logo Vão Jogar!
Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
logo Vão Jogar! DegustaçãoMortal Kombat X

Mortal Kombat Agora Tem "mobility"

Análise de Mortal Kombat X - Seguindo a crescente tendência de lançamentos de grandes títulos para dispositivos móveis, agora você pode esmagar crânios, arrancar braços, pernas e tripas e espalhar muito sangue enquanto envia um SMS ou faz uma chamada interurbana pra falar com aquele seu parente lá do interior!

autor Rafael "Kratos Vudu" Alencar   datahora 17/07/2015 às 08:33:21   tagarelices 12

Seguindo a crescente tendência de lançamentos de grandes títulos para dispositivos móveis, agora você pode esmagar crânios, arrancar braços, pernas e tripas e espalhar muito sangue enquanto envia um SMS ou faz uma chamada interurbana pra falar com aquele seu parente lá do interior!


Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D
No ano de 2011 o digníssimo Ed Boon, ex desenvolvedor da Midway e atual produtor executivo da NetherRealm Studios, presenteou os fãs de uma das maiores e mais populares franquias de jogos de luta existentes com o bem sucedido reboot de Mortal Kombat. Além dos belos gráficos alcançados pela geração de consoles da época e de melhorias significativas na jogabilidade, o novo título também se destaca entre os jogos anteriores por trazer uma interessantíssima forma de conduzir o enredo que é reapresentado, onde é possível absorver naturalmente e "sem dor" algo que pode ser completamente descartado em um jogo de luta. Mais tarde Injustice: Gods Among Us, também produzido por Boon e lançado em 2013, aproveitou o sucesso do "modo história" de MK9 (ou MK2011) e fez algo semelhante, mas infelizmente os heróis da DC Universe não se destacaram tanto nesse ponto, pois o "efeito novidade" do tal modo de jogo já havia se consumido anos atrás.

Nightwolf e Scorpion
Nightwolf e Scorpion trocando uma ideia durante o desenrolar da "trama". Sabe de nada esse Lobão!

4 anos após o sucesso do título, o "pai" de MK aproveita o espírito new gen dos consoles e agrada mais uma vez os fãs da série (grupo o qual me incluo) com o recém lançado Mortal Kombat X, este conseguindo ser ainda mais sangrento e mais brutal que seu antecessor. E dessa vez uma agradável novidade veio pra somar algo a franquia: uma versão grátis de MKX para dispositivos móveis. Sim, isso mesmo! Mortal Kombat X Mobile é disponibilizado gratuitamente para smartphones, tablets e afins compatíveis com sistemas operacionais iOS ou Android e foi lançado em abril de 2015, antes mesmo das respectivas versões pra consoles e PC, exatamente como aconteceu com Injustice: Gods Among Us Mobile em abril de 2013, que também é gratuito. A propósito uma ótima forma de promover o jogo principal e saciar um pouquinho a vontade dos fãs hein? Eu voto no sim!

A verdade é que MKX Mobile se assemelha muito com Injustice: Mobile e ambos possuem basicamente a mesma mecânica e mesmo estilo de jogo, porém com algumas diferenças óbvias. Caso ainda não tenha jogado nenhum dos dois jogos, a primeira coisa que você precisa saber é que MKX Mobile não é exatamente um jogo de luta, mas sim de cartas. Estranho? Pois é, mas calma jovem, calma…

Cartas MKX
Paciência? Jogo da memória? Pôquer? Não, é Mortal Kombat X Mobile!

Sim, podemos bater. E muito! Afinal não seria MK se isso não fosse possível, mas estamos falando de um jogo para dispositivos móveis que utilizam touch, ou seja, um outro paradigma. No entanto, a mecânica de movimentação das lutas é bem simples e basicamente se resume a tocar repetidamente na tela pra desferir os golpes e com algumas variações para finalizações e ataques especiais. A questão é que o personagem não é "livre" para golpear o quanto quiser (nem pular, andar ou se abaixar) e se limita a uma sequência de golpes com uma finalização que pode "atrasar" ou derrubar o adversário se ele for atingido ou dar chace pra ele contra atacar caso tenha defendido os golpes. Falando assim pode até mesmo parecer um tipo de combate por turnos e algo extremamente monótono pela limitação de movimentação, mas não é e com prática e agilidade as lutas podem ser terminadas sem dar nenhuma chance pros adversários. Experimente...

Sauriano
Sauriano finalizando uma sequência de golpes.

Ah, as cartas. Pois é, elas representam principalmente os personagens e estes possuem atributos básicos como ataque, saúde, resistência e também características e habilidades específicas, além de experience points (XP), ou seja, possuem nível de experiência. Os combates acontecem entre duas equipes de 3 cartas cada, o que torna tudo um pouco mais dinâmico considerando que podem haver lutas com até 6 personagens diferentes, sendo que ainda é possível criar até 3 equipes distintas e alternar entre elas antes de cada luta. Durante os combates é possível também alternar entre os lutadores e quando um personagem não está em combate a saúde dele vai sendo recuperada aos poucos, habilidade esta que pode ser melhorada progressivamente.

As cartas de personagens são divididas em Bronze, Prata e Ouro que os categorizam dos mais fracos para os mais fortes, respectivamente. As cartas de Bronze possuem só personagens genéricos como, por exemplo, o Sargento (Jax), Sauriano (Reptile) ou Lin Kuei (Sub-Zero). As cartas de Prata já possuem os personagens mais conhecidos, incluindo até mesmo alguns do MK9. As cartas de Ouro são as que possuem os personagens mais poderosos e os únicos que possuem ataque especial de Raio X (isso mesmo!), além de serem os mais difíceis de se obter. É possível ainda realizar a fusão entre cartas repetidas do mesmo tipo e isso faz com que seu personagem fique ainda mais poderoso.

Existem 3 tipos de moedas internas que podem ser utilizadas pra adquirir cartas (além de outras coisas) e todas elas você pode ganhar jogando normalmente ou comprando com dinheiro real (mais detalhes sobre isso adiante). A moeda mais comum é a moeda de ouro que você ganha facilmente vencendo os combates e elas podem ser usadas pra comprar outras cartas de personagens, cartas de suporte, pacotes de cartas e melhorar ataques especiais. As cartas de suporte também podem ser fundidas e servem para melhorar os atributos básicos dos personagens (ataque, saúde etc) e são específicas para cada um deles, além de serem bem caras! Os pacotes de cartas podem conter personagens aleatórios e cartas de aprimoramento que servem para melhorar ataques especiais "de graça" ou para subir de nível. O bacana é que periodicamente surgem eventos temporários que permitem ganhar muitas moedas de ouro (muitas mesmo) através de uma série de desafios bem simples.

Existem também as moedas de prata ou moedas da aliança que são obtidas de uma forma bem interessante. Através de um perfil de jogador que te representa na internet você pode definir um personagem para ser o seu campeão e ele poderá ser utilizado livremente por outros jogadores durante as lutas como uma carta extra que só pode ser "invocada" uma única vez em cada combate, isso porque ao ser utilizado o personagem irá executar o ataque especial mais poderoso que possuir até o momento, inclusive Raio X se for de ouro e tal ataque especial já estiver desbloqueado. Sempre que o seu campeão for utilizado por outros jogadores e você utilizar campeões alheios ambos ganharão moedas de prata, que são utilizadas pra comprar pacotes de cartas específicos da aliança.

E por fim existem as Almas que são as moedas mais difíceis de ganhar. Elas servem basicamente pra comprar cartas de ouro (que são muito caras) e também pra restaurar a resistência dos personagens. Cada carta de personagem possui uma barra de resistência que vai diminuindo a cada combate e você pode escolher entre esperar ela encher naturalmente com o tempo, coisa que pode demorar muitos vários minutos ou usar as Almas para encher instantaneamente. As duas formas mais "rápidas" de ganhar Almas (jogando) é subindo o nível do perfil de jogador (não o dos personagens) e completando missões bônus diárias exclusivas para esse fim, mas mesmo assim a quantidade obtida como recompensa é bem pequena. Ah, subir o nível do perfil de jogador também restaura instantaneamente a resistência das cartas.

Sub-Zero
Grão mestre Sub-Zero é o meu campeão!

Bom, com cartas pra cá e cartas pra lá existem os modos de jogo, que são basicamente dois. Um "modo história" que nada mais é do que um caminho a ser seguido num mapa contendo várias torres que possuem os combates propriamente ditos. São mais de 20 torres com cada uma tendo em média 6 lutas e algumas delas possuem chefes com super atributos e muito apelões, o que é normal em MK né? Mas a recompensa por derrotá-los é a possibilidade de executar os famigerados Fatalities e por mais que seja apenas um mero deslizar de dedos ou um simples toque na tela, confesso que particularmente curto demais! Entre um combate e outro surgem também os clássicos desafios "Test Your Might" que muitos já estão cansados de saber como funcionam e com o uso do touch não é diferente, bastando apenas pressionar freneticamente repetidamente a tela antes que o tempo se esgote. Ao completar todas as torres você pode jogá-las novamente quantas vezes quiser e é até algo recomendado caso deseje ganhar XP e evoluir suas cartas, além de facilitar na conclusão das missões bônus diárias já mencionadas.

Finish Him
Fatality é Fatality, não importa onde e quando! Segura essa Sub!

Rayden
O círculo branco vai se fechando e quanto menor ele for maior a recompensa!

O segundo e mais interessante modo de jogo é conhecido como Guerra das Facções, que é basicamente um torneio semanal entre jogadores do mundo inteiro. Utilizando o perfil de jogador podemos escolher entre 5 facções: Lin Kuei, White Lotus, Special Forces, Black Dragon, e Brotherhood of Shadows. Uma vez escolhida (podendo escolher outra a qualquer momento) pontos de guerra serão acumulados para a sua facção a cada combate que você vencer, sendo que só é possível acumular até 1000 pontos por dia. Além dos pontos de guerra você também ganha pontos individuais e pra esses não há limite cumulativo. Com isso existem dois rankings que a cada encerramento de ciclo de torneio (sempre aos domingos) distribuem recompensas pela classificação da sua facção baseada na quantidade de pontos de guerra acumulados e também pela sua classificação por pontos individuais. Você poderia, por exemplo, concluir um ciclo de torneio na 1ª posição individual e com sua facção na 3ª posição. Eu confesso que nunca fiquei acima da 18.000ª colocação individual! Hahaha!!!

Além de moedas de ouro e Almas, as melhores recompensas do torneio são as cartas de equipamento que só são obtidas através desse modo de jogo. Cartas de equipamento são dividas em Arma, Corpo e Acessório e servem pra dar habilidades especiais para os personagens, como a possibilidade de quebrar o bloqueio do adversário (Arma) ou ser mais resistente a certos tipos de ataques como fogo ou veneno (Acessório). Também é possível fundir cartas de equipamento melhorando ainda mais as respectivas habilidades.

O lance mais curioso desse modo de jogo das facções é a forma como ele é tecnicamente implementado. Quem acha que as lutas contra os adversários acontecem online e em tempo real, está enganado (e eu estive). É, aqui entra a inteligência artificial com os conhecidos bots. Pra ser bem honesto não sei exatamente como a engine do jogo funciona nesse ponto, pois penso que podem ser apenas bots programados ou que também pode ser algum tipo de IA que "aprende" baseada em dados coletados dos combates dos jogadores, realmente não tenho como afirmar. Enfim...

São quatro níveis de dificuldade para os combates da Guerra das Facções que podem ser escolhidos livremente e quanto maior a dificuldade melhor é a pontuação e obviamente as recompensas. Nesse ponto MKX Mobile merece um certo destaque, pois a "escolha" dos adversários é feita de forma justa e bem equilibrada e mesmo que você possua uma equipe com cartas de níveis baixos, os servidores se encarregam de selecionar oponentes à sua altura.

Facções
Símbolos das Facções. Eu acho que já enfrentei esse carinha da imagem!

Agora a "pior" parte, são as abomináveis microtransações. Aquele ditado que diz que dinheiro não traz felicidade não faz tanto sentido em MKX Mobile, assim como em vários outros jogos com esse mesmo recurso. Com dinheiro real você pode comprar pacotes bem generosos de moedas de ouro e Almas, pacotes de cartas com personagens que são muito difíceis demorados de conseguir e cartas de personagens exclusivos, ou seja, só pagando de verdade você terá tal personagem. Vale destacar que as microtransações em MKX Mobile não seguem necessariamente os conceitos pay to play (pagar pra jogar) ou pay to win (pagar pra ganhar), seria mais um conceito "pay to help" e ainda assim o jogo não é apelativo nesse sentido. Se você não quiser gastar um centavo sequer, isso não vai afetar em nada a sua experiência, pois o jogo não é injusto e nem te obriga a comprar nada. Só gasta dinheiro de verdade quem realmente quer obter as coisas de forma muito rápida. E mesmo se você pensa em gastar algum dinheiro eu sugiro que faça isso comprando Almas, pois é com elas que se consegue as coisas mais poderosas e também por elas serem mais difíceis de acumular como já foi mencionado.

Compras
Tem umas coisas aí que são bem caras mesmo. Nem!

Acredito que MKX Mobile aplica muito bem todos os elementos que implementou para a plataforma mobile, possui uma mecânica simples e eficiente e é um jogo muito justo, coisa rara de se encontrar em jogos pra dispositivos móveis. Existem pontos negativos claro, como o fato de não enfrentar pessoas reais no modo Guerra das Facções ou oferecer conteúdo exclusivo apenas para quem paga com dinheiro de verdade e até mesmo a ausência dos fodásticos combos, nem tudo é perfeito, mas ao mesmo tempo o jogo oferece outras coisas bem interessantes pra compensar como o fato de ser possível desbloquear conteúdo extra nas versões para console através de um simples sistema de conquistas (achievements) e vice versa e também com o lance dos eventos temporários periódicos que permitem obter várias recompensas apenas jogando.

Não é à toa que o número de jogadores já ultrapassa 15 milhões fácil e MKX Mobile foi um tiro certeiro e mais um sucesso pra franquia (e eles deram recompensa por isso também!). Seja você um fã de MK ou não pegue o seu smartphone ou tablet e Vá Jogar!

Mortal Kombat X
Mortal Kombat X

Série: Mortal Kombat
Plataformas: Android, iOS, PlayStation 4, Windows e Xbox One

outras tags: Injustice: Gods Among Us e Mobile

Compartilhe

Pin it


Leia também



12 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:     ok respostas      ok tagarelices      ok publicações


  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    17/07/2015 às 09:16:50   localizacao Recife-Pe
    bacana esse MKX de celular, mas penso que o meu não é forte o bastante para caber esse game;

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    17/07/2015 às 13:42:26   localizacao São Luís - MA
    Eu vim aqui rapidão só pra dizer "FIRST!", mas já chegaram, huahuahua!

    Depois leio com calma, porque tou no trampo...

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    19/07/2015 às 12:20:19   localizacao São Luís - MA
    Caraca, pra um jogo mobile, MK é bem detalhado... Fiquei curiosa de ver qual é, mas:
    1-Jogo de luta não é meu forte nem meu favorito, mesmo que tenha todo esse lance de cartas;
    2-Eu só tenho Windows.

    Em relação às microtransações, isso é a coisa mais comum nos jogos mobile de hoje, até mesmo nos jogos de web, tipo aqueles do Facebook. É a forma que eles tem de receber dinheiro pelo jogo que, na maioria das vezes, é disponibilizado de graça. Eu não utilizo nada de microtransações nesses jogos, não tenho coragem, mas o tanto de gente que usa é enorme e, pra eles, vale muito a pena.

    Excelente texto, moço, tirou uma curiosidade minha! Abraços!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    22/07/2015 às 14:21:11   localizacao Fortaleza - CE
    @leandro
    Ele tem em média 800MB de tamanho físico (download) e em aspectos gráficos ele realmente parece ser "pesado" mesmo. Digo que parece porque eu não tenho conhecimento suficiente pra comparar capacidade de hardware entre dispositivos móveis, mas garanto que num aparelho como iPad 4 ele roda com gráficos da geração PS3/Xbox360. Inclusive o jogo também ganhou destaque por causa disso, a qualidade gráfica.

    @Angela
    MKX Mobile "destrinchado" como eu fiz realmente é cheio de detalhes, mas na prática é um jogo bem casual e descomprometido. E é por esse motivo e seguindo a ideia do teu ultimo escrito é q me dei bem com ele.

    Eu também não tenho o hábito de utilizar microtransações, mas a questão do MKX Mobile é q ele realmente não é nenhum pouco apelativo como muitos outros jogos, inclusive esses do Facebook.

    E... qual era a dúvida mesmo?

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    28/07/2015 às 12:19:44   localizacao Vespasiano - MG
    Olha... vou te falar que esse MKX Mobile me parece mais interessante que o jogo para consoles, rzs. Depois vou ver se roda de boa no meu celular e dou uma testada nele. Valeu Xará!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    31/07/2015 às 14:05:57   localizacao Fortaleza - CE
    Olha aqui sr. @Tchula MKHater... Huahua!!

    Responda!
  • avatar de sergio trajano
    sergio trajano
    31/07/2015 às 20:45:06   localizacao Recife-PE
    Fala, Rafael, beleza?
    Cara, muito completa a sua análise. Obrigado pela dica e parabéns! Onde Ed Boon toca vira ouro. O cara é mito.

    Olá, Ângela, tudo bom?
    Você disse que só tem Windows. Então deve estar bem animada com o Windows 10, certo? Acredito que ele vai trazer muitos benefícios para a plataforma, tanto desktop quanto mobile. Mas, antes de migrar para a nova plataforma, o ideal é esperar pelo menos uns 6 meses, para ver como ela se sai de verdade.
    Abraço.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    06/08/2015 às 14:08:48   localizacao SP
    Vish, mobility? Vc andou roubando meus trocadilhos de algum lugar que eu não fiquei sabendo? kkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse jogo me pareceu daqueles viciantes e sem fim, ou seja, vou passar bem longe dele! Sério! huhuahuahuauha
    Ainda mais com lance de guerras de facções e outras coisas que estimulam vc acabar com a bateria do celular... tá doido! Muita coisa pra jogar na fila pra ficar preso em algo sem fim, até o MK8 eu larguei... não, não Mortal Kombat, karamba, Mario Kart 8! Aliás isso é uma boa desculpa pro dia que eu tentar jogar online e levar uma surra do seu xará das tchulangas.
    Deixa eu rebater o trocadilho do título... vc falou que ele é "pay to help" e não é injusto. O Injustice Mobile é injusto? [solo de bateria]
    Mas esses "pay to" qualquer coisa são pura sacanagem. Sei que o jogo é grátis e eles precisam lucrar, mas é sacanagem. Vc ferra com a competição. Eu sou contra. Mas enfim... foi a única coisa que me incomodou de fato no que li do seu review!
    Aliás, foi um ótimo review!
    Fui!

    Responda!
  • avatar de Rafael Alencar
    Rafael Alencar
    31/08/2015 às 08:59:13   localizacao Fortaleza - CE
    Tudo beleza @Sergio! Eu quem agradeço a leitura e o comentário. Obrigado!


    Pois é né @Cadu, é a influência! Haha!
    Bom, esse "joguinho" me prende exatamente por não ser tão apelativo nessa questão das microtransações. E um coisa bem bacana mesmo é que de tempos em tempos rola uns eventos ou "missões" que permitem o prolongamento do gameplay. Experimenta aí vai.. hehe!

    Até mais!

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    18/09/2015 às 10:01:23   localizacao Itu
    Eu joguei um pouco dele no Tablet, só que ainda não consegui criar o habito de JOGAR mesmo em tablet e celulares. Porém, realmente ele consegue ser viciante, pois minha mulher jogou muito mais do que eu, enquanto eu acabei esquecendo do jogo, hahaha!

    Estou gostando de ver esse cuidado que algumas empresas vem aplicando no mercado mobile. Talvez o único problema seja os malditos caça-niqueis, mas eles não são jogos.

    Ótimo analise @Kratos, até fiquei com vontade de reinstalar aqui.

    Responda!
  • avatar de Sabrina
    Sabrina
    30/03/2016 às 00:02:54   localizacao Mesquita /Rio de Janeiro
    Ola..adorei o texto..comecei a jogar ha pouco tempo..e como faz pra soltar magia? Obrigada!!!

    • avatar de Kratos Vudu
      Kratos Vudu
      30/03/2016 às 08:47:34   localizacao Fortaleza - CE
      Olá Sabrina! Que bom gostou!

      Bom, a jogabilidade desse Mortal Kombat é diferente do que já conhecemos. Você não tem a liberdade pra fazer combinações de movimentos como nos consoles. Nesse você precisa liberar (comprar com moedas do jogo) os movimentos de cada personagem.
      Olha essa imagem:
      url imagem: heavyeditorial.files.wordpress.com/2015/04/mortal-kombat-x-hands-on-6.jpg

      Basta você tocar em qualquer carta de personagem que você tenha que essa tela vai aparecer. Os ataques especiais (as magias) são esses números de 1 a 3. Cada personagem possui 3 ataques especiais e eles podem ser executados durante os combates quando a barra inferior vai se completando, bastando apenas tocar no ataque que você quer executar:
      url imagem: entertainmentbuddha.com/blog/wp-content/uploads/2015/04/mortal-kombat-x-mobile-ios.jpg

      Somente os personagens de carta de ouro possuem o ataque de raio X. Você também pode ir evoluindo cada ataque especial para que eles fiquem mais poderosos.
      Consegui explicar? Hehe!

      Obrigado pela visita!

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

Parceiros

topo base