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A mudança de comportamento da indústria dos jogos e o conformismo dos jogadores atuais.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 07/09/2011 às 13:35:19   tagarelices 14

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A mudança de comportamento da indústria dos jogos e o conformismo dos jogadores atuais.


Apesar de sempre preferir dar um clima mais descontraído nos escritos aqui, tem assuntos que me incomodam demais pra permitir isso. Bem, lendo algumas notícias e matérias sobre jogos nos últimos tempos comecei a refletir sobre como as coisas mudaram de uns tempos para cá. Não quero dizer de gráficos, controles e afins, afinal isso são evoluções naturais e sim do comportamento de toda a indústria e dos próprios jogadores.

Jogos de um modo geral já fazem parte da nossa vida muito antes da primeira máquina de Pong ter sido colocada em um bar, indo do xadrez ao futebol a variedade sempre foi grande, então pra febre dos jogos eletrônicos se espalhar não foi lá muito difícil, mesmo com os primeiros jogos tendo sido muito simples. Quando um console novo saia tinhamos basicamente os mesmos jogos com melhorias, pois além da evolução tecnológica muitos problemas eram corrigidos, como se cada versão fosse um beta da próxima. A partir da era 8-bits a coisa já tomava uma forma muito mais definida e os jogos agoram já eram mais completos, permitindo não só recursos técnicos melhores como também narrativa e jogabilidade mais refinada. A concorrência também ficou maior e não permitia muitos deslizes, os jogos deveriam ser perfeitos ou então se corria um sério risco de ter um galpão cheio de cartuchos, histórias como a do jogo E.T. para o saudoso Atari 2600 eram coisas fora de questão. Por este mercado cruel muitas foram as empresas que nasceram para logo em seguida caierem no limbo.

Havia também uma necessidade dos produtores de colocar todas as suas idéias no jogo, já que além da produção antes ser bem mais complicada, uma vez lançado não dava mais pra consertar ou incluir novas coisas, e assim tinhamos casos como os de Street Fighter II e Mortal Kombat 3 e seus derivados, que não passavam de atualizações dos originais. Isso era razoávelmente aceitável, mas ainda sim incômodo, principalmente para quem comprava a primeira versão e se via obrigado a comprar o mesmo jogo novamente por conta de alguns extras. Mas havia uma plataforma que tinha uma solução para isso: os computadores e seus famosos patches, se tinha algum problema no jogo ou tinha ficado faltando algo, bastava liberar um arquivinho que tudo estava resolvido. O problema começou quando as empresas passaram a ficar preguiçosas, e não era incomum um jogo recém lançado cheio de bugs vir acompanhado quase que instantaneamente do arquivinho milagroso. Mas não culpem os programadores por isso, prazos apertados e datas de lançamento geralmente são os vilões desta história. Mas os patches evoluiram, e com o tempo não apenas correções eram oferecidas, mas trechos inteiros eram acrescentados nos jogos, as famosas expansões. Era algo ótimo, pois quando você já havia terminado e enjoado do jogo os caras iam lá e criavam uma área novinha naquele mundo pra vocẽ aproveitar, além de ter um custo bem reduzido em relação ao jogo completo.

Nos consoles a coisa demorou chegar neste ponto, e ainda continuavamos no velho esquema de versões e remakes, e foi somente nesta geração com a chegada real da internet nos consoles (os seguistas que me perdoem) que pudemos ter acesso a este tipo de recurso. Só que os computadores não haviam ficado parados esse tempo todo e a coisa já havia crescido bem mais, e além de patches e expansões, tinhamos gigantescas atualizações e até mesmo sistemas de contas pagas, como é o caso dos MMORPGs, e tudo isso foi transportado para os consoles, que agora também já pareciam bem mais com computadores, tendo além do acesso a internet poderosos processadores e enormes hds. Com todos estes fatores, surgiu um item importante na geração atual: o DLC (Downloadable Content). Os DLCs seguem a mesma idéia básica das expansões, mas nem sempre trazem um conteúdo tão amplo, muitas vezes trazendo apenas pequenas firulas como roupas e cores novas para os personagens, normalmente a preços pequenos o suficiente para atrair a atenção do jogador. Até ae não há problema algum, já que as empresas sempre vão buscar novas forma de lucro e tal, e se tem gente que está disposto a pagar, porque não fazê-lo? Mas ae começou a putaria, como conteúdo que já estava presente nos discos sendo bloqueados e liberados via DLC, obviamente de forma a parecer que você realmente estava baixando um conteúdo extra. Se a idéia inicial era ampliar a vida de um jogo depois de um certo tempo, agora passou a ser uma forma das empresas lucrarem várias vezes em cima de um recém lançado, sendo comum sair jogo e DLC simultâneamente. Ae minha primeira pergunta, se já há conteúdo pronto porque não liberar junto com o jogo? Afinal, não deu tempo de ninguém enjoar ainda pra precisar de um conteúdo extra e esse é que deveria ser o real propósito do DLC, prologar a "vida útil" de um jogo.

Mas quando a felédaputagem parecia estar atingindo o seu ápice, vem a nossa querida, amada e mercenária Capcom e nos apronta essa: uns poucos meses após lançar o por anos aguardado Marvel Vs. Capcom 3, cheio dos itens e personagens pra comprar via DLC, ela resolve lançar Ultimate Marvel Vs. Capcom 3. Isso mesmo, um jogo novinho com todos os itens do anterior e mais um pouco pra fazer todo mundo que comprou o primeiro se contorcer de ódio. Mas isso não é nenhuma novidade, já que ela havia feito a mesma coisa com Street Fighter IV lançando Super Street Fighter IV. Porra Capcom, nos anos 90 isso colava, mas hoje em dia lançar o mesmo jogo duas vezes só pra falar que é mais completo? A vaselina vem de brinde pelo menos né? E incorporando a alcunha preferida da empresa em seus jogos, lembram do lance dos saves em Resident Evil Mercenaries para o Nintendo 3DS? Um jogo que não permite apagar os saves, numa clara tentativa forçada de fazer todo mundo comprar o jogo novo ao invés de usado. Claro que a empresa negou isso, fez mil declarações tentando corrigir a cagada, mas isso também não cola né Capcom?

Pra não falar que eu to de perseguição com a casa do Mega Man, que tal a novidade da Square Enix agora: pra poder jogar Dragon Quest X (Wii) completo vai ter que ser online, e com direito a pagar mensalidade. Não seria nada absurdo visto que grande parte dos MMORPGs são assim se não fosse por um detalhe: Dragon Questnunca foi um MMORPG! Aliás pelo que eu ando lendo o que teremos é basicamente os NPCs do jogo substituídos por avataresonline das pessoas conectadas. Por favor, alguém venha aqui e diga que eu estou falando merda, que Dragon Quest X será pura e simplesmente um MMORPG mesmo, que apesar de estranho seria pelo menos aceitável.

Querem mais? Lembram do último Assassins Creed para PC e sua obrigatoriedade de conexão com a internet para um jogo que não é online? Claro, tudo fazia parte de um sistema anti-pirataria... que só avacalhou quem comprou o original e que não impediu hora nenhuma que todo mundo que quisesse fosse no tracker mais próximo, baixasse o jogo e jogasse sem precisar de conexão com internet em nenhum momento. Isso quer dizer que seguindo totalmente a contra-mão da lógica, era mais vantajoso jogar o pirata do que o original.

O que dizer então das tentativas sistemáticas das empresas de acabar com o mercado de jogos usados? Passamos de seriais que só funcionam um número limitado de vezes até a morte lenta e gradual da mídia física. E o que está acontecendo? Pessoas que antes faziam questão de comprar jogos originais, mesmo que usados estão cada vez mais preferindo entupir um cartão SD e tocando um foda-se para as empresas. Não é incomum jogadores da minha idade para cima reclamarem que os jogos de hoje não são tão divertidos como os de antigamente, mas com tanta zona que há no mercado atual não tem como tirar a razão de quem reclama. Pra quem veio de uma época em que o máximo de dificuldade em iniciar um jogo era ter que soprar um cartucho, não tem como não ficar injuriado com o cenário atual, mas o pior de tudo é ver que o grande vilão da história somos nós, jogadores.

No caso do Ultimate Marvel Vs. Capcom 3 por exemplo, eu vi um monte de gente injuriada metendo o pau na Capcom pelo twitter e o escambau, mas quando o jogo sai sabe o que acontece? Alguém vai lá, fala que o jogo é muito foda, que tem todos os personagens, mais dez cores de roupa, mais golpes e etc. e ae todo mundo que xingou vai lá e compra o jogo. Falar que vai boicotar empresa é fácil, mas deixar de jogar ninguém consegue, as empresas sabem disso e ae não enxegam motivos pra deixar de fazer essas sacanagens, afinal a galera tá comprando cada vez mais, o lucro está aumentando, pra que parar? Acharam a mina de ouro na internet, aonde ao invés de tentar dar uma grande facada no bolso do consumidor, que não costuma aceitar este tipo de coisa, resolveu tirar a grana aos pouquinhos, de modo que as pessoas nem sintam a dor. Fora que em países como o Brasil a galera arreia as calça e empina a bunda mesmo, console chega aqui custando cinco salários mínimos e todo mundo compra feliz e satisfeito. Dessa forma fica praticamente impossível acabar com a pirataria, porque quem não aceita essas picaretagens não vê motivos para dar moral aos produtores, isso quando quando não acontece de certos jogos nem chegarem ao mercado oficial mesmo com milhares de jogadores pedindo, como é o caso de alguns RPGs orientais do Wii. Os jogadores chegaram e falaram "peguem nossa grana, nós só queremos os jogos" e a Nintendo respondeu "Vão se fuder, não me encham o saco!", então a pirataria vira a única forma de se jogar.

A verdade é que está cada vez mais difícil se manter na atual geração sem se sentir constantemente lesado pelas grandes empresas de jogos eletrônicos. As alternativas restantes ou envolvem pirataria ou abandono total de jogos modernos, não sendo difícil imaginar porque a cena retrogamer vem ganhando tanta força nos últimos tempos, eu mesmo estou mais interessado em investir em jogos para os meus consoles antigos do que comprar um novo, e olha que eu fiquei empolgadão quando o Wii U foi anunciado. Mas enquanto a maior parte dos jogadores continuar se sujeitando aos mandos e desmandos das produtoras sem fazer porra nenhuma a situação irá continuar a mesma, ou até mesmo piorar. E vocês, o que acham de tudo isso? Ou melhor, o que pensam em fazer a respeito?

* Revisado em 08/01/2013 às 00:14:18

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  • avatar de Anthony Collucci
    Anthony Collucci
    08/09/2011 às 14:08:43   localizacao Vespacity
    Velho,

    E o que eu digo dane-se as empresas bora piratear.. kkk Brincadeiras a parte, mas eu desisti de jogar em consoles, nunca sobra dinheiro pra pagar o absurdo do preço.

    Outra coisa os jogos novos carecem da diversão proporcionada pelos jogos antigos. Até mesmo as manhas e bugs dos jogos antigos tornavam eles mais divertidos do que os de hoje.

    Tem hora que vc quer um ver um filme , tem hora que voce quer jogar. Os jogos hoje parecem que querem ser filmes.. Detesto essa coisa de ficar vendo as ceninhas, eu quero ação.

    E por ultimo, precisamos de jogos inteligentes. O nivel de desafio dos jogos atuais e Zero, jogando assassins creed, com um amigo, verifiquei que e simplesmente um caça ao tesouro, sem nenhuma dificuldade. Alias a pouca que houve foi quando apanhamos um pouco do idioma.

    falow

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/09/2011 às 14:20:37   localizacao Vespasiano - MG
    @Anthony Collucci

    Pior que a pirataria tá virando praticamente um "olho por olho", e em muitos casos nem dá pra tirar a razão do pessoal.

    Com relação a dificuldade dos jogos a questão é que as empresas não querem que você se dedique muito tempo a um jogo, eles querem que você jogue ele por uma semana pra na outra comprar a versão seguinte, ae a dificuldade menor. Algumas poucas produtoras, normalmente as menores e/ou independentes é que realmente focam no "novo".

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  • avatar de Anthony Collucci
    Anthony Collucci
    08/09/2011 às 14:30:54   localizacao Vespacity
    Sabe o que e pior, os jogadores mais novos so tiveram contato com essa geração de jogos, ja cansei de ver o pessoal elogiando esses jogos.

    Fora que o próprio consumismo faz o cara querer ter a versão mais nova do jogo. Quanta gente tem o Iphone, quanta gente precisa de um Iphone.. E por ultimo pra que cargas d’agua eu vou querer um Iphone.. O mesmo parece acontecer com os jogos pelo que vi no seu desabafo.

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/09/2011 às 14:40:21   localizacao Vespasiano - MG
    @Anthony Collucci

    É aquela velha máxima, "se está vendendo, é porque tem gente comprando".

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  • avatar de Caio
    Caio
    28/09/2011 às 15:28:17   localizacao Brasil
    Bom. Uma coisa eu digo:
    Sony é marca de televisão, e Microsoft é marca de software. Nintedo, Atari e SEGA, sempre foram marcas de VIDEOGAME.
    O problema é que os jogos não focam mais na diversão. Eu sou zuado em diversos sites de games porque sou usuario de Wii, falam que é videogame de criança, que os gráficos são ruins e bla bla bla ..
    Eu digo: foda-se gráficos, só de juntar os amigos pra jogar Mario Party, Smash Bros, Mario Kart.. já me faz discordar desses "pseudogamers" Sem preconceito, não que o Playstation e a Caixa-x não tenham bons jogos,
    pelo contrario, existem vários. Mas não é a mesma coisa. É verdade que, o Wii lançou muitos jogos ocasionais "para a família" (Quem diabos joga videogame com a mamãe?), mas é ignorancia dizer que o console tem SÓ games de criança. É só pesquisar um pouquinho:
    The Conduit (legal), MadWorld (Amo! Muito original), Metroid Other M (dispensa comentários), Monster Hunter (Me lembra além de Zelda, um outro ótimo game, o Fable, do 1º Xbox), No More Heroes (Bem violento), e fora os clássicos, que não dá pra dizer que é de criança como New Super Mario Bros. e Donkey Kong Coutry Returns (até o Kirby dá pra citar).
    Eu ri muito quando em uma notícia do recém lançado Gears of War 3(xbox360) um cara comentou: "Preparem-se para o melhor jogo já lançado"...
    Sei lá, essa geração tá mal em tudo...

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/09/2011 às 15:55:02   localizacao Vespasiano - MG
    @Caio

    Como eu disse, as empresas seguem a sua natureza, mas são os jogadores que realmente definem o que é bom ou ruim, o que pode ou não pode. Se um jogo for ruim mas vender bem não adianta, ele vai ser aclamado, mas isto não deve atrapalhar sua diversão, se os jogos do Wii, infantis ou não te divertem então não tem nada com o que se preocupar.

    Em tempo: achei o primeiro Fable um joguinho bem meia-boca.

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  • avatar de Caio
    Caio
    28/09/2011 às 16:22:01   localizacao Brasil
    Cara sobre Fable.
    O único problema que eu achei, foi ele ser fácil, não se compara ao nível de dificuldade de Zelda ou Elder Scrolls, ou até mesmo o Monster Hunter que eu citei. Mas eu gostei muito do game, a história é legalzinha, e quando eu peguei pra jogar no PC, eu fiquei muito viciado, jogava até doer a cabeça. Bate final em uma semana + ou - e o game deve ter umas 15/16 horas. Em fórums me disseram que as sequencias são uma bosta.. Mas nunca joguei nem o 2 nem o 3, e agora já ão prometendo o 4...

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/09/2011 às 21:40:20   localizacao Vespasiano - MG
    @Caio

    Nossa, a história foi o que eu achei pior em Fable, os diálogos então dão até vergonha alheia de tão mal elaborados.

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  • avatar de João Roberto
    João Roberto
    14/10/2011 às 21:52:57   localizacao Apucarana - Pr
    Então? É embaçado... Jogos antigos sõa mais divertidos, pelo menos para mim. Cresci jogando River Raid, sonic 2, Battletoads e outros clássicos. Hoje não sei bem o que pensar. Não tenho consoles da nova geração, ainda jogo a tríade PSP/PS2/Dreamcast. No PSP a coisa é engraçada. Eu gosto de futebol, de FIFA na verdade, mas a cada nova edição não muda nada. E com PES é a mesma coisa. NO PS3 PES 2010 que eu jogo no ps3 do meu cunhado, o jogo eh uma droga. O cara foi lá, comprou um jogo original e a gente só sabe reclamar do jogo. Jogabilidade esquisita, o adversario atrapalha na hora decobrar lateral e o penalti é visto de lado. PÔ!!! Nem no Snes era assim!!!! Eu tenho varios consoles antigos como o Mega Drive e o Famicom, e tenho um PS2 que eu digo com todas as letras: "Detesto meu PS2!" Só tenho por ter, coleção mesmo. Pra mim, meu PSx quadradão eh muito melhor. Semana passada um amigo meu comprou um Super Nintendo, e ele nunca tinha tido um video game antes. Ele jogava nos emuladores mas não gostava muito. O Snes que ele comprou veio com Top Gear 1, e ele veio me falando?: caramba! É muito rápido pra jogar, vc liga e já começa!" TAnto ele quanto eu reclamamos da demora que é jogar no PS2, que tem que ler o DVD, e tem abertura que nõ acaba mais. E tome mais loading. Acho que de certa maneira a Nintendo estava certa ao preferir cartuchos no N64. Lembra da demora que era os loadings dos primeiros jogos do PS1? Bem, acho que vou parando por aqui, por que já escrevi demais, msa vamo lá. Acompanho sempre os posts... parabens e continue assim. T+

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    15/10/2011 às 20:11:10   localizacao Vespasiano - MG
    @João Roberto

    Essa obrigação de certas empresas de ter que lançar um jogo por ano realmente é foda, Guitar Hero mesmo foi pro saco por conta disso. Mas tem uma coisa também, hoje temos muito mais jogos sendo feitos e é muito mais fácil a gente saber que algo foi lançado em qualquer parte do mundo, então a chance de merda também aumenta. Quanto aos CDs e DVDs foi uma evolução inevitável, a Nintendo sofreu muito com os cartuchos no Nintendo 64 e grandes jogos como Ocarina Of Time ficaram bem diferentes da idéia original por conta da limitação de espaço.

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  • avatar de luis otavio
    luis otavio
    16/10/2011 às 01:10:49   localizacao poços de caldas mg
    e hoje em dia nada se cria td se copia lembro de quando era pequeno e dava a vida para jogar donkey kong no super nintendo mas sao epocas que nao voltam mais mas vi um video game da chamada nova geração chamado zeebo e nacional e barato como e o primeiro quem sabe não pode ser bom

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    16/10/2011 às 02:58:21   localizacao Vespasiano - MG
    @luis otavio

    O Zeebo chegou e já foi embora, o projeto até tinha boas idéias só que mal executadas, fora o preço que não era legal pro nosso mercado.

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  • avatar de reginaldo
    reginaldo
    22/12/2011 às 16:26:21
    Os jogos atuais perderam um pouco criar uma história envolvente que pretendesse a atenção do jogador,mas nos dias de hoje só se ve graficos e uma história rídicula!O jogador nem sabe o que tá jogando..

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  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    22/12/2011 às 23:04:46   localizacao Vespasiano - MG
    @reginaldo

    História só é importante em jogos como os RPGs, o problema é que sai versão atrás de versão e a jogabilidade é praticamente a mesma, ae sempre fica aquela coisa de parecer estar jogando o mesmo jogo, fora que estão fazendo jogos cada vez mais curtos pra assim que você acabar já ter a próxima versão para comprar e jogar.

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