A década de 90, pelo menos para mim, foi uma das épocas mais representativas - e divertidas - do mundo dos games. Foi uma época dourada, quando eu ainda tinha meus 11 anos, ainda possuía meu SNES e jogava títulos de peso, como Metal Slug, Sunset Riders, Donkey Kong Country e TLoZ: a Link to the Past.
Foi nessa época bonita que a Crapcom fez seus melhores jogos, principalmente os de luta, como Street Fighter II, Darkstalkers e Marvel vs. Capcom. E então, eis que alguém teve a brilhante idéia de juntar duas receitas infalíveis: o carisma dos personagens mais famosos de Street Fighter com a jogabilidade viciante e desafiante de Tetris!
E foi assim que, em 1996, nasceu...
Super Puzzle Fighter II Turbo
Na verdade, os pais verdadeiros de Super Puzzle Fighter foram dois jogos não muito famosos: Pnickies (Capcom) e Baku Baku (Sega). Em ambos você tinha que fazer combinações de cores pra eliminar blocos que caíam em uma coluna, mas enquanto Pnickies era uma simples combinação de cores, Baku Baku trazia blocos que se torciam e animações bizarrinhas de bichinhos engolindo as peças combinadas.
Super Puzzle Fighter pegou o que ambos tinham de bom (só a combinação de peças em jogabilidade similar a Tetris) e uniu ao que realmente levou o jogo ao topo: personagens de Street Fighter. Mas eles não eram apenas personagens de Street Fighter, eles também eram Chibis (não, eu não falei chibiu. BTW, já chupou chibiu?).
Chibi é um termo em japonês que significa, literalmente, baixinho! Sim, baixinho! Além disso, ganharam um aspecto bem engraçado, com a cabeça quase do tamanho de seus corpos, mas ainda assim, conseguem ser muito fofinhos!
Mas os personagens de Super Puzzle Fighter não são apenas da franquia Street Fighter! Você também tem a oportunidade de jogar com Morrigan, Donovan, Hsien-Ko, Felicia, Devilotte, Mei-Ling e Anita♫PRE-PA-RA, personagens da franquia Darkstalkers, Night Warriors e Cyberbots!
Você pode escolher inicialmente 8 jogadores, porém há também Akuma, Dan e os já citados Devilotte, Mei-Ling e Anita, como personagens secretos, sempre rolando aquelas manhazinhas pra liberá-los pra jogatina! #ForaDLCs
Em Super Puzzle Fighter você controla gems coloridas e que podem ser eliminadas quando entram em contato com uma Crash Gem da mesma cor, podendo formar grandes reações em cadeia - que geralmente fodem com a vida do outro jogador, pois à medida que elas vão sendo eliminadas, alguns blocos chamados Counter Gems são devolvidos ao campo do adversário. O pior de tudo é que essas Counter Gems possuem uma contagem regressiva e só podem ser destruídas quando se tornam gems normais, ou seja, quando a contagem acaba.
Quando você acumula gems da mesma cor, você forma blocos maiores chamados de Power Gems. Destruir essas Power Gems como parte de um combo aumenta mais ainda a quantidade de Counter Gems jogadas no campo do adversário (e fodendo mais ainda a vida dele). Há também os diamantes, que eliminam todas as gems de uma determinada cor. Às vezes, um diamante pode salvar sua vida. Às vezes...
Se você viu o vídeo acima, percebeu que os jogadores dão golpes, taunts e até especiais nos adversários. Porém, essa luta fake age de acordo com sua jogabilidade. Quanto mais combos feitos, maiores suas pontuações e maior é a porrada que teu adversário recebe! As ações ocorrem sempre que você manda Counter Gems pro campo do inimigo, então, se você quer que seu jogo seja mais dinâmico e engraçadinho, you gotta go fast e fazer o máximo de combos possível!
SPFIIT fez tanto sucesso que inspirou mais alguns jogos ao estilo puzzle fighting (acabei de inventar esse gênero): o minigame Puzzle Kombat, do jogo Mortal Kombat: Deception (também com chibis), e Castlevania Puzzle: Encore of the Night (para iPhone).
A jogabilidade que descrevi é o modo padrão de Super Puzzle Fighter II Turbo. Porém, em 2007 foi lançado Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix (nome grande da porra!), para download na Xbox Live e PSN, com alguns novos modos, gráficos melhorados e possibilidade de jogabilidade online em até 4 jogadores! Imagina o fuzuê que é!
Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix (ufa!) possui o modo tradicional de luta, chamado de X Mode; o Y Mode, que não tem as Crash Gems, basta fazer as combinações de 3 ou mais gems da mesma cor; e o Z Mode, onde o jogador controla um cursor quadrado (formato 2x2), com a qual ele gira gems já existentes no campo, o que nos leva a...
Tetris Attack !
Que é praticamente a mesma coisa do Z Mode de SPFIITHDR (nossa!), porém com um cursor retangular (2x1) e personagens fofos da franquia Mario, também lançado em 1996 para SNES e Game Boy!
Tetris Attack é um jogo muito bonitinho, com gráficos seguindo o mesmo estilo adotado em Super Mario World 2: Yoshi’s Island, com aquela aparência de desenho feito com lápis de cera. Cenários bem coloridos e animações bem divertidinhas no decorrer dos puzzles, como a cara que os bichos fazem quando recebem um super bloco do inimigo ou quando perdem. Quando jogando com Yoshi, as peças se quebram como as cascas dos ovos dele, Lakitu desfaz suas peças em nuvenzinhas e assim por diante.
O jogo possui vários modos:
- Story Mode: na verdade, quase não tem história, você tem que chegar até o Bowser passando pelos diversos inimigos que ele coloca em seu caminho. Possui 6 finais diferentes, que dependem da dificuldade do jogo e de quantas vezes você morre (hehe);
- Endless Mode: A dificuldade vai subindo e você vai jogando atééé não aguentar mais;
- Timed Mode: Você tem que fazer o máximo de pontos possíveis dentro de um período de 2 minutos. VALENDUUU!!!
- Stage Clear: Você vai passando por vários estágios, como no Story Mode, mas sem historinha;
- Puzzle Mode: O jogador tem que movimentar as peças de modo que todas sejam eliminadas, nenhuma pode sobrar.
Tanto Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix quanto Tetris Attack são jogos muito divertidos, tanto se você jogar sozinho quanto com os amigos, porém, jogar com os amigos traz aquela sensação gostosa da época em que multiplayer era você chamar seus colegas de escola pra ir jogar na sua casa. Ambos também são jogos bem desafiadores, visto que você tem que ter raciocínio lógico rápido, pois combinações de 3 peças não oferecem risco nenhum aos inimigos, enquanto que combinações de 4 peças ou mais tem benefícios.
O fator diversão supera todas as outras características, tornando-os jogos nota 10. Não é à toa que tem sido uns dos jogos que mais tenho jogado ultimamente. Gostinho de infância e nostalgia pro meu Dia das Crianças!!!
Agora escolham seus Chibis e Vão Jogar!!
P.S.: Este post é dedicado à Tereza "Tequila" Cantanhede, um monstro em Tetris Attack!
Excelente jogo para passar o tempo, muito mais divertido e com jogabilidade prolongada se jogada no competitivo de sofá. Pena que dura pouco tempo no modo single player, o que pode torná-lo um pouco entediante pela necessidade de repetição. Avaliado noPlayStation 3 (entenda o nosso sistema de notas)
Em minha opinião, um dos melhores jogos para quem curte puzzles. A durabilidade da campanha single player é bastante razoável, a dificuldade do jogo é excelente e jogar contra amigos é diversão garantida! Avaliado noSuper Nintendo (entenda o nosso sistema de notas)
Am♥ Tetris Attack. Melhor jogo do mundo pra mim, forevermente. ]Em tempos de ausencia de PS2 aqui em casa pra jogar Tetris, nada como ter sido apresentada ao Super Puzzle Fighter II por sucodelarAngela , pra matar a secura. E ainda um montão de variações pra ficar mais legal. Obrigada pela dedicatória. Não sou tão monstro assim [sim, sou modesta]. Amei o texto. Como todos os outros, sempre maravilhosos. [Babação total... mas vc merece]. Beijos sukita. E vamos jogar hoje de novo, afinal amanhã é sábado e ngm precisa acordar cedo aqui em ksa. hehehehehe
SUA LINDA! Você é um monstro sim em Tetris Attack, medo só em pensar quando você pegar o jeito da coisa em Super Puzzle Fighter. Te prepara, que hoje tem jogatina!!! E brigada pela babação, nem mereço [sim, sou modesta]. Beijão, Tequila!
@Leon Belmont
É complicado só de início, em pouco tempo vc pega o jeito! E, sim, Darkstalkers VS. Street Fighter seria bem legal!
Tetris Attack é a versão americana do puzzle Panel de Pon cuja a protagonista é uma fada chamada Lip.
Pokémon Puzzle Challenge de Game Boy Color é uma versão atualizada de Tetris Attack do Game Boy. No Japão o jogo se chama Pokémon de Panepon (alguma coisa assim).
Pokémon Puzzle League é uma versão de Tetris Attack para Nintendo 64.
Panel de Pon foi lançado para GBA com Dr. Mario. No ocidente ficou conhecido como Puzzle League, e perdeu a fada como protagonista.
Nas versões de Gamecube e DS de Panel de Pon a fada Lip volta a ser a protagonista. A versão Gamecube tem Multyplayer de até 4 jogadores. A versão do DS ficou conhecida como Planet Puzzle League por aqui.
Sou fã de Panel de Pon (Tetris Attack) eu consegui a versão americana do jogo (Tetris Attack) por 5 reais original. Costumo jogar com uma certa frequência.
Cara, esse puzzle do SF parece ser realmente muito divertido! Legal é q ele carrega toda aquela característica frenética do SF tradicional, então a "putaria" deve ser grande nesse jogo! Huahuahua!! Eu ainda vou pegar ele lá viu?
Como eu havia comentado em um outro momento, eu achei q a luta fake poderia ser mais dinâmica, mesmo com a explicação q tu deu. Um exemplo é olhar pro jogo do mesmo estilo q vc mostrou do MK, mesmo q não existam combos a porrada come solta durante a partida. Isso eu achei bem bacana! Mas enfim, é só um detalhe! E falando em MK, lembrando q temos os "chibis" no MK (2011) viu?! Depois dá uma olhada no modo de jogo Rei da Montanha! ^^
E sobre essa Tereza aí, deixe ela quieta. O q é dela tá guardado! Huahua!! xD
Eu sabia sobre o Panel de Pon, até falei sobre ele em uma crítica de Tetris Attack que fiz na Alvanista, mas cortei daqui pra não deixar o texto muito longo.
Já esse jogo do Pokémon eu acabei descobrindo por acaso quando visitava uns fóruns. Tava pesquisando sobre a disponibilidade do Tetris Attack para Wii U e deparei com a informação.
Sobre os demais jogos, desconhecia tais informações e agradeço bastante pelos adendos!
Por não ter mais SNES, eu jogava naquele emulador de SNES para PS2, mas aí ele resolveu pifar. Agora tou só com Puzzle Fighter pela PSN, mas confesso que prefiro Tetris Attack e que sinto mó falta dele!
O MK realmente é bem mais dinâmico que o Puzzle Fighter, mas eu não gostei dos chibis de MK. Os de SF são bem mais bonitinhos, e eu adoro jogar com o tagarela do Ken. Além disso, aquele Shoryuken de fogo dele é muito foda quando a gente faz um combo bom, principalmente ao terminar o "round". E não demora pra pegar ele, viu?
E eu nunca vi esses chibis do MK 2011!!! Darei uma olhada.
E quanto à Tereza, ela já tá toda curiosa aqui por causa desse teu comentário, auhauhauhuahau
Nossa, ainda não havia tagarelado... me desculpem, sabe como são as férias
Te falar que joguei muito pouco Tetris Attack na minha vida, mas Puzzle Fighter fervia no meu Dreamcast quando ele funcionava, adoro o jogo, ficava acumulando pilhas de peça na tela só para ver os especiais, rzs.
Sei como são as férias, a gente diz que vai fazer meio mundo de coisa e acaba não fazendo nada, hehehe
Confesso que prefiro muuuito mais o Tetris Atack ao Puzzle Fighter, mas esse último é o único que posso jogar agora, então vai ele mesmo. #SddsTetrisAttack
Ainda assim, fico fazendo aqueles mega blocos no PF só pra ver os especiais também! Shoryu Reppa!
Eu pesquisei sobre isso, mas não tem Tetris Attack pro VC, pois parece que há uma treta m relação aos direitos autorais do jogo.
O T-ROK tinha mandado pra mim um emulador de SNES pra Wii, mas eu perdi. Não achei o e-mail dele. Então, por enquanto, fico dependendo do PF, mas ainda vou ver se encontro esse emulador de novo.
Esses dois são jogos que nunca vou deixar de lado, com certeza! Já esses outros que você citou eu nunca tinha ouvido falar...
Pro Super Puzzle Fighter eu tenho companhia em casa pra jogar, então aquela sensação de infância fica fortalecida. Ainda nem joguei online, nem sei como é!
Tem joguinho de puzzle do Battle Arena Toshiden? Pra qual vídeogame é isso?
@sucodelarangela @D00d!
Até hoje, em consoles da sexta geração só vi emulador de SNES rodando direito no Cubo, embora digam que o Xbox, o caixão, seja imbatível nesse quesito.
Ah, a época de ouro dos games. Boas lembranças da época. Bacana que vc vivenciou e tal, jogando seu... seu o QUE???? SNES??? NAOOOOOOOOOO! VC É DO LADO VERMELHO DA FORÇA!!!!!!!! VOU PARAR DE LER ESTE POST AGORA MESMO! Não, calma, brincadeira... foi meu lado seguista (fajuto, segundo seu chefe Tchulanguero) que tomou conta.
Palhaçadas a parte... e, por falar em parte, separando o comentário em partes:
Eu curto muito o Pocket Fighter, até mesmo por causa dos desenhos chibi e tudo mais. Mas acredita que nunca joguei o Super Puzzle Fighter? E olha que gosto de jogos assim, eu viciei fortemente em Tetris e Columns na época em que foram lançados. A época de ouro. Que vc jogava seu... argh... SNES!!!!! Enfim, o jogo parece bacana. E legal vc ter mencionado o Encore of the Night. Esse eu joguei bastante! E eu não sabia do New Super Puzzle Fighter II Turbo HD Remix Bros. & Knuckles World: The Golden Remastered... vou dar uma conferida no preço dessa bagaça e comprar, pelo menos gostei do que vi no video e do que vc descreveu! hehehehe
O tal do Baku Baku é engraçado pelo que vi no video, gostei também!
O Tetris Attack eu só tinha ouvido falar, muito interessante também. Tenho um amigo doido pra fazer um campeonato disso, deve ser difícil ganhar dele, nem quero ver o dia que enfrentá-lo! hehehehe
Muito bom o post, Çaçina… e Vá Jogar! Mega Drive… maldito SNES! kkkkkk
O @Tchulanguero tem toda razão, eu sou PÉSSIMO em jogos de luta! huahuahuahuahua... tomara que tenha Pocket Fighter na BGS pra eu descontar vc espalhar isso pra todo mundo, pq nesse jogo eu já cheguei a "fazer família"... kkkkkk
Os bichos comendo tudo é meio bizarro mesmo, @çaçina, eu acho que eu não consigo jogar isso, melhor partir pro Tetris Attack ou mesmo o Puzzle QWERTYUIOPASDFGHJKLZXCVBNM HD Remix, 5 dolares eu devo ter de créditos lá na PSN, daí eu aprendo a jogar e te desafio no futuro! huahuahua
Sobre o SNES... tudo bem, eu aceito o equívoco dos dois já mencionados neste comentário, até pq ele é o segundo melhor console de todos os tempos... kkkkkk