logoVão Jogar!

PC VS Console: Eu Amo Jogos!

Papo LivrePC

Teclado, mouse versus Quadrado, triângulo, X, Y. Quem ganha essa batalha é você!

autor Rafael "Kratos Vudu" Alencar
datahora 20/06/2015 às 13:00:09   tagarelices 12

Teclado, mouse versus Quadrado, triângulo, X, Y. Quem ganha essa batalha é você!


Mais uma edição da E3 se foi... E como acho que já é de costume, deixou muitos satisfeitos e insatisfeitos. Mas hoje não é dia de falar de E3, contudo uma tediosa novidade apresentada nesta última edição do maior evento de tecnologia focado no mercado de jogos eletrônicos nos trás até aqui: os PCs.

Calma! Nenhuma guerra PC vs Console será iniciada, relaxem.

PCs nem sempre estiveram à frente dos consoles, acredite. E por mais que hoje isso seja um fato, a verdade absoluta é que a melhor plataforma é a sua, ou seja, é aquela que você mais gosta. Nunca esqueça isso!

Nos primórdios da era binária, os computadores eram equipamentos de uso restrito e sem nenhum foco para entretenimento, o contrário dos consoles que eram mais acessíveis ao público e com um único propósito: divertir! Mas ao longo dos anos e com o avanço da tecnologia isso foi mudando muito e rápido! Dentre vários motivos, um dos principais pra que isso tenha ocorrido é que o PC, diferente do console, é um troço extremamente flexível e pode, por exemplo, sofrer alterações de hardware a qualquer instante sem o menor esforço. Por outro lado essa flexibilidade trás um enorme desafio para os desenvolvedores. Enquanto um console sendo um equipamento fechado com hardware e software próprio permite que os desenvolvedores foquem numa arquitetura bem específica, os PCs com sua inúmera variedade de peças, configurações e sistemas operacionais criam “ambientes” distintos, fazendo com que hajam muito mais “buracos pra tapar”, ou seja, os desenvolvedores piram!

PC Uso Militar
O que será que esse cara tá tentando jogar? Ah não, pera.

Ok, mas você como jogador não precisa se preocupar com isso, ou pelo menos não deveria. O que eu quero dizer é que o importante é você se sentir bem jogando, independente de ser num console ou PC. O que vale mesmo é a sua experiência.

Confesso que gosto muito de jogar no PC, inclusive grande parte da minha história com jogos foi no computador. Eu gosto de pensar que cada plataforma tem o “seu” jogo ou tipo de jogo. Um exemplo: Joguei alguns jogos de estratégia no PC como os da série Command & Conquer que possuem alguns títulos multiplataforma e a minha experiência nos consoles foi muito ruim. Jogos de estratégia em geral necessitam de controles bem amplos e dinâmicos, algo mais complicado de se conseguir em joysticks, o que pode tornar o gameplay mais travado. O mesmo serve para jogos FPS, onde a utilização de teclado e mouse torna a experiência muito mais fluída. Mas vale lembrar que apesar dessas diferenças tudo não passa de costume e como já falei, depende de como você se sente melhor jogando.

Red Alert PS1
Imagine arrastar um cursor usando um direcional digital!

Ah, os jogos exclusivos. Talvez isso seja o fator determinante para a escolha de uma plataforma, não sei, digam vocês! O fato é que os consoles, independente de empresa A ou B, sabem muito bem como “fazer” jogos exclusivos (consoles não fazem jogos ¬¬). Hoje minha plataforma principal é um console (PS3) e adoro todos os exclusivos que já joguei nele, são incríveis!

Claro que não podemos esquecer de uma coisa muito importante: Os custos! Dentre todas as diferenças entre PCs e consoles, a questão financeira deve ser sempre levada em consideração, em se tratando de Brasil. No passado era mais fácil conseguir um console ao invés de um computador e também não existia a Steam, mas hoje isso mudou. Consoles hoje são investimentos relativamente mais caros e PCs se tornaram equipamentos muito mais populares e acessíveis. Tudo bem, se você pensa em possuir um PC top de linha pra jogos com certeza irá gastar muito dinheiro, posso até me arriscar a dizer que seria o equivalente a 3 vezes o valor de um console da geração atual! Mas lembre-se sempre do que eu disse várias vezes: escolha aquilo que te dá a melhor experiência e melhor diversão!

PC Gamer
Onde é que liga isso?! Shut up and take my money!

A verdade é que PCs e consoles não são inimigos, muito pelo contrário. Ambos têm a enorme capacidade de proporcionar ótimas experiências e cabe a você escolher qual delas te diverte mais! Seja usando ASDW e clicando freneticamente ou estourando o analógico do seu controle, escolham um bom jogo da sua melhor plataforma e Vão Jogar!



Leia também



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    20/06/2015 às 14:32:48   localizacao Recife-Pe
    A típica e infindável guerra de PC cd console.

    Apesar de eu ter alguns consoles, estou jogando mais no PC. Pela praticidade de várias funções, mas lamento pelos exclusivos de console. Mas se pararmos para pensar, É PC que possui mais títulos exclusivos, Mas desconhecidos do grande público. Sem falar de outros termos de comparação que gera várias brigas pela net.

    O negócio é ir jogar e não se importar sobre resolução de gráfico ou qual dar melhor sensação ao jogar.

    Vão jogar que é melhor

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    20/06/2015 às 20:16:16   localizacao São Paulo
    Eu particularmente gosto mais de jogar no pc, apesar de muitos dos jogos que eu gosto estão apenas nos consoles, como zelda por exemplo. o que me admira no pc é que o investimento, apesar de ser caro no início, a longo prazo é bom, se pensar que enquanto no console eu pagaria 180 a 200 reais num jogo de lançamento, no pc com a steam varia de 60 a 120 reais, como por exemplo o recente batman arkham knight, que peguei a pré venda por 61 reais enquanto ps4 e one tao la em 180 pra cima. Mas console tambem tem suas vantagens, como chegar e jogar (apesar de os mais novos nao serem bem assim), já no pc é aquele negócio, nem sempre que vocÊ liga o pc você vai conseguir jogar kkk mas em termos de diversão nenhum faz diferença, contanto que o jogo seja bom kkk

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    20/06/2015 às 20:16:54   localizacao São Paulo
    E a propósito, belo texto =D

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    20/06/2015 às 20:22:49
    Atualmente jogo mais no PC do que em video game... a razão é que sempre estou conectado e já estou bem familiarizado com o teclado,,,,, lembro da época do 386/486 quando vi jogos de pc,,,no inicio tinha um certo preconceito,,,com o tempo DOOM, jogos da Lucas Arts(star wars, Full Throttle)jogos da sega e namco que foram convertido para cd rom me fez gostar dos jogos PC da vida...bons tempos de virtua cop 2 no PC,,,,fora os jogos da Sierra que eu gostava muito de jogar,,,, video game da geração atual não tenho,,,apenas jogo os jogos atuais pelo PC,,,, a dificuldade está também pelo o fato de estar sempre conectado a internet, redes sociais e filmes online,,,,em geral mesmo é que o PC se torna tudo mais fácil em termos de entretenimento e opções de lazer,,,,,,,valeu

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    21/06/2015 às 01:56:14   localizacao Itu
    Na adolescência eu critiquei muito os PC Gamers, mas morria de vontade de jogar alguns dos títulos que só eles tinham acesso, como o Kingpin: Life of Crime.

    Eu os inveja, mas não admitia, hahaha!

    É como você mesmo citou durante o texto, aquilo que gostamos sempre será o melhor.

    Nos dias de hoje eu não abro mão de jogar no PC e nos consoles. Reconheço que alguns títulos recebem um melhor tratamento no console, mas no PC é possível alcançar uma qualidade nunca antes vista no console, o que pra mim é uma forma de somar e não dividir.

    Ótimo texto!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    22/06/2015 às 03:13:14   localizacao Apucarana - PR
    Salve, povo gamístico. Há quanto tempo...

    Cara, PC para mim sempre foi algo distante. Fiquei feliz quando pude acompanhar a jogatina teclado + mouse, que em jogos FPS ainda é melhor, mesmo com o controle do X360 por ai. Puxa, jogar Doom 3 com fone 3h da manhã era show!!

    O problema começou quando os jogos começaram a exigir mais e eu não consegui mais acompanhar...

    Hoje eu não jogo mais no PC, cansei, mas ainda sou fã de títulos como Doom. Putz, que época bacana...

    Ótimo Texto!!

    T+

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    22/06/2015 às 17:45:56   localizacao Fortaleza - CE
    @leandro
    Acho q o maior motivo q gera essa guerra é exatamente quando as pessoas começam a comparar, no entanto uma coisa é indiscutível: PC é tecnicamente superior doa a quem doer. Mas fora isso existem várias outras diferenças q eu acho ser mais uma questão de gosto mesmo, como por exemplo tem gente q acha mais cômodo jogar no PC do q no console e vice versa. Eu vejo sempre os jogos na hora escolher onde jogar, no entanto acho q existem jogos que "casam" bem numa determinada plataforma.

    @Fgap10
    Concordo com essa questão do investimento, além do mais no final das contas vc não terá uma máquina exclusivamente pra jogos. Tudo bem, muita gente não liga pra isso, mas se algum dia vc precisar o hardware vai estar lá! E sim, vc irá colher bons frutos com a compra de jogos q são beeem mais baratos.

    @helisonbsb
    Me identifico muito com esse teu cenário quando lembro da época q eu jogava mais no PC. Não usava o PC só pra jogos, mas eles sempre estiveram ao meu alcance enquanto usava o computador. Aproveitando q vc falou sobre ser familiarizado com o teclado, até mesmo nisso o PC tem maior flexibilidade, pois dá pra conectar qualquer tipo de joystick nele, contanto q seja compatível. Já viu alguém usar teclado e mouse no console? Eu nunca! =P

    @Cyber Woo
    "...uma forma de somar e não dividir." Cara, é exatamente isso!
    Eu confesso q quando jogava no PC eu sonhava em ter um console, é tanto q eu vivia nas locadoras! Huahua!! Mas era apenas por causa dos jogos, nunca disse q um era melhor do q o outro.

    @João
    Grande João!! Q milagre o sr. por aqui!! Nos trouxe algum humilde presente?! Entre e tome uma caneca de cerveja (ou uma xícara de café, se preferir)! Hehe!!
    Cara, vou te dizer... esse também foi um dos motivos que me afastaram do PC: o custo do hardware. Quando eu vi q não tinha mais nem como rodar meu CS 1.6 eu vi a coisa tava ruim. =P Foi nesse período distante do PC q comecei a conhecer bons exclusivos dos consoles, daí a escolha.

    Valeu galera!!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/06/2015 às 19:13:59   localizacao Vespasiano - MG
    Meu primeiro problema com PC, é o fato de eu trabalhar com PC, então chegar em casa e ter que ligar um para jogar não dá. As vezes por um motivo ou outro eu me vejo a jogar em um, e não consigo me divertir da mesma forma.

    Fora que ter que ficar instalando jogo, configurando, corrigindo coisa, trocando de peça de tempos em tempos, não é pra mim. E nem me venham com essa que hoje em dia não é assim, que é só ligar na TV e plugar um joystick, que sabemos que na prática não funciona lá muito bem.

    Mas reconheço que há uma série de vantagens também, principalmente com relação ao preço dos jogos. Apesar das zueiras, eu acho que para quem se acostuma é uma ótima opção, só não é para mim mesmo.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    25/06/2015 às 20:30:55   localizacao SP
    Ponto para a sua frase: "a melhor plataforma é a sua, ou seja, é aquela que você mais gosta". Nunca esquecerei mesmo!
    Melhor demonstração "mais amor por favor", impossível! Ainda mais nesse mundo cheio de ódio e mimimi!
    Verdade absoluta sobre jogos de estratégia, pelo menos os em tempo real. Digo isso pq joguei X-COM: Enemy Unknown no PS3 e fizeram um esquema de controles muito bom, nunca vi nada parecido em jogos do gênero. Mas esta é a excessão. A regra é mouse e teclado mesmo, sem dúvidas.
    Quanto ao FPS, discordo do "mais fluído", apesar de vc ter dito sobre como nos sentimos melhor. Simplesmente não consigo jogar em WASD, não dá, não entra na minha mente. Isso acho que vai mais de jogador pra jogador mesmo, já vi nego com joystick e detonando todo mundo sem dó. E depois coloca o mesmo cara no teclado e ele leva uma surra... kkkk
    A velha discussão do preço vc tirou de letra: tem os que falam que não gastam com jogo, mas todo santo ano atualizam a placa de vídeo e gastam muito. Fico me perguntando qual sai mais caro nessas condições. Mas até aí, não sou eu que pago o salário do cara, ele faz o que quiser. O que não aguento é nego que faz isso bater no peito e falar que "é a maior vantagem do PC e mimimimimi console sucks MASTER RACEEEEEEEEE chupa Sony/Microsoft/Nintendo/Dynavision"... pqp né?
    Gostei do seu post declaração de amor aos PCs e deixando claro que é cada um no seu quadrado, faltam textos como este nesta Internet cheia de discussões vazias e com argumentos que mais são o gosto da pessoa que qualquer outra coisa.
    Ótima estréia, Vudu... err... foi estréia, né? kkk

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    26/06/2015 às 09:37:43   localizacao Fortaleza - CE
    Obrigado pelos elogios mestre @Cadu!
    Cara, quando tu falou q não consegue jogar usando ASDW eu só consegui imaginar aquelas pessoas q não têm habilidade nenhuma e ficam olhando pro teclado procurando as letras e digitam lentamente apenas com o dedo indicador! Huahua!!
    Mas é fato, é só questão de costume mesmo. É que realmente eu me sinto mais confortável jogando FPS com teclado e mouse. Lembro q o primeiro FPS q eu joguei no PS3 foi Call of Duty Modern Warfare 3 e cara, eu parecia uma criança de 2 anos de idade tentando desenhar um círculo! Huahuahuahua!!

    Enfim, vc nota mesmo q o problema nunca foi plataforma X ou Y, mas sim as pessoas e cara, lidar com pessoas é um negócio (muito) complicado.

    E foi estreia sim, como escrito "oficial"! ^^
    Valeu @Cadu!!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    04/07/2015 às 13:21:46   localizacao São Luís - MA
    @Vudu

    Primeiro, desculpa a demora pra vir aqui, huahuahua!

    Enfim, particularmente não gosto de jogar em PC, com algumas exceções. Como você bem disse, alguns gêneros são melhores de ser jogados em um PC, vide estratégia e alguns simuladores. Quando penso em como seria jogar um Civilization em um console, fico até com medo, haha!

    Mas de resto, jogar no console pra mim é uma divindade. Minha mente é bem fechada em relação a isso e sempre que jogo algo em PC, fico sempre com aquela sensação de que estou fazendo algo que não devia com meu notebook, que jogo é pra ser jogado no console e tals.

    Mas enfim, cada um que jogue em sua plataforma favorita e que curta sua jogatina, sem se importar se fulano ou beltrano preferem isso a aquilo e mimimi.

    Belo texto!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    06/07/2015 às 13:52:11   localizacao Fortaleza - CE
    "...fico sempre com aquela sensação de que estou fazendo algo que não devia com meu notebook..."

    Imaginei tu fazendo aquele processo de autoflagelação de joelhos em grãos de milho batendo nas costas com lâminas amarradas em cipós depois de ter jogado uma partidinha de Paciência. Huahuahua!!

    Valeu @Sukita! ;)

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base