logo Vão Jogar!
logo Vão Jogar! DegustaçãoFallout Shelter

Meu Vault, Minha Vida

Análise de Fallout Shelter - Pois é, eu também estou sobrevivendo na base do celular.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes   datahora 05/09/2015 às 13:45:28   tagarelices 13

Pois é, eu também estou sobrevivendo na base do celular.


Parece até combinado. Depois do Xará e da larAngela, lá estou eu aqui a escrever sobre outro jogo para celulares. Não que isso seja ruim, pelo contrário, acho que existem tantos jogos bons para as plataformas mobile quanto para qualquer outra plataforma dedicada. Mas é que normalmente isso acaba sendo, no meu caso, indicativo de falta de tempo. Vida, porque faz isso comigo?

Mas enfim, lamúrias a parte, não posso dizer que não tenho me divertido bastante jogando nos últimos dias, e o motivo disso é Fallout Shelter. Para quem não conhece e mora em uma caverna sem internet, esse é um jogo gratuito para iOS e Android, que foi anunciado na conferência da Bethesda na E3 desse ano. Se trata de um "simulador", no qual você gerencia um vault, aqueles abrigos nucleares da série, fazendo com que ele prospere e não seja atacado pelos seres da inóspita Wasteland.

Tela de título

Antes de mais nada eu digo: Fallout Shelter não tem absolutamente nada de inovador. Inclusive eu tenho certeza que se eu der uma navegada na Play Store (Android), vou acabar encontrando vários jogos no mesmo estilo, com algum bichinho feliz, e muito mais completo. Mas o ponto é: nenhum deles é Fallout. É aquele tipo do jogo que faz sucesso porque você está no hype para o jogo principal, no caso, para Fallout 4. Porém não sejamos injustos, Fallout Shelter é um jogo extremamente bem feito e não é só por conta do hype que eu estou tendo o celular como plataforma de jogos principal nos últimos dias.

Você começa escolhendo o número do seu vault, e logo de cara rola um tutorial para explicar as mecânicas básicas, mas relaxe: ele é bem curto e direto. Por exemplo, uma das primeiras coisas que você aprende é como construir novas salas e expandir o seu abrigo. No começo não dá para escolher muita coisa, você fica entre usina elétrica, cozinha, central de tratamento de água e quartos. Esses são os básicos e essenciais, mas quanto mais pessoas você conseguir atrair para o seu vault, mais tipos de salas são liberadas. No topo da tela ficam as indicações do que você está mais precisando, e de tempos em tempos é preciso recolher a produção das salas dando um toque na mesma. Quanto mais aptos à aquela sala o pessoal estiver, ou seja, tiver um atributo S.P.E.C.I.A.L. específico elevado, mais rápido eles produzem. Dá também para utilizar o recurso de rush, que é forçar o pessoal a trabalhar mais rápido: se der certo, ótimo, você tem o resultado da produção imediatamente, os seus personagens ganham mais experiência e uma graninha extra é liberada, mas caso contrário, algum incidente acontece, daqui a pouco eu explico melhor. Além disso, você pode juntar várias salas similares em uma única, e elevar o nível delas para melhorar a produção.

Vault no início

Mas sua vida não é só ficar gerenciando recursos, você também precisa administrar pessoas! E para conseguir mais pessoas você conta com algumas opções. A mais fácil delas, é através do... sexo! Sim, você pode colocar um casal na área dos quartos e deixar rolar um clima (quanto mais carisma, melhor) até que aconteça uma dancinha do acasalamento básica... e sim, rola uma dancinha literalmente, mas nada de pornografia (porque eu sei que vocês já estavam pensando nisso, seus safadenhos). Depois de consumado o ato, a mulher aparece grávida e aí é só esperar um tempo para o rebento nascer. Você pode até batizá-lo com o nome que quiser! Mas logo que ele nasce não há muito o que fazer com ele, tem que esperar crescer para só então colocá-lo para trabalhar. Achou o que, que iria ficar jogando videogame o resto da vida? Também dá para atrair mais residentes construindo uma rádio, ou então esperando que o pessoal venha bater na sua porta, o que pra falar a verdade, só aconteceu comigo no começo do jogo.

Casal se beijando

Porém, assim como vem o pessoal querendo casa, comida e roupa lavada, tem também a galera que está só afim de saquear, matar e mijar no chão do banheiro, não necessariamente nessa ordem. Sim, depois de um tempo, você começa a receber a visita de vários Raiders, sempre em trios, que se não forem contidos logo aprontam uma bagunça danada no seu vault. Mas esses são fáceis, lembram-se dos Deathclaws? Pois é, esses sim saem deixando um rastro de destruição por onde passam, além de serem bem mais difíceis de matar... eu falei que você pode equipar o pessoal com armas e roupas especiais que aumentam os atributos? Pois é. Há também outros tipos de incidentes, como incêndios, ataques de radroachs ou de molerats. O lance é sempre ter um pessoal por perto para impedir que o problema se espalhe, mas eles fazem tudo sozinhos, você no máximo desloca um ou outro temporariamente para ajudar e vai curando a galera machucada.

Ataque de Deathclaws

E claro, aonde há tragédia, há morte. Não importa o motivo, eventualmente os seus personagens irão morrer. Mas a morte em Fallout Shelter não é algo definitivo, você sempre pode ressuscitar os personagens mediante uma certa quantia de tampinhas de garrafa (as caps, o dinheiro do universo de Fallout), mesmo que eles já tenham morrido a um bom tempo. A grana que você vai gastar varia de acordo com o nível e atributos do personagem. Sinceramente, eu não consegui me decidir se esse sistema é bom ou ruim. Por um lado, isso me livra da frustração de ter que ficar recrutando gente o tempo todo, ainda mais que a versão do Android não está lá muito bem otimizada, meu humilde celular com apenas 1Gb de RAM costuma dar umas travadas nos momentos mais críticos, mas por outro, isso tira completamente aquele sentimento de "tenho que dar o melhor de mim para não perder esses personagens".

Mas falando em dinheiro, você vai precisar de muito durante o jogo. Seja para construir uma sala nova e elevar o nível dela ou ressuscitar alguém, esse talvez seja o recurso mais escasso. Tudo bem que você ganha dinheiro toda vez que um personagem sobe de nível ou eleva um atributo S.P.E.C.I.A.L., ou até mesmo aleatoriamente ao recolher os recursos de alguma sala, mas algumas coisas realmente requerem muita grana. E uma boa forma de ganhar dinheiro é mandando o pessoal para explorar Wasteland. Quanto mais tempo a pessoa conseguir sobreviver, mais roupas, armas e dinheiro ela consegue, além de subir de nível bem mais rápido. Você não tem uma visualização do que o personagem está fazendo, mas há uma telinha onde você pode acompanhar o diário de sobrevivência dele (com direito a alguns pensamentos bem engraçados). Se ele morrer, dá pra pagar para ressuscitar também, mas aí acaba sendo prejuízo, é sempre bom mandar o pessoal mais resistente para que isso não aconteça. Quando ele volta, é só recolher os itens e sair equipando o pessoal, ou armazenar o que for possível e vender o resto.

Diário de exploração

Para completar o pacote, o jogo oferece alguns objetivos, como elevar o nível de N personagens, ou construir N salas, que uma vez cumpridos, podem te dar uma graninha extra e outros itens. Há um balanço diário da felicidade dos habitantes, que também te recompensa financeiramente de acordo com o nível alcançado. No caso do Android, o jogo exige uma conexão com o Play Games, com um sistema de troféus, tipo o dos consoles mesmo, que para quem gosta deve valer de algo.

Mas Fallout Shelter não seria um jogo para celular se ele não tivesse as infames microtransações. Pois é, lembram que eu falei que ao cumprir certos objetivos, somos recompensados com itens? Algumas vezes esses itens são lancheiras com quatro cartas de itens aleatórios, que podem ser personagens especiais, dinheiro, armas, roupas, etc, alguns deles bem raros e difíceis de conseguir... a não ser que você abra a carteira. Já te digo que isso não é essencial para o jogo, mas sei lá, quem estiver com grana sobrando ou muita necessidade de ter algum desses itens, vai fundo!

Fallout Shelter Shop

Enfim, apesar de ser um jogo simples para celular, daria para ficar mais linhas e linhas falando dele, mas não vou estragar a surpresa de vocês mentira, eu que esqueci boa parte do que tinha para escrever mesmo. No começo você tem mais o que fazer e fica com o celular na mão por mais tempo, mas depois é mais questão de abrir uma vez ou outra durante o dia para ver com as coisas estão, já que algumas coisas continuam rolando mesmo com o jogo fechado. Para os mais paranoicos, dá até para configurar o jogo para enviar notificações do que está acontecendo. Pois é, então como é de graça, vocês nem tem muitas desculpas, entrem na sua loja de aplicativos favorita, baixem o jogo, montem o seu vault e Vão Gerenc... Jogar!

Fallout Shelter
Fallout Shelter

Série: Fallout
Estúdio: 
Plataformas: Android, iOS e Windows

outras tags: Mobile

Compartilhe

Pin it


Leia também...



13 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações

 

  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    06/09/2015 às 18:07:59   localizacao Itu
    Cara, eu estou gostando muito do jogo, apesar de não ser algo inovador como você citou.

    A idéia de explorar Wasteland foi muito bacana, eu passo um bom tempo acompanhando o diário dos Dwellers

    Minha unica reclamação é que demora muito para acontecer ataques contra a Vault. Nenhum DeathClaw bateu em minha porta ainda, estou ansioso, hahaha!

    Infelizmente a falta de tempo tem tornado o meu aparelho celular em meu console principal, o que me leva a sentir falta de jogar algo mais complexo, hahaha!

    Bem, além do Mafia II que estou jogando a um mês e só falta a ultima etapa, bem, eu estou divagando aqui, hahaha!!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    08/09/2015 às 16:09:11   localizacao Vespasiano - MG
    @Cyber Woo

    Olha só quem resolveu aparecer por aqui :P

    Cara, a maioria das coisas estão atreladas ao número de pessoas no vault, se não me engano, Deathclaws só aparecem após um número X. Ter uma rádio também aumentam os ataques.

    Valeu Cyber, abraço!

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    09/09/2015 às 13:32:34   localizacao São Luís - MA
    É, Tchulão... são as dificuldades da vida nos obrigando a jogar mobiles por esse mundão sem porteira... Assim como você, jogar no celular, pra mim, também é motivo de falta de tempo...

    Se um dia esse jogo sair pra Windows Phone, jogarei, huahua! Mas eu já até vi uns Fallout Shelter na loja do WP, mas acho que é tudo genérico. só sei que tb se tratam de jogos de gerenciamento. E eu até que curto bastante esse tipo de coisa.

    Ah, radroachs e molerats, como eu os odeio...

    Aí eu fiquei imaginando: mandar seus carinhas explorarem a Wasteland não é muito arriscado? Vale a pena mandar uma galera pra lá pra conseguir grana ou vale mais a pena ficar nos servicinhos do Vault? Agora que vi que o Cyber Woo tá jogando... será que é no WP dele?

    Sexta, no globo Repórter.

    :P

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    09/09/2015 às 16:35:43   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Pois é laranjinha, complicado :P

    Olha, sei não viu. Pelo que andei lendo, o pessoal da Bethesda é muito puxa-saco de iOS, a versão de Android deve ter saído mais por obrigação, mas quem sabe né, tomara!

    Então, em termos de grana nem vale muito a pena, porque o tempo que eles demoram para conseguir a grana não compensa. Mas é o melhor jeito para conseguir roupas e armas, então é sempre bom pegar alguns dos personagens mais fortes e mandar.

    Ixi, é mesmo né... onde o Cyber tá jogando? Hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    09/09/2015 às 16:55:19   localizacao São Luís - MA
    @Tchula

    Esse povo todo é fã de iOS... tava vendo uns jogos de Mass Effect que são exclusivos da plataforma. Foda.

    Mas... sim... cadê o Cyber pra responder?

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    18/09/2015 às 09:30:11   localizacao Itu
    @Tchulanguero

    Realmente, muito dos eventos estão atrelados o número de pessos na Vault. Um pouco chato isso =/

    Eu sempre mando as mulheres para Wasteland, para quebrar tabu, hahaha! Uma delas já tem quase 10 dias e já ta no nivel 50. Fodona!

    @SucodeLarAngela

    To aqui, respondendo, hahahaha! Eu to jogando em meu tablet herege Android.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    18/09/2015 às 09:44:28   localizacao São Luís - MA
    @Cyber Woo

    Tá traindo o movimento, mano?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    21/09/2015 às 14:41:18   localizacao Vespasiano - MG
    @Cyber Woo

    Conseguir mais gente é até fácil, difícil é administrar. Fora que o jogo vai ficando cada vez mais pesado, no final das contas meu celular estava travando tanto que eu desisti :/

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    22/09/2015 às 19:02:26   localizacao SP
    Ahhh jogo de gerenciamento com o carinha que tem cara de "te comi ontem a noite"?
    Nem ferrando... passo! huahuhuauhaauhhuauhauhauha

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    23/09/2015 às 08:06:36   localizacao São Luís - MA
    @Gamer Caduco

    Nunca tinha visto o carinha do fallout com esses olhos. Meu mundo virou do avesso, huahuahua

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    24/09/2015 às 00:29:19   localizacao Vespasiano - MG
    Hwa hwa hwa, Caduco e suas neuras... :P

    Responda!
  • avatar de Kratos Vudu
    Kratos Vudu
    04/11/2015 às 12:32:45   localizacao Fortaleza - CE
    Ah Tchula, jogo em smartphone é uma "praga" mesmo. Haha!! Quando vc percebe, já jogou horas e horas... ainda mais quando são bons jogos.
    Não conheço nada de Fallout, e pelo que soube nos últimos tempos eu sei q "perdi" ótimos jogos de uma ótima franquia. Mas quanto ao Shelter, se jogos casuais como o MKX Mobile já me consumiram bastante tempo, imagine um jogo de gerenciamento! Haja bateria carregando.. Hehe!
    Mas deu pra absorver bastante informação com teu escrito, muito bom!

    Sobre as plataformas:
    Eu ACHO que deve ser mais fácil desenvolver pra iOS do que pra Android partindo do princípio de que o iOS que roda no iPhone é o "mesmo" iOS que roda no iPad. E isso não ocorre bem assim quando se trata de Android e os aparelhos em que estes estão instalados. É como o MAC OS, que só instala em um "único" tipo de hardware (MAC), diferente do Windows que precisa se preocupar com uma infinidade de combinações de hardware mundo a fora. Ok, claro que não é impossível otimizar jogos para multiplataformas, mas deve haver um custo "alto" pra isso, eu realmente não sei. Como eu disse, eu só ACHO que deve ser isso.

    Valeu!

    • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
      Rafael "Tchulanguero" Paes
      19/11/2015 às 14:22:22   localizacao Vespasiano - MG
      Nem me fale de otimização... eu tive que largar esse jogo justamente por conta disso, quanto mais meu vault crescia, mais memória do aparelho o jogo comia a ponto de ficar impossível de jogar :(

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail
e-mail  

       

fechar

Parceiros & Links

42|Gamer Caduco|http://gamercaduco.wordpress.com|Histórias de um gamer que está cada vez mais próximo de caducar de vez.§61|Nação Cucamonga|http://nacaocucamonga.blogspot.com.br|A cultura do terceiro mundo esmagando a do primeiro.§58|Videogames com Cerveja|http://www.vgscomcerveja.com.br|Videogames com Cerveja é um blog sobre games, cujo o principal objetivo é compartilhar experiências "videogamísticas" (tanto na jogatina quanto no colecionismo)! Então não espere encontrar muitas notícias ou reviews detalhados sobre games por aqui!§47|Arquivos do Woo|http://arquivosdowoo.blogspot.com.br|De tudo um pouco na medida certa.§52|Marvox Brasil|http://marvoxbrasil.wordpress.com|As formas mais variadas do universo dos games e vídeogames em um só lugar. Matérias, detonados, curiosidades, podcasts e vídeo-análises. Leia o Blog MarvoxBrasil e desperte o gamer em você!§43|My Detonation|http://mydetonation.blogspot.com.br|O blog do grande Trevoso, sobre o que ele joga, jogou e quer jogar, com indicações de downloads e vídeos.
logo
Vão Jogar! - Um site que aborda a cultura dos videogames com seriedade e bom humor.
Vão Jogar! & TMS criados por Rafael "Tchulanguero" Paes - 2008 ~ 2017
topo rodapé