3DS x PSVita
Pelo menos no começo essa vai ser a grande briga da geração. A Nintendo saiu na frente com o 3DS e sua tecnologia de 3D sem óculos, mas até agora o negócio não foi pra frente. O portátil é bom, mas tá penando com alguns problemas como preço, falta de jogos e o 3D sendo considerado algo dispensável. Na E3 a Nintendo foi lá e apresentou um monte de jogos para ele, e apesar de ter sido bem feijão com arroz, creio que vai dar uma tapeada boa. Sim, tapeada porque não rolou quase nada novo, só remakes e coisas que já tinham sido anunciadas. Sobre o 3D era algo que eu já desconfiava desde o começo, já que o efeito é bacana e tal, mas eu não conseguia imaginar isso influenciando na jogatina, e a não ser que algum maluco da Nintendo consiga essa proeza (e provavelmente só a Nintendo mesmo), o 3D não vai passar de um "efeitinho bacana".
O PSVita está chegando com todo gás ainda maior com esse momento de guarda baixa da concorrente e tem tudo pra colocar a Nintendo pela primeira vez na parede na área de portáteis. Apesar de ainda seguir o mesmo e repetitivo método da Sony de simplesmente bombar o console anterior, a legião de sonystas junto com os decepcionados com o 3DS pode fazer esse treco vender muito. Apesar de não ter trazido nada de revolucionário, eu gradei da idéia de terem colocado um sensor touch na parte de trás, não é nada excepcional mas é bom quando as empresas tentam este tipo de coisa, ainda mais a Sony que é famosa por copiar tudo de todos.
No final, o grande diferencial mesmo entre os dois serão os jogos, e ae quem sai no lucro é a gente. É a mesma lógica do porque da era 16-bits ter tido tantos jogos bons. Eu acabei desistindo de portáteis por enquanto, já que meu tempo e grana estão escassos e eu prefiro investir em consoles de mesa, mas pra quem tá afim será um prato cheio.
Wii U
Wii U? Que nome é esse Nintendo? Tudo bem que o nome Wii tem um conceito bacana, com a pronúncia igual a "nós" (inglês) e os dois "i" repesentando duas pessoas e tal, mas Wii U (nós e você) ficou muito bizarro e forçado. E esse conceito então de nós e você ficou meio confuso... aliás confusa foi a apresentação do novo console, que aliada a oreiagem do povo mais confundiu do que explicou. Resumidamente é o seguinte: Wii U é o novo console da Nintendo que vai ser lançado em algum momento do ano que vem (meio do ano provavelmente) e tem como principal atrativo um controle com formato de tablet. O controle funciona como um "terminal burro" recebendo todas as infomações do console, então nada de colocar na mochila e sair andando com ele por ae. O novo controle também será único (a não ser que a Nintendo mude de opnião até o lançamento) e os outros jogadores irão utilizar os já tradicionais wiimotes, o jogador principal vai ser tipo um mestre de jogos. O console vai ser mais potente do que os gemêos HD e promete trazer uma balela de jogos cheio de gráficos com efeitos, explosões, tiros e (pasmem) sangue! Vai usar mídia proprietária parecida com o Blu-Ray, vai ser retrocompatível com o Wii (nada de GameCube) e não vai rodar filmes. A Nintendo também promete uma rede online muito melhor que a do Wii (fácil né?). Como eu disse, meio confuso né? Vamos por partes então...
A primeira dúvida que ficou na cabeça da galera foi o que é o console, já que a Nintendo enfatizou demais o controle. Mas no próprio vídeo de apresentação da E3 já dava pra ver ele mocado no canto da televisão, e agora já tem um milhão de fotos do bicho espalhadas na internet. É um modelo bem simples e pequeno, as saídas na parte traseira são as velhas conhecidas nossas com a adição da HDMI.
A segunda dúvida é como funciona o controle e se ele é confortável, pesado, essas coisas. Segundo quem experimentou ele é bem leve e confortável, ao contrário do que alguns advinhos sairam falando logo após o anúncio oficial. O motivo é óbvio, o controle não tem nada demais, apenas um LCD gigante, receptores, bateria, acelerômetro... nada que pese muito. Aliás, pra quem tem ou já teve um Dreamcast e se aventurou jogar com um VMU + Puru Puru Pack o peso disso ae vai ser fichinha. É por isso também que ele não é um tablet e nem um portátil, já teve gente comparando (literalmente) o bicho a um iPad. Eu só não comprei muito ainda a idéia dele ser único, ou seja, se você chamar a galera pra jogar em casa, você fica com o esse monstro ae que eu não sei o nome e o resto com os wiimotes mesmo. Eu acho que é mais por limitação técnica, fazer o console trabalhar com dois ou mais controles desses deve exigir um processamento do cão, além do risco de rolar altos lags, mas as possibilidades na jogatina iriam aumentar muito. A Nintendo diz que é mais uma questão de custo, que ela não quer obrigar ninguém a gastar demais, e por isso nem vai ser vendido o controle a parte, o que nos coloca outra dúvida: quebrou acabou? Dúvido muito, mas...
Com relação ao fato de ser HD não era nenhuma novidade, apesar de eu ainda achar que não são gráficos que fazem um console, hoje a coisa já está difundida o suficiente e não ia justificar ficar do jeito que estava. Muita gente torceu o nariz, mas a tech demo do passarinho e de Zelda deram uma boa visão do que pode rodar no bicho. Agora esqueçam os outros jogos mostrados, era tudo vídeo da concorrência só pra agradar os "hardecóres". Aliás, tem muita gente criticando a Nintendo pela mudança de foco, que ela vai abandonar os "casuais" e blá, blá, blá, mas o que ela diz é diferente. Eles falam que o Wii causou uma ruptura de perfis de jogadores, e que o Wii U irá unir todos novamente. Eu penso que essa era a estratégia desde o início do Wii, que era transformar pessoas que gostam de jogos mas que não eram habituadas com consoles em jogadores (os quais os "especialistas" chamam de "casuais") para depois juntar com os outros (chamados de "hardcores"), quer dizer, ela só tava expandindo o mercado. Eu achei que esse processo se daria todo no Wii, mas com o tempo isso foi ficando meio distante, mas no fim pra mim o plano sempre foi esse mesmo.
A mídia proprietária é meio tradição da Nintendo para desespero de alguns, mas dessa vez ela optou por um bom formato, grande o suficiente pra armazenar os jogos sem problemas, só espero que não sofra da lentidão do PS3. A galera tá reclamando que não vai rodar Blu-Ray e filmes, mas vale lembrar que Blu-Ray é mantido por um consórcio, e pra usar tem que pagar, além do que a Nintendo sempre foca em pessoas quando pensa em seus consoles e não em centrais multimídia como a Sony e Microsoft. Eu até prefiro assim, e creio que isso é apenas uma questão de gosto. Com relação a rede online era algo a muito tempo esperado pelos jogadores, já que era algo bem precário por parte da Nintendo se comparado as concorrentes.
Bom, depois de tanto falar vem a pergunta, vai dar certo? Apesar de não ser perfeito eu empolguei bastante e já to juntando grana porque o bicho não vai ser lá muito barato. A Big N sabe fazer consoles inovadores e explorar isso bem em seus jogos, mas o grande problema é que normalmente as terceiras não conseguem acompanhar isso, pelo menos agora a relação com elas parece estar mais estreita e isso deve minimizar um pouco este problema. Duvido muito que faça o mesmo sucesso que o Wii, mas vai vender bastante com certeza, fora que vai ter um ano livre mais ou menos até Sony e Microsoft lançarem os seus consoles (que provavelmente serão superiores tecnicamente). Diferente do que muitos dizem, não vai ter nada a ver com o Dreamcast, o momentos dos dois consoles é totalmente oposto e muito menos a empresa está a beira da falência ou mal das pernas como muitos fazem questão de alardear, mas é fato que está em uma fase meio estranha e confusa, mas no que isso vai resultar só daqui um tempo a gente fica sabendo.
Por enquanto o jeito é esperar e ir jogando os consoles atuais mesmo, peguem aquele jogo bacanudo, chamem a galera, abram a breja e vão jogar!
* Revisado em 18/11/2016 às 21:29:07
Compartilhe