logoVão Jogar!

O Futuro Chegou

Papo Livre

Tire os óculos, pegue um café e acompanhe a E3.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 06/06/2011 às 01:51:03   tagarelices 0

Tire os óculos, pegue um café e acompanhe a E3.


Se você gosta de jogos e acompanha alguma coisa deste mundo, já deve saber que essa semana vai rolar a E3, aquele evendo feito abastecer a imprensa especializada sobre todas as novidades do setor, que rola lá em Los Angeles e que todo mundo fica morrendo de vontade de ir. Também já deve estar careca de saber que a Nintendo irá anunciar o seu novo console lá, certo? Isso significa que o foco irá mudar um pouco dos jogos para os consoles, e é sobre eles que eu quero falar um pouco.

A sétima geração foi bem conturbada, tivemos o tempo todo uma disputa ferrenha entre Sony e Microsoft com seus poderosos consoles (hardware) e a Nintendo correndo por fora com seu modesto Wii, que no final dominou as vendas (ainda que com tropeços), levando as rivais a acompanharem a tecnologia de sensores de movimento. Mas agora tudo isto está prestes a se tornar passado, pois assim que a Nintendo o seu anúncio estará aberta a oitava geração... quer dizer, definitivamente aberta pois na verdade esta história começou já tem um tempinho.

Se nos primórdios portáteis e consoles eram coisas completamente diferentes, hoje podemos dizer que são complementos ou até muitas vezes concorrentes. Vejo cada vez mais pessoas abrindo mão dos consoles de mesa pelos cada vez mais poderosos portáteis, até eu já pensei em fazer esta troca. E o que isso tem a ver com a próxima geração? Tem a ver que já podemos considerar a oitava geração o já lançado Nintendo 3DS e o futuro PS Vita (é esse o nome mesmo? toda hora eles trocam...). Muitos podem chiar principalmente por conta do 3DS estar "graficamente" falando mais pra um PSP, mas vamos atentar para uma coisa: definir geração de consoles por capacidade de hardware é algo obsoleto desde o fim da quinta geração e sua contagem de bits. Aliás a definição nunca foi essa, era apenas um coincidência, geração de consoles tem mais a ver com os ciclos do mercado do que com a tecnologia, e é por isso que o nosso recém finado Zeebo também pertence a sétima geração. Outro ponto é que gráficos já estão saindo dos holofortes, a coisa já está chegando no limite e notem que há muito discurso agora em torno de outras tecnologias como 3D, touch, controles e etc, até porque esperar pela mesma evolução gráfica das gerações passadas é ser abitolado demais.

Talvez a ficha ainda não tenha caido para a maioria por ainda estarem presas a esses conceitos antigos, mas em breve isso vai mudar, mais precisamente na conferência da Nintendo. Ok, ok, ignorem o fato de eu ter desistido de comprar um Wii só pra ter tempo de juntar uns trocados para o não anunciado console da empresa, mas se pararem para pensar irão ver que o anúncio oficial do Cafe (ou Feel, sei lá) é importante para a indústria como um todo, pois vai oficializar a oitava geração e botar todo mundo pra se mecher. A maior comprovação disso é que a Sony já correu e anunciou estar desenvolvendo o seu próximo console, algo que todo mundo já sabe mas que ela precisava jogar no mercado como um "Ei, estamos aqui também beleza?". A Microsoft está bem quieta com relação a isso, mas não me surpreenderia se ela soltasse algo em sua apresentação também.

Agora o quanto isso vai movimentar a galera vai depender do que a Nintendo anunciar. Os boatos a respeito do novo console são muitos e fica difícil saber no que acreditar, até porque alguns são bem exagerados, tanto em relação a tecnologia quanto a comentários de pessoas relacionadas. Se tivermos uma apresentação morna (o que eu duvido) teremos Sony e Microsoft mais tranqüilas mantendo o planejamento de extrair o máximo de seus consoles e recém lançados controles com sensor de movimento para num futuro próximo lançar os novos com um hardware mais poderoso. Por outro lado, se os rumores sobre a empolgação dos desenvolvedores forem verdadeiros e a Nintendo realmente explodir cabeças com sua nova criação, poderemos ver as duas outras empresas tendo que alterar os seus planos e adiantando seu desenvolvimento. Afinal, por mais que o futuro lhe assegure uma tecnologia mais sólida, todo mundo já fez o seu dever de casa e aprendeu como a Nintendo consegue vender que nem água um hardware inferior, agora imaginem essa mesma empresa com um ano e pouco de dianteira?

Claro que tudo isso são pensamentos vindos da minha cabeça, as coisas podem acontecer completamente diferentes, mas agora tá bem pertinho já que terça-feira já é amanhã, então depois eu volto aqui e falo mais merda na cabeça de vocês com alguma coisa mais concreta como base. Só essa semana, vou mudar um pouco o discurso, vamos todos observar...

* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:17



Leia também



Seja o primeiro a tagarelar!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações

Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base