Fazendo uma análise rápida, podemos dizer que Smash Bros ainda é um jogo do ano já que vem sempre trazendo alguma novidade, mais ou menos como acontece com Street Fighter (mas sem aquele monte de sobrenome que a série recebe), além de ser um jogo divertido e que consegue agradar bem os fãs. A minha dica é que se vocês ainda não jogaram, então Vão Jogar! (hehe).
Fire Emblem: o maior cast de Smash Bros. (depois de Mario)
A apresentação começa com a revelação de Corrin, o personagem principal de Fire Emblem Fates (que ainda não foi lançado) e de bônus, um spoiler de leve do próximo RPG tático.
No vídeo, Corrin se mostra como qualquer outro personagem de Fire Emblem, usando espada e uma moveset bem semelhante. Com o passar do tempo, porém, ele apresenta novidades e movimentos interessantes, como o Dragon Ascent, que permite que você se transforme em dragão e tenha um alcance ainda maior. Além disso, assim como Robin, Corrin terá uma versão feminina.
Corrin não receberá um estágio próprio, mas o tema de Fire Emblem Fates estará no jogo. Além disso, na versão de 3DS terá os troféus de Ryoma e Xander, os personagens de Fire Emblem Fates Birthright e Fire Emblem Fates Conquest, respectivamente.
Com isso, Fire Emblem é o jogo com maior presença em Smash Bros, desconsiderando Mario, claro.
Cloud
Na sequência, são apresentados mais informações sobre Cloud Strife, o protagonista de Final Fantasy VII.
Antes da jogabilidade em si, são mostrados coisas como as roupas alternativas: Cloud terá uma versão do Final Fantasy VII original e outra do filme Advent Children. Também é mostrado que todos os efeitos sonoros são baseados no jogo original (não que isso seja informação prioritária, mas é legal pra quem é fã da série).
Na parte da jogabilidade temos a Limit Gauge de Cloud, que funcionará da mesma forma que a K.O. bar de Little Mac, mas que ficará escondida. Você poderá encher essa barra batendo nos outros personagens ou segurando algum botão. O primeiro é o mais demorado e o segundo é o que te deixa vulnerável. O Limit Gauge não só ajuda a aumentar a força de seus ataques como também altera alguns. Por exemplo, o Down Special é diferente (e mais forte) quando a Limit Gauge está cheia.
Midgar Stage estará presente em Smash Bros., bem como as Sumon Materias que te permitirá sumonar algumas das bestas da série como Ilfrit, Leviathan e Odin. Esses funcionam como os Pokémon, mas são extremamente mais violentos e só estarão disponíveis em Midgard.
Cloud já está disponível para download.
Logo após Cloud, é apresentado um curto vídeo da Mii Costume dos Chocobos, mostrando que a relação com a Square Enix está mesmo dando frutos (valeu, Bravely Default!).
Fantasias pros Miis
Sakurai aparece, agradece a parceria com a Square Enix e apresenta mais uma Mii Costume e que deixou muita gente empolgada e feliz: Geno, de Super Mario RPGde SNES (quem não conhece esse jogo, é uma ótima pedida). A Mii Costume de Geno fez tanto sucesso que chegou a entrar nos Trendig Topics do Twitter por algum tempo.
Aproveitando a deixa, são mostrados mais roupas pros Miis. Geno, de Super Mario RPG; Chocobo, de Final Fantasy; Takamaru, de The Misteryous Murasame Castle (um jogo de Famicom que não foi lançado fora do Japão); Ashley, de Wario Ware; Gil, de Tower of Duraga; Tails e Knuckles, e uma Bionic Armor (que eu achei bem parecida com as do Metroid Federation Force, mas enfim).
O “Climax”
Finalmente, começa a apresentação do último novo personagem. O vídeo começa com Pit surrando Bowser e Samus. Palutena diz que ele não deve baixar a guarda, pois há um desafiante se aproximando. É a caçadora de anjos, Bayonetta, a grande estrela da noite.
Bayonetta foi classificada como a mais votada no Smash Ballot (entre os personagens possíveis), tendo ficado em primeiro lugar na Europa e entre o top 5 na América. Para quem não lembra, o Smash Ballot foi aquela votação para saber quais seriam os próximos personagens a serem levados para a pancadaria.
O gameplay da personagem é praticamente todo baseado no jogo original (assim como Ryu), e o próprio Sakurai diz que “quanto mais acostumado você for com os controles do jogo original, mais familiar você será com os controles dela em Smash Bros.”. Bayonetta utiliza ainda suas quatro armas para ataques a longa distância, mas que te deixa vulnerável enquanto as utiliza. A bruxa mais amada dos games também poderá usar seus cabelos em alguns ataques, como o Down Smash.
Witch Time é outra de suas habilidades. Com esse golpe, ela reduz o tempo (ou seja, a velocidade) dos oponentes. É o mesmo que acontece com o item Timer ou o Chaos Control e Time Roar dos assists Shadow, The Hedgehog e Dialga, respectivamente. A diferença, porém, é de que o Witch Time é ativado através de um counter. Essa habilidade tem algumas limitações (ou vantagens): quanto maior a porcentagem de dano do oponente, mais tempo ele fica lento (assim como se recupera quase instantaneamente se estiver com 0% de dano); o Witch Time só afeta o personagem que receber seu counter attack. O Final Smash de Bayonetta é o Infernal Climax, a icônica invocação de Gomorrah (aquele diabão que ela chama pra comer a porra toda). Quando a barra estiver cheia (você tem que bater nos oponentes para enche-la), Gomorrah é invocado e atinge todo mundo que estiver acima dos 100% de dano. Os que estiverem abaixo, será mostrado um “safe” e o personagem não é atingido. E eu sinceramente não sei o que acontece se ninguém estiver acima dos 100%. Ela erra, talvez?
Umbra Clock Tower é o cenário da personagem. A torre do relógio caindo no infinito, a primeiríssima cena do primeiro Bayonetta, terá transições entre o mundo normal e o Purgatorio, e você verá batalhas ao fundo que provavelmente vão afetar na jogabilidade.
Por fim, várias das melhores músicas do jogo estarão disponíveis no jogo, além de troféus de Bayonetta, Jeanne, Rodin e Cereza.
Bayonetta e Corrin estarão disponíveis em fevereiro.
Amiibos e agradecimentos
Os amiibos de Ryu, Roy e Rob (versão Famicom) estarão disponíveis em março. Também foram confirmados os amiibos de Corrin, Cloud e Bayonetta.
Por fim, Sakurai agradece aos fãs pelo apoio e fala alguns números do jogo. No total, 58 personagens, 84 estágios (somados as versões de 3DS e Wii U), 99 roupas e 97 chapéus para os Miis, mais de 700 troféus em cada versão do jogo e mais de 500 músicas. Wow! São números bastante impressionantes. Sakurai ainda aproveitou pra dar uma alfinetada naqueles que fazem DLCs antes de finalizar o jogo. Isso mostra o quão bem suportado foi o jogo ao longo de sua produção.
E assim foi a última apresentação e as últimas DLCs de Smash Bros. E que venha o próximo!
Ah, cada ilustrador dos três jogos apresentados fizeram artes de Smash Bros e, rapaz...
Outras notícias
Aproveitando o meme que surgiu nos quatro cantos da internet e prestando as devidas condolências a um personagem que não voltou na série Smash, Snake está de fora dessa vez. E quem também está fora é Hideo Kojima.
Ontem de madrugada (no Brasil), rolou uma entrevista exclusiva com o excêntrico produtor, que anunciou a criação de sua nova empreitada, a - TCHARAM!! - Kojima Productions. Não muito criativo, é verdade. Mas a novidade é que agora Kojima está livre da Konami (mais precisamente desde o dia 15 de dezembro) e em uma parceria com a Sony Computer Entrertainment. Seu próximo projeto, aliás, será exclusivo para o PlayStation 4.
A apresentação é bem curta e não diz muita coisa, além de mostrar um Kojima com barba.
Kojima voltando a ativa e com coisa nova, Nintendo cheio de suporte no Smash Bros. e que provavelmente levará isso para o NX... Os próximos anos prometem bastante coisa boa!
* Revisado em 18/11/2016 às 23:02:30
Compartilhe