logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! MatériaMIND

6ª Mind - Mostra Mineira Indie

Desenvolvedores independentes se reúnem em Belo Horizonte para mostrar o que está sendo produzido por aqui.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 16/12/2015 às 14:21:22   tagarelices 9

Desenvolvedores independentes se reúnem em Belo Horizonte para mostrar o que está sendo produzido por aqui.


Assim como boa parte das coisas no país, o mercado e visibilidade de jogos está mais voltado para São Paulo, motivo de ser o local escolhido por grandes empresas e eventos. Mas isso não significa que outros lugares também não tenham a sua própria cultura de jogos, e tão pouco que ela não produza coisas tão interessantes quanto em qualquer outra parte do mundo.

Na última sexta-feira (11), rolou na FUMEC (Belo Horizonte, MG) o 6ª MIND - Mostra Mineira Indie, um evento que eu tomei conhecimento recentemente, e que tem acontecido periodicamente na cidade, organizado pelos próprios desenvolvedores para que eles possam trocar ideias e mostrar o que estão produzindo.

MIND

Embora qualquer possa chegar lá, bater um papo com o pessoal e experimentar os jogos, a pegada é um pouco diferente de outros eventos, não só pela dimensão. Há desenvolvedores de todos os tipos, do cara que desenvolve por hobby em casa no tempo livre, até a galera que trabalha em pequenas empresas. Apesar dessa variedade e clima informal a princípio serem um pouco confusos, não demora muito para alguém te colocar para jogar alguma coisa e a "mágica" acontecer. E bom, eu vi algumas coisas bem legais por lá.
 
Ultratype

Ultratype

Imagine um runner ao estilo de Bit Trip, mas com um visual meio Mega Man? Legal né? Mas e se para controlar o personagem você tiver que digitar as ações? Pois é, esta é a proposta de Ultratype, um jogo que vai fazer você se arrepender amargamente de ter largado as aulas de digitação (ou datilografia para alguns). Eu joguei um pouco e achei bem divertido, ao mesmo tempo que eu o odiei com todas as forças... ótimo pra galera que curte uma dificuldade ao estilo antigo, com muita tentativa e erro até pegar o jeito. Futuramente o jogo estará disponível no Steam, então guardem esse nome.
 
Slipstream

Slipstream

Esse é para pegar os saudosistas de jeito, um jogo de corrida bem ao estilo de grandes clássicos, como Super Hang-On e com inspirações até mesmo em Sonic. Com um visual retrô, uma animação muito fluída (mesmo) e trilha sonora empolgante, Slipstream nos leva por diversos cenários em uma pegada arcade bem aos moldes de Daytona USA e seus checkpoints. Outro grande destaque está nos drifts, que você obrigatoriamente é levado a pegar o jeito se quiser passar pelas curvas insanas que irá encontrar pela frente. Desenvolvido pelo Noctet Studio, o jogo passou pelo Steam Greenlight e em breve começará a levantar fundos através de uma campanha no kickstarter, então fiquem de olho também.
 
Magic Master

Magic Master
Desenvolvido pela Mopix Games, Magic Master é um tower defense para tablets, com temática medieval, todo baseado em gestos e toques na tela. Eu joguei uma partida e achei os controles bem intuitivos. No começo ele é mais cadenciado, mandando poucos inimigos na tela, mas conforme o tempo passa, adversários mais fortes e variados vão aparecendo. O jogo esteve presente na última BGS e está a aproximadamente um ano em desenvolvimento, sempre previsão de lançamento por enquanto.
 
Apresentações e Palestras

Ainda foram feitas algumas palestras e apresentações em um auditório cedido pela faculdade, contando inclusive com a presença de um dos membros da ABRAGAMES. Como estava ocorrendo tudo ao mesmo tempo, eu não tive como ver tudo, mas peguei algumas coisas.

Primeiro, uma apresentação da Orquestra Multiplayer, de Belo Horizonte, um projeto que, como vocês já devem ter imaginado, reúne diversos músicos para tocar clássicos dos jogos. Foi uma apresentação breve com alguns membros, mas muito legal, ouvir músicas de jogos clássicos em forma orquestrada sempre é ótimo.

Orquestra Multiplayer
Orquestra Multiplayer

Também houve espaço para que o pessoal fizesse uma breve apresentação dos seus trabalhos, como o interessante So Long, Earth, um jogo de plataforma bidimensional com uma pegada meio Super Mario Galaxy, meio Pequeno Príncipe, desenvolvido por apenas três pessoas e com foco em exploração espacial, aliado a uma boa arte e trilha sonora.

So Long, Earth
So Long, Earth

A última apresentação que vi foi com os músicos André Furtado e Leandro Skald, responsáveis pela trilha sonora do jogo Wells, que eu já havia falado sobre na matéria sobre o Minas Game Festival. Os dois falaram um pouco sobre o processo de criação dessa parte dos jogos que, infelizmente, ainda é negligenciada por muitos desenvolvedores.

--

Apesar de não ter podido ficar até o final do evento por questões de horário, saí de lá achando que o saldo foi bem positivo. É sempre bom ter um contato mais direto com os desenvolvedores locais e saber o que está acontecendo, até para acabar com aquele estigma de que as coisas só acontecem em locais específicos. Com certeza participarei dos próximos, e sempre que possível trarei para vocês o que rolar de interessante.
 
Falando com quem começou com tudo

Posteriormente entrei em contato com o idealizador do evento, Victor Leão, que gentilmente respondeu a algumas perguntas que fiz, falando um pouco mais sobre o evento, confiram a seguir.

Apresente-se primeiro: quem é Victor Leão? Em quais projetos está envolvido?

Eu sou um pixelartist/gamedev da Onagro Studios, um estúdio pequeno que está incubado no Game Mine, um HUBzinho onde juntamos 3 estúdios para produzir jogos. Atualmente trabalho no Möira, um jogo de plataforma retrô com cara de GameBoy.

Möira
Möira

Como e quando surgiu o MIND, e qual a proposta do evento?

O MIND surgiu após ter visitado eventos similares em Brasília e São Paulo. Quando eu estava em Brasília, tive a chance de comer uma pizza com o pessoal da Behold. Na mesa, o Saulo Camarotti me perguntou sobre a cena indie daqui. Fiquei com vergonha por ter que responder que não havia nada por aqui. Então, casualmente ele jogou a ideia para que eu criasse algo por aqui. Voltei pra BH, criei o evento no Facebook e deu certo. Um evento para mostrar jogos feitos por indies e bater um papo.

Quais foram as novidades da sexta edição?

Nessa sexta edição tivemos a presença do presidente executivo da ABRAGAMES, Gerson De Sousa, como palestrante. Além da presença da Orquestra Multiplayer com um showzinho surpresa.

Quais são os planos para o futuro do evento?

A ideia é continuar com eventos periódicos e ir crescendo aos poucos. Fazer uso de locais variados e captar público interessado. Essa é a vantagem do MIND por ser uma mostra itinerante e de fácil organização.

Qual a sua visão a respeito do mercado de desenvolvimento mineiro?

O mercado mineiro vem crescendo aos poucos, mas ainda anda muito tímido. Sei que tem coisa boa por aqui, por isso continuo insistindo. :)

Compartilhe

Pin it


Leia também...



9 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Ulisses 8Bit
    Ulisses 8Bit
    16/12/2015 às 19:17:11   localizacao Curitiba - PR
    Muito legal saber que a minha terra natal também produz jogos indie!
    Desejo muito sucesso ao pessoal que se dedica a produção de jogos e ao evento também.

    O Slipstream tem um padrão de cores que lembra o Double Dragon Neon, e se tem essa pegada arcade eu já gostei!

    Mas vem cá, como funciona Ultratype Rafael?
    Tem que escrever "pular" ou "up". tem que escrever "correr" ou "run"?Seria tipo aqueles jogos bem antigos de computador em que era só texto e tudo era feito por textos e "enters"?
    Fiquei curioso como vai funcionar esse game.
    Valeu!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      18/12/2015 às 14:40:37   localizacao Vespasiano - MG
      Sim, você tem que escrever "jump", "slide" e assim por diante, mas o personagem se movimenta automaticamente. Também rolam uns itens na tela que te deixam mais rápido ou mais lento, então o "timing" pode mudar de uma hora para a outra. Cara, tem que ser rápido, rzs.
    • avatar de Ulisses 8Bit
      Ulisses 8Bit
      18/12/2015 às 18:01:57   localizacao Curitiba - PR
      Gostei do estilo do jogo! :)

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    23/12/2015 às 18:43:16   localizacao SP
    Sensacional a ideia dos caras. Aqui em SP tem o SPIN, é algo bem parecido. Acontece toda primeira quarta-feira do mês, acabei visitando os caras em Novembro (se não me falha a memória), mas acabei não juntando material suficiente pra fazer um post a respeito. Legal sua iniciativa de fazer o post da MIND! Com entrevista e tudo! Aliás, legal como surgiu a ideia do evento!
    Várias ideias bacanas, hein?
    - Runner com digitação? Putz, eu ia me dar muito mal nesse troço, vivo errando! kkkk
    - Slipstream chamou muito a atenção, curto corrida... com um toque de Sonic fica ainda melhor! \o/
    É só isso, fui!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      27/12/2015 às 02:29:38   localizacao Vespasiano - MG
      Pior que eu fiquei sabendo desse evento no... Gamer Caduco! Hwa hwa hwa.

      Você é um mané, cheio dos eventos aí e você nem faz umas coberturas bacanas pra nóis :(

      Cara, esse runner tava me deixando puto já, e olha que eu digito razoavelmente bem, rzs.

      O Slipstream é bacana mesmo, eu só custei um pouquinho me habituar com o esquema de derrapagem dele. Se não me engano o cara inclusive já iniciou a campanha do kickstarter.

    Responda!
  • São amostras bem interessantes, esse Ultratype foi o que mais me chamou atenção e depois o So Long, Earth. Lembra não somente SMG mas aqueles outros jogos da Nintendo que recorriam a um efeito de rotação como em Kirby Tilt ’n’ Tumble ou Wario Ware Twisted.

    Você conhece algum portal dedicado a notícias sobre jogos brazukas? Acho um mercado pouquíssimo mencionado na web, só conhecia mesmo o estúdio do jogo Oniken.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/12/2015 às 15:59:20   localizacao Vespasiano - MG
      Eu achei o Ultratype bem legal também :D

      Especializado eu não conheço, mas ultimamente não está sendo tão difícil assim encontrar notícias sobre jogos brasileiros, pelo menos os que se sobressaem mais tem conseguido uma visibilidade bacana.

    Responda!
  • avatar de Kratos Vudu
    Kratos Vudu
    05/01/2016 às 14:49:49   localizacao Fortaleza - CE
    Aê!! Palmas para os brasileiros!
    É importante e agradável ver coisas assim. Apesar de toda a má fama que os brasileiros possuem mundo a fora em relação aos videogames (jogadores), os desenvolvedores daqui merecem todo e qualquer destaque. Os caras têm boas ideias, precisam apenas de incentivo e do apoio dos próprios jogadores compatriotas.

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      07/01/2016 às 02:16:15   localizacao Vespasiano - MG
      É, só que por enquanto, para ter sucesso mesmo, só lá fora. Nos bate papos da BGS mesmo um dos caras falou isso, que tem que mirar em mercados como a China, por exemplo, aqui só serve para testes :/

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.§42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé