logoVão Jogar!

As Aventuras De 5 Anos Do Marinho

DegustaçãoSuper Mario World

Análise de Super Mario World - Iaê Mario, chega aê e se junte a turma dos trinta.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 18/09/2015 às 12:51:19   tagarelices 14

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

Iaê Mario, chega aê e se junte a turma dos trinta.


No último dia 13, Mario, o personagem mais famoso do mundo dos jogos, entrou para o seleto grupo de pessoas distintas que já completaram trinta anos. Apesar de todo o coro que fala que já não aguenta mais os jogos da série, e que a Nintendo só investe nela delegando outras, é inegável o quão forte o mascote é no mercado, e a quantidade absurda de bons jogos que ele trouxe, sejam os da série principal ou spin-offs. Para mim, tirando a série "party" e o mais recente New Super Mario U para Wii U, todos os jogos tem uma qualidade muito acima da média, com um esmero que poucas empresas tem com suas franquias.

Então eu pensei, eu, que segundo as pessoas sou um nintendista, já escrevi até sobre o aniversário do Sonic, que infelizmente não recebeu o mesmo tipo de tratamento ao longo dos anos por parte da SEGA, porque não fazer o mesmo com o encanador bigodudo? E depois de pensar um bocado sobre o que exatamente escrever, achei que seria mais justo falar sobre um dos jogos da série que provavelmente mais joguei e que representa bem o espírito de tudo: Super Mario World.

Cartucho de Super Mario World
Meu cartucho surrado de Super Mario World

Apesar de ao longo dos anos termos recebido jogos incríveis, como o aclamado Super Mario Galaxy, que recentemente ganhou um excelente texto do Gamer Caduco que vocês deveriam ir ler depois, acho que posso quase que afirmar com certeza, que Super Mario World tem o seu lugarzinho reservado no coração da maioria dos jogadores de hoje, mesmo aqueles que não tem mais consoles da Nintendo... bem, eu disse a maioria né, mas não todos, certo Professor?

Mas vamos falar sobre o jogo...

A história começa com Mario, Luigi e a Princesa Peach visitando a Ilha dos Dinossauros, quando Bowser vai lá, rapta a princesa e captura alguns filhotes de dinossauros, porque... porque sim. Você só fica sabendo disso através de um bloco de texto no começo do jogo ou através do manual... outros tempos.

Logo de cara nós já somos colocados em um mapa bem mais aberto do que o que fomos apresentados em Super Mario Bros. 3, inclusive com dois caminhos distintos a princípio. E talvez essa seja uma das grandes sacadas desse jogo, porque apesar de você poder ir em todas as 75 fases e encontrar todas as 96 saídas, é permitido que você faça o seu próprio trajeto até o último castelo. Aliás, se você já conhecer bem as várias passagens secretas das fases, é possível zerá-lo em poucos minutos através de atalhos. Mas apesar do mapa aberto, a ideia de mundos temáticos dos jogos anteriores ainda existe, com várias regiões diferentes para serem exploradas.

Mapa de Super Mario World

E como acontece, ou pelo menos acontecia, com todo novo Mario 2D lançado, além da atualização de gráficos, trilha sonora, efeitos e afins, na época por conta da transição do Nintendinho para o Super Nintendo, o jogo introduzia também novas mecânicas além das tradicionais.

Logo no começo somos apresentados ao dinossauro verde Yoshi, que apesar de todo o sucesso e fama dos tempos atuais, já teve os seus dias de escravidão por aqui. Com ele, é possível engolir inimigos com sua língua, dar pulos mais fortes e servir de trampolim para salvar o Mario da morte certa, sua principal função. Ao longo do jogo, Yoshis de outras cores são encontrados, cada um com uma habilidade específica diferente ao manter um casco de tartaruga na boca: o azul consegue voar, o amarelo causa terremotos e o vermelho sempre cospe bolas de fogo ao soltar o caso. Também dá para conseguir esses mesmos efeitos com o Yoshi comum, é só fazer ele comer um casco de uma dessas cores.

Charge sobre Mario largando Yoshi

A outra grande novidade, que aparece na primeira fase do segundo mundo, é a peninha, que permite Mario voar pelas fases com uma estilosa capa amarela. Lembra um bocado a folhinha de Super Mario Bros. 3, a diferença aqui é que é possível planar pela fase inteira na maior parte das vezes, sem ter que tocar o chão. É uma boa estratégia, apesar de nem sempre ser possível e isso fazer com que você deixe muita coisa para trás, como as passagens secretas.

Mario voando usando a pena

O pessoal mais chato provavelmente vai reclamar que SMW ficou mais fácil que o título anterior e isso tirou parte da graça do jogo, já eu digo que ficou mais equilibrado e acessível. Isso acaba deixando a experiência no geral mais fluída e prazerosa para a maioria das pessoas. Acredite, o fato de você ter zerado um jogo antigo muito difícil da geração 8 bit não te faz especial e nem um jogador melhor, muito pelo contrário, prefiro bem mais um jogo em que eu possa compartilhar a experiência com o número máximo de pessoas, e a maioria das pessoas que você perguntar, jogadoras assíduas ou não, vão ter uma história para lhe contar sobre SMW.

Mas ainda sim, o design de níveis das fases além de variados são muito bem feitos, um dos aspectos que NSMBU, por exemplo, deixa muito a desejar. Além da variedade de ambientes, como a Ilha do Yoshi no começo do jogo, passando por cavernas, florestas (quem aí não se lembra das malditas fases da Floresta da Ilusão?), ilhas de chocolate e navios afundados, analisando este aspecto, chega até ser injusto o que falei ali em cima sobre esse ser um jogo fácil, existem fases realmente infernais, principalmente algumas especiais. Aquele lance também de ter caminhos alternativos e ter que procurar por diferentes saídas, faz com que a rotina não faça parte desse jogo.

Star Road

Além das fases tradicionais, existem também as casas fantasmas, onde geralmente você tem que enfrentar um Big Boo no final, as fortalezas chefiadas pelos Reznor, que são tipo uns triceratopes e claro, no final de cada mundo há um castelo sob o comando de um Koopaling diferente, que são aqueles lacaios do Bowser que todo mundo pensava serem filhos dele. Aliás, essas batalhas contra chefes são um dos poucos pontos fracos do jogo, a maioria vai requerer uma estratégia muito parecida, sendo mais uma mudança de dificuldade mesmo.

Batalha contra um dos chefes do jogo

Diferente do primeiro Super Mario Bros. para Nintendinho, que definiu o gênero de jogos de plataforma, Super Mario World não foi um jogo revolucionário em sua época, mas consolidou todas as bases desse tipo de jogo, presente até os tempos atuais. Foi um jogo de lançamento perfeito para um dos consoles mais queridos pelos jogadores, sabendo demonstrar bem as capacidades do Super Nintendo, com um dos gráficos 2D que eu considero dos mais bonitos, além de uma inspiradíssima trilha sonora de Koji Kondo. Aliás, se eu fosse fazer um top 10 de músicas de jogos que me marcaram durante toda a minha vida, a faixa que toca nos créditos com certeza estaria ali no meio.

Acho meio difícil alguém ainda ter não jogado nos dias de hoje, mas se não o fizeram eu recomendo fortemente. Além do Super Nintendo, que nem é tão difícil de conseguir, o jogo também ganhou uma versão para o GBA em Super Mario Advance 2, que conta com a adição de algumas coisinhas a mais, como um Luigi com jogabilidade diferente da de Mario (no original, o segundo jogador é só uma skin verde do bigodudo) e algumas adições de vozes, além de uma nova introdução. Atualmente é possível encontrar a versão original no Virtual Console do Wii e Wii U, sendo que nesse último também há a versão para GBA. Ou seja, não tem desculpa para não jogar.

Então o que estão esperando? Peguem todos as suas capas amarelas e Vão Jogar!

Super Mario World
Super Mario World

Série: Mario
Estúdio: 
Plataformas: Game Boy Advance, Super Nintendo, Wii e Wii U

Compartilhe

Pin it


Leia também



14 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    18/09/2015 às 13:41:47   localizacao Recife-Pe
    realmente, super mario world marcou aqueles que o jogaram. e o considero mais clássico do que o Super Mario Bros 3.

    Responda!
  • avatar de Ulisses 8Bit
    Ulisses 8Bit
    20/09/2015 às 02:19:16
    PÔ Mario,vc com 30 e eu que já passei dessa marca faz tempo kkkkkkkk
    O Mario do SNES é sem dúvida um marco na indústria,sem falar que provavelmente é o preferido entre todos os Marios pela maioria,pelo menos em toda discussão que eu leio,ouço etc,é este Mario(do Super Nintendo)que acaba sendo o mais citado.Eu,pessoalmente gosto mais do Super Mario 3 do Nintendinho,mas isso é totalmente subjetivo.O Melhor Mario está no coração e no armário de cada um...bem escondidinho.UI!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/09/2015 às 14:52:25   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    Ambos são jogos excelentes, acho que vai do gosto e da nostalgia de cada um. Eu também tenho um "carinho" maior por SMW :)

    @Ulisses 8Bit

    É, ele fez 30 naquelas né... essa contagem da Nintendo considera o primeiro jogo do Nintendinho como o primeiro, desconsidera ele em Donkey Kong, he he he.

    Hwa hwa hwa, exatamente!

    Responda!
  • A Nintendo parou mesmo com o senso criativo da franquia no 64. Quando foi revisitar a estética sidescroll praticamente reeditou trocentas vezes Super Mario Bros. 3, talvez o ápice da franquia.

    O World é bom? Sim, mas ficou bem mais minimalista nos temas e perdeu certas adições do outro. Talvez o jogo supremo do Mario seja o All Stars + World (alguns dos jogos posteriormente vendidos avulsos no GBA).

    Junta toda a fase de ouro sem qualquer mesquinharia por parte dela como faz hoje pegando no pé de quem baixa pra jogar nos smartphones.


    O Yoshi Island já acho uma subfranquia. Então nem conto como Super Mario embora seja ótimo também.

    Responda!
  • avatar de D00d!
    D00d!
    21/09/2015 às 19:14:45
    Eu tenho a versão do GBA no Flashcard e dois carts do SNES. A vantagem da versão GBA e que você tem uma opção de ver os itens que você pegou nas fases e fica mais fácil de chegar aos 100%

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    22/09/2015 às 19:01:26   localizacao SP
    Tô de volta... e começo reclamando, claro!
    New Super Mario U pra mim tem muita qualidade, não entendi pq não ficou acima da média ao seu ver. Concordo que seja "mais um New Mario", mas porra, é um Mario em HD!! E com obstáculos bem mais interessantes que os demais vistos na série "New Mario" (desconsiderando o New Luigi que ainda não joguei).
    Enfim... verdade sobre poucas empresas conseguirem manter a qualidade das séries com tantos jogos.
    Aaahhh obrigado pela menção do texto de Super Mario Galaxy! huauhauha
    Sobre o escrito sobre o jogo e tal...
    "Super Mario World tem o seu lugarzinho reservado no coração da maioria dos jogadores de hoje"
    Verdade absoluta, tive um GBA por causa desse e outros jogos. Queria muito poder jogar SMW, vc não faz ideia. Mas nunca falei pra ng na época, afinal de contas, AQUI ERA SEGA PORRAAAAAAAAAAAA!
    Gosto mais de SMW do que de SMB3, o melhor personagem da franquia surgiu nela: YOSHI! VIVA O YOSHI!!!! \o/
    Verdade sobre ele ser mais equilibrado e acessível, mas que é divertido encarar o desafio do 3, isso é! huauhahua
    Só que ainda prefiro o World, acho ele mais completo em vários pontos. E nem adianta falar que é nostalgia, eu joguei esse jogo pra valer depois dos 20! rs
    Passar as fases voando o tempo todo é, de fato, fazer valer a pena... sim, com trocadilho... foi mal.
    Não sabia o nome dos triceratops... kkkkkkkkk
    E nem sabia quais eram as diferenças entre a versão de GBA e SNES, bom saber. Nunca joguei com o Mario Verde esse jogo no GBA.
    Ótimo escrito!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    23/09/2015 às 23:14:04   localizacao Vespasiano - MG
    @Doc Cocamonga

    Eu não concordo muito com isso, como eu disse, salvo um caso ou outro, a Nintendo continua sendo de longe um dos estúdios mais criativos, mas aí vai do gosto de cada um.

    @D00d!

    Ah, bacana saber... se bem que não tem muito mistério em SMW né? Rzs

    @Gamer Caduco

    Eu não acho ele ruim, gostei de ter jogado e tudo mais, só que ele é no geral um jogo meio preguiçoso. Só de pensar que você passa praticamente o jogo inteiro escutando a mesma música, já me dá um pouco nos nervos. Não é o mesmo tratamento que um 3D World recebeu, por exemplo.

    Hwa hwa hwa, Caduco saindo do armário videogamístico :P

    Eu acho que individualmente, SMB3 tem várias coisas melhor que SMW. Mas como nós jogamos o jogo inteiro e não só os pedaços, eu acabo preferindo a experiência do World mesmo, mas é meio questão de gosto também.

    Como assim não sabia cara, quando você zera o jogo aparece o nome de TODOS os inimigos, rzs.

    ---

    Abraço para todos!

    Responda!
  • avatar de helisonbsb
    helisonbsb
    24/09/2015 às 21:26:09
    ótima homenagem ao clássico super mario world,,, considero super mario world e mario 64 os melhores da geração passada.... mario 64 ainda estou jogando,,,,dificil,,,mas,,chego ao final do jogo um dia.... lembro que nos anos 90 super mario era muito jogado nas locadoras, logo após veio street fighter 2 e top gear,,,eram bons clássicos que a galera detonava,,,bons tempos...mario bross e sonic são os grandes ícones do video game,,,não tem o que questionar,,,,parabéns!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/09/2015 às 14:20:59   localizacao Vespasiano - MG
      Super Mario World era aquele jogo que por um motivo ou outro todo mundo acabava jogando na locadora mesmo, he he he. Valeu, abraço!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    27/09/2015 às 11:31:54   localizacao São Luís - MA
    Eu não aguento mais o Mario mesmo... a não ser que seja Mario 3 ou Yoshi’s Island. Mas Super Mario World também era bacaninha, só não era melhor do que esses que eu citei, imo.

    Agora, não posso negar que o mapa de SMW era maravilhoso! Não tinha graça usar os atalhos pra zerar logo, o massa de tudo era andar por todos os mundos mesmo.

    Acho sacanagem usar o Yoshi pra salvar o Mario da morte... u_u

    E a peninha? Eu apanhei demais pra conseguir aprender a voar com ela nas minhas primeiras jogatinas. Acho que todo mundo passou com isso. Prefiro a folhinha do Mario 3...

    E a Star Road? Muito amor (e ódio).

    E, por último, não sei se ia querer uma capa amarela do Mario... esse negócio de voar cheio de instabilidade e pousar ralando o bucho e os peitos no chão não é pra mim... Prefiro o macacão vermelho e branco, dá pra fazer um churrasco fácil, fácil B)

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      28/09/2015 às 14:24:52   localizacao Vespasiano - MG
      Você é uma mulher sem coração, rzs :P

      Eu gostava de usar os atalhos, até porque no começo era meio difícil descobrir aonde eles estavam, acabava sendo um desafio a parte.

      E eu também demorei para pegar o esquema da peninha no começo, he he he.

      "ralando o bucho e os peitos no chão" hwa hwa hwa
    • avatar de Kratos Vudu
      Kratos Vudu
      04/11/2015 às 16:08:39   localizacao Fortaleza - CE
      Angela, também "penei" por muito tempo pra aprender a voar com a peninha, mas depois foi só alegria!!

    Responda!
  • avatar de Kratos Vudu
    Kratos Vudu
    04/11/2015 às 16:07:42   localizacao Fortaleza - CE
    Super Mario World foi um dos primeiros jogos que joguei senão o primeiro mesmo, não lembro. A certeza é que joguei ele na primeira vez que fui numa locadora. Era apenas uma casa simples, onde o proprietário fornecia acesso à própria sala de sua casa, com um SNES, apenas 1 controle e uma TV preto e branco. Meu vizinho me levou lá e cara, jamais esquecerei esse dia (assim espero). Gosto muito desse jogo! Como tu mesmo disse, tem um nível de dificuldade e jogabilidade agradáveis, sem causar frustração de jogos antigos (q também concordo q jogo antigo não é sinônimo de habilidade). O q realmente vejo como a única coisa "ruim" é o fato do Luigi ser apenas uma cópia verde do Mario, mas por outro lado isso era sinônimo de igualdade quando se jogava "de dois", o q é muito bom (justo).

    Parabéns ao Mario! Tive muitas e ótimas horas de diversão graças a ele!

    Valeu!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      19/11/2015 às 14:26:11   localizacao Vespasiano - MG
      Na versão de GBA, o Luigi é ligeiramente diferente do Mario, ele tem aquele salto meio flutuante do Super Mario Bros. 2 ocidental. Mas sei lá, eu nunca senti falta disso, he he he.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base