sucodelarAngela
Eu não pude acompanhar muito da E3 ao vivo, mas assisti alguns vídeos depois e ainda consegui ver a metade final da Sony no dia da conferência. Continuo afirmando que nada da Microsoft me chama a atenção. E não é novidade para ninguém que eu amo Assassin’s Creed e que estou realmente bem ansiosa para jogar o Unity, apesar da pisada de bola da Ubisoft em dizer que não teremos mulheres Assassinas, com algumas das desculpas mais esfarrapadas ever.
O que realmente me pegou de surpresa nessa E3 foi o anúncio de mais um Rainbow Six, uma das séries mais fodas de FPS estratégico, com novas mecânicas e gráficos renovados. Joguei MUITO o Rogue Spear e joguei um pouco do Vegas, e ambos foram uma experiência muito boa. Também fiquei muito animada com o anúncio de Mass Effect 4. Comprei o Trilogy em uma Flash Sale da PSN, e não me arrependo, o jogo realmente tem um enredo excelente e instigante, e eu estou completamente viciada nessa porra. Segundo o anúncio da E3, o quarto jogo da série não terá mais Shepard (o que, segundo os próprios fãs, não faria mais sentido) e os jogadores poderão viajar livremente pelas galáxias, o que me deixa curiosa para saber como isso vai funcionar.
Por último, mas não menos importante, tem a linda da Lara Croft e o anúncio foda de Rise of the Tomb Raider, que parece muito promissor, ainda mais depois de ter visto o belíssimo trabalho da Crystal Dynamics no reboot da série. Tambémquase tive orgasmos quando vi o Nathan Drake na floresta no trailer de Uncharted 4. Logo após a E3, a Naughty Dog anunciou que as imagens vistas no trailer não eram CGs. Acho meio difícil acreditar se tratando de uma E3, mas sabendo da qualidade aplicada pela Naughty Dog em seus jogos, suspeito que no quesito beleza, o jogo será tão bom quanto, ou melhor do que os outros.
Ah! Tem No Man’s Sky, exclusivo do PS4, que me fez gritar "DO A BARREL ROLL!".
Professor João Roberto
Ok, admito não ter acompanhado a E3 tanto quanto gostaria, mas consegui ver o que mais me interessava. Nem precisa dizer o que, não é? Nintendo. Cara, já está ficando com cara de "ismo", mas com o recente crescimento das vendas do Wii U - e da maior exposição consequente - não tem como eu não esperar coisas boas vindas do lado mais zoado da força. Mas nem tudo é Miyamoto e Cia. Eu vi uma coisa ou outra da Sony e Microsoft e gostei bastante do Forza Horizon 2, cujo primeiro título me agradou - mesmo não tendo jogado muito, justamente por não ter um X360, e que não terei tão cedo. O problema é que eu acho que os jogos de corrida já deram tudo o que tinham que dar. Lembra dos jogos musicais com guitarras e tudo o mais? É mais ou menos por ai. Podem estar super bonitos, com milhões de carros para escolher, mas no final são apenas variações de Need For Speed, Gran Turismo e GRID. Jogo de corrida hoje em dia é complicado, é por isso que eu sigo para as bandas do Mario Kart, mas deixa ele pra depois.
Gostei também de Halo. Os únicos títulos que eu joguei foram os dois primeiros, mas só aquele teaser do ano passado já me fez querer jogar. Pena que é pra Xbox...
E teve a Sony também... Hum... não. Não gostei de nada dela, não. No dia em que fizerem um Reboot de God of War a gente conversa...
E a Nintendo? Bem, não morro de amores por Smash Bros, mas fiquei interessado no novo game, pois o vídeo que vi pareceu bastante promissor. Não, não me impressionei pela adição do Miis, embora pareça interessante, mas por que parece que a jogabilidade foi renovada. GOSH! Como é ruim a jogabilidade de Smash Bros! Aqueles saltos travados, pular de uma plataforma para outra é um caos. Se melhorarem isso valerá a compra. Achei o Captain Toad interessante, mas só isso. O novo Zelda parece bom. Tem o Mario Kart que já é realidade (então, acho que este não conta...). E... Bayonetta 2! É o jogo que eu mais espero jogar no ano que vem! E o novo Star Fox? Xenoblade Chronicles X? Chega! Escrevi demais...
Tchulanguero
Sério, essa coisa de ter que trabalhar em semana de E3 deveria ser proibido, é sempre um malabarismo para acompanhar as conferências, he he he. Mas no final eu acho que ir até bem esse ano.
Com a Microsoft eu tive uma desilusão. Não, nada com o Kinect, esse eu já sabia que seria jogado as traças mesmo, mas com o título Sunset Overdrive. Porque em tudo quando é canto que eu lia o povo fazendo referência ao incrível Jet Set Radio, dizendo ser uma espécie de sucessor espiritual, e quando eu fui ver... não tem absolutamente nada de parecido. Ah claro, visual colorido e o cara tira corrimão com o tênis... porra pessoal, não fode, daqui a pouco vão falar que Super Mario World é igual God Of War porque em ambos os protagonistas andam.
Da Sony nada muito inesperado, eu falei no Vão Escutar! que curti o The Order: 1886 e continuo achando bacana, mas não, não irei comprar um PS4 por conta dele. Mas confesso que o No Man’s Sky balançou meu coração.
Agora a Nintendo... finalmente aqueles japas felédaputas deram uma dentro! Não, não foi perfeita e nem a coisa mais incrível do mundo, mas a apresentação dos caras não foi chata e mostrou o que todo mundo espera da Big N: jogos! E foi complicado, porque não pude acompanhar ao vivo, imagina eu vendo o povo no Twitter e o T-ROK tagarelando no messenger do Facebook, e eu lá quase tendo um ataque do coração por não poder ver nada? Pois é... mas no final foi só alegria, porque me mostraram aquele Zelda U absurdo, um Xenoblade novo que eu quero jogar ontem, além de ótimas surpresas como o inusitado e criativo Splatoon, Mario Maker e pasmem, um novo Star Fox! Ainda mostraram mais dos porradeiros Hyrule Warriors e Bayonetta 2, que além de vir acompanhado do primeiro, vai dar direito a novas roupas para a bruxa e... que sainha de Peach hein?! Se tivesse rolado um Metroid e um F-Zero, teria sido perfeito!
Outro ponto que não posso deixar de mencionar é o torneio de Super Smash Bros. Sério, eu nem sou muito fã do jogo mas... eu torci naquela final, confesso.
Ah, Devil’s Third não me convenceu muito, apesar da bateria e do fio dental, e estou chorando por Valiant Hearts não ir para o Wii U... e Metal Gear V... e no novo Batmá
Agora o jeito é ir juntando uma graninha, porque daqui pra frente tem muuuuuuuuuuuuuita coisa boa pra comprar e jogar, adeus 13º!
Somari
Aaah essa E3! Tantas surpresas boas - e ruins - eu tive.
Pra ser sincero nem sei como começar... Então vamos fazer o óbvio e começar do começo.
A apresentação da Microsoft foi muito, muito fraquinha. Mostrou uma tonelada de jogos de tiro, alguns de esportes e mais uma pá de jogo sem graça. Teve alguns interessantes e que me deram água na boca, mas nada que vá me fazer gastar os 2 mil que o console vale aqui. Dentre eles, posso citar Sunset Overdrive, que me parece ser bem divertido e colorido, e o lindíssimo Ori and the Blind Forest, que parece ter sido trabalhado em cima da engine da Ubiart. Fora isso, necas.
A Sony veio em segundo lugar. Mostrou jogos bastante legais, como Abzu e No Man’s Sky, e me surpreendeu (MUITO) quando resolveram mostrar que vão lançar Grim Fandango novamente. Além disso, um jogo que não foi mostrado no palco, mas me animou um tanto também foi Final Fantasy Type-0, que antes só havia sido lançado no PSP e somente no Japão. Curiosamente, poucos dias antes, um grupo de fãs lançaram uma ISO traduzida do jogo para o portátil da Sony. Destiny teve uma violenta vantagem em cima da versão do Xbox One por um motivo: aquele ma-ra-vi-lho-so modelo de PS4 branco! Mas infelizmente, mais uma vez, a Sony se mostra descartando o pobre PS Vita, reforçando ainda mais a ideia de que agora ele é só mais um add-on pro PS4, além de maaais uma vez não dar nem sinal de The Last Guardian... Triste
A Nintendo, por outro lado, só me apresentou coisas que me fizeram pular da cadeira durante seu Nintendo Direct (e o resto da feira). Zelda Wii U foi o ponto alto da empresa! Dentre a tonelada de jogos com gráficos "sóbrios" e escuros, tive um lapso nos olhos quando vi a quantidade de cor e luz que tinha naquele teaser. Talvez o jogo mais lindo de toda a E3 pra mim! Além disso, Bayonetta 2, Sonic Boom e Xenoblade Chronicles X (antes chamado só de X), que já vimos antes, também me empolgaram demais. Ah! Vale falar do teaser "secreto" de Star Fox; S.T.E.A.M, um tactics para 3DS e Splatoon, o jogo de tiro mais inovador e legal de toda a feira. Ah! O torneio de Smash Bros. foi incrível! Bela jogada da Nintendo! E ah! Só para lembrar que o anúncio do ano (para mim, lógico), teve seu primeiro trailer na E3: HOENN CONFIRMED!!!
Para finalizar, as empresas que lançam seus jogos multiplataformas (que não contei acima): Ubisoft e seu Valiant Hearts me animaram muito! Batman Arkham Knight, Rise of Tomb Raider e Destiny são jogos que serei obrigado a comprar (no meu futuro PS4 branco, claro). De resto, muita pouca coisa me animou de verdade.
Enfim, é isso. Nas primeiras seis horas de E3 já logo achei que essa seria a pior de todas que já vi, mas no fim do primeiro dia pude ver que não foi bem assim. Gostei demais dessa E3 e espero que a próxima seja tão boa assim! E espero mais ainda que venham coisas boas para o Xbox One e PS Vita, principalmente, pois eles também merecem.
---
E vocês, o que acharam da E3 desse ano? Deixem a sua opinião aí em baixo, nós queremos saber de tudo! E também não deixem de sugerir novos temas para as butecadas, mandem um e-mail para butecada@vaojogar.com.br com as suas sugestões
* Revisado em 18/11/2016 às 22:37:37