São Luís, Atenas Apenas Brasileira
Para início de conversa, São Luís (com S, e não com Z, por favor) é a capital do nosso estado, mas engana-se quem acha que aqui somos melhores supridos que em outras cidades do Maranhão. Imperatriz fica no outro extremo do estado e tem sido mais próspera do que nós aqui na ilha. Infelizmente, nossas ruas são de péssima qualidade, a malha viária é precária, não temos mais espaço para crescer e nosso plano diretor é extremamente defasado, visto que foi elaborado em 1992 e, hoje, não contempla praticamente metade da cidade, porque não imaginaram esse "crescimento" todo no decorrer dos anos.
Além disso, a maioria das grandes e médias empresas locais não tem interesse em aprender novas tecnologias e metodologias. Sei disso porque, no meu ambiente de trabalho, lido com empresas prestadoras de serviço de caráter nacional que já nos falaram várias vezes que muitos dos cursos, tecnologias e novidades que tem feito sucesso no resto do Brasil simplesmente vem para cá e não vão para frente. Ninguém quer saber de evoluir e prestar melhores serviços. E assim, as grandes nacionais simplesmente deixam de enviar recursos para São Luís por saberem que é perda de tempo (e dinheiro).
Para agravar a situação daqui, moramos em uma ilha com um único acesso, o que nos caracteriza como "fim de linha" (já imaginei várias vezes que, num caso de apocalipse zumbi, todos nós ficaríamos presos no engarrafamento da saída de São Luís e morreríamos). Não de modo pejorativo, mas literalmente o fim, pois tudo que vem para cá por rota terrestre acaba sendo entregue aqui por último, porque uma vez em São Luís, você não segue mais para lugar nenhum a não ser o seu caminho de volta.
Bom, porque estou falando essa série de "encrencas" sobre minha cidade. Porque isso reflete não só no tipo de serviços que nos são oferecidos, mas também no preço de mercadorias, pois o frete e a logística para chegar até aqui acabam sendo mais onerosas para as empresas, fábricas e fornecedoras. E videogames e jogos estão no meio dessas mercadorias.
Comprar games em São Luís: teste para cardíaco
Como eu disse, tudo por aqui é um bocado mais caro do que em outros lugares. Mas vou me ater aos jogos. Primeiro de tudo, temos pouquíssimas lojas especializadas. De caráter nacional, temos a UZ Games e a V12 Games. Temos uma terceira loja em um dos shoppings daqui, mas eu nem sequer lembro o nome dela. De resto, podemos encontrar alguns games à venda em lojas de informática e nas boas e velhas Americanas e similares. E, surpreendentemente, as Americanas possuem um estoque de games mais variado do que as "especializadas". O pecado é que o interesse dessas lojas em atender bem e se manter informadas passaram bem longe daqui. Para terem uma ideia, das várias lojas que consultei para saber se teriam Uncharted 4 no dia do lançamento, apenas uma sabia quando o jogo ia ser lançado. Nenhuma delas tinha previsão de preço de venda.
Os preços também não são nada convidativos. Jogos básicos, como os de futebol (PES e FIFA) são encontrados pela internet por preços até mesmo vergonhosos, enquanto que aqui você os encontra por até 199
Eu ia dizer agora que "nossa melhor opção" é comprar games pela internet, mas na verdade essa é nossa única opção. Sabendo filtrar as boas lojas (ou vendedores no ML) e procurando por menores fretes, conseguimos comprar na internet por preços até 60% menores do que nas lojas físicas daqui. Se for PES/FIFA, até 80% mais baratos. O site do Compare Games, por exemplo, possui ferramentas de alerta de preços que eu utilizo bastante e que quebram um bom galho, além de ser mais atualizado do que o Buscapé. Mas é aqui que chegamos no maior agravante da compra online de produtos...
Os Correios *risada maligna ao fundo*
Quem nunca teve problemas com os Correios, que atire a primeira pedra. Os atrasos constantes nas entregas, o famoso migué do "Destinatário Ausente" para justificar a não ida do carteiro até seu endereço, perdas e avarias são problemas com maior recorrência a cada dia que passa. No Reclame Aqui, uma das maiores fontes de referência para o consumidor, os Correios ocupam a 8ª posição nos rankings das piores empresas dos últimos 30 dias. No ranking dos últimos 12 meses, eles ocupam a 13ª posição. E se você for ver os detalhes, vai ver que eles nem sequer se dão ao trabalho de responder as reclamações dos consumidores (no Reclame Aqui, as reclamações vão diretamente à Ouvidoria das empresas), o que só nos confirma a falta de compromisso que a empresa tem com seus usuários.
Em Março deste ano, resolvi me dar um PS4 de presente. Comprei um seminovo de um amigo em São Paulo que rapidamente postou o pacote pelos Correios (no dia 05/03). Como o frete via Sedex sairia muito caro, resolvemos postar via PAC. O prazo informado tanto no site dos Correios quanto na agência era de 6 dias úteis. O mesmo foi confirmado para mim por uma atendente da empresa através do telefone de atendimento 3003 0100. No mesmo dia da postagem do PS4, ele também postou para mim, em embalagem separada, um Dualshock 4 e o Killzone Shadowfall, com mesmo prazo de entrega. Fiquei super feliz e deveria receber as encomendas no máximo um dia depois do meu aniversário. Deveria! A entrega do Dualshock com o jogo só ocorreu no dia 30/03. E nada do PS4 chegar a essa altura do campeonato. Tive muita dor de cabeça com os Correios, liguei várias vezes para a central de atendimento, para o centro de distribuição daqui, além de abrir reclamações oficiais pelo site da empresa, inclusive solicitando reembolso do frete pelo atraso na entrega, nada resolveu. Quando eu já havia dado o PS4 como perdido, eles finalmente realizaram a entrega, no dia 07 de Abril, mais de um mês depois da postagem.
Um amigo, que não quis se identificar, mas conhecido pelo codinome Vudu, passou por situação semelhante logo depois de mim. Ele comprou um PS4 novo na Walmart no dia 08 de Abril e esperava receber até o dia 03 de Maio, de acordo com o prazo indicado pela loja. Qual não foi a surpresa dele ao saber que a loja havia encaminhado o console dele via Correios e, ainda por cima, havia mudado o prazo de entrega para o dia 10 de Maio, sem avisá-lo sobre tal mudança. Nem preciso dizer que ele se tremia todinho de ódio, visto que é costumeiro que essas lojas de renome façam a entrega via transportadora.
A entrega atrasou, obviamente, e para deixar nosso amigo ainda mais frustrado, o rastreamento da encomenda retornou "Objeto não localizado no fluxo postal". Após muita dor de cabeça, finalmente a loja solicitou que ele esperasse até o dia 13/05 e, finalmente, por solicitação do meu amigo, a loja entregou um outro PS4 via transportadora. O pacote enviado via Correios passa bem e já está a caminho
E por mais que a encomenda até chegue ao destino dentro do prazo, temos o recorrente problema do "Destinatário Ausente" que, como dito anteriormente, é utilizado da forma mais cara de pau possível para justificar o não aparecimento do entregador na sua casa. Comigo já aconteceu várias vezes: você vê que sua encomenda saiu para entrega e fica ansioso para receber seu jogo. Passa o dia inteiro prestando atenção, mas o carteiro nem sequer aparece na sua rua. No fim do dia, aparece a mensagem escrotíssima de que o destinatário estava ausente, enquanto você pensa "mas eu estive em casa o tempo inteiro"!
Na minha rua é bem fácil de notar quando os Correios passam ou não, ela não tem saída e minha casa fica em uma posição que me permite ver toda a extensão da rua da minha sala. Se os Correios aparecem pelo menos nos vizinhos, eu vejo. Eu sei. E todas as vezes em que eu recebi a mensagem do "Destinatário Ausente", ou eu estava em casa aguardando, ou tinha deixado alguém de plantão para receber. Então, não me venha com desculpas esfarrapadas, Correios!
Mas o que tudo indica é que parece que eles andam notando que o "Destinatário Ausente" já foi percebido pelos usuários como desculpa e estão usando uma nova: o status do "Logradouro com numeração irregular". Na minha última encomenda a receber por parte dos Correios (Uncharted 4), resolvi pagar Sedex e recebi o prazo de 2 dias úteis. Com exatos 2 dias úteis, meu jogo chegou em minha cidade, mas simplesmente não saiu para entrega. A entrega foi programada para o dia seguinte, ou seja, já com atraso. No aguardo do meu jogo, recebi este status de que o endereço estava errado e fiz de tudo para pedir retenção da encomenda para eu mesma ir buscar no centro de distribuição, mas não consegui. No dia seguinte, "milagrosamente", meu jogo chegou nas primeiras horas da manhã sem problemas (inclusive, o endereço estava completamente correto).
Essa mesma situação foi sofrida pelo menos duas vezes com um amigo da empresa onde trabalho: o entregador não aparece, coloca o status como se o endereço estivesse errado ou incompleto, e no dia seguinte a encomenda chega normalmente, com o endereço escrito corretamente. Como se não bastasse o atraso na chegada do produto até a minha cidade, ainda temos que lidar com a irresponsabilidade dos funcionários da entrega.
De Março de 2015 para cá, percebi que minhas encomendas tem demorado muito mais tempo para chegar do que o habitual, com exceção das encomendas via Sedex (que ainda assim, chegam com atraso). Isso só me foi possível graças ao Muambator, que me ajuda a gerenciar os rastreamentos das minhas encomendas e ainda mantém registro delas forevermente, ao contrário do sistema dos Correios, que exclui o código de sua encomenda depois de algum tempo.
Infelizmente, para muitos, a situação é semelhante à minha, o que torna a compra de jogos cada vez mais complicada. As mídias digitais nem sempre compensam, seja pelo tamanho do download, seja pelo próprio preço que, na maioria das vezes, se equipara ao da própria versão física. As lojas físicas vendem os jogos a preços assustadores e nos sentimos obrigados a comprar pela internet por ser financeiramente mais viável (mas nem sempre), ainda assim, tendo que ficar divididos entre preços de frete absurdos para entrega mais rápidas, ou fretes mais baratos, que cabem no nosso bolso, mas que nos deixam irritados pelos atrasos e receosos pela chance de perda da encomenda. E mais infeliz ainda é saber que os Correios são a única opção que a maioria de nós tem para conseguir receber algo, pois não há concorrência. Então, sigam comprando seus jogos mais baratos pela internet e Vão