Se tem uma coisa que eu acabei aprendendo é que celulares, smartphones e similares são péssimos consoles, mas ótimos portáteis [agora vocês fazem aquela cara de "hein?" mas eu explico]: o ditos portáteis hoje como Nintendo 3DS e PSVita embora sejam chamados de portáteis não são lá muito compatíveis com uma jogatina em qualquer lugar de verdade, estão muito mais pra consoles que não precisam de televisão. Tem lugares e situações em que não é possível jogar, e pra mim portátil é isso, não é simplesmente porque cabe no bolso que já é merecedor do título. Não é atoa que muita gente brada aos quatro ventos que os portáteis tradicionais estão com o dias contados, ainda mais que os celulares modernos tem capacidades invejáveis. Eu acho isso um exagero, mas não deixa de ter uma certe verdade, no final das contas os tradicionais perderão uma boa fatia do mercado.
Mas enfim, apesar do meu modesto aparelho até rodar alguns emuladores, no final das contas eu acabo apelando para os "jogos de celular" mesmo quando estou em situações de extrema pobreza, como pegar um balaio lotado, e ae até paciência vira um ótimo passatempo. Em uma das minhas peregrinações pela empoeirada loja online da Nokia, em busca da combinação quase impossível de jogo bom e 0800, acabei me deparando com um excelente shooter chamado Wave - Against Every Beat!.
Logo de cara o jogo chama a atenção pelo "acabamento" que não fica devendo em nada para os jogos independentes disponibilizados por ae. Aqui não rola muita firula, você escolhe a fase que quer jogar dentre as que você já habilitou e pronto. Pra quem já tiver debulhado o jogo, ainda há a opção do modo survival que é paulera pura.
Os controles foram feitos pensando exclusivamente em telas touchscreen, o que a princípio pode causar até um certo medo, porque qualquer jogo no touchscreen que requer um pouco mais de habilidade se torna uma epopéia. Você coloca o dedo na tela, segura e a nave acompanha o movimento que fizer, enquanto os tiros são disparados automaticamente. Depois de um tempo experimentando o melhor jeito o modo que me pareceu mais agradável foi segurando logo abaixo da nave, mesmo assim algumas vezes eu senti uma certa dificuldade em esquivar dos ataques inimigos, mas isso deve ser por conta da minha tela que não é lá muito precisa, mas no final eu achei que a solução para os controles foi boa e bem satisfatória.
Wave não é um jogo muito grande, assim como a maioria dos jogos de celular, são apenas cinco fases mas que vão ter uma duração variada de acordo com a sua habilidade. Para passar delas é necessário coletar ou destruir uma certa quantidade de itens, que variam de tipo e quantidade em cada fase, menos a última aonde o objetivo é matar o todopoderosofelédaputa chefe do jogo. Pode parecer bobo, mas Wave é daqueles shooters que te faz fechar os olhos em certas partes de tantos obstáculos que aparecem na tela. Pra ajudar com isso existe uma pequena barra circular no canto inferior direito da tela que quando acionada transforma os inimigos em estrelas que podem ser coletadas por um pequeno tempo. Quando se perde todas as vidas você tem a chance de jogar mais um pouco caso passe pela morte súbita, que consiste em desviar de um monte de inimigos.
Algo que torna Wave superior a outros jogos de celular é a trilha sonora, composta por músicas eletrônicas porém nada de mids e composições simples, algumas inclusive tem trechos cantados, me lembrou REZ algumas vezes. Legal também é que mesmo com isso o jogo não é muito grande, ocupando apenas vinte megas no aparelho.
Enfim, claro que esta não é a recomendação de jogo para um fim de semana, mas é uma excelente pedida pra quem busca um jogo de qualidade pra passar o tempo naquelas horas de trânsito caótico entre o trabalho e a casa, no epírito real de um jogo portátil. Eu não sei para quais fabricantes ele está disponível, mas pelo menos pro pessoal que tem Nokia ele é gratuito na Ovi Store (http://store.ovi.com/content/134492). Então o que estão esperando, aproveitem que não tem como sentar mesmo nesse ônibus lotado, encostem em um canto e vão jogar!
Muito legal este post, me lembrou do tempo em que jogava River Raid, shooter divertido. Hj em dia não vemos mais... Lembrou também thunder Force 4 para Mega Drive, que tenho aqui e de vez em quando ligo o meu... Valeu, jogo simples mas que bateu curiosidade de jogar...
Cara, depois eu fui dar uma olhada e parece que tem ele pra outros modelos sim e parece que a versão do meu é até mais simples, vi algumas telas com muito mais coisas que a minha, se tiver como pode baixar que é bacana.
Compartilhe