logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo LivrePirataria

Pirataria é Crime! Original é Um Assalto! Qual A Solução? (Parte Ii)

Porque eu tive mais dúvidas e idéias insanas sobre o assunto.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 13/11/2008 às 22:51:04   tagarelices 5

Porque eu tive mais dúvidas e idéias insanas sobre o assunto.


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Hoje em dia falar de pirataria é pior do que falar sobre religião. Sério, é um porre todo mundo discutindo e ninguém chegando a lugar nenhum. Ah um tempo atrás eu comecei com essa merda aqui no site também, lembram? Pois é, acabou que por aqui por ser um site não muito freqüentado nem rolou discussão nem nada. Mas como eu não to nem ai se tem gente lendo ou não resolvi voltar a escrever sobre o assunto, tudo por culpa disto, então vamos lá.

Pra quem não leu o texto anterior saiba que o lance aqui é filosofar da forma mais barata possível em cima do assunto, não vou defender nada (apesar que o meu foco é discutir as idéias que tentam ser empurradas goela a baixo dos que são contra a pirataria), só vou mostrar mais bizarrices da situação pra que ou a cabeça de vocês se afundem em merda, ou algum entendido do assunto me ajude a entender elas. De qualquer forma o que eu disse antes continua valendo, só estou complementando as idéias.

A Culpa é da Microsoft

Não, a culpa da pirataria não é da Microsoft, mas como eu apresentei ae em cima eu escrevi este texto por causa de uma matéria onde a Microsoft está para banir (novamente) os consoles de quem estiverem usando jogos piratas em sua rede, a Live, PERMANENTEMENTE. Como o assunto se tornou polêmico e está diretamente relacionado a jogos, já viram né. Aliás, não é só com o jogos que a Microsoft toma atitudes do tipo, vejam aqui.

Comparações Bizarras

Nessas discussões de contra e a favor o mais comum é o pessoal tentar ilustrar a situação com os mais variados exemplos, sendo que a maioria é totalmente sem noção, mesmo o cara falando certinho com um discurso todo ensaiado e bonito. Um dos que eu acho mais legal é o comparar a pirataria com alguém que usa a sua casa sem você permitir ou algo parecido. Bem, tomando como exemplo o banimento dos piratas da Live, vamos reformular a situação:

Primeiro que essa teoria é distorcida, afinal na Live você paga para ter acesso a ela e está sendo punido por estar usando de forma indevida, e não por estar lá. Então vamos imaginar que você cobra para as pessoas poderem usar a sua casa, vamos considerar uma pousada ou algo do tipo pra ficar mais fácil. Você cobra um determinado valor para as pessoas usarem por um determinado período e determina regras para elas usarem o espaço de forma apropriada. Assim funciona a Live. Agora imagine que há frigobar’s nos quartos com produtos diversos lá dentro colocados por você (os jogos) e cobrados de acordo com o consumo dos hóspedes (os jogadores), ou seja, você lucra em cima daquilo. Só que um dos hóspedes acha que Coca-Cola é muito caro, e resolve dar uma volta e comprar um refrigerante de cola qualquer (o jogo pirata). Ele entra no seu quarto com o refrigerante, está usando o seu espaço, tomando um refrigerante que não é o fornecido por você (portanto você não lucra com aquilo) o que te deixa puto. Ae você expulsa o cara da sua pousada, mesmo ele tendo pago pela estadia, só porque ele quis tomar um refrigerante genérico, mais barato e que não era fornecido por você. Bizarro não? Mas é mais ou menos isso que a Microsoft está fazendo. O problema é que o pessoal leva comparações ao pé da letra, essa minha está mais organizada e mesmo assim fica estranha, imagina o cara usando sua casa sem permissão então?

Preocupação com os pobre programadores

Muitos falam de como fugir dos preços abusivos dos jogos fazendo importação dos mesmos, incluindo pagar os impostos e tal, o que não traria prejuizo aos pobres programadores que estão na miséria e ainda estaria dentro da lei. Claro, toda vez que uma empresa demite funcionários é culpa da pirataria, desculpa boa essa hein? Mas enfim, esse tipo de comportamento é válido sim, mas com ressalvas:

1) Isso empobrece o nosso mercado. Claro que você pode tocar um foda-se, afinal você tá pouco se lixando para o mercado nacional de jogos já que quem faz os jogos são os gringos. Mas ae chora porque aqui tudo é caro, porque não tem jogos brasileiros ou traduzidos, porque quer trabalhar com jogos mas o mercado aqui é ruim e etc. Grande diferente você é de quem compra DVD na barraquinha hein?

2) Ter acesso a um computador, internet, cartão de crédito e um console de última geração ao mesmo tempo não é para qualquer um não. Podem até falar que é só correr atrás, lan house e mais não sei o que, mas vai falar isso para uma mãe ou pai, que nem sabe o que é um next-gen e muito menos como se usa um computador.

Boa índole é ser contra a pirataria e usar mão-de-obra escrava

As empresas tem receio de vir para o Brasil porque aqui a pirataria é alta, mas tão lá na China (já disse isto no outro texto). Ae eu em uma discussão saudável e produtiva com um camarada, jogo essa e ele me diz que é por causa da mão-de-obra barata e que uma coisa compensava a outra (o cara mesmo não concorda com isso). Pow, a Microsoft já tem um histórico imenso de desrespeito com os consumidores (tela azul da morte, 3RL, Internet Explorer, etc), só tá pensando na grana dela, e nego ainda vem querer defender a moral da empresa contra a pirataria? Defender dinheiro por defender dinheiro eu ainda mais justo que cada um defenda o seu.

Fechando: todos só querem é tirar o seu da reta

Depois de muito analizar a situação, eu chego a conclusão que nessa guerra contra a pirataria todos só querem é ter o seu lucro. As empresas não estão preocupadas com a propriedade intelectual dos desenvolvedores, os que são contra a pirataria não estão nem ae se a situação vai se resolver ou não, e a maioria não tá nem ae pra nada, só quer é jogar de (quase) graça. São poucos os preocupados com o quadro geral, com o que leva a uma pessoa comprar um produto pirata, com a forma real que isso afeta a indústria dos jogos e em formas de tentar resolver essa bagaça. Cada um fazer sua parte é muito importante, mas achar que porque compra original é estar ajudando em algo é ilusão, então ao invés de brigas em sites, blogs e fóruns, porque não usam toda essa energia, conhecimentos e vocabulários vastos para tentar achar uma solução?

* Revisado em 01/08/2013 às 23:04:48

Compartilhe

Pin it


Leia também



5 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Anthony
    Anthony
    17/11/2008 às 15:05:53   localizacao Vespasiano
    Cara,

    Esse negocio de pirataria e bem complexo, mas penso que a Microsoft não tá errada em banir os jogadores não, . Imagina assim 10.000 pessoas compram um jogo, 100 pessoas fazem ele, entao voce tem 100 jogadores por profissional, vamos supor a um preço de 20 reais ela ganha entao 2000 reais por profissional. O salario do mesmo e de ex.: 3000 por mes e ele gastou 4 meses (apenas) no projeto ficando entao a 12.000 reais, ou trocando em miudos um prejuizo de 10000 reais por profissional ou cerca de 1.000.000 de reais. Isso somando aos outros profissionais que atuam de forma indireta. Ai entao vc tem o custo total para aquele jogo ter sido desenvolvido, por isso o jogo nao pode custar tao barato. Agora pensa, Zé da Garagem compra seu jogo a 200 Reais, (beem salgado neh), dae Zeh da garagem pega e faz 200 copias gastando 3,00 para comprar uma midia na maioria das vezes porca, e vende a 30 reais, voce vai comprar e pesa Original 200,00 Pirata 20,00 Hum??? Leva o pirata, Ze da Garagem ganha entao 20x200 = 4000,00 reais e da um prejuizo para a desenvolvedora de 200x200= 40.000,00. Ai voce fala Ze da Garagem aquele Fdp e que ta f* tudo, tem que prender, mas Ze da Garagem tem familia, gato , papagaio, e ta desempregado, o que fazer entao???

    Ai voce pergunta quem ta errado?

    Digo nao existe alguem certo ou errado, mas existem 2 eticas uma e a filosofica que eu nao concordo, e que vai dizer que o Ze da Garagem esta errado porque esta fazendo algo ilegal. E a prática Ze da Garagem esta errado porque ta fudendo com um tanto de profissional.

    Acredito que o certo e mudar por exemplo a ótica da coisa. Os jogos poderiam ser gratuitos ou a preço baixo e os serviços fossem pagos, por exemplo tem um jogo com multiplayer o servidor da microsoft tem um aluguel X, que permita ela pagar seus empregados e ter lá o seu lucro, o jogo estar disponivel para download, o que permite que o "Zé" possa baixar e vender uma midia gravada para quem tem "preguiça". E assim todos podem levar suas vidinhas sem toda essa guerra. Nessa concepção até mesmo os servers piratas entrariam beneficamente no sistema ja que concorreriam com a criadora do jogo, que ganharia seus clientes por excelencia e nao por falta de alternativa. Alem disso a criadora do jogo poderia cobrar uma taxa tipo royalt(nao sei se escreve assim) para usarem seu jogo em um servidor.

    Penso que alternativas existem falta boa vontade...

    Fica ai o depoimento!!!

    flws

    Responda!
  • avatar de Anthony
    Anthony
    17/11/2008 às 15:21:40   localizacao Vespasiano
    Vi a materia antiga e percebi que fiquei devendo pra vc o documentario da discussao na faculdade, nao tenho a discussao mas tenho meu trabalho sobre o assunto, segue ele na forma que eu publiquei no site www.vivaolinux.com.br

    Introdução

    "Eu quero investigar se pode haver, na ordem civil, alguma regra de administração, legítima e segura, que tome os homens tais como são e as leis tais como podem ser. Cuidarei de ligar sempre, nesta pesquisa, o que o direito permite com o que o direito prescreve, a fim de que a justiça e a utilidade de modo algum se encontrem divididas". Rousseau O Contrato Social .

    É certo que os direitos inerentes ao autor são personalíssimos, e vem do direito natural que se tem por algo que você mesmo criou. Então na opinião do autor, bem como na opinião do resto do grupo que hoje vem entregar esse trabalho é errado o ato de copiar e transmitir copias de itens criados por alguém, sem o consentimento direto desse.

    Porém uma coisa bem pouco divulgada e que todos tendem a esquecer, e o direito de nos sobre essas obras, principalmente quando elas se referem ao software, exemplo disso são cláusulas abusivas que Mega Corps, nos fazem assinar. Mesmo sendo inconstitucionais esses contratos terminam fazendo com que jovens curiosos talvez a elite digita no Brasil inteiro sejam presos.

    Por exemplo o trecho do contrato:

    "5. LIMITAÇÃO A ENGENHARIA REVERSA, DESCOMPILAÇÃO E DESMONTAGEM.

    É proibido efetuar a engenharia reversa, descompilação ou desmontagem do Produto, exceto e somente na medida em que estas atividades sejam expressamente permitidas pela lei aplicável não obstante esta limitação."

    Cláusula essa ilegal, pois uma lei brasileira (Lei do Software Nº 9.609) diz que, "(...)Assim o software pode ser modificado para ajustar-se a necessidade do usuário.", isso é uma coisa que só funciona no papel, por exemplo o Brasileiro Marcos Nunez após provar que essa mesma empresa, que instalava trojans em seu Software, e desenvolver o Taldowin um "corretor" foi acusado de violação de direitos autorais.

    "(...) EM HIPÓTESE ALGUMA A MICROSOFT OU SEUS FORNECEDORES SERÃO RESPONSÁVEIS POR QUALQUER DANO ESPECIAL, INCIDENTAL, PUNITIVO, INDIRETO OU CONSEQÜENCIAL OU QUALQUER OUTRO DANO INDIRETO (INCLUINDO, MAS NÃO SE LIMITANDO A, DANOS POR LUCROS CESSANTES, PERDA DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS OU OUTRAS, INTERRUPÇÃO NOS NEGÓCIOS, LESÕES CORPORAIS, PERDA DE PRIVACIDADE, FALHA NO CUMPRIMENTO DE QUALQUER OBRIGAÇÃO(...)"

    Observe que nesse caso o ataque de um hacker que tenha sido feito baseado em uma falha existente no software não seria ressarcido. O Parágrafo VI do art 6º do código de defesa do consumidor prevê que e um direito do consumidor "a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais coletivos e difusos;" Art 8º Os produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos a saúde ou segurança dos consumidores exceto os considerados normais e previsíveis em decorrência de sua natureza e fruição obrigando-se o fornecedor em qualquer hipótese a dar informação necessárias e adequadas a seu respeito.

    Continuando Art12. DA RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO OU SERVIÇO O fabricante, o produtor, nacional ou estrangeiro e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto fabricação, construção, montagem de formulas ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

    O parágrafo 3º terceiro desse mesmo artigo diz que: O fabricante só não será responsabilizado em três casos; a) Se provar que não colocou o produto no mercado b) Se provar que o defeito não existe, c ) Se provar que houve má utilização.

    Isso nos mostra que quanto ao software a lei de direitos autorais não é tão válida, pois o que torna o software único não é seu código, mas suas funcionalidades, porém essas não podem ser registradas, senão alguém já teria um registro sobre as funcionalidades de um processador por exemplo. E isso tornaria inviável o uso da tecnologia. Mas quanto ao código pelas leia mostradas acima ele pode ser adaptado, e ainda mais mesmo fugindo ao escopo do trabalho mostrei uma clausula abusiva, mostrando um direito que o autor não tem, que é o de fugir de suas responsabilidades com sua obra.

    A modificação de um código poderia levar por exemplo à alteração de um programa de tal forma que o instalador do mesmo "pulasse" a etapa de pedir o código de licenciamento, e a aceitação do contrato, como o ato de modificar o código para adaptar para uma necessidade é valido, isso não se constituiria crime, e usando esse raciocínio se eu não aceitei um contrato não devo arcar com suas clausulas e/ou limitações.

    Mas como disse antes isso é só teoria, o que não concordo e com o abuso que se faz no uso dos direitos autorais.

    Anthony Marciano

    Mais informações em www.spaces.msn.com/logoutbrazil.

    Fonte: www.vivaolinux.com.br/artigo/Direitos-do-autor-e-como-a-MS-finge-telos/

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/11/2008 às 17:06:38   localizacao Vespasiano - MG
    @Anthony

    Cara, valeu por colocar ae o documentário, fica mais assunto para um próximo futuro texto (sim, eu vou escrever sobre isso muito mais ainda, he he he).

    Quanto a sua opnião sobre o caso do banimento da Live, é como eu disse no outro texto, uma coisa é lucrar em cima (que eu também não concordo) e outra é o "consumo próprio" (tipo baixar pela internet). O que você disse é uma variação disso, mas as idéias são as mesmas.

    O problema todo que eu achei com o banimento dos consoles da Live é que eu acho uma atitude muito invasiva, já que ele bloqueia o aparelho que é seu de um serviço que é pago por um ano inteiro. Creio que bloquear apenas os jogos piratas já seria mais que suficiente e justo. Isso é o que penso.

    Quanto as idéias que você deu são excelentes e já existem de forma semelhante no mundo dos jogos. Afinal quem nunca jogou um MMORPG da vida que é gratuito mas que tem serviços pagos que lhe dão mais benefícios? A questão que é como eu disse, todos só querem saber da sua grana e o resto que se exploda, dae surge a pirataria. Enquanto as únicas soluções dadas forem algo do tipo "não tem dinheiro, não compra" essa merda vai continuar igual.

    Responda!
  • avatar de Kaue1973
    Kaue1973
    03/07/2020 às 23:55:00
    Mesmo depois de muitos anos
    Isso foi bem útil, para me ajudar a ter uma visão melhor sobre a pirataria de jogos de pc, mas ao mesmo tempo ter uma noção do que a pirataria causa.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      04/07/2020 às 18:00:24   localizacao Vespasiano - MG
      Nossa, esse texto é muito antigo e está bem mal escrito, depois até preciso dar uma revisada, rzs. Hoje eu tenho uma visão muito mais ampla sobre o assunto que aborda diversos outros aspectos, mas que não cabem aqui em um comentário, eventualmente pode até ser que eu escreva sobre.

      Mas assim, de um modo geral, o que eu posso dizer hoje é, jogos de estúdios pequenos, sempre dê um jeito de comprar, é uma galera que depende diretamente dessa grana e é até sacanagem com o pessoal, que se esforça tanto para fazer um jogo sem ter um grande investimento por trás. Eu mesmo estou sem muitas condições ultimamente, mas tenho aproveitado promoções para pegar excelentes jogos a menos de dez reais em console, o mesmo dá para ser feito tranquilamente em computador.

      Jogos grandes, o importante não ceder ao hype, ou seja, você não precisa jogar algo no lançamento, espere o preço abaixar, espere uma promoção, ou qualquer outra coisa assim. A Epic Games, por exemplo, tem dado jogos de graça toda semana há um bom tempo. Nós também não precisamos de ter trocentos jogos ao mesmo tempo.

      Dito essas coisas, pirataria hoje em dia é algo válido? Sim, em último caso existem pessoas que realmente não tem condições e acesso a jogos não deveria ser algo reservado a uma elite econômica. Só não pode confundir igual a uma galera faz, que paga de revolucionária, mas na verdade só está interessada mesmo em se dar bem.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base