Como foi difícil escolher o título e a descrição. Não riam, eu estou falando sério. Começando pelo título: Shenmue. O que eu ia colocar de complemento? Não tem como descrever este jogo em poucas palavras. Então o melhor foi deixar assim mesmo, afinal, 90% dos jogadores de videogame do mundo, gostando ou não, sabem o que é Shenmue, e os outros 10% estão presos dentro de casa jogando algum MMO. Aí vem a descrição: novamente eu empaquei, sem saber o que escrever. Por fim coloquei algo meio emocional e irracional, mas que traduz da melhor forma como descrever a parada. Depois eu copiei e colei algumas coisas em japonês da Wikipedia pra chamar mais a atenção.
Mas o que este jogo tem de tão especial pra ser aclamado dessa forma, ao ponto de que se alguém achá-lo ruim, corre o risco de ser apedrejado?
Shenmue é um jogo criado por Yu Suzuki e pelo estúdio AM2. Originalmente Yu queria fazer um RPG de Virtua Fighter, que é cria dele também, para o Sega Saturn, mas acabou criando algo totalmente novo. O projeto era ambicioso e exigiria até a última gota do hardware do Saturn. O jogo estava ficando mais ou menos assim:
No entanto, durante a produção o projeto foi transferido para a nova plataforma de jogos da SEGA, o Dreamcast. As possibilidades se ampliaram com o novo hardware que além de muito mais potente era mais fácil de programar. Mas a AM2 foi além disso e resolveu "espremer" o novo console, e o resultado foi um dos melhores jogos de todos os tempos, quer queiram ou não.
Eu jogando
O jogo começa com um introdução longa, nada de CG, usando os gráficos do próprio jogo, sei lá que nome se dá pra isso, que te apresenta a história. Aí começa o jogo em si. Como de costume eu sai testando os comandos e não gostei muito da forma escolhida para movimentar o personagem, que é feita com o direcional digital em conjunto com o gatilho "R" (o analógico ficou para movimentar a visão). O restante dos comandos são simples, funcionais e fáceis de se acostumar.
Logo nessas experimentações é que se percebe o porque do F.R.E.E. (Full Reactive Eyes Entertainment), em que é possível explorar praticamente todos os cantos do cenário. E a impressão inicial que se tem é de que se trata de um jogo de investigação, onde todos os detalhes fazem a diferença para saber qual o próximo passo. Porém depois de um tempo, acabei percebendo que se tratava de algo muito maior e ambicioso: os caras queriam criar uma história tão real e interativa quanto a própria realidade.
É aqui que eu acredito que muitos se desinteressem do jogo, achem ele ruim ou "sem sal". As batalhas por exemplo recebem muitas reclamações com relação a jogabilidade, mas o que eu vi foi nada mais do que uma simulação da realidade, não é igual em Final Fight, onde pra se livrar de um monte de adversários querendo bater em você basta apenas apertar um botão, é preciso saber o movimento certo para a hora certa, além de uma certa estratégia, principalmente ao lutar contra muitas pessoas. Tudo isso deixa o jogo muito "técnico", o que o difere dos demais, e provavelmente por isso ele é "odiado" ou "descartado" por alguns.
Embora as declarações de Yu & Cia digam que Shenmue não explorou 100% do potencial do Dreamcast, se não me engano li uma vez sobre algo em torno dos 80%, e é notável que o jogo extrai muito do hardware do console. Pela primeira vez eu vi claramente as limitações do Dreamcast, mas é tudo tão bem feito e trabalhado em cima disso, que o resultado foi algo muito bom. Mais pra frente eu explico melhor esta parte.
Obra prima?
O que faz Shenmue uma obra prima em forma de GD é o cuidado dado a todos os detalhes do jogo. A história é bem simples, cheia de clichês e ambientada no fim de 1986 no Japão, na cidadezinha portuária de Yokosuka. E é legal ver como os hábitos, vestuários e etc. são fiéis a todo esse contexto, se você procurar fotos da cidade na internet verá que tudo é muito semelhante. O comércio em Dobuita também é muito bem feito, as lojas sempre abrem na hora certa, embora não seja mostrado ninguém entrando e abrindo a loja, ela simplesmente abre do nada, as pessoas estão lá trabalhando, pessoas ocupadas andando na rua o tempo todo, apesar de poder ser visto nitidamente elas "se construindo", tudo tem vida. É possível bater na porta de todas as casas, embora não dê para entrar em praticamente nenhuma, o comércio todo funciona e em muitos é possível fazer compras. Legal também é que casas e pessoas não se repetem, se você viu o mesmo rosto em outro lugar é porque é a mesma pessoa, embora algumas pareçam se teletransportar para onde você está, como é o caso de Tom. Tudo é detalhado e cheio de referências. Quer dizer, quase tudo, o jogo tem um erro gravíssimo com relação ao que se propõe: Ryo, o protagonista, não toma banho, não troca de roupa, não come e não tira aquele band-aid da cara hora nenhuma, independente do que aconteça.
Visualmente falando
Um dos pontos mais exaltados em Shenmue são os gráficos, que realmente são excelentes, o melhor que vi no Dreamcast até hoje. As texturas são muito bem feitas e compensam a falta de polígonos do console, mesmo este jogo tendo uma taxa de polígonos acima da média do Dreamcast, inclusive dizem ser o fato de usar tantas texturas é que fez com que Yu Suzuki declarasse que o PlayStation 2 não suportaria a engine de Shenmue sem muitas perdas, é só olhar o rosto de uma pessoa idosa e ver o resultado. Os cenários também tem o mesmo refinamento dos personagens, muito detalhados. No entanto, algumas vezes a falta de polígonos faz com que alguns personagens fiquem um tanto estranhos, é inclusive normal ver as "emendas" nas articulações dos personagens, mas tudo bem, nem tudo é perfeito.
Ouça o som
A trilha sonora de Shenmue acompanha a alta qualidade do jogo, com músicas orquestradas e de acordo com cada ambiente ou situação. Praticamente todos os lugares, comércios, casas, bares, etc, tem uma música própria. Os efeitos sonoros também são sempre bem feitos.
Outra coisa quem para mim foi fundamental na interatividade do jogo é que ele é 100% dublado, se você puxar papo com qualquer pessoa na rua vai sair voz da boca dela, e não somente texto em baixo da tela, o que inclusive em Shenmue é opcional.
Eu ainda jogando
Como eu já disse, Shenmue tem uma história bem simples e cheia de clichês, bem no estilo daqueles filmes orientais da Sessão da Tarde, onde o cara vai atrás do assassino do pai dele. A princípio não te prende muito, mas conforme a história vai sendo contada e da forma que vai sendo contada, te colocando realmente na pele de Ryo e a coisa vai ficando maior do que simples vingança, vai ficando mais interessante.
É legal também a quantidade de coisas que se pode fazer no jogo, como treinar seus golpes, o que é essencial para o seu desenvolvimento no jogo, ou ir no fliperama e jogar literalmente, o que achei uma grande sacada da equipe do jogo em colocar os jogos antigos da SEGA disponíveis, e até mesmo apostar uma corrida com... empilhadeiras!!! Ou seja diversão extra-história é o que não falta. Mas nem se anime demais, tem uma parte do jogo em que você tem que trabalhar também, ou achou que só seria vida mansa? Pode parecer chato, mas esse lance de trabalhar é algo essencial na mecânica do jogo, faz parecer de verdade por ser natural.
Outra coisa que é bom ir se acostumando são com os Quick Time Events. Já vi isso em outros jogos, The Sword Of Bersek por exemplo, mas em Shenmue é algo constante. Basicamente te faz interagir mesmo nas cenas onde o controle do personagem não é seu, indicações vão aparecendo na tela e você deve apertar o botão correto, modificando assim o curso das cenas. Isso é legal, porque em muitos momentos Shenmue parece mais um filme do que um jogo de tanta cena que você fica assistindo.
Enfim...
Nem sei se deu pra falar tudo o que tinha sobre o jogo, até porque eu havia começado a escrever este texto faz um tempo, logo depois que zerei ele, mas o básico está aí, básico mesmo, porque para entender Shenmue é só jogando.
Levando em consideração que este primeiro jogo teve como objetivo apenas mostrar o universo de Shenmue e o funcionamento do jogo, e nem era pra ser um jogo, só uma espécie de demo, mas que acabou ficando muito grande demais e fizeram um jogo logo de uma vez, pode-se dizer que ele foi perfeito em seu papel. Tudo acontece de forma clara, não há dificuldades em aprender a jogar e o nível de interação e imersão são altíssimos, no final nota-se claramente aquele clima de "a história começa agora".
Mas apesar de tudo, Shenmue pode ser considerado um enorme fracasso, ao menos comercial. Foi o segundo jogo mais caro da história, perdendo somente este ano para GTA IV e não vendeu quase nada, levando em consideração o gasto e expectativa. A verdade é que não é o tipo de jogo que agrada a todos justamente pelos motivos que já citei, é um filme interativo e muito voltado para a realidade em sua mecânica, você não encontra prostitutas nas esquinas, não arruma flores para soltar bolas de fogo, não invoca criaturas do além, não dá tiro, não solta hadouken... enfim, não tem nada dessas coisas que fazem os nerds do mundo se acharem fodões pelo menos no mundo dos jogos.
Mas claro que Yu Suzuki sabe dos elementos que fazem um bom jogo. Vão jogar o primeiro para entender que depois eu começo a falar sobre o segundo jogo, onde o circo começa a pegar fogo de verdade.
Shenmue é uma introdução perfeita a série, mostrando todo o potencial do hardware do Dreamcast e oferecendo o máximo de interatividade possível. Embora ele possua mecânicas bem técnicas, como é o caso dos combates, o nível de ambientação que ele oferece é algo que dificilmente vemos por aí, com uma direção de arte fantástica e trilha sonora maravilhosa. Avaliado noDreamcast (entenda o nosso sistema de notas)
Pois eu acho o jogo fantástico, e lamentei muito quando cheguei ao fim, me prendeu do inicio ao fim e como vc disse é dificil escolher palavras para descrevê-lo, as lutas sinceramente tem uma jogabilidade ruim, mas por mim nem precisava ter, a mecânica do jogo e essa tentativa de simular a realidade que me chama a atenção. Eu simplesmente não entendo como há pessoas que não goste, e ainda espero pelos possíveis capítulos restantes da história.
Como eu já disse eu acho que a jogabilidade das lutas é muito técnica e não ruim. Algumas pessoas não gostam simplesmente porque tem gostos diferentes, he he he. Quanto ao próximo capítulo é bom ter paciência, porque eu acredito que vai demoraaaaaa...
Tenho horror a esse tipo de "jogo", abomino filmes interativos, isso é coisa que só os fãs do Playstation gostam, fico até feliz que essa franquia morreu, quanto menos "jogos" assim melhor!
Hum, acho que você está confundindo as coisas... Shenmue não é um jogo interativo, tipo um Heavy Rain, por exemplo. É uma espécie de RPG de ação, com grande foco na narrativa e interação com o ambiente, e lutas no estilo Virtua Fighter. Claro que hoje não tem o mesmo impacto jogá-lo, afinal, já são anos de evolução em termos de mecânica nesse sentido, mas vale a pena conferir, é um ótimo jogo
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