Atualmente, as pré-vendas oferecem muitas vantagens duvidosas para o consumidor. Algumas te dão acesso antecipado a demo de algum outro lançamento da empresa. Outras, DLC’s e roupas de personagens exclusivas. No caso mais recente, em Deus Ex: Mankind Divided, não basta apenas comprar antecipadamente, os bônus serão liberados conforme mais pessoas fizerem a pré-compra, sendo o prêmio máximo, um acesso antecipado de quatro dias antes do lançamento.
Só para reforçar os perigos disso, lembremos de jogos como Assassin’s Creed Unity e seu lançamento extremamente bugado ou até mesmo de Batman Arkham Knight para PC, que teve que ser retirado por um tempo do Steam, de tão ruim que estava. Pagou para jogar antes? Que pena, vai ter que esperar do mesmo jeito.
Então com tudo isso em mente, nós fazemos o grande questionamento: pré-vendas valem a pena? Com a palavra, os butequeiros mão-de-vaca...
SucodelarAngela
Houve um tempo em que pré-vendas existiam pela limitação de cópias físicas, para que nós pudéssemos garantir antecipadamente nosso jogo favorito. Atualmente, com a mídia digital cada vez mais garantida no mercado, as pré-vendas se tornaram obsoletas, certo? Errado...
Sem a desculpa do "garanta já a sua cópia", as pré-vendas se tornaram uma ferramenta utilizada pelas desenvolvedoras para garantir uma graninha a mais. Utilizando-se de bônus, itens extras ou até mesmo DLC’s de história, as desenvolvedoras garantem renda antecipada na venda de um jogo, aumentando a hype dos jogadores com features que já estão prontas e que poderiam, muito bem, serem incorporadas ao produto final, como prêmio de desbloqueio por alcançar algum objetivo ou finalizar o game.
E como se já não bastasse toda a nonsense de se comprar um jogo em pré-venda totalmente motivado pela hype, mesmo sem saber se o jogo realmente vai valer a pena, me vem a SquareEnix com a ~brilhante ideia de lançar a campanha Augment your Pre-Order, conseguindo superar de longe todas as campanhas de pré-vendas mais capitalistas e sem sentido que eu consiga me lembrar. Incitar os jogadores a comprar um produto às custas de conseguir ou não um bônus é de muito mau gosto e de muita falta de escrúpulos. Mais ainda, cobrar $90 a mais em uma "edição especial" para se ter coisas que, como eu disse, já estão prontas e poderiam ter sido colocadas in-game desde o início... puta que pariu, hein?
Não estou dizendo que sou totalmente contra pré-vendas, mas sinceramente acho que não há necessidade desse tipo de coisa hoje em dia. E mesmo com conteúdos físicos (pôsteres, mapas e afins) que possam até valer a pena, a gente ainda passa por situações como o "esquecimento" da Konami em colocar o mapa na Day One Edition de MGSV Phantom Pain, por exemplo... Uma pré-venda valeria muito mais a pena se você conseguisse um early access do jogo que realmente fosse early, porque esse adiantamento de 4 dias que a SquareEnix propõe é uma piada. Quatro dias é o tempo que você vai levar para fazer o download do game para seu console ou PC, ou o tempo que os correios vão levar para entregar sua cópia física, logo, esses 4 dias antecipados significam que você vai ter seu jogo no mesmo dia "oficial" de lançamento em que todas as outras pessoas vão conseguir as suas cópias.
Thanks for nothing, SquareEnix.
Somari
Caro amigo, eu vos pergunto: qual a real necessidade da pré-venda?
Pra mim, pré-venda serve, basicamente, pra arrancar o teu dinheiro por um jogo que você fica hypado por antecipação. Você gasta seu dinheirinho suado por um jogo que você nem sabe se vai ficar bom ou não, mesmo você esperando que ele seja. É como se você colocasse várias moedinhas numa máquina caça-níquel: você nunca saberá se vai ganhar ou não.
Exemplos disso são jogos como Assassin’s Creed Unity em que a empresa te gera uma expectativa enorme, te faz gastar dinheiro antecipadamente e, no fim, te entrega um jogo quebrado.
Eu particularmente sou contra esse tipo de venda, da mesma forma como sou contra a politica de algumas empresas que insistem em vender determinadas coisas em lojas específicas em lugares que muitos no mundo não terão acesso (é contigo mesmo, Nintendo).
As edições especiais se salvam desde que os brindes não sejam só algumas DLCs.
Empresas, por favor: se querem fazer pré-venda, então disponibilizem uma demo ou um beta access pra não fazer a galera perder dinheiro e expectativa com promessas furadas.
Kratos Vudu
Pelo que eu me lembro, acho que só conheci essa história de pré-venda (ou pré-compra) há mais ou menos uns 4 anos atrás, quando adquiri meu PS3. Eu particularmente gosto da ideia inicial disso, que seria oferecer ao jogador (leia consumidor) algum bom atrativo pela compra antecipada, como desconto no preço ou algo "especial" (um pôster, por exemplo). Mas nós seres humanos montados no capitalismo desenfreado estragamos tudo, como sempre. Lembrando que o mesmo aconteceu com as DLCs, que também possuem uma ideia original muito boa, mas o mercado ferrou com tudo.
Bom, eu discordo um pouco quando se considera a pré-venda como um total tiro no escuro. Se paramos pra pensar, isso não é muito diferente de comprar um jogo durante o período de lançamento. Tudo bem, quando o jogo já tá disponível há mais tempo no mercado é mais fácil obter referências e clarear o caminho pra compra, fato, mas a verdade é que nunca saberemos se um jogo será bom ou não até jogarmos, seja pré-comprado ou não. E ainda para aqueles que preferem, ver ou ler "algo" do jogo pela internet afora, é uma coisa muito fácil nos dias de hoje, então realmente não acho necessariamente uma compra às cegas. Porém eu abomino completamente a forma como esse mercado encontra as mínimas brechas pra ganhar dinheiro dos jogadores, chega a ser absurdamente ridículo e desprezível. Até mesmo as citadas demos são comercializadas em alguns casos!
E eu ainda gostaria de mencionar que, como se já não bastasse toda essa exploração, as pré-vendas no Brasil são ainda piores. A questão da logística das lojas que se propõe a adotar essa prática de pré-venda não funciona como deveria. Existem casos e mais casos de pessoas que recebem seus jogos pré-comprados vários dias após a data de lançamento, causando uma enorme chateação desnecessária. Eu mesmo fui vítima disso e pra mim mais vale ir na loja pessoalmente no dia do lançamento e comprar o jogo, se for o caso.
Tchulanguero
Quem não se lembra da história do meu Wii, que eu comprei meses depois de adquirir aquela edição especial do Skyward Sword com Wiimote dourado? Não foi uma pré-compra, mas mentalizem o nível de empolgação de um cara com um jogo, comprando ele sem ter onde jogar. Pois é, e eu digo que é bem comum eu comprar jogos antes do lançamento. Isso significa que eu concorde com o rumo que as coisas estão tomando? Não!
Primeiro, eu de fato sou uma pessoa muito ansiosa, isso é um defeito, além de ter uma certa paranoia com jogos da Nintendo, porque alguns simplesmente somem depois de um tempo por essas bandas. Segundo, eu normalmente só faço essa compra antecipada de jogos que eu já sei o que esperar, como o caso do Skyward Sword anos atrás. São jogos prontos em que a compra antecipada, como eu citei acima, é pura comodidade. Também já comprei antecipadamente para ter edições especiais, como foi o caso de The Last Story, que por pouco mais (pouco mesmo), eu levei de brinde um artbook e uma caixa maneiríssima. São coisas que me trazem alguma vantagem palpável, muitas delas físicas, que de fato, só quem comprou no lançamento vai ter.
Agora, me oferecer conteúdo extra por comprar antes, sendo que provavelmente depois isso virá em uma futura GOTY Edition? Não, eu passo. Nem vou demonizar as empresas aqui, acho que a culpa disso é mais dos jogadores mesmo, mas poderiam ao menos se esforçar para dar algo que preste. Eu já falei de artbooks ali em cima, pode ser um CD com as músicas do jogo também, sei lá, alguma coisa que não onere demais o preço final, mas que seja vantagem para quem comprar. Tudo bem que nem sempre é perfeito, olha a edição especial de Xenoblade Chronicles X que nem foi lançada e esgotou horas depois na Amazon, provavelmente por aquela galera que vai vender depois no eBay pelo triplo do preço, mas aí já é outra história.
Então o que eu digo é isso: se não oferecer algo de realmente especial, não comprem! Se for digital então, nem esquentem a cabeça, raros os casos em que um jogo sai do ar em definitivo a ponto de você não conseguir mais jogar. Saindo um pouco, também estendo esse conselho de cautela às campanhas de arrecadação: por mais que seja o cara do MegaMan, Castlevania, ou Shenmue, não joguem o seu dinheiro em um projeto que você não faz a mínima ideia do que é. Lembrem-se do exemplo do Gunpey Yokoi, que criou Metroid e o GameBoy, mas também foi o responsável pelo Virtual Boy. Se bem que nem precisa ir longe, imagina a felicidade de quem está bancando Might Nº 9...
Professor João Roberto
Pré-vendas... Por que comprar? Por que não comprar?
O termo pré-venda, embora há anos entre nós, ainda me causa estranheza. Explico: Comprar antecipadamente algo que nem sei se vou realmente gostar soa um tanto ilógico. Se for algo conhecido, como uma franquia rodada (Assassin’s Creed ou God of War) ainda dá pra arriscar, mas quando se trata de algo novo ou obscuro a coisa complica.
O caso do novo Deus EX: Mankind Divided é o exemplo máximo da minha relutância. Quanto mais jogadores reservarem, mais bônus terá? Posso ter entendido errado, mas e se somente eu reservar, o que será? Um jogo raso e capado? Hum... O exemplo desse jogo parece coisa do Kickstarter: Se alcançar o objetivo, o jogo sai. Mas se passar um um pouco do previsto, haverá um personagem extra. Se passar mais um pouco, haverá uma fase bônus. Puxa vida, não força...
Ah, e como esquecer do Mortal Kombat X para Xbox 360 e Playstation 3 que não sairão mais? E as pré-vendas? Reembolso, tchau e "bença"? E Project Cars? Puxa, meu Wii U nem veio ainda, mas já estava nos meus planos. Não era pré-venda, mas quem ajudou pensando no console da Nintendo...
Ao menos as pré-vendas às vezes garantem mimos bacanas, como pôsteres, embalagens especiais e tal. Se não me engano o pre-order lá atrás do Zelda: Ocarina of Time garantia um cartucho dourado (que eu eventualmente tive e sei que não era de pré-venda...).
Mas é isso: quando sair, se eu gostar eu compro. Se não gostar não compro. (sim Metal Gear Solid V, estou falando de você. Não fiz pre-order, então espere até o mês que vem...)
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E vocês, no que estão gastando antecipadamente o seu dinheiro?
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