Sega Saturn
O Sega Saturn foi um console que eu joguei bastante quando me mudei pra Minas Gerais, lembro que tinha uma locadora com aquele esquema de jogar por hora e como sempre os Super Nintendo ficavam ocupados, sobrava o Saturn no canto, que era um pouco mais caro e junto com Virtua Fighter fazia a alegria minha e da minha irmã. Depois surgiu um outro lugar desses de pagar pra jogar por hora com outro Saturn, era até do pai de um colega de escola meu o lugar, e eu ia muito lá jogar Street Fighter Alpha 2, X-Men Vs. Street Fighter e Marvel Vs. Street Fighter, que eram mil vezes melhores do que as versões horríveis do PlayStation 1, graças ao cartucho de expansão.
O Saturn que comprei chegou externamente bem conservado, no máximo com um pouco de poeira. É um modelo fabricado no Brasil pela Tectoy, que acredito ser o mesmo do americano de botões redondos, mas como não tenho muito a manha com esses modelos do Saturn não ser dizer ao certo. Dentro do leitor tinha um jogo original que é o Fifa 98... é eu sei, mas pelo menos serve para testar. O controle que veio não é original, é um genérico da Dynacom com funções turbo e um cabo absurdamente curto. Quando fui ligar ele notei dois problemas: o botão de abrir do drive de CD emperrado e o cabo que liga na televisão, aqueles RF, não estava funcionando. Como eu tenho sangue frio mesmo, não pensei duas vezes: peguei a chave phillips e abri o bicho.
Primeiro aproveitei pra tirar um pouco a poeira que tinha por dentro e depois dei uma olhada no sistema que abra a tampa do drive. A primeira coisa que notei é que o sistema que fizeram para o botão "open" não é lá muito engenhoso, sendo até bem previsível que com o tempo ele acabe emperrando mesmo. Não sei se isto é coisa da Tectoy ou da Sega mesmo, mas de qualquer forma poderia ser melhor. No final um pouquinho de graxa nas juntas e tudo ficou como novo, sem nenhum barulho de nheco nheco.
Depois veio a parte mais chata, que foi conseguir ligar o console na televisão. No começo eu estava achando que era algum mal contato no cabo ou então alguma doideira da minha televisão, mas aí entre muito chuvisco eu notei que estava passando alguma imagem, dei mais uma conferida nos plugs (aliás, o cabo AV liga no mesmo lugar do RF?) e cabos, até que resolvi abrir aquela caixinha de uma vez. Depois de futucar um pouco notei que o problema era por conta de uma pequena bobina que fizeram o favor de desdobrar toda, até tentei enrolar de novo a dita cuja, mas não deu muito certo.
Quando pensei que não ia dar pra ligar o bicho por causa do cabo eu lembrei de uma coisa: o cabo AV meu Dreamcast é na verdade uma gambiarra com um cabo RF (já veio assim, ok?) então pensei, se funcionou com um, deve funcionar com o outro. Coloquei em prática todas as técnicas que aprendi assistindo McGyver até que cheguei nisto:
E para quem dúvida que o negócio deu certo, aí está a prova:
Como eu disse, o jogo que estava junto era Fifa 98, que eu me lembro de ter jogado no Super Nintendo e achado ruim, e no Saturn a minha opinião não mudou, a jogabilidade é estranha, o ritmo é lento e a taxa de quadros muito baixa, e isso nem é porque eu não gosto de jogos de futebol, hein.
Mas uma coisa que esse jogo me mostrou e me deixou feliz foi a saúde do leitor, porque o CD está bastante arranhado e mesmo assim está lendo de boa. Coloquei também alguns CDs de música (originais também) e rodaram tranquilamente, inclusive fiquei de cara com o número de opções que o player do Saturn tem, um dos mais completos que já vi.
No final das contas, Saturn zero bala e pronto para receber novos jogos.
Nintendo 64
O Nintendo 64 foi outro console que embora não fosse muito popular por aqui eu joguei bastante, mas dessa vez na casa de amigos. Alguns jogos também eu conheci através de emuladores, mas nunca consegui uma disposição muito boa dos botões no teclado, o que me fez desistir de muitos títulos.
O que eu comprei não esta tão bem conservado quanto o Saturn, estava bem mais sujo e tampa do expansion pak quebrada. O botão "reset" também estava emperrado e os dois joysticks, um original amarelo e outro genérico transparente, quebrados. O cara também fez confusão e mandou o cabo AV errado, um de PlayStation 1, mas por sorte é exatamente o mesmo cabo do GameCube (valeu Nintendo por manter um padrão). Vieram alguns cartuchos originais, sendo que o destaque fica por conta de um jogo que eu adoro, Star Wars - Episode I: Racer. Então para começar apelei pra velha técnica da caneta quente e abri o bicho também:
Dei a mesma limpada básica por dentro e desemperrei o botão, que na verdade estava encaixado torto (não entendo como esse povo consegue essas façanhas). Para a tampinha que estava quebrada bastou um pequeno pedaço de fita isolante pra não ficar bamba. O joystick genérico depois de dar uma olhada eu cheguei a conclusão que já tinha ido para o saco de vez, servindo apenas para pegar peças para futuros consertos. O original amarelo apesar de muito mal cuidado estava na verdade com o fio quebrado, então foi fácil de arrumar. Dei um grau no analógico, que estava muito bambo, problema típico dos controles do console, coisa que me tomou um tempão, é um inferno desmontar e montar esse treco. Apesar disso achei muito bem bolado o funcionamento dele, a mancada da Nintendo foi mais na escolha dos materiais, já que é tudo de plástico e o desgaste das peças é muito rápido. No final das contas o resultado foi esse:
Nintendo 64 também zero bala e funcionando.
E?
Bom, isso significa que a variedade de jogos que eu falo por aqui vai aumentar. Provavelmente vocês vão começar a ouvir mais sobre os jogos do Nintendo 64 primeiro, já que além de eu já estar com alguns cartuchos, pelo que andei dando uma olhada é muito fácil e barato de conseguir usados para ele. Já o Saturn deve demorar mais um pouco, na minha pesquisa vi que a situação é oposta a do 64, com jogos mais difíceis de conseguir e bem mais caros, mas tem muita coisa dele que sou afim de jogar, então não se preocupem. No mais é isso aí kambada, até a próxima e enquanto isso Vão Jogar!!
* Revisado em 09/03/2020 às 13:24:04
Compartilhe