logoVão Jogar!

O que eu joguei em 2021 - Somari

EspecialO que nós jogamos em 2021

Vamos oficialmente iniciar o ano de 2022 com otimismo, votos de sabedoria do povo e com desejo de que esse dólar caia para que todo mundo possa aproveitar mais joguinhos nos próximos anos que virão.

autor Hugo "Somari" Couto
datahora 03/02/2022 às 19:33:31   tagarelices 2

Vamos oficialmente iniciar o ano de 2022 com otimismo, votos de sabedoria do povo e com desejo de que esse dólar caia para que todo mundo possa aproveitar mais joguinhos nos próximos anos que virão.


Feliz ano novo! É com esses votos de otimismo e felicidade que venho anunciar que estou de volta ao Meme. Depois da minha ausência em 2020, por falta de tempo e minha quase ausência em 2021 também, cá estou para compartilhar com vocês o que andei jogando nesse que foi um ano particularmente difícil para mim e bem complicado para todos nós. Mas ainda estamos aqui e espero que você que esteja lendo isso tenha tomado as vacinas e esteja se cuidando muito bem. Dito isso, vamos começar!

Horizon Chase (Switch)

Screenshot do jogo Horizon Chase com dois carros disputando uma corrida

Começando a lista com um dos jogos que mais me divertiu nesse ano que passou. Horizon Chase é o puro suco de nostalgia, aliado a uma jogabilidade sensacional e que agrada demais nas jogatinas rápidas, além de um excelente fator replay, uma vez que o jogo tem bastante coisa para se pegar, carros para liberar, dificuldade na medida certa e missões que são atualizadas com certa regularidade.

Além de tudo, o jogo não é muito caro e está disponível em todas as plataformas atuais, incluindo Android e iOS.

Green Hell (Switch)

Screenshot do jogo Green Hell com o jogador segurando um arco-e-flecha na selva

Outro game sensacional que eu estava aguardando há muito tempo que viesse para o Nintendo Switch.

Green Hell é um jogo de sobrevivência na Floresta Amazônica com uma complexa mecânica que te obriga a observar cada mínimo detalhe do seu personagem, como os níveis de hidratação, carboidratos, fome, machucados pelo seu corpo, além de ter de ficar atento ao mundo ao seu redor, já que coisas pequenas e quase imperceptíveis, como uma aranha no chão, podem te fazer um estrago tremendo.

Além disso, Green Hell envolve uma história bastante simples, porém com certo ar misterioso. E tudo isso se passando em uma floresta densa e claustrofóbica, cheia de animais e outras coisas que podem te fazer perder o jogo sem nem você perceber o que aconteceu caso não esteja 100% do tempo atento.

É um jogo com uma curva de aprendizado bastante alta e dificilmente dá para se pegar o esquema de jogabilidade nas primeiras horas de jogatina, o que pode ser suficiente para fazer com que muitos jogadores desistam, mas com um pouco de insistência e prática, sem dúvidas Green Hell pode ser um jogo divertido e surpreendente.

O jogo está disponível para todas as plataformas atuais.

Doom 3 (Switch)

Screenshot do jogo Doom 3 com o personagem atirando em um zumbi

Um jogo que sempre falei bem, mas com praticamente nenhum embasamento e com pouca jogatina prévia, acabou sendo um dos que mais me decepcionaram em 2021. Doom 3 até tem uma jogabilidade boa, mas os cenários desnecessariamente escuros e apertados estragam um pouco da experiência da jogabilidade na minha opinião, ainda mais por eu ser péssimo em FPS.

Pelo menos o jogo foi bem baratinho e, como gosto de Doom, então meio que foi uma compra obrigatória. Mas acho que se eu conseguir terminá-lo algum dia, é um jogo que não pretendo revisitar.

Doom 3 está disponível em todas as plataformas.

Tearaway (PlayStation Vita)

Screenshot do jogo Tearaway com o personagem andando pelo cenário formado por papercraft

Quando comprei meu PS Vita, tinha uma noção bem clara de alguns jogos que queria para a plataforma e um deles era Tearaway.

Tearaway é exatamente como qualquer bom jogo de plataforma 3D clássico, com colecionáveis por cada estágio, cenário com bom nível de exploração e itens escondidos, além de um excelente gráfico. Junto à isso, o uso das mecânicas particulares do PS Vita adicionam ainda mais diversão à coisa toda, com momentos em que você precisa interagir com objetos do mundo real utilizando a câmera do console, além de muita coisa pra se tocar na tela ou com uso do giroscópio, essas bobeirinhas que eu acho bem divertidas.

Além de tudo isso, Tearaway tem uma história sensacional, bem ao estilo jornada do herói, mas com bastante fofura. Recomendo demais esse jogo para quem puder tê-lo.

Tearaway está disponível para PS Vita e PS4.

Kaze and the Wild Masks (Switch)

Screenshot do jogo Kaze and the Wild Masks com a personagem voando sobre uma plataforma e pegando cristais

Esse é um jogo que eu via muito as pessoas falando no Twitter e achava bem bonito, parecia um jogo de GBA ou DSe, muita gente dizendo que era bem difícil e tudo mais. Bem, finalmente consegui botar as minhas mãos nele e rapaz, como me diverti.

Kaze é um jogo visivelmente inspirado em Donkey Kong Country, com colecionáveis, em especial as letras do nome, as máscaras que fazem a parte das montarias do jogo do macaco, uns trechos com atiradores que se assemelham muito com os canhões de barril e tudo mais, mas tudo isso com dificuldade bastante moderada. E embora a dificuldade dos estágios demande do jogador bastante habilidade com os controles, o fato de o jogo não ter um contador de vidas e, consequentemente, não ter Game Over, faz com que esse seja um jogo consideravelmente mais fácil que Donkey Kong. Mas isso não torna o jogo menos divertido, muito pelo contrário! Qualquer deslize faz com que você volte para o começo da fase ou o checkpoint no meio do estágio.

E, claro, vale citar que esse é um jogo brazuca!

Kaze and the Wild Masks está disponível para todas as plataformas.

Astral Chain (Switch)

Screenshot do jogo Astral Chain com os dois personagens principais no heliporto na cobertura do prédio da polícia

Daria pra dizer que Astral Chain é um jogo do gênero Platinum Games: parece Bayonetta, que parece Okami, que parece Devil May Cry e com traços de Nier Automata, já que é do mesmo diretor. Zoeiras à parte, Astral Chain é um hack n’ slash em que você usa os Legions, uns ciborgues-animais misturados com uns bichos loucos de outra dimensão, além de usar teu personagem equipado com armas ou espadas para também bater nos inimigos.

Astral Chain é um jogo com uma mecânica bastante interessante, te forçando a usar as Legions, sendo cinco no total, para fazer coisas diferentes pelos cenários, como acessar lugares altos, levantar coisas pesadas, cavar buracos ou espionar pessoas, dentre outras coisas. O jogo também possui uma história bem legal que vai se desenvolvendo em um bom ritmo ao longo da gameplay, apresentando novos personagens à medida que a história vai progredindo. E os gráficos do jogo são lindos demais!

A jogabilidade é algo que pega um pouco aqui, pois apesar de ser um hack n’ slash, muitas vezes eu tive algumas dificuldades como apertar o botão certo, já que era necessário fazer combinações em momentos de luta intensa, ou às vezes a câmera resolvia me sacanear. Com isso já da pra saber que é um jogo bastante frenético nos momentos de luta.

Astral Chain está disponível para Switch.

Forza Horizon 4 (PC)

Screenshot do jogo Forza Horizon 4 com um carro McLaren Senna correndo na estrada

2021 foi o ano em que consegui comprar um computador novo e, claro, tive de assinar o Game Pass. E rapaz, que decisão acertada! Não só pelo catálogo imenso de jogos, mas pelos ótimos títulos que tem lá. E um deles era Forza Horizon 4, que eu estava empolgadíssimo pra jogar. E resolvi começar pelo 4 pois o 5 ainda não havia saído.

Para começar, gostaria de destacar o quanto esse jogo é bem otimizado. Meu PCnão tem placa de vídeo dedicada, mas tem um Ryzen 5 5600G com uma APU equivalente a uma Radeon RX 550, que seria uma placa de vídeo de entrada um pouco mais antiga e, mesmo assim o jogo consegue rodar bem com gráficos no alto e alguns efeitos ligados. Fora isso, o jogo é ENORME, com um mapa gigantesco e muita, mas muita coisa mesmo para se fazer e ainda por cima com eventos recorrentes. Some isso ao fato desse jogo ter todo o tipo de carro, com a primeira corrida já te colocando dentro de um McLaren Senna, diversas opções de customização, desde ajustes de carro até o barulho da buzina, pinturas, adesivos e etc, coisas para se comprar, lugares para explorar e, enfim, é um jogo divertidíssimo! Pra quem gostava de Need for Speed Underground, Forza Horizon é um grande jogo do estilo corrida arcade. Vale a pena demais!!

Forza Horizon 4 está disponível para Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Pokémon Unite (Switch)

Screenshot do jogo Pokémon Unite com os Pokémon lutando no meio da arena: Venusaur e Garchomp vs Absol

Pokémon Unite foi a minha entrada definitiva no mundo do MOBA. Eu já havia jogado League of Legends algumas vezes, mas não consegui me adaptar muito bem ao jogo, não conhecia os personagens e, como sempre jogava com amigos (e amigos de amigos), eu era o único ali que não sabia muito o que fazer e atrapalhava o time todo, zerando toda a minha diversão e vontade de jogar. Com Pokémon Unite, porém, foi diferente.

Apesar de também ser MOBA, Unite tem um estilo único e mais amigável para quem está começando, com uma jogabilidade muito mais simplificada do que os diversos itens e habilidades existentes em LOL. Aqui, o personagem tem três habilidades especiais, sendo uma delas a habilidade mais forte, a unite move, que é o equivalente ao ult no outro jogo e apenas um item utilizável.

Sobre as partidas, Pokémon Unite é basicamente uma mistura de um MOBA convencional com basquete: você precisa ir acumulando pontos durante as partidas para poder gastá-los nas bases adversárias. Cada lado tem 5 bases, sendo quatro que se pode destruir ao fazer uma determinada quantidade de pontos e a última que é indestrutível e aceita quantidade ilimitada de pontos, embora seja bem mais difícil por ficar na frente da base de spawn dos inimigos.

Apesar de ser um ótimo jogo e de eu ter acumulado algo em torno de 200 horas nele, Pokémon Unite é o tipo de jogo que só é divertido de se jogar com amigos, pois é muito difícil de jogar com pessoas aleatórias que na maioria das vezes não sabem o que fazer e acabam atrapalhando o time inteiro (e não vem dizer que isso não irrita, porque irrita sim).

Pokémon Unite está disponível para Switch, Androide iOS.

Pokémon Shining Pearl (Switch)

Screenshot do jogo Pokémon Shining Pearl em uma tela de batalha entre um Wobbuffet e um Mesprit

Por fim, um jogo que eu estava aguardando demais nesse ano que passou.

Pokémon Shining Pearl (e Brilliant Diamond) é o remake do game de 2006 para Nintendo DS, que já meio que virou tradição. E por ser um jogo de Pokémon, evidentemente não temos nada de diferente por aqui, é um jogo de Pokémon, como qualquer outro jogo de Pokémon. E esse não é necessariamente um fator ruim. Entretanto…

Apesar de ser um jogo que está me divertindo bastante e quase sempre consigo aproveitar bem os jogos da franquia, Pokémon BD&SP é, pra mim, um dos mais fracos dos remakes já lançados. Digo isso porque em cada remake geralmente sempre se tem bastante novidade em termos de gameplay, cenários expandidos, novos desafios, mais pokémons adicionados, geralmente os da geração vigente e coisas do tipo. Pokémon BD&SP porém, não foi mais do que só um remake literal do D&P original, quase que praticamente um remaster. Houveram sim algumas adições, mas foram tão, mas tão poucas, que chegam a ser insignificantes perto da quantidade de coisas que foram adicionadas em HeartGold & SoulSilver ou Omega Ruby & Alpha Sapphire. Nem mesmo a Pokédex teve uma atualização, que nesses remakes costumam acompanhar as gerações em que foram lançados, como HG&SS que trazia os bichos da quarta geração e OR&AS que trazia os da sexta, por exemplo. Pókemon BD&SP no entanto traz apenas os monstros do jogo original, vamos ver em fevereiro quando lançarem a integração com outros jogos para ver como vai ficar.

Mas, como eu disse, isso não faz o jogo perder o seu brilho para mim (sacou a piada? hein hein?) . Apesar disso tudo o jogo se manteve divertido, com o estilo de mapas igual ao original.

Pokémon Shining Pearl(e Brilliant Diamond) estão disponíveis para Switch.

Menções honrosas

Aqui, como sempre, faço algumas menções de alguns jogos que eu costumo jogar sempre, que não joguei por muito tempo ou que já falei sobre nos últimos memes:

  • Sonic 2 (Mega Drive)
  • Sonic Adventure (Dreamcast)
  • Sonic Rush Adventures (DS)
  • Sonic CD (Gamecube)
  • Gravity Rush (PlayStation Vita)
  • Tetris 99 (Switch)
  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch)
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time (Nintendo 64 ~ Switch Online)

E foi isso! Acho que até consegui jogar bastante coisa. Apesar do ano difícil que foi, consegui me divertir bastante com esses jogos (e provavelmente devo ter esquecido de alguma coisa).

Vamos oficialmente iniciar o ano de 2022 com otimismo, votos de sabedoria do povo e com desejo de que esse dólar caia para que todo mundo possa aproveitar mais joguinhos nos próximos anos que virão.

---

Banner: Participantes - O que você jogou em 2021?

Esta publicação faz parte do meme gamer "O que você jogou em 2021?", que foi organizado mais uma vez pelo nosso grande parceiro Marvox e irá ocorrer até o dia 31 de janeiro 03 de fevereiro. Segue a lista com os demais participantes desta edição:


outras tags: Astral Chain, Doom 3, Forza Horizon 4, Green Hell, Horizon Chase, Kaze and the Wild Masks, Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, Pokémon Unite e Tearaway


Leia também



2 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    08/02/2022 às 17:01:58   localizacao SP
    Ae, que bom que conseguiu participar!
    Fechou o Meme Gamer de 2021 com chave de ouro!
    Comentando alguns jogos que mencionou, Doom 3 é uma coisa doida, eu tenho vontade de jogar e ao mesmo tempo não tenho. Tipo, adoro a franquia, mas esse lance de cenário escuro (e eu também sou ruim em FPS) me desmotivam a sequer começar.
    O Kaze acho que apareceu na maioria das listas de Meme Gamer deste ano e seu texto só me deixou com mais vontade de jogar...
    O Astral Chain muito me interessa, mas ainda não achei ele por aquele preço. Também me lembrou que preciso jogar Okami e os DMC também... kkkk
    As menções honrosas: SONICSONICSONICSONICCAIUPEÇAZELDAZELDA... legal, tem um padrão ali! haha
    E eu também tô torcendo para que o dólar se esborrache no chão, pq tamo precisando! haha
    Valeu!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/02/2022 às 23:52:50   localizacao Vespasiano - MG
    Aew Suma, que bom que conseguiu participar! :D

    Poxa, não me desanima de Doom 3 não, ainda preciso jogar o 2 primeiro, mas ele tá na fila, já até comprado, bonitinho, rzs.

    Astral Chain é muito a vibe de jogo que eu gosto, mas putz, esses preços do Switch estão foda, mas uma hora eu compro para jogar.

    Forza Horizon é muito da hora né?! Mas na boa, já pula logo para o 5, ele tem tudo que o 4 tem, só que melhor, e o México é bem mais da hora. E que bom que comprou um PC novo, esse processador que você pegou é bem da hora mesmo, bom ver que ele dá conta do recado.

    Valeu Hugo, abraço!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base