jogado , não revendo nem troco , acho sacrilégio maior isso

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/10/2014 às 18:59:36   localizacao Vespasiano - MG
    @Clay Neto

    Iaê cara, bem vindo ao buteco :D

    Eu também não vendo nada que vem parar na minha mão de jogo, até o horrendo Fifa 98 de Sega Saturn tá lá quietinho, rzs.

    Mas eu não sou contra quem compra para não jogar, eu só acho bizarro quem compra pra não jogar, mas deixa tudo amontoado dentro de uma caixa, aê não faz sentido nenhum!

    Valeu pela visita cara, abraço!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    28/10/2014 às 22:56:27   localizacao SP
    Cada vez mais tenho desistido do colecionismo. Alguns motivos são mais que óbvios: preços absurdos, falta de tempo pra correr atrás das coisas (e mesmo de jogar) e espaço cada vez menor pra guardar (a hora que casar então, vish...), falta de tempo pra dar manutenção nas coisas (pq precisa, né? não basta guardar!), e por aí vai.
    Vcs sabem, eu passei a colecionar Sonic com o tempo, mas logo parei de comprar coisas... ainda mais depois do anúncio de Sonic Boom... kkkkk... tá, zueira!

    Quanto ao texto (tô tendo que reler, li uma vez no passado e não tive tempo de comentar):

    Eu prefiro não julgar o motivo que alguém coleciona, então se vc disser pra mim que compra ’loose’ e não tá nem aí se o label tá rasgado, o cartucho comido, etc, eu vou aceitar numa boa. Quero mais é que as pessoas sejam felizes com os objetivos delas... hehe. O que é foda é o preconceito dos que querem tudo completos contra quem coleciona incompletos, o de quem compra pra jogar contra quem quer manter de alguma forma a história dos jogos preservada, o de quem coleciona algo específico contra quem quer colecionar de tudo, e por aí vai. Qualquer tipo de preconceito me irrita profundamente. Não, não aconteceu aqui, vc deixou isso bem claro no texto e eu gostei de ler, só estou mencionando mesmo pq vira e mexe eu leio ou escuto uma groselha que me tira do sério (e a minha idade só tem diminuido a paciência com este tipo de coisa). P0rr@, deixa a pessoa fazer o que ela quer com a vida dela, né? Que cazzo!

    Já tive vontade de montar algo parecido com o que o Cosmonal fez, o Super Console. Achei e acho muito bacana a idéia dele, mandou muito bem. Mas... no meu caso vai ficar só na vontade mesmo.

    Caixa com isopor por 195 reais... não vou falar as coisas que me passaram em mente pq não sei a idade do público que frequenta aqui.

    Ainda sonho em conseguir comprar Xenoblade Chronicles, The Last Story e Pandora’s Tower... mas os preços que vejo por aí, nacionais e internacionais, são impraticáveis... infelizmente.

    Só pra fechar, sim, concordo plenamente com o que vc falou em nos preocuparmos mais em jogar. Colecionismo é um jogo a parte, e difícil. E, como vc disse, é um caminho sem volta. É quase um MMORPG daqueles que viciam as pessoas, quanto mais nível vc tem, mais vc quer. A analogia se aplica ao colecionismo. É uma grande armadilha. Bato palmas para aqueles que conseguem investir tempo e dinheiro nisso, mas infelizmente não é mais pra mim. É triste, mas é a verdade.

    Aceito The Last Story da foto de presente. Obrigado!
    ahuauhahuahuahua

    Ótimo post, Tchula!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/10/2014 às 22:31:13   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Até como colecionador de Sonic você é fajuto Caduco, assim não dá, hwa hwa hwa. Mas é uma vida complicada mesmo, eu é que sou teimoso, rzs. E tira o olho do meu The Last Story :@

    Responda!
  • avatar de Daniel
    Daniel
    10/02/2015 às 01:03:03
    Tenho ligeira aversão a coleções e não é só por causa do dinheiro gasto, e sim pelo espaço e cuidados. Imagina ter um quarto atulhado de coisas, pedindo faxina, organização, etc. E ainda ocupando aquele baita espaço. Mas admiro as alheias.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/02/2015 às 00:06:30   localizacao Vespasiano - MG
    @Daniel

    Iaê cara, bem vindo ao site! :D

    No meu caso, espaço até que não chega a ser problema, mas dar uma manutenção de tempos em tempos realmente é trabalhoso. As vezes tem que tirar tudo das caixas, limpar a poeira e dar uma ligada em console por console só pra ver se está ok.

    Se você não curte, continua assim mesmo, hwa hwa hwa.

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    08/03/2015 às 00:48:09
    Ótimo texto, amigo!!
    Tenho bastante admiração pelas coleções que vejo na net. Já passei (e passo, e passarei) muuuuito tempo vendo fotos e videos de coleções na net, e dando zoom nas fotos de jogos vendidos no ebay e ML, só admirando, mas nada de comprar hahahaha.
    Não sou colecionador, mas admiro quem o é.
    Abraço, e boas aquisições ;)

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/03/2015 às 13:15:17   localizacao Vespasiano - MG
    @sergio trajano

    Opa, valeu!

    Realmente manter coleção é algo muito complicado, é o conselho que dou para todo mundo, fique longe disso, rzs.

    Bem vindo ao site e abraço!

    Responda!
  • avatar de tonio douglas
    tonio douglas
    30/03/2015 às 22:15:05   localizacao recife
    vc falou sobre em nao pagar um preço de um jogo atual numa caixa com isopor mais o problema e que muitas veses a caixa e dificil de encontrar como no caso do game gear se vc tiver uma caixa para me vender a um preço em conta ou passa a foto dela completa para que eu possa fazer uma replicar me ajudara e muito

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    31/03/2015 às 00:10:27   localizacao Vespasiano - MG
    @tonio douglas

    Essa é a minha noção de valores, eu realmente acho que não vale pagar tanto em uma caixa de papelão. Mas cada um é livre para torrar sua grana e manter sua coleção da maneira que achar melhor, se esse é o seu caso, vai fundo!

    Sobre o seu interesse em caixas, vou ficar te devendo essa. ;)

    Abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base