logoVão Jogar!

Fangames: O Pai Dos Indies

Papo Livre

Vocês já viram aqueles jogos toscos baseados em algum jogo de alguma franquia legal? Se vocês acham isso algo besta, saibam que é porque os caras que o fizeram são programadores ruins, pois há vários desses jogos de ótima qualidade. Quer conhece-los? Então venham comigo no maravilhoso mundo dos fangames!

autor Hugo "Somari" Couto
datahora 05/09/2014 às 08:32:33   tagarelices 5

Vocês já viram aqueles jogos toscos baseados em algum jogo de alguma franquia legal? Se vocês acham isso algo besta, saibam que é porque os caras que o fizeram são programadores ruins, pois há vários desses jogos de ótima qualidade. Quer conhece-los? Então venham comigo no maravilhoso mundo dos fangames!


No meu último escrito, contei a vocês um pouco da minha experiência como jogador indie. Para quem não lembra a definição dessa palavra, “indie” significa produtor de jogos independentes (nesse caso, né pessoal). Contudo, o mundo dos jogos feitos por fãs vai um pouco além desses criativos e se estendem mesmo... para os fãs.

Meu primeiro contato com o mundo dos jogos feitos por pessoas comuns em casas comuns não veio dessa época mais recente, mas sim lá pra 2005 com o fangame Sonic Neo Universe, de 2003. “Mas tio Somari, isso é um jogo do Sonic feito sem autorização da Sega? Isso não é quebra de direitos autorais?” Então... Já vamos falar disso.

Sonic Neo Universe
Um típico fangame: o predecessor dos indies

O termo “fangame” é exatamente isso: fan game, ou jogos feitos por fãs. No geral são feitos usando franquias já existentes e sem autorização legal (muitos até tentam, mas quase nenhum consegue). O grande barato desses jogos é o fato deles serem, ou bastante criativos, ou simplesmente aquilo que você espera que a empresa faça da franquia. Tá, alguns são bem ruins também, mas enfim.

MUGEN
Goku vs Kenshiro!? Cacete! Seria uma porradaria das brabas. Isso é MUGEN!

Minha experiência com fangames é, digamos, de longa data. E sou fã assumido desse estilo, afinal, os jogos feitos por fãs normalmente possuem qualidade maior, já que são feitos por pessoas que sabem o que querem como consumidor (cá entre nós, as empresas hoje em dia dificilmente sabem o que os jogadores querem).

O mais legal de tudo é que os fangames são, em geral, fáceis de fazer. Há vários programas simples por aí que você pode usar para criar um, como o Multimedia Fusion ou o próprio RPG Maker, sem precisar de uma linguagem complexa de programação (muito embora você não vá além do básico, claro).

Sonic do Somari
O ano era 2007. Eu tinha 15 anos. Eu fiz esse jogo no The Games Factory. E sim, esse jogo tem MUITO bug (como não poderia deixar de ser)

Ultimamente é difícil ver notícias sobre essa categoria, que pode-se dizer ser o pai dos indies. Mais difíceis que nos idos de 2003-2007 e não me surpreendo por tanta gente não conhecer. Digamos ser a parte mais obscura e underground dos jogos independentes.

Entretanto o maior problema, e que vem piorando ainda mais a situação desse estilo são as empresas, afinal, por mais que os produtores caseiros tenham ideias geniais e façam milagres com jogos, sempre há alguma questão jurídica que atrapalha o projeto, sendo uns dos casos mais famosos Streets of Rage Remake e Sonic Fan Remix, apenas para citar dois. Isso gera uma comoção em massa dos fãs das franquias, que ficam sedentos por novidades por parte das empresas e, quando alguém resolve fazer algo novo, a própria empresa que deveria fazer esse papel destrói esses sonhos, embora isso uma vez na internet, se torna praticamente impossível parar a circulação desses jogos. Esse Streets of Rage é um exemplo disso, após oito anos de produção e depois de colocado para download (e retirado logo em seguida por ordem da Sega), é possível encontrar muitos links espalhados por aí. Já Sonic Fan Remix por outro lado, teve apenas um beta de 3 acts lançado e depois, caiu no limbo.

OFICIALIZE ISSO, SEGA!!!

Mas há as empresas que se aproveitam disso. Megaman Vs Street Fighter foi uma das surpresas lançadas pela Capcom no aniversário de 25 anos do robozinho azul. Entretanto muita gente não sabe que o jogo foi feito por um fã cingapuriano, que logo após foi, digamos, subsidiado pela Capcom para ser lançado usando a marca da empresa. E muitos consideraram um ótimo trabalho por ser (quase) exatamente o que o pessoal vinha pedindo há tempos. Ah, você não sabia que não foi a Capcom quem fez aquele jogo? Pois é, não foi.

Capcom se importando com Megaman!? Não. Só os fãs se importam.

E falando nisso, não são poucos os jogos que são sonhados pelos fãs há tempos. Muitos desses tem petições para que as empresas lancem de forma oficial, como Mother 4 ou Chrono Trigger: Crimson Echoes, dois jogos aclamadíssimos, feitos por fãs.

Mother 4
O sonho de muitos fãs da franquia Mother, cujo a Nintendo já afirmou que não voltará mais.

E se engana quem acha que os jogos feitos por fãs são apenas sprites colados num fundo de alguma fase já existente de algum jogo. Tá, é praticamente isso mesmo, mas é feito de um jeito que você nem repara nisso. E vai por mim, vocês vão ter bastante diversão jogando essas coisas.

Shadows of Lylat, um projeto de fangame para Star Fox. Não tenho certeza se o jogo foi concluído, mas fica aí as imagens dos testes de engine

Ultimamente tenho jogado Psycho Waluigi, que conta a história do Wario Roxo, alterego do Mario Verde, onde um dia acorda e descobre que possui poderes psíquicos e usa isso para se tornar rei do mundo, conquistando cada um dos castelos de cada terra por onde passa. A história pode ser um pouco sem sal, mas no geral o jogo é divertido e muito, muito muito difícil.

Psych Waluigi
Jogo genial, com elementos de jogabilidade criativos e um ótimo level design. Com certeza um dos melhores fangames que já joguei na vida!

Além disso há as “feiras online” de jogos feitos por fãs. A SAGE (Sonic Amateur Games Expo), por exemplo, é uma dessas feiras e reúne uma vez por ano para apresentar jogos e engines criadas por fãs para dos jogos do ouriço azul.

Um dos projetos da SAGE para esse ano.
Para quem é fã de Sonic, essa feira é um prato cheio!

No geral os fangames possuem títulos de qualidade inquestionáveis e de uma variedade extensa. Vale a pena dar uma provadinha neles. E ah! O melhor de tudo!? Eles são grátis! Então, procurem suas franquias favoritas, Vão Jogar! e divirtam-se :D



Leia também



5 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    05/09/2014 às 18:53:31   localizacao Apucarana - PR
    Cara, Como eu não conheço nada de games!!!

    Eu sempre vi os fan games como algo mais simples, mas esse Sonic, Star Fox...

    Eu joguei muito MUGEN, já brinquei com o RPG Maker, onde, certa vez, fiquei bobo com um REMAKE de Resident Evil 1 feito para ele.

    Sempre surpreendendo, principalmente porque eu não sabia que não foi a Capcom que fez Street vs Megaman...

    Muito Bom!!

    T+

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/09/2014 às 18:37:09   localizacao Vespasiano - MG
    Eu só discordo sobre o lance das pessoas saberem sobre o que querem mais do que as empresas. Os jogadores definitivamente não sabem o que querem, e por isso as empresas lucram cada vez mais com remakes, repetições e afins. As vezes eu me pergunto se realmente (por exemplo) a Capcom lucraria muito com um novo MegaMan, ou se somente uma parcela barulhenta de saudosistas, e eu me incluo nessa parcela, é que quer o jogo. Veremos quando Might No. 9 for lançado.

    Sobre o escrito, o máximo que já me aventurei foi um pouquinho com MUGEN, muitos anos atrás, e um pouco mais com RPG Maker, que também não durou muito, hwa hwa hwa.

    Só você mesmo pra falar dessas coisas Sr. Jesus, hwa hwa hwa... valeu!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    10/09/2014 às 14:58:02   localizacao São Luís - MA
    Putz, eu não conheço cacete nenhum de fan games, só ouvi falar do Megaman Vs. Street Fighter.
    Na boa, as empresas são umas p.. no c.. mesmo, o cara faz algo que todos os fãs querem e eles fodem tudo. Seria bem mais bacana se eles pegassem os que fossem realmente dignos e ajudassem a tornar um game oficial.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    11/09/2014 às 11:07:17   localizacao SP
    Rá, um jogo do Suma que tem o Sonic e tá cheio de Bugs... tudo dentro do esperado! kkkkkk
    Cara, o assunto é excelente e o texto está ótimo! Mas mesmo assim eu vou ser o chatão, como esperado... huauha
    Tentei encarar alguns fangames, mas até hj nenhum me deixou contente. Sério mesmo. Tipo o Sonic Before the Sequel (ou After, sempre esqueço). O jogo encanta pela jogabilidade, tem a física muito bem feita e tudo mais, mas peca em duas coisas: primeiro que quem fez quer fazer graça e coloca umas animações desnecessárias no Sonic que já me incomodou. E segundo e principal o Level Design me incomoda um bocado, sei lá pq aquilo me lembrou Sonic CD, que é justamente o jogo de Sonic que eu não vejo muita graça (embora muitos santifiquem o jogo).
    O SF vs Mega Man passa pelo mesmo problema de Level Design, algumas fases não se parecem com Mega Man, embora outras pareçam muito. A impressão que passa é que a Capcom deu uma mão nas que possuem um design de fase mais parecido com os jogos clássicos.
    É claro, comparar um jogo feito por um ou mais fãs com uma equipe que trabalha com isso dentro de uma empresa de jogos é uma baita sacanagem, mas a minha encrenca com os fangames é justamente esse, de não serem de mesma qualidade que os jogos que os inspiraram. Ou eu pelo menos não encontrei nenhum que seja assim, o problema pode estar em eu ter encontrado exemplos não tão bons quanto o esperado. Vale mencionar que nem encostei em Streets of Rage Remake e aposto que o dia que jogar minha opinião mudará. Talvez eu tenha desistido cedo demais.
    Sei que é complicado, que as pessoas não possuem tempo pra se dedicarem tanto ao jogo, consigo entender o problema. Mas desanima procurar outros.
    Tem outro ponto que me afasta também: jogos não oficiais não saem pra consoles, né? E eu odeio jogar no PC. Aí lasca tudo! huahuahua
    Indo na contra-mão de tudo que falei, alguns jogos feitos em cima da engine do Sonic 1 ou 2 que a gente encontra a ROM por aí pra download normalmente me agradam. Não sei dizer pq. Acho que é pq a pessoa tem mais preocupação com o design das fases do que qualquer coisa, aí com menos tempo e esforço gasto com outras coisas acho que melhora justamente o ponto que me incomoda. É uma teoria. Mas sei lá. Complicado... hehe
    É isso, vou ler o sobre indie agora que eu acabei deixando passar! hehe

    Responda!
  • avatar de Fgap10
    Fgap10
    14/09/2014 às 11:44:34   localizacao São Paulo
    Haha, muito bom, esses fan games geralmente são ótimos, um que curti pra caramba foi zelda parallel worlds, que foi em cima do meu jogo favorito =D

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base