Acreditem ou não, houve uma época em que a Nintendo praticamente monopolizava os estúdios de terceiros. E mais incrível ainda, é que nessa mesma época, uma empresa chamada simplesmente Square era sinônimo de jogos fodas, apesar de Final Fantasy no geral ser "um pé". E um dia essas duas gigantes resolveram unir forças para criar um dos jogos mais divertidos de todos os tempos para o já "terminal" Super Nintendo: Super Mario RPG: Legend Of The Seven Stars.
Agora vocês devem estar pensando "grandes merda um RPG do Mario", mas lembrem-se, naquela época o mais distante que o bigodudo havia ido era para as pistas de Super Mario Kart. Fora que o cartucho por si só é uma lenda, item raro que poucos puderam ver pessoalmente... e eu vi! Ok, deixa eu contar essa história pela enésima vez...
Anos atrás meu pai precisou ficar morando em outra cidade por conta do trabalho por um tempo. Nesse mesmo período eu aproveitei umas férias e fui passar o mês com o velho, obviamente levando meu Super Nintendo debaixo do braço, afinal, o que eu ficaria fazendo enquanto ele estivesse no batente? E qual não foi a minha felicidade ao entrar em uma locadora do bairro em que ele morava e dar de cara com esse jogo? Sério, eu acabei ficando com o cartucho por uma semana, porque não sosseguei enquanto não zerei fazendo tudo o que tinha direito, e a multa de atraso nem era cara. E pensar que nessas mesmas férias eu quase descolei um outro cartucho do jogo por míseros quarenta reais... mas essa história fica para outro dia.
Agora que eu falei da produção, da minha história de vida e tudo mais, deixa eu falar para vocês um pouco sobre o jogo. Como eu disse na descrição, Mario RPG pode não ser tão épico como Chrono Trigger, tão cha... digo, tão denso quanto Final Fantasy, mas é infinitamente mais divertido do que eles. Primeiro porque ele tem uma história excelente! Sim, você não entendeu errado, eu acho a história desse jogo foda. E o motivo de eu achar ela tão boa, é porque ela não tenta transformar Mario em um super-herói que irá salvar o mundo, embora seja basicamente isso que ele faça, mas ela simplesmente admite o quão simples é o universo do encanador italiano e brinca com tudo isso em diálogos de um humor sutil e eficiente, que felizmente a Nintendo soube preservar ao longo do tempo em jogos posteriores. E não se deixe enganar pelo começo, que é o tradicional "Bowser raptou a princesa e agora Mario precisa salvá-la", porque rola uma reviravolta logo no começo que te dá possibilidades que eu não me lembro de terem se repetido em toda a série.
Na hora da jogatina mesmo, nada melhor que o estilo mais classicão de RPG eletrônico, nada daquelas barras que a Square usava muito na época, é bem por turno mesmo. E isso deixou o jogo bem mais dinâmico, sem estratégias muito complexas e chatas, é cair para a porrada mesmo, tanto que apesar do jogo não ter batalhas aleatórias, eu nem me importo de ficar brincando com os inimigos. Mas apesar disso, Mario RPG possuí o seu próprio charme nos combates, que ficam por conta dos criticals. Sabe quando você está jogando... sei lá, Pokémon, e quando o seu monstrinho vai atacar você aperta o A do Game Boy junto com o golpe, na esperança de que isso vai causar mais dano? Então, em Mario RPG isso funciona de verdade, inclusive na defesa e magias! Tá, nem sempre é só apertar o botão na hora certa, as magias mesmo variam entre coisas como apertar um botão repetidamente ou ficar girando o direcional, mas o jogo sempre te informa quando é para fazer algo diferente. Provavelmente é por isso que eu gosto tanto de batalhar nele, porque não é aquele lance de soltar uma magia e ter tempo de ir no banheiro mijar de tanto tempo que demora, você realmente participa de cada golpe.
No mais, o jogo carrega muitos elementos dos RPGs mais tradicionais e antigos, como o personagem principal fixo e a equipe limitada a três deles, que aliás, com exceção de um que eu não vejo muito graça, são muito legais, tanto na história quanto nas batalhas. O gerenciamento de equipe, equipamentos e itens também não fogem muito dessa regra, mas como tudo em Mario RPG, são simplificados ao máximo para que você não se perca em meio as burocracias do gênero e vá logo para o que interessa. Ah, e nada de "invocações" tipo Bahamut ou Odin... mas tem o Yoshi.
Na parte gráfica, Mario RPG é um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo, graças ao chip auxiliar SA-1, que diga-se de passagem, faz com que o cartucho original seja muito mais pesado do que os outros. Para quem não lembra, esses chips auxiliares embutidos nos cartuchos eram muito comuns quando as empresas queriam alguma função extra nos jogos que o console originalmente não era capaz de fazer, o que depois se mostrou uma solução muito mais acertada da Nintendo frente aos periféricos horrendos da SEGA (sim, eu alfinetei de graça mesmo). Todos os personagens eram modelados em 3D, de modo parecido com Donkey Kong, mas com um nível de detalhamento bem maior, principalmente na questão de iluminação e sombras. O cenário também é inteiramente 3D, com o velho esquema da visão isométrica, mas aqui infelizmente a alta tecnologia também trazia uma falha: todo mundo sabe que controlar um personagem em um ambiente 3D com um direcional digital não presta. E fora das batalhas, Mario se comportava como em qualquer outro jogo da série, tendo que pular para alcançar lugares e subir em plataformas. Agora imagine fazer tudo isso sem um analógico e com uma visão que não oferece a melhor das perspectivas? Pois é, alguns trechos do jogo acabam sendo dificultados por esse porém, incluindo alguns dos vários mini-games que permeiam o jogo.
As músicas, embora não tenham nada demais em termos técnicos como os gráficos, são excelentes! Aliás não somente as músicas como os efeitos sonoros também, sempre naquele climão caricato e engraçado da série. Todas as melodias são no mínimo boas, e algumas, como o tema de batalha por exemplo, irão grudar na sua cabeça sem se tornar aquele treco chato que você já não aguenta mais. A minha preferida é de longe a música tema da segunda parte da Booster Tower.
Infelizmente esse tipo de parceria entre Nintendo e Square nunca mais se repetiu, aliás, esse por muito tempo foi o último jogo da empresa para um console da Big N. Porém bons frutos saíram dali, como a série "Paper" para os consoles de mesa e "Mario & Luigi" para os portáteis, ambos utilizando vários elementos desse jogo como base.
Se por um acaso vocês ainda não jogaram esse excelente RPG, eu recomendo fortemente que o façam urgentemente! Ao contrário da maioria dos JRPGs, este não é muito longo e nem difícil, dependendo do tempo que vocês tem sobrando para jogar, dá até para zerar em pouco mais que um fim de semana, e nem precisa de detonado para isso, porque ele é bem linear, apesar de ser lotado de pequenos extras e várias referências sensacionais, como os hilários Axem Rangers, por exemplo. Infelizmente conseguir um cartucho desses é complicado, os preços que pedem por ele hoje em dia é totalmente fora da realidade, mas por outro lado, desde 2008 que o jogo está disponível no Wii Virtual Console, já inclusive tendo aparecido como prêmio do Club Nintendo por mais de uma vez. Para falar a verdade, esse jogo estava até esquecido no meu Wii, então no último fim de semana eu fui ligar ele pra jogar alguma coisa, olhei o quadradinho lá e pensei "hey! porque não?". Então façam como eu, peguem o seu Super Nintendo, Wii ou Wii U e Vão Jogar!
Super Mario RPG é de longe um dos melhores jogos do Super Nintendo e dos RPGs mais divertidos já feitos. Ele tem uma boa história, simples e bem humorada, que reconhece o quão "bobo" é o universo em que está, tirando proveito disso. As mecânicas também são simples e diretas, desburocratizando bastante o ato de jogar. Avaliado noWii (entenda o nosso sistema de notas)
oi cara e ae blz ? super mario rpg e um jogo muito bem falado q eu mal jogei ,e ainda me considero fa de snes ,um dia desses eu vendo minha alma compro ele e o chrono trigger americano pro meu snes . duas perguntas: eu venho tendo esse duvida a algum tempo ,eu to jogando xenoblade a algum tempo (digo algum tempo pq eu to com umas 45 hrs de jogo e n parece q eu to nem na metade ),e tb ouço essa denomincao jrpg ,mais eu nunca soube a diferenca de jprg pra um rpg comum ,qual e ? cara eu fiquei curioso pq vc odeia tanto final fantasy ,ta certo q dps do 10 a serie ta um lixo ,mais ate ele era boa (menos o 8 nunca fui com a cara dele) ate mais
Hwa hwa hwa, a alma não precisa vender, mas que vai gastar uma graninha vai
Nossa, Xenoblade é foda, eu gastei umas 100 horas para zerar, ainda tenho que falar dele por aqui.
JRPG é a abreviação de "Japanese role-playing game". Isso surgiu porque os RPGs orientais e ocidentais tem estilos muito distintos, basta comparar um Fallout com Dragon Quest por exemplo. Normalmente o japonês é mais focado em uma história linear, com o personagem principal na figura de um herói e/ou escolhido, sistema de batalha por turnos e por aí vai, enquanto o ocidental prefere mundos abertos, tramas mais elaboradas com várias decisões morais e sistemas de batalhas mais focados na ação.
Hwa hwa hwa, eu não odeio Final Fantasy, eu mais fico enchendo o saco mesmo. Mas dos poucos que joguei até hoje, quase nenhum me agradou. O seis eu tentei um pouco e achei chato, mas já disse que ainda darei uma nova chance a ele. O sete eu achei legalzinho, mas já desisti de zerar duas vezes por não agüentar mais batalhas aleatórias para subir de nível. O oito é meloso demais para mim, novela mexicana ao extremo. O nove eu gostei bastante do começo, ainda quero zerá-lo. No PS2 nunca joguei nenhum, mas é provável que eu compre o XII, que me pareceu bem interessante pelo sistema de batalha.
Eu cheguei a jogar um pouco do Mario RPG quando ainda tinha meu SNES, mas não levei muito pra frente... aluguei uns tempos, mas nunca zerei. Pensando aqui no teu escrito, acho que vou baixar uma ROM dele e jogar no emulador, até porque sem internet em casa não tá dando pra fazer muita coisa no fim de semana, a não ser jogar e jogar, huahuahua!
Quanto a FF, eu recomendo fortemente o IX, é de longe o meu favorito da série (os outros não me agradaram também, nem o famoso VII). Depois que a SquareSoft virou Square Enix os FF ficaram ainda piores.
Eita esse game era bacana, mas nada neste estilo se compara Aos clássicos FF, principalmente a sequência do play 1: VII, VIII, IX e o X do PS2, dai pra frente Final fantasy veio perdendo a qualidade, mas nada supera estes 4 principalmente o VII e o VIII, nossa Rafa Tchulanguero o VIII meloso?? Kkkkkk tu não jogou o jogo mesmo né, bom mas gosto é gosto, Fechei o VIII 9 vezes e junto com Residentes Evil 2 e 3 e Ocarina of Time foi os jogos que mais Fechei na minha vida e posso garantir que ele não tem nada de meloso a não ser que a pessoa não saiba ler inglês e não pode entender a estoria do jogo, bom mas fica a dica assim como a suco de laranja te recomendou te recomendo jogar o FFIX, o joguinho cheio de graça! ^^!
Sim, joguei o suficiente pra considerar ele extremamente meloso. Sério, chegou uma hora que eu achei que todos os personagens fossem cortar os pulsos de tanto drama por coisas tão idiotas. E olha que eu curti o sistema de batalha dele hein, he he he.
Eu só joguei o Paper Mario do 64, e te digo que embora ele seja um "sucessor espiritual", a pegada dos jogos é um pouco diferente. Particularmente eu gosto mais de Mario RPG, que é tipo um Final Fantasy sem as partes chatas.
Ah, vai pelo modo Wii mesmo, rzs. De vez em quando ele aparece no Club Nintendo.
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