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Pois água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 12/11/2011 às 12:49:53   tagarelices 17

Pois água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!


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Eu já devo ter escrito umas duas vezes nos últimos meses análises sobre a situação do mercado atual de jogos, e sempre no final eu acabo dizendo que quem molda o mercado são os jogadores e não as empresas. E é justamente por isso que eu fico escrevendo sobre esse assunto, vai que eu consigo fazer uns dez caboclo parar pra pensar um pouquinho, mesmo que não concordem comigo? E então esses dez fazem mais dez pensar mesmo não concordando também e assim por diante, quem sabe? E não concordar apesar do que muita gente pensa pode ser algo bom, porque ae se discutem idéias e as mesmas evoluem.

- Porra Tchulanguero, você escreveu um parágrafo inteiro de enrolação e até agora não disse sobre o que é este texto!

Então, dessa vez eu resolvi falar sobre a repetição do mercado atual. Quando me refiro a repetição, quero dizer sobre as dezenas de jogos que não passam de meras cópias uns dos outros apenas com uma roupagem diferente, apesar disto não ser uma exclusividade dos tempos atuais.

Lembremos de Mario Bros. por exemplo, que foi o jogo que fez explodir a onda de "jogos de plataforma" na época. O mercado foi invadido por centenas de cópias genéricas do encanador italiano, sendo que a maioria não valia muita coisa. Sonic também foi um jogo que pegou carona nessa onda, tendo inclusive tendo como objetivo principal ser melhor que o concorrente, o que de certa forma foi alcançado. Então qual a diferença entre Sonic e as centenas de outros jogos do mesmo gênero? A resposta é simples, enquanto a maioria dos outros queria simplesmente ser uma cópia genérica do jogo da Nintendo, a Sega queria pegar a mesma idéia e melhorá-la, isto fez com que o pessoal tivesse que colocar a cabeça pra funcionar e encontrar meios criativos de fazer isso. Muita gente atribui o sucesso apenas a velocidade do jogo, mas o fato é que isso tava mais pra uma chamada marketeira, todo mundo que já jogou Sonic sabe que se faz muito mais do que simplesmente correr desenfreadamente.

sonic

Olhando por este aspecto vamos perceber que as coisas não mudaram muito, o que dá uma impressão de agravamento é que hoje temos mais consoles de peso comercialmente e mais produtoras, além do acesso mais fácil a informação, mas existe algo que torna as coisas realmente piores que é a repetição do próprio produto, e na geração atual não há exemplo melhor para exemplificar isto do que a série Guitar Hero.

guitar hero

A famosa série da EA fez muito sucesso em cima da vontade daqueles que sonhavam em ser rock stars mas que não tinham disposição nem para aprender a segurar uma guitarra de verdade, e acredite, muita gente pira nessa batatinha. Na ganância para vender mais a série se afogou em meio a tantas versões que na verdade não passavam de meras atualizações disfraçadas de novos jogos e o resultado disso todo mundo já sabe, Guitar Hero teve sua continuidade congelada por tempo indeterminado. As vezes os produtores se esquecem que as pessoas jogam para se divertir e não por conta de algumas músicas diferentes em cima de uma jogabilidade praticamente igual ao da versão anterior. Mesmo franquias já consagradas como Zelda por exemplo precisam se reinventar o tempo todo para se manterem, basta pegar como exemplo Twilight Princess que apesar de ótimo mostrou que a velha fórmula já estava gasta, tanto que este foi um dos pontos alegadamente trabalhados em Skyward Sword.

Já que saímos das guitarras e fomos falar de fantasias medievais, outra série que se perdeu em meio a tantas repetições foi Final Fantasy, o que chega a ser irônico de uma série que surgiu com uma proposta nova, aonde suas continuações não possuiam muitas ligações a não ser a base da jogabilidade, alguns easter eggs e o nome. Principalmente após a era PlayStation (o primeiro mesmo) a Square passou a se apoiar muito nos gráficos e cgs com seqüências cinematográficas e na geração seguinte finalmente cedeu as continuações. Esta estagnação de criatividade na jogabilidade em prol dos gráficos criou um desgaste que hoje tem a sua credibilidade um pouco abalada, mas é claro que neste caso basta sair um novo Final Fantasy suficientemente criativo e fica tudo resolvido, então está longe de ser um caso praticamente perdido como foi com Guitar Hero.

final fantasy xiii

Outro caso que não poderia ficar de fora dessa não se trata de um jogo e sim de um gênero inteiro: os jogos de tiro em primeira pessoa. Não importa o console, portátil ou celular, em todos há dezenas deles, todos idênticos mas usando uma máscara diferente, e mesmo os que se destacam já cairam no rotina de lançar uma nova versão de tempos em tempos quase que como uma obrigação. Outro dia tive que encarar a fila da lotérica no Minas Shopping (coisas que só a CAIXA faz por você) e em frente tinha uma loja exibindo um desses FPS famosos que eu nunca decoro o nome. A seqüência de abertura era muito bonita e cinematográfica e tenho que admitir que mesmo sabendo que não é aquilo que faz um jogo fiquei bastante impressionado, mas foi só começar a mostrar o tiroteio de verdade e eu pensei "poxa, se não fosse os gráficos parrudos não ia ter muita diferença de um outro qualquer até mesmo da geração passada". Outro agravante para o gênero é que com a popularização do multiplayer online, muitos estão abrindo mão de um modo solo mais elaborado o que aproxima ainda mais um dos outros tornando-os mais genéricos e repetitivos, cansei de ver a galera reclamando de modos solo bem curtos e exaltando o multiplayer.

modern warfare 3

No final das contas eu volto naquilo que sempre falo, se as empresas estão investindo nesse modelo de negócio é porque estão vendendo, e se estão vendendo é porque tem gente comprando, leia-se nós jogadores. Isso só me leva a crer que de duas uma, ou a galera está muito satisfeita com isso, o que me faz parte de uma minoria e ae não tem jeito, é me contentar e me virar com o que tenho disponível ou então as pessoas são acomodadas demais, reclamando eternamente mas não fazendo nada, apenas alimentando o bolso das produtoras. E vocês, o que acham de tudo isso?

* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:18

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  • avatar de Guilherme
    Guilherme
    12/11/2011 às 17:26:21
    Concordo com essa visão sobre o mercado e os jogadores, sendo que o mesmo exemplo serve para a indústria da música e dos filmes em geral. Agora sobre as cópias nos mercados atuais, eu até vejo uma saída que vem se mostrando rentável: jogos indies. É impressionante a qualidade que esses jogos vêm mostrando, nos livrando da mediocridade que afeta algumas das mais importantes produtoras de jogos. Mas se não são os jogadores pra incentivar.....

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    12/11/2011 às 17:56:52   localizacao Vespasiano - MG
    @Guilherme

    Ah, esses jogos independentes realmente são fodas, os caras fazem as coisas porque gostam e não apenas pra lucrar. Mas ainda sim é frustrante você pagar caro pra kct em um console, as empresas terem todas as condições de fazerem produções surreais e você ficar jogando jogos que não necessitam de máquinas tão poderosas ou caras, de certa forma acaba sendo um desperdício de dinheiro.

    Responda!
  • avatar de Anthony Collucci
    Anthony Collucci
    13/11/2011 às 01:54:10   localizacao Vespahelll
    Cole Rafael,

    Veja bem que o que as empresas fazem hoje e um erro. Elas apostam tudo nos novos jogadores e esquecem dos antigos. Acho que seria muito mais lucrativos manterem ambas as "facções".

    Bom conheço você a um bom tempo, conheço tbm outros jogadores, veja que hoje temos uma condição financeira muito melhor que antes. E acho que se um titulo no interessasse pagariamos por ele, coisa que a nova geração, não faz (digo genericamente) simplesmente pq nao tem independencia ainda, ou pq não quer.

    Creio que falta uma visão das empresas de perceber os old Gamers. Nao so no mercado digital, mas também no mercado de card-games, rpg.. etc....

    O que vc acha?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/11/2011 às 12:43:51   localizacao Vespasiano - MG
    @Anthony Collucci

    Creio que embora fosse o ideal não seja mais lucrativo não, o esforço pra agradar a gregos e troianos talvez gerasse uma margem de lucro menor já que estaria atendendo a dois nichos diferentes, por isso eles focam no maior e que dá um retorno imediato. Mesmo a Nintendo que iniciou um processo de ruptura no mercado conseguiu ainda reunir os vários tipos de jogadores e pelo visto vai demorar um pouco conseguir, por isso eu digo que não adianta, enquanto a maioria estiver contente com este posicionamento das empresas seremos apenas uma minoria de "velhos" reclamões.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    15/11/2011 às 15:48:56   localizacao Apucarana-Pr
    É complicada essa situação levantada por você. Se colocarmos na ponta do lápis, todos os gêneros, e não só fps ou plataformas, caíram na mesmice. Veja os jogos e luta: Quem viveu os anos 90 sabe o que eles significaram. Street Fighter, Mortal Kombat (que eu nunca gostei), tekken, Virtua Fighter ou The King of Fighter (claro, existiram muuuuuitos mais, mais fico nesses), saturaram o mercado, e durante os anos 2000 não fizeram o mesmo barulho, perdendo espaço para os gêneros, digamos, "mais reais" de simulação (não acredito que eu escrevi isso!. O fato é que o mercado uma hora ou outra acorda e as produtoras terão de se reinventar. Veja a Nintendo e seus Wario Ware´s, um jogo de gráficos tão toscos mas tão divertidos! O problema é também os baba-ovos de Call of Duty e bla´,blá, blá. Vídeo game é diversão, e já faz muito tempo que não me divirto como na geração 16 bits, mas esse papo de gente velha já encheu... espero que essas mudanças do mercado não demorem, senão, seremos obrigados a aturas os desmandos de uma indústria que não quer sair de seu trono confortável e milhonário. Caso isso não aconteça, veremos ainda muitos casos como você mesmo citou do crossover Marcel vs capcom 3/ ultimate marvel vs capcom!!!

    Escrevi demais. Chega!! T+

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/11/2011 às 00:20:19   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Realmente o gênero "luta" foi altamente copiado e repetido, mas haviam muitos que se destacavam e eram originais, então por mais que você faça uma lista com 100 jogos de lutas genéricos e 10 bons, esses 10 bons valem a pena, e isso é o que falta no mercado hoje, porque sempre vão ter os genéricos e repetitivos, mas não podem faltar os criativos. Esse lance que você disse sobre o Wario Ware ser um jogo de gráficos toscos e divertido entra justamente no que eu disse a respeito de Final Fantasy por exemplo, que passou a se apoiar muito e grafismos ao invés de jogabilidade e acabou caindo de qualidade, mas como sempre gráficos surreais acima de qualquer coisa parece ser uma exigência dos jogadores atuais, então fica difícil avistar uma mudança a curto prazo neste sentido.

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    16/11/2011 às 00:28:13   localizacao Apucarana-Pr
    E sempre recorremos ao assunto dos gráficos, não é? Até hoje, no fim da vida do Wii, vejo amigos meus reclamando do console, que PS e X360 têm gráficos melhores e tal... Como se isso fosse garantia de jogo bom...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/11/2011 às 00:35:27   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Ah, mas é que as empresas souberam muito bem plantar esta semente na cabeça dos jogadores, principalmente dos mais novos, afinal é muito melhor vender algo que você não precisa fazer o seu consumidor experimentar, apenas ver. Eu quero ver qual vai ser a desculpa se na próxima geração todos os consoles ficarem no mesmo nível de hardware, será que vão voltar com o "Nintendo só faz jogo infantil"?

    Responda!
  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    16/11/2011 às 00:39:58   localizacao Apucarana-Pr
    Conversa em tempo real? rsrs
    Falando nisso, ontem eu tava sapeando os vídeos do Uol Jogos e lá falava do Modern Warefare 3 e justamente falava da atualização. se não me engano, vou ver o vídeo de novo pra ter certeza, lá dizia que os fãs mais atentos notariam que não há nada de muito novo no game, além de gráficos ainda mais bonitos... E tome gráficos de novo!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/11/2011 às 01:09:12   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Ué, você fica vigiando a página :P

    Responda!
  • avatar de joâo Roberto
    joâo Roberto
    16/11/2011 às 12:47:25   localizacao Apucarana-Pr
    hahahaha, boa!eu tava sem sono mesmo...

    Responda!
  • avatar de Anthony Collucci
    Anthony Collucci
    23/11/2011 às 23:59:35   localizacao Vespasiano
    Cara, integra seu site com o login do google... cansei de preencher esse form.. rsrsrs

    Seria legal fazer uma pesquisa de quantos jogadores da velha geração existem (digo velha, mas nem somos assim tao velhos)...

    Qdo vc diz não ser lucrativo, pense na Apple, sempre fugiu do senso comum e fez as coisas do jeito dela, e voilá o mundo se encheu de macmaníacos.. (nem tanto assim) o suficiente pra fazer a pouco tempo a marca mais valiosa do mundo.

    Acho que faltam inovação, mas isso acho que é devido a uma interposição de gerações. Vejo que nasci no fim de uma geração onde milhares de coisas foram inventadas e criadas. Vejo isso hoje na faculdade, (voltei aqui por causa disso), enquanto pessoas (meu grupo!!! note o orgulho) que possuem a minha idade ou um pouco mais constroem foguetes, braços mecânicos para demonstrar conceitos simples.. só porque e divertido, o restante da turma só que fazer o feijão com arroz mesmo.

    Antigamente fazíamos o que era divertido, rolávamos dados, jogávamos por diversão etc... Hoje se quer ter o Gráfico melhor, o melhor hardware, o novo videogame. Quantos anos o Mega e o Super disputaram o mercado? Quanto tempo os hardwares de hoje permanecem? Isso talvez seja um dos motivos que não permite que pouco(ou nada) realmente novo apareça. Os caras mal tem tempo de acostumar com uma plataforma e ja nasce outra....

    bom chega fuiii!

    Há quem ja deu "cascada" no Mario kart (pior era o vermelho) sabe o que to dizendo...

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/11/2011 às 21:18:50   localizacao Vespasiano - MG
    @Anthony Collucci

    Tá achando que isso é blogspot rapaz? hwa hwa hwa... eu já tinha pensado em fazer isso, mas deve ficar só pro ano que vem, por enquanto larga a mão de ser preguiçoso e vai preenchendo ae

    A questão não é que inovar não possa ser lucrativo, e sim que é arriscado, como os jogadores estão acomodados as empresas não vêem motivos para continuar com largar esse modelo que hoje é lucrativo e menos trabalhoso.

    Com relação ao ciclo de hardware é impressão sua, a Nintendo por exemplo sempre lançou consoles a cada cinco anos aproximadamente, tanto que os rumores sobre o Wii U começaram baseados nesta constante. O que acontecia é que as novidades demoravam chegar no Brasil e as fontes de informação eram poucas. Nintendo 64 foi lançado em 1995/1996, mesma época que o Super Nintendo recebeu seus últimos grandes lançamentos, mas eu mesmo fui comprar o meu em 2002, época que o PSX imperava por estas bandas e as revistas pipocavam notícias sobre o PS2.

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  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    03/12/2011 às 00:13:43   localizacao poços de caldas mg
    poxa esse negocio de falta de informação e foda mesmo na minha cidade o snes reinou ate mais ou menos 2002 tanto que ate hoje e facil achar um a venda e varios jogos ja os consoles de quinta geração so tinha o ps1 os demais niguem conhecia o dreamcast meu amigo tinha um e infelizmente vendeu por não achar jogos mesmo quando ele era novo.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    03/12/2011 às 20:32:42   localizacao Vespasiano - MG
    @luis otavio

    Ué, mas não rola nem o famigerado PlayStation 2? Super Nintendo é um console que se acha fácil em qualquer lugar, vendeu por muitos anos então existem muitos rodando por ae.

    Responda!
  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    04/12/2011 às 18:09:27   localizacao poços de caldas mg
    nao o ps2 rola e xbox 360 tambem era ruin nas gerações passadas agora ta de boa ate eu to com 2 consoles da atual geração.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    04/12/2011 às 18:15:57   localizacao Vespasiano - MG
    @luis otavio

    Bacana então, apesar que hoje com internet tudo fica mais fácil, mesmo se a cidade não tiver uma loja que venda vídeo-games existem um monte de lojas online que o fazem.

    Responda!
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