logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! Papo LivrePirataria

Os Tempos Mudam...

A (difícil) opção por comprar apenas jogos originais...

autor João Roberto   datahora 05/04/2013 às 12:37:32   tagarelices 50

A (difícil) opção por comprar apenas jogos originais...


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
Se há uma verdade absoluta no universo é a de que as coisas mudam. O que você fazia quando criança, hoje não faz mais. O que você comprava, hoje não compra mais. As coisas mudam, vão e vêm, mas às vezes parece não haver mais volta...


Hoje em dia fala-se muito sobre a pirataria nos videogames, tema já recorrente e que assola a indústria e alivia nossos bolsos. Nos anos 80 e 90 os videogames eram muito caros, mas, ao contrário de hoje, a situação econômica também era terrível, então, na hora de decidir qual aparelho comprar, o consumidor tinha que avaliar o “custo-benefício” para não ficar com um peso morto nas mãos. Quem comprava um Snes ou um Mega Drive tinha maiores chances de ter bons jogos do que quem se aventurasse por águas mais sombrias. Basta procurar em fóruns de discussão histórias, por vezes hilárias, de ex-proprietários de Neo Geo, 3DO ou Atari Jaguar. Buscar algo inovador demais pode ser perigoso, pois o que pode parecer “cool” tende a se tornar um belo – e caro – peso de papel. Eu mesmo tenho um desses em casa, o meu Sega Saturn. Hoje é bacana dizer que tenho um, que posso jogar Daytona USA, Sega Rally ou Virtua Fighter, mas é evidente que ele fica bem atrás do PS1 no quesito “bons jogos”.

Na época do Snes e Mega Drive era muito comum ver as locadoras lotadas de gamers ávidos por bons jogos para o final de semana. Quantas locadoras tinham jogos de 3DO? E, mesmo nessa época, a coisa não era tão bela, já que as locadoras usavam do expediente da pirataria, inclusive revendendo jogos piratas. Eu conheço um senhor, ex-proprietário de locadora, que ainda possui muitos cartuchos estragando em um quartinho nos fundos da casa dele. De vez em quando ele me deixa entrar na fantástica fábrica de chocolates e ver seus cartuchos. Dá dó ver tantos jogos se perderem pelos efeitos do tempo. Ele ainda tem cerca de 1000 cartuchos, entre Snes, Mega Drive, Nes e Nintendo 64. O triste é constatar que mais de 80% dos seus jogos são piratas. Será que ele reclama da pirataria desenfreada que custou seu negócio? Nunca perguntei...


Na época do Playstation 1 eu costumava comprar de 8 a 10 jogos por semana e ainda dizia que possuía uma “coleção” com mais de 100 títulos. E eu não era o único. A pirataria estava tão difundida que, quando nós – aqui da minha cidade – víamos um jogo original, fazíamos cara de espanto. E na geração Playstation 2 a coisa ficou séria, pois podíamos – e ainda podemos – encontrar jogos por R$ 5,00 ou 3 jogos por R$ 10,00.

As coisas mudaram. Hoje é crescente o número de jogadores que optam por comprar jogos originais, mas até aí, isso é reflexo da condição financeira dos mesmos, diferentemente dos anos 90, quando dependíamos quase exclusivamente dos pais , que não olhavam com bons olhos para um Daytona USA por R$ 100,00 em 1996, com o salário mínimo cotado em R$ 112,00. Mas nem tudo são flores hoje em dia. Os jogos continuam custando caro, ainda mais no lançamento, mas... O Wii foi assolado pela pirataria com jogos de tamanho pequeno e fáceis de encontrar na Internet. Por exemplo, Call of Duty: Modern Warfare tem 4.1 Gb; F1 09 tem 1.4 Gb, Wii Sports tem pouco mais de 400 Mb e Super Mario All-Stars, edição de aniversário, tem 18 Mb. E ainda dá para jogar tudo isso usando um pendrive. Por este crime eu também sou culpado, mas me arrependo, tanto que quero sanar isso com o Playstation 3. Não que o console seja “à prova de pirataria”, pois existe desbloqueio para ele, mas seus jogos com mais de 10 Gb afastam os jogadores com conexão mais modesta. Esse problema não se aplica ao Xbox 360, uma vez que seus jogos são facilmente encontrados por R$ 10,00 ou menos. Aliás, é muito comum encontrar jogadores que mantêm os 3 aparelhos; O Nintendo Wii por seus jogos exclusivos; o Xbox 360 pelos jogos piratas e o Playstation 3 por causa da PSN e partidas online.

Como escrevi no início do texto, as coisas mudam. Se antigamente jogos originais causavam espanto, hoje eles são mais comuns do que se pensa e, mesmo com preços abusivos, é fácil encontrar jogos novos (sem uso) com preços na casa dos R$ 50,00, mesmo que mais antigos. Fora o fato de que pagar R$150,00 hoje em dia em um jogo para PS3 não é a mesma coisa que pagar R$ 150,00 em um jogo para Nintendo 64 nos anos 90.

Não tenho dons de premonição, mas não está difícil adivinhar o futuro. Por mais que a pirataria trabalhe duro e consiga desbloquear os novos consoles que estão chegando ao mercado (e aqui incluo o Nintendo Wii U, já devidamente desbloqueado para o conteúdo de seu antecessor, o Wii) com o tamanho cada vez maior dos jogos acaba sendo desfavorável você baixar um jogo com uma conexão de 1 Mb (meu caso) durante uma semana e ter um arquivo corrompido. No final das contas, o barato sai caro...

O barato sai caro...

O barato sai caro...

* Revisado em 01/08/2013 às 01:14:50

Compartilhe

Pin it


Leia também



50 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    05/04/2013 às 13:03:28   localizacao Fortaleza
    Quando comecei a jogar videogame (entre 6/7 anos e hoje tenho 28) eu (minha mãe) não tinha nenhuma condição de comprar um console. No início eu jogava na casa de primos e amigos, mas após um tempo me tornei frequentador assíduo das locadoras. Juntava todo e qualquer dinheiro pra gastar com horas de jogatina. Quando minha mãe finalmente conseguiu comprar um nintendinho (um desses clones) mesmo assim não tinha condição de comprar games originais. Mais uma vez a locadora era minha salvação. 80% dos jogos das locadoras eram falsificados, pois os donos destas não queriam ter tanta despesa assim com games. Eu alugava vários games e foi assim por muito tempo mesmo quando consegui ter um SNES. Quando comecei a trabalhar juntei uma grana e consegui comprar meu PS2 e o único jogo original q eu tive foi o Guitar Hero III, pois comprei um bundle da guitarra q vinha com o game. Agora q finalmente consegui comprar meu PS3 faço questão de comprar jogos originais. Não sou hipócrita ao ponto de dizer q não participo da pirataria, mas estou dando um valor diferente aos originais. Talvez pq agora q trabalho é mais fácil de comprá-los e sentimento de colecinador sempre me despertou. Mesmo q leve tempo pra adiquirir um game eu faço questão q seja original. Eu não nado em dinheiro (ainda xD), mas é como foi dito: "as coisas mudam".

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/04/2013 às 13:29:39   localizacao São Luís - MA
    Excelente escrito, professor!!!

    Lembro de, muito pequena, já jogar videogame, mas na verdade acho que era um Nintendinho e devia ser de um dos meus irmãos. Mas eu era tão pequena que não lembro mais detalhes... depois disso tive um SNES paraguaio e minha solução mágica eram as locadoras, eu (meus pais) também não tinham condições de comprar jogos originais, então os poucos jogos que tínhamos em casa eram piratas também. Os altos preços dos jogos nessa época ainda nos afetavam de outra maneira: você ia até a locadora e alugava um Super Metroid e quando chegava em casa e ligava o SNES com o cartucho, aparecia um outro jogo qualquer. A galera alugava os cartuchos e trocava as capas pra ficar com o game da locadora.
    Depois disso tive um PSOne, mas a situação era praticamente a mesma. Quase não havia mais locadoras perto de onde eu morava, mas os camelôs vendiam vários jogos pro console. Mesmo com a chegada do PS2, Xbox, e até mesmo com o X360, se você for até um camelô, ele vai ter jogos piratas pra você! O PS3 sofre um pouco menos com isso, pois a mídia é cara pra ser copiada e vendida tão facilmente, é um investimento que não vale a pena pros pirateadores. Ainda assim, conheço muita gente que tem uma internet ’melhorzinha’ e prefere desbloquear e baixar os jogos.
    Meu PS2 também rodou piratas a vida toda... mas meu PS3 não. E nunca rodará. Os jogos são caros? Sim! Mas, como você disse, não há como comparar o caro da nossa juventude com o caro de hoje em dia. Outro motivo para eu não aderir ao desbloqueio do meu PS3, é a jogabilidade online, atualizações de firmware e outras vantagens que só se tem com o console bloqueado: pra mim, são coisas que valem a pena.
    Quem me vê comprando games novos hoje (e em mídia física, prefiro) às vezes duvida que, antigamente, eu só jogava piratões!
    Realmente, as coisas mudam...

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    05/04/2013 às 13:59:01   localizacao Fortaleza
    @sucodelarAngela

    Bem lembrado esse ponto da troca de capas dos cartuchos! Isso realmente acontecia com uma certa frequencia e era muito³ f*da. "/

    Eu esqueci de mencionar q eu nunca tive um cartucho (nem mesmo pirata) dos consoles q eu tive com exceção dos cartuchos originais q vieram neles. No caso do nintendinho era um de avião q não lembro o nome e do SNES era o F-Zero. Sempre eram alugados ou emprestados.

    Vale lembrar q a pirataria no casos de alguns cartuchos era muito f*da³ simplesmente pq não havia o chip de gravação, como alguns DKs q eu joguei. Tinha q jogar direto pq se desligasse o console perdia todo o progresso do jogo.

    Responda!
  • avatar de George Volmer
    George Volmer
    05/04/2013 às 14:08:18   localizacao Teresina - PI
    Tentar sair da pirataria de jogos no Brasil pode não ser a coisa mais fácil, mas é a mais certa de se fazer.

    Lembro-me que com 9~11 anos de idade, me achava fascinado por jogos originais, admirando a coleção infinita de meus amigos e sentindo uma enorme inveja, enquanto eu em casa pedia pra minha mãe dinheiro do lanche pra depois gastar com jogos piratas perto do colégio. Era um tanto que vergonhoso, mas eu ainda tinha 2 fitas no meu antigo SNES pra me consolar, Super Mario World e Aladdin. Mas enfim, meu pai compra do meu tio o PS2, que ele trouxe do exterior, apenas eu de meus amigos o tinha, e com isso, finalmente tenho em mãos meu Gran Turismo 3, original, a alegria de você ter o jogo e de poder colocar em sua estante era inesplicável.

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/04/2013 às 14:22:08   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar

    Triste fato esses piratas sem chip de gravação... no meu caso foi pior, o jogo era Super Mario All-Stars.
    Tive um amigo no curso de inglês que zerou RE1 sem memory card, um milhão de anos com o PS ligado, haha

    Responda!
  • avatar de Ganon,o Destruidor
    Ganon,o Destruidor
    05/04/2013 às 16:35:47
    O brasil e um pais em que os impostos sobre consoles e jogos e muito caro ,por isso que quando alguem compra jogos piratas eu nem vou contra a pessoa .eu tenho ps2 velhaço de guerra e eu so tenho um jogo original pra ele(capcom classics collection vol .1 )e mesmo assim eu não comprei ele ganhei ,e eu pretendo com o tempo comprar os jogos que eu mais gosto pra ele e tornar ele um console desbloqueado (ate porque não tem como rebloquear um console pelo que saiba)mais que possua so jogos originais ,que nem faço com meu wii e com meu gba .
    eu tomei a decisao de manter os consoles bloqueados porque isso vale apena pra mim já que eu sempre fui de levar jogos ao final e os originais são bem mais resistentes(eles tem uma camada de protecao extra pelo que sei),por exemplo no meu ps2 eu joguei um jogo(jackie chan adventures , e desconhecido mais e bom),que nunca finalizei pq todas as copias travam na mesma parte .
    e quanto ao sega saturn eu concordo com vc que os jogos dele são mais dificeis de achar ,mais daí a ele ter menos jogos bons que o ps1 eu discordo ,pois mesmo não tendo jogado ps1 ,eu conheço bastante seus jogos,e posso afirmar que o saturn pode ter menos jogos no total mais ele tem tantos jogos bons quanto o ps1 ,eu mesmo joguei muita coisa dele mesmo que por emulador(pulei a geracao do ps1 ).

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/04/2013 às 17:11:33   localizacao Apucarana - PR
    @sucodelarangela @rafael alencar

    Essa dos cartucho trocados é uma mais mais tristes e verdadeiras histórias das locadoras. Certa vez,acho que por volta de 1999/2000, eu encontrei Chrono Trigger em uma locadora aqui da cidade. Eu não era louco pelo jogo, até porque nem o conhecia, mas lia em revistas que era muito bom e quis jogar. Fui lá, aluguei, cheguei em casa e quando liguei era um jogo do Taz, que ele corre, tipo PepsiMan, do PS1...

    Eu também não tinha jogos originais, a não ser Super Mario World, ou na época do N64, já que tinha decidido ter apenas jogos originais para ele porque a maioria usava bateria interna e eu achava horrível aquele adaptador que deixa o N64 com 2 andares... Mas mudança mesmo foi só recentemente, com os jogos originais de Sega Saturn, Snes, PS1, PS2 e PS3...

    Agora, o que não podemos fazer é atirar pdra, pois mesmo com minha decisão referente ao PS3, sei que ainda tenho muitos "alternativos" para PS1, PS2... E Dreamcast, não é, Tchulanguero? hehe

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/04/2013 às 17:20:09   localizacao São Luís - MA
    @João Roberto

    Também não condeno quem tem e usa pirata. Eu mesmo tenho piratas de PS2, só piratas! Mas com meu PS3 quero que seja diferente! ♥

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/04/2013 às 17:21:08   localizacao Apucarana - PR
    @George Volmer

    Concordo com você... Abrir um jogo original é diferente, dá vontade de ficar olhando até quando o console está desligado, sei lá, parece doideira, mas comigo é assim...


    @Ganon,o Destruidor

    O que você escreveu sobre impostos é a mais pura verdade e, mesmo com "jogo justo" ou qualquer outra coisa, eu acho que os jogos ainda serão muito caros, o que diferencia é se a gente pode comprar no momento ou não. Eu mesmo estou juntando as moedinhas para comprar The Last of Us e quero, daqui para frente, comprar apenas jogos originais, pois de que adianta ter 100 piratas se não termino nenhum? O que quero dizer é que, se eu jogo um jogo qualquer e travo, parto para o outroe digo "depois jogo este de novo", masa verdade é que não jogo. se eu tenho apenas 1 original, é porque eu queria comprar e jogar este jogo, então vou lá e termino, aí sim compro outro. Ao menos é isso que eu penso, mas isso varia, dependendo das condições de cada um...

    Quanto ao Saturn,o que eu quis dizer é que no PS1 temos mais franquias de qualidade, não que ele seja inferior por isso ou aquilo. Eu sei que o SS tem grandes jogos como Panzer Dragoon, Shinning e outros, mas o fato é que, por ter maior tempo de vida, e maior número de empresas fazendo jogos para ele, o PS1 tem mais (quantidade) jogos de qualidade. Basta ver os Final Fantasies, Breath of Fire, Metal Gear, Gran Turismo...

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/04/2013 às 17:24:15   localizacao Apucarana - PR
    @sucodelarangela

    Penso a mesma coisa. Tomara que para isso eu não demore muito para comprar novos jogos xD

    PS: Eu já terminei Resident Evil 2 sem Memory card, mas eu tinha decorado o jogo de ponta a ponta. Por estar sem MC joguei com cautela e terminei em pouco mais de 2h. Mas ainda não foi tão rápido quanto terminar em 1h58 com 1 save...desculpa, mas eu lembrei e quis comentar aqui, hehe

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    05/04/2013 às 17:39:08   localizacao São Luís - MA
    @João Roberto

    Terminar com 01 save era tenso demais!!! Ainda mais em 1h58! XD
    Eu também tou aguardando The Last of Us, até deixei de comprar o Survival Edition de Tomb Raider pra não arriscar a perdê-lo.
    Vi um site que já tá fazendo pré-venda, mas nunca comprei nele... acho que vou esperar o lançamento. GoW III me deu trauma de pré-vendas, hahaha

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    05/04/2013 às 17:56:36   localizacao Fortaleza
    @João Roberto
    Eu terminei o RE1 sem MC na locadora! O dono não tinha comprado MC ainda. Porém diferente de vc eu finalizei em mais de 5hrs pq o game tinha praticamente acabado de chegar na locadora.

    @sucodelarAngela
    Não seria God of War: Ascension? Sony? Americanas.com? Mil tretas mano!

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/04/2013 às 18:41:50   localizacao Apucarana - PR
    @Sucodelarangela

    ...Mas isso foi depois de MUUUUUIto jogar e zerar... Naquela época eu nem me importava, terminava o game quase todos os dias, hoje termino um jogo e nem consigo mais jogá-lo... A primeira vez que zerei RE2 levi mais de 9 horas!!

    @rafael Alencar

    Nossa! Zerar em locadora era doideira. Um colega meu zerou Final Fantasy 8 na locadora, ele até comprou um Memory card só para que ninguém apagasse o save dele... E como eu respondi para a Sucodelaragela, joguei muito o game, aí acabei decorando onde estavam todos os itens, quais caminhos seguir corretamente e até onde era necessário ou não...

    Responda!
  • avatar de Ulisses Seventy Eight
    Ulisses Seventy Eight
    06/04/2013 às 10:50:00   localizacao São Paulo
    E ai turma dei uma sumida mas apareci novamente.

    Minha opinião é a seguinte, quando envelhecemos e temos responsabilidades, não da pra dedicar o mesmo tempo de quando eramos jovens, por isso é normal jogarmos menos.

    Aqui eu mesmo funciona da seguinte maneira:
    Eu tenho PC e 2 consoles que são um Game cube e um PS2 ambos desbloqueados com jogos originais e piratas.

    O meu cube eu peguei desbloqueado e tava jogando o Zelda Twilight Princess travou numa parte a cópia e fiquei &%$#. Vou comprar o original quando puder como disseram não sou abastado financeiramente ainda.
    O PS2 que gosto muito tenho mais de 20 jogos originais, uns sem a caixa e manual mas tenho uns completos que gosto muito de ficar revendo seus jogos, e manuais, os detalhes, inclusive os 3 logotipos de PS embaixo da midia original que só podem ser vistos na luz tamanha a qualidade.

    Lembro também dos jogos de PSX que eram de fundo preto que são muito bonitos e resistentes, eu mesmo tenho o Tekken 1 longbox que é um xodó e volta e meia volto a jogar ele.

    Eu quando compro jogos originais, eu vejo muito preço e nao me importo de ser usado.
    Pretendo ainda comprar um Wii e um PS3 estou muito contente com os jogos que tenho fora os emuladores maravilhosos que tenho, puxa é muito jogo.

    Continuem o excelente trabalho.

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    06/04/2013 às 13:27:53   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar
    Foi o Ascension mesmo, tou ficando louca, haha! Nunca mais compro nada no site da Sony...

    @João Roberto
    A primeira vez que zerei um RE também foi mais ou menos isso... Outra coisa: tagarelei no meu post um link de uma loja online vendendo DNF por 39 reais..

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    07/04/2013 às 01:02:17   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Cara, você levou em consideração algo que pouca gente leva, que é o cenário econômico de cada época. O fato de termos uma moeda estável e agora termos emprego, facilita bem mais o acesso aos jogos, mesmo que um pouco apertado. Eu mesmo só tive vídeogame depois de velho por conta disso, meus pais não tinham grana pra isso.

    Parabéns pelo escrito. :D

    @sucodelarAngela

    Eu lembro dessa parada do povo trocar os chips dos cartuchos mesmo, mas felizmente nunca fui sorteado. :)

    Lembro que na época do PSX foi que a pirataria veio com força total, mas pelo menos ainda usavam mídia prensada, bem diferente dos DVDs mal gravados que hoje imperam, pra você ver que até a pirataria caiu de qualidade.

    @Ganon,o Destruidor

    Já pensei assim, mas hoje vejo que os altos preços são muito mais filha da putagem das lojas mesmo, muito jogo, mesmo que você importe e pague todos os impostos ainda sai bem mais barato do que aqui.

    @Ulisses Seventy Eight

    Iae cara, tava sumido.

    Acho que o GameCube é um dos consoles mais furados de se ter piratas... dá muuuuito problema, é uma porcaria achar Mini-DVD que preste e jogar com ele aberto é broxante. Foi por conta dele que larguei os piratas de vez, lembro que quando joguei Metroid Prime assim fiquei muito frustrado, pois não importava a mídia, o jogo sempre dava muitos problemas.

    Originais são mais caros, porém mais práticos, não preciso me preocupar com atualizações ou travamentos, só sentar e jogar.

    Responda!
  • avatar de Thiago "T-ROK"
    Thiago "T-ROK"
    07/04/2013 às 05:08:35
    Antes de mais nada, parabéns por mais um texto ÓTIMO!

    Me identifiquei com a maioria dos parágrafos e acho que a maioria dos gamers tb se identificariam, devido à situação financeira, idade e até um certo "preconceito" que videogames possuíam anos atrás e que hoje já é mais leve...

    Pirataria sempre irá existir e não há como julgá-la mesmo pq afinal, se não fosse pela sua facilidade talvez hj eu não conheceria diversos clássicos de tantos videogames antigos que eu desconheci na época q eles eram atuais. Mas, de fato, ter um jogo original em mãos (ou virtual, whatever xP) parece que te dá um prazer a mais... xD

    Abração e parabéns mais uma vez professor!

    Responda!
  • avatar de sucodelarAngela
    sucodelarAngela
    08/04/2013 às 08:37:33   localizacao São Luís - MA
    @Tchulanguero

    Você falar que preços altos são, na maioria das vezes, filhadaputagem das lojas, me lembrou um fato que comprova isso: comprei o GoW Ascension na pré-venda por 131 dilmas. Quando foi anunciado o jogo, a Sony Brasil já havia dado um esclarecimento de que seus jogos em lançamento não seriam vendidos por mais de 150 dilmas. Até aí, beleza. Só que, aqui em São Luís, uma semana antes do lançamento do jogo, tinha uma loja que já tinha o jogo na vitrine (!) e estava vendendo o mesmo por 249 dilmas! É muita filhadaputagem isso, cara!

    Responda!
  • avatar de Ulisses Seventy Eight
    Ulisses Seventy Eight
    08/04/2013 às 10:56:25   localizacao São Paulo
    Fala Rafa, muito trabalho aqui mal tenho tempo mas sempre apareço, thanks a lot!!!

    Sobre os assuntos eu tambem não sou a favor da pirataria no caso de jogos novos e por qualidade imcomparável, tanto que tenho os jogos que mais gosto originais de ps2.
    Mas sempre compro semi novos ou usados em bom estado completos por preços atrativos pois se fosse para pagar mais de 100 reais prefiro passar vontade ainda mais pq sou assalariado e não tenho ainda meu negócio próprio.

    Mas vou chegr a comprar mais originais para cuidar de meus preciosos games.

    Sobre o cube ta de boa descobrir uma midia muito boa a Flydata que é compatível e é escura e ta rodando lindamente como se fosse original.
    Gravei o Megaman X Collection e ta supimpa.

    Abraços e excelente post João.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    08/04/2013 às 16:57:54   localizacao Fortaleza
    @João Roberto
    Eu te entendo perfeitamente! Até pq o próprio RE1 tem conteúdo extra pra quem consegue finalizar em menos de 3hrs eu já consegui finalizar em 1h15min! xD

    @Ulisses Seventy Eight
    Cara, eu só vi um ou dois games originais de PS1 na minha vida. Um deles era o ESPN Extreme Games q inclusive foi um dos games de lançamento do console. A caixa é tão linda! xD~~~

    @sucodelarAngela
    Brôca! (conhece essa? xD)
    Sério esse lance de R$ 249,00?!?!?! PQP!
    Teve uma maldita "promoção" da americanas/submarino (sei lá qual p*rra foi) q o Ascension tava de R$ 119,00. Eles chamam de "dia de games". O pior de tudo é q a gente de besta q é fica morto de feliz quando vê um valor desses, pois já estamos tão surrados com os preços absurdos q qualquer R$ 10,00 a menos é como um micro pedaço de carne dado pra um monte de zumbis...

    @Rafa Tchulanguero Punk
    Bem lembrado essa marco da pirataria! Acho q era mais "fácil" copiar uma mídia disco do q um hardware q era um cartucho. Porém antigamente haviam umas máquinas de cópias onde se extraia o conteúdo dos discos originais e este era "desbloqueado" para ser usado na mídia comum. Não havia aquela facilidade q temos hoje de encontrar uma ".iso" na internet e gravar diretamente em casa.

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    09/04/2013 às 12:44:50   localizacao São Luís - MA
    @Rafael Alencar
    Não conheço esse termo não!
    E o lance dos 249 reais é seriíssimo... inclusive, o jogo estava na vitrine da loje 01 SEMANA ANTES DO LANÇAMENTO!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/04/2013 às 22:39:38   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarAngela

    Pois é, sempre rola essas paradas, aê o pessoal que não acompanha tanto as notícias acaba caindo.

    @Ulisses Seventy Eight

    Sei como é, não tá fácil pra ninguém.

    Também curto comprar usados, mas até assim aparece uns espertos vendendo as paradas a preços absurdos... pior que tem gente que compra, por isso usados estão com preços tão inflados.

    @Rafael Alencar

    Facilidade é eu comprar um jogo e mandar entregar lá no trampo, hwa hwa hwa. Uma das coisas que me fez largar isso foi justamente o grande saco que é baixar (ainda mais no 3G), gravar, rezar pra funcionar direito... tenho paciência pra essas coisa mais não.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    10/04/2013 às 09:13:26   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela

    Brôco: Desorientado, Esclerosado, Desordenado.

    Se vc Faz/Fala Coisas Inuteis, Sem Sentido, Esquece de Tudo Frequentemente e Acaba Dxando Td Mundo Confuso, VC EH BRÔCO!!!

    "A Pessoa Naum Eh Broca Pq Qr,
    Mas Pq Simplesmente Eh!!!"

    Isso é uma descrição de uma antiga comunidade no Orkut! xD (goo.gl/pE136)

    @Rafa Tchulanguero Punk
    Realmente tem uns caras q cobram absurdos por jogo usado. Os caras são completamente sugados pelo capitalismo e obrigados a "acompanhar" a maravilhosa economia brasileira. Tem uns aí q tem aquele velho esquema de comprar baratinho (baratinho mesmo) no exterior só pra meter a facada no povo aqui no Brasil.

    Vc (como muitos) não tem paciência pq vc não é o executor da pirataria, apenas o consumidor. A maioria dos caras q fazem questão de passar por todo esse processo q vc citou são aqueles q querem apenas o dinheiro. Se terá um bom retorno financeiro pra eles pouco importa se o processo é lento e chato. Inclusive eles buscam sempre agilizar o processo a cada época q passa.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    10/04/2013 às 22:50:15   localizacao SP
    Nossa, seu texto me trouxe muitas memórias sobre os cartuchos piratas do Mega Drive, alguns desses que eu tenho até hj! Tipo o de 40 vidas do Sonic! hahaha
    Mas é verdade, como a pirataria aliviou nossos bolsos em épocas remotas. E eu curti a introdução, é muito verdade o lance das mudanças!
    Eu também fazia cara de espanto ao ver jogos originais na época do PSX. E te digo mais, por aqui o lance do 3 por 10 reais já começou nessa geração! Depois acabou acontecendo na "geração PS2" também, mas em ambas as épocas acho que compensava mais era baixar e gravar os jogos, pelo menos quando surgiu a banda larga. Saía mais barato e a mídia que eu costumava usar era melhor.
    Mas eu também resolvi abandonar (em parte) a pirataria depois que adquiri o PS3! Acho que é um console que não vale a pena se não for original, mas é mera opinião do velho caduco aqui! E vc disse uma verdade, comprar no lançamento ainda é muito caro. Vale mais a pena esperar pra comprar um jogo mais antigo novo por esse preço que vc falou, eu paguei isso no Street Fighter X Tekken novo! Ou partir pros usados. Ou então, importar. Infelizmente acaba sendo mais viável em muitas ocasiões, embora tenha que ter paciência pra receber o jogo 1 mês depois (ou mais) e fora o risco de pagar a taxa de importação.
    Continuando a observação de não desbloquear o PS3, se a pessoa assina a PS Plus, consegue uma biblioteca enorme de jogos "gratuitos" que são obtidos conforme as semanas vão passando e só pagando 50 dolares por ano. Não acho que seja caro. É um aluguel de luxo, já que se vc não renovar o plano, vc não consegue mais rodar os jogos. De qq forma, a esmagadora maioria de jogos que possuo no HD do meu videogame veio nesse esquema. Não vejo necessidade da pirataria.
    Agora, se vc quer ter mais de um console, complica. Por exemplo, se eu readquirir um Wii (penso ainda no assunto, vcs não estão livres de jogar Mario Kart comigo), duvido que eu vá mantê-lo apenas rodando conteúdo original. Se eu ganhasse um bazilhão de dinheiro não faria isso, mas... não é o caso!
    Curti tb a imagem das tattoos, bem verdade! As vezes compensa gastar mais e ter qualidade. O barato sai caro em muitos casos.
    Grande texto, João! Como sempre!
    Abraço

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    12/04/2013 às 09:24:40   localizacao Apucarana - PR
    fala, Caduco!!! Buenas??

    Desculpa a demora para responder, mas o tempo aqui está curto... Pra variar, hehe.

    Eu sempre penso nessas coisas quando sapeio pela Net. Os fóruns que visito (não participo de nenhum, mas sigo o Canal 3, ótimo por sinal) penso nos comentários dos jogadores mais novos, crias do PS2 e seus jogos pirateados, que se acham deuses na terra por "terem mais de 150 jogos", todos via Piratebay. Eu não cuspo para cima, já que sou cliente assíduo do referido compartilhador de arquivos (e danem-se os avisos de vírus!! Bwa ha ha!),mas já banalizaram a coisa, mais do que ela já é/está. Eu, sempre que fico sabendo de algum bom jogo, vou lá, baixo o game, gravo e jogo. se for bom, e tiver tempo, termino. se não, descarto e pronto. mas nem por isso incluo o game na minha "coleção". Pode ver minha coleção no Alvanista, tem vários games Loose, alguns até sem o label, mas não incluo piratas. Acho idiotice. Se eu fosse adicionar à minha "coleção" toda iso e rom que tenho, e cada disco gravado, tanto para PS1, PS2, Saturn, Dreamcast e Sega CD, teria uns 5000 jogos ou mais. Aí eu te pergunto: Que graça isso teria? Nenhuma. Mas, como o TRok disse, se não fosse isso eu não teria conhecido uma batelada de jogos que já joguei, principalmente aqueles que quando olhamos pensamos "ih, esse nãod eve prestar", mas no final é um baita jogo. A série Warioware é um exemplo disso...

    Quanto ao PS3, bem, eu concordo contigo. Não há vantagem em desbloqueá-lo. se não me engano, recentemente lançaramum novo jailbreak para a firmware 4.40, e até um colega perguntou se eu não ia desbloquear o meu. Eu respondi que não e ele disse "você é bobo, eu tenho um PS3 desbloqueado com 150 Gb de jogo. Bem, conhecendo o PS3 não deve ser tantos jogos assim, fora que ara baixar tudo deve ser um saco. Eu não tenho paciência para downloads de 20 e tantas horas. Eu vou pegar esta semana um Notebook (usado, é da minha irmã, que vai comprar o tal Ultrabook e vender o dela pra mim, fora que eu preciso desesperadamente para a faculdade) com uma configuração mais ou menos (já vi o namorado dela jogando Crisis e Call of Duty MW3 nele. Não é um jogo original de PS3, mas dá para jogar aquele jogo que eu não pagaria R$150,00 por não gostar tanto assim.

    Para o PS3, como já mencionei por aqui, estou juntando as moedinhas, quebrado o cofrinho da minha filha pra comprar o The Last of Us, mas eu quero comprar a edição de colecionador do Max Payne 3 que vi numa loja daqui. O problema é que o cara tah pedindo R$350,00. Muito caro pra mim...

    Quando a gente decide se aventurar pelos caminhos da originalidade esbarra nos preços, fazer o quê? Eu estou pensando em assinar a PS+, mas minha net anda tão ruim que é capaz de cair durante alguma atualização, de tão instável que ela está...

    Eu acho que fugi um pouco do assunto,mas basta dizer que, assim como você, não tenho um bazilhão de dinheiro, portanto, o PS3 será minha garantia de zerar mais jogos, não fugir de algum chefe e parar em outro jogo. Mas isso só depois de eu terminar o Goldeneye 007 do Wii, hehe.

    Chega, já escrevi muito, estou parecendo alguém que eu conheço, hehe.

    T+

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    12/04/2013 às 12:40:36   localizacao São Luís - MA
    Aaaaahhh, @Rafael Alencar, agora entendi!!!

    @João Roberto @Gamer Caduco
    Também não vejo vantagem em desbloquear o PS3 e também não tenho saco pra esperar mais de 20h de download... fora as jogatinas online, as atualizações...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    13/04/2013 às 13:28:09   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Pois é... fora que quanto mais velho, menos tempo se tem, e menos quer se perder. Na adolescência eu não me importava em perder horas futucando nesse tipo de coisa, hoje mal mal animo atualizar meu celular, rzs.

    @Gamer Caduco
    @João Roberto
    @Sucodelarangela

    Eu cheguei a uma conclusão um pouco diferente. Em termos práticos, não tem que ser rico pra comprar originais para todos os consoles, porque no final das contas só jogamos uma ou duas coisas por vez, não precisa comprar um jogo pra cada console toda vez. Eu tenho feito assim e tá dando pra segurar a onda legal.

    Claro que em alguns casos é complicado, o Dreamcast por exemplo tem jogos nunca lançados, como Propeller Arena, que só baixando pra conseguir jogar, e o Saturn por exemplo é missão quase impossível pra conseguir um usado a preços aceitáveis.

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    16/04/2013 às 18:39:26   localizacao São Luís - MA
    @Tchula
    Eu acho que o PS3 é o único que não vale a pena desbloquear.
    O X360 dá tranquilo, a mídia pirata existe em abundância e dá pra comprar baratinho...
    O Wii tem jogos leves que dão pra ser baixados...
    Se eu tivesse os 3 consoles, manteria apenas o PS3 bloqueado, de verdade. E dá pra manter tranquilo os originais, como você disse

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    17/04/2013 às 08:47:58   localizacao Fortaleza
    @Sucodelarangela @Tchula
    Concordo contigo. O fato de ser BluRay também já "dificulta" um pouco.

    Todos os meus amigos q possuem Xbox os tem desbloqueado. Eu só joguei nintento Wii quando um colega me emprestou e todos os games também eram piratas. A imagem da tattoo q o @João Roberto colocou no post retrata muitos dos momentos em q estes mesmos amigos se queixam de alguma coisa pelo fato de adquirirem jogos piratas. Seja pq o jogo trava/buga, seja pq a midia usada não dura muito e por aí vai.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/04/2013 às 10:50:11   localizacao Vespasiano - MG
    @Sucodelarangela

    Tenho amigos com XBox 360 com um desbloqueio que dá até pra jogar online... mas é uma gambiarra gigante, eu não concebo fazer tudo aquilo em um console meu, não justifica.

    @Rafael Alencar

    Foi esse monte de probleminhas que me fizeram largar os piratas de vez, imagina eu, fã de Metroid, depois de anos querendo jogar Metroid Prime, ficando puto com o jogo porque o treco travava em toda a porta que eu entrava? Não vale a pena, matou muito da minha experiência com vários jogos.

    Eu não sou rico, tenho esposa, contas a pagar e tudo mais, mas dá pra comprar um jogo a cada dois meses tranqüilo, e mesmo assim to com muita coisa atrasada pra zerar, por isso para mim hoje, não tem cabimento eu piratear nenhum dos meus consoles.

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    17/04/2013 às 11:00:55   localizacao Fortaleza
    @Rafa
    Cara, esse seu último parágrafo resumiu totalmente minha situação atual. E honestamente.. Eu estou muito feliz com ela!

    O q vc falou pra @Sucodelarangela também concordo plenamente. Para os q curtem* a pirataria digo uma coisa: Boa diversão e BOA SORTE³! xD

    * Eu não sou contra e nem hipócrita ao ponto de dizer q não curto, já falei. Apenas estou deixando de lado esse hábito por vários motivos q já foram citados nessa publicação.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/04/2013 às 12:10:03   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Pois é, eu também só acho babaquice quando o cara tem grana e pirateia na onda da "lei de Gerson" ou quando sai falando que é "mais vantajoso", mas não sou nenhum cruzado contra a pirataria.

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    17/04/2013 às 13:39:18   localizacao São Luís - MA
    @Tchula

    Mas eu já teria o PS3 pra jogar online, não sinto necessidade de um X360 pra mesma coisa...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/04/2013 às 14:46:33   localizacao Vespasiano - MG
    @Sucodelarangela

    A gambiarra que falei é da destrava mesmo, o fato de poder jogar online é só um "extra".

    Responda!
  • avatar de Sucodelarangela
    Sucodelarangela
    19/04/2013 às 12:14:15   localizacao São Luís - MA
    Huuummmm, saquei...

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    26/04/2013 às 14:44:09   localizacao Itu/SP
    Por esses motivos que agradeço todos os dias por sites como Steam, Origins, hahahaha!

    Excelente texto ;)

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    01/05/2013 às 19:20:56   localizacao SP
    Vish, a conversa foi longe...
    Mas enfim...

    @TODOS

    Também não tenho dinheiro sobrando e nem paciência de downloads eternos, isso já não basta na época do PSX que era tenso baixar os cds sem banda larga! hahaha

    Eu tentei usar a estratégia igual a sua, @Tchulanguero, mas daí vc entra naquele site estrangeiro, os caras fazem aquela promoção maluca que vc paga praticamente 1/3 ou 1/4 do valor do jogo e eu não me seguro. Resultado: um monte de jogo parado aqui que eu poderia ter comprado ao longo do tempo, exatamente na hora que pretendia jogar. Mas... é uma droga isso. Ainda mais quando são jogos pra jogar online ou com a galera offline, tipo Guitar Hero, jogos de luta, etc. Qdo vc vê, gastou o que não tinha ou não podia e está com o jogo na mão, se xingando de idiota e tudo mais! hahahaha

    @João

    Dizer que um jogo pirata faz parte da coleção não faz sentido pra mim, os caras que fazem isso precisam acordar. Dizer que jogou, zerou, fez 100% e etc é uma coisa. Agora ter é outra. Mas sei lá. Na minha página de jogos do Sonic lá eu listei os piratas, mas deixei claro que não são originais e que quero a versão original do jogo.
    Cada um tem um conceito e tal, mas pô... contar jogo pirata como ter o jogo é muito esquisito pra mim! hahaha! Essa geração leite com pêra, viu... xinga eles! kkk

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    01/05/2013 às 21:33:47   localizacao Fortaleza
    @Cadu
    Concordo contigo cara. Experiência e Colecionismo são coisas TOTALMENTE distintas. Vc pode dizer sim q jogou game x, y ou z piratas. Não faz o menor sentido dizer q tais jogos pertencem à sua coleção de games. Colecionismo exige autenticidade naquilo q é colecionado, ou seja, o próprio conceito já fala por si só.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    01/05/2013 às 23:37:51   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Rzs, é foda mesmo, tem que ter um pouquinho de controle. Mas eu gosto de me manter sempre com uma certa "folga", porque tem jogos que eu acabo bem mais rápido do que eu imagino.

    @Rafael Alencar

    Depende... e se for uma coleção de jogos piratas? :P

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    02/05/2013 às 09:36:38   localizacao Fortaleza
    @Tchulanguero
    Humm.. pensando por esse lado né! xD

    Já pensou! O cara sair colecionando os games piratas seguindo os seguintes critérios:
    - Nome do release da "iso" (pq nem sempre o arquivo é .iso e existem vários releases para um mesmo game)
    - Marca da mídia onde a iso foi queimada.
    - Marca da gravadora q queimou a iso.
    - Cover (capa) do game.

    Tipo isso:
    url imagem: deutilt.com.br/wp-content/uploads/2012/01/pirataria.jpg

    Tá. Foi só uma piada. Eu não sou contra a pirataria, já falei no meu primeiro comentário. >_<

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/05/2013 às 12:11:25   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Na verdade eu havia pensado em cartuchos, rzs. Eu por exemplo considero o meu "Pocket Monsters II" para Mega Drive como parte da minha coleção :D

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    02/05/2013 às 13:35:29   localizacao Fortaleza
    @Tchulanguero
    Vish man! =X
    url imagem: zamolxismd.org/m/th07.deviantart.net/fs70/150/f/2012/095/c/e/pirate_poker_face_by_dingernalt-d4v4yt4.png

    Huhauhauhau!! xD~

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    02/05/2013 às 17:48:03   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Dá um desconto vai, eu ganhei o jogo de um amigo meu, fora que a Nintendo nem vai ficar brava comigo, eu tenho três Pokémon original lá em casa :P

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    03/05/2013 às 11:11:07   localizacao Fortaleza
    @Tchulanguero
    Huahuahua!!! Só zueira xará!! xD

    Parabéns pelos Pokemons!! \o/

    Aliás mudando completamente de assunto... acho q eu sou um dos poucos q tipo, não gostam de pokemon.. :T

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    03/05/2013 às 11:25:45   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    O Caduco também disse que não gosta, rzs. Agora cadê aquele botão de bloquear leitor hein...

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    03/05/2013 às 13:29:38   localizacao Fortaleza
    @Tchulanguero

    Huahuahuahauhauha!!

    Ei parceiro! Se ligue! Kd a democracia no Vão Jogar?

    Aí vc diz: "Vc não leu o ’sobre nós’? Quem foi q te disse q aqui tem democracia?"

    Huahuahua!!

    Mas sério.. eu gostei da primeira e segunda temporada do desenho, mas nunca gostei do jogo. Ô joguim xato mermão! xD

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    03/05/2013 às 15:14:00   localizacao Apucarana - PR
    kkkkkkkkkkkkk ! Eu passo alguns dias sem abrir meu e-mail e vejo que a conversa aqui prosseguiu, rsrs.

    @Cadu

    Ter jogos piratas e dizer que tem é uma coisa, outra é dizer que sua coleção tem 1000 jogos, sendo que 990 são piratas. No Alvanista mesmo eu tenho lá marcado alguns jogos e Mega Drive piratas, mas eles nem ficam perto dos meus Sonic ou Bare Knucle originais.Eu os deixo dento de uma caixa de sapato mesmo. Mas se apontar uma arma para a minha cabeça eu digo que tenho, ma que não faz parte da coleção. até porque é legal você dizer que tem aquele Sonic de 40 vidas do teu Mega ou eu ter o Sonic 4 para Super Nintendo...

    @Rafael Alencar

    Cara, eu conheço um monte de gente que não gosta de Pokemón. A grande maioria diz que o jogo é ruim apenas por terem assistido ao desenho e não terem gostado. Eu mesmo, fui fisgado pelos mostrinhos de bolso lá no GBC, de ficar trancado no banheiro por horas até. O único problema é que eu não vejo uma evolução tão grande assim na franquia, e fora a melhora nos gráficos e um firula aqui, outra ali, hoje não jogo por considerar todos muito parecidos. Mas até aí, Final Fantasy e afins também são, ao menos pra mim. Eu gosto de Pokemón, só não jogo muito...

    @Tchulanguero

    E eu tenho aquele Pokemón pra Nintendinho, pena que não faz parte da coleção kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    05/05/2013 às 20:26:56   localizacao Vespasiano - MG
    @Rafael Alencar

    Tem nada de democracia mesmo não, aqui é tudo ditadura linha dura :P

    @João Roberto

    Hack não é pirata, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    06/05/2013 às 08:34:27   localizacao Apucarana - PR
    @Tchulanguero

    Não? Mas e o jogo base?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    06/05/2013 às 11:53:46   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Cara apesar de eu ter falado como piada, vale o pensamento: o hack é quando um jogo se apropria de uma outra obra, de forma legal ou não, de forma integral ou não, e a modifica. Então aquilo não deixa de ser um outro jogo, acho que dá pra falar que faz parte de uma coleção sim. E no final das contas, essa onda de jogos velhos em HD não seriam uma espécie de "hacks oficiais" também?

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base