Shenmue III, que teve a campanha de Kickstarter para um jogo mais bem sucedida de todos os tempos, foi adiado para a segunda metade de 2018. O adiamento do jogo, que estava previsto para o final deste ano, foi feito pelo próprio Yu Suzuki, em um curto vídeo postado na página da campanha.
Em resumo, o motivo dado foi a de que os desenvolvedores foram se deparando com novas tecnologias e isso foi ampliando as possibilidades, de modo que agora é necessário mais tempo para que o jogo fique polido o suficiente e alcance a grandiosidade almejada para o título. Me lembrou um pouco o discurso do Eiji Aounuma durante os adiamentos de Breath of the Wild, o que no caso se mostrou no final ter sido algo extremamente positivo.
Shenmue III é um jogo muito aguardado pelos fãs da série, tendo arrecadado mais de US$ 6 milhões em Julho de 2015, mas que teve o seu anúncio de sua campanha feito durante a conferência da Sony na E3 daquele ano, o que gerou bastante desconfiança. Logo depois foi confirmado que a empresa nipônica está financiando parte do projeto, assim como algumas outras empresas não conhecidas, deixando a dúvida do que realmente está sendo financiado pelo público.
Outro ponto de dúvida é o que Shenmue III tem a oferecer para a geração atual além de sua história. Enquanto os dois primeiros títulos da série, originalmente lançados para o Dreamcast, trouxeram conceitos inovadores para a indústria, o fato é que hoje todos aqueles recursos e mecânicas já são comuns em grande parte dos títulos. Para um jogo que já foi dito que não irá fechar a série, ser simplesmente uma continuação que teve o seu antecessor lançado em 2001 é apelar demais para a nostalgia dos jogadores.