A Tower Up Studios levou para a Campus Party MG a apresentação "Sonho de Jequi um caso de sucesso do Brasil para o Mundo!", comandada por um dos fundadores do estúdio, Ramon Coelho, formado em jogos digitais e pedagogia, e que também é do Vale do Jequitinhonha.
Ramon definiu que a visão dele de sucesso se dá quando você provoca a mudança em outra pessoa acima de qualquer outra coisa. E isto leva a um outro valor apresentado por ele, o de que jogos não devem ser obrigatoriamente apenas sobre entretenimento e fechados em si mesmos, que também podem ser uma forma justamente de você levar uma mensagem às pessoas e eventualmente provocar essa mudança nelas. Foram justamente em cima deste valores é que surgiu o jogo Sonho de Jequi, como um dos trabalhos do curso de Jogos Digitais na PUC Minas, o qual Ramon cursava.
A arte do jogo é algo que também chama muito a atenção, toda em aquarela, dando um aspecto muito bonito ao gráfico do jogo e que ressalta a rica cultura do Vale do Jequitinhonha. Para a trilha sonora, foi chamado o artista local Rubinho do Vale, que compôs as belíssimas músicas do jogo, ressaltando ainda mais essa questão cultural da localidade. E há a parceria com a ONG Cáritas de Araçuaí, onde doações dentro do jogo são direcionadas para a instituição, que constrói cisternas para as famílias carentes que enfrentam os longos períodos de seca na região. E é toda essa integração entre jogos, cultura local e questão social é que faz com que a Tower Up considere Sonho de Jequi um grande sucesso, que está realmente fazendo algo pelas pessoas, sendo que as doações já estão próximas ao valor necessário para a construção da segunda cisterna (durante a BGS 2016 eles já haviam alcançado a primeira). É notável também o quanto as pessoas da região se identificam ainda mais com o jogo pelo fato de ter a idealização dele partindo de um ex-morador local.
Para que a startup mineira conseguisse transformar o seu projeto em algo além de um trabalho de faculdade, foi essencial o apoio de diversas empresas e instituições, como o Microsoft Inovation Center PUC Minas, BHS e Algar Tech. Mas o processo não foi fácil, sendo uma das maiores dificuldades encontradas pela equipe foi justamente a parte mais comercial do jogo, uma vez que o desenvolvimento já é lugar comum.
Perguntei ao Ramon se eles irão continuar participando das próximas edições da Microsoft Imagine Cup, e ele me disse que já há projetos em andamento. Porém o mais interessante é a ideia de criar um novo jogo dentro do universo de Sonho de Jequi, transformando-o em um jogo de plataforma ou aventura, citando até mesmo um interesse por parte da Nintendo no projeto.
Quem tiver interesse, o jogo se encontra disponível gratuitamente para todas as principais plataformas móveis, e durante a Campus Party estará acontecendo um campeonato, onde qualquer pessoa deve inserir o código "campusparty" e ficar entre os cinco primeiros no ranking. Os prêmios para os ganhadores poderão ser retirados no estande da PUC Minas no dia 12, entre 14h e 16h.
Microsoft Imagine Cup
Rodrigo Dias, que audita as startups e estudantes na Microsoft para a Imagine Cup, também falou na apresentação sobre a competição, da qual a Tower Up já participou por duas vezes, no ano passado com Wells e esse ano com Sonho de Jequi. A etapa nacional de 2016 ocorreu na PUC Minas.
Apesar do que parece, a competição não é focada apenas em jogos, e sim em qualquer proposta envolvendo tecnologias que possam ajudar as pessoas e que utilizem cloud computing, não necessariamente utilizando as plataformas da Microsoft, como o Windows, e está aberta para qualquer estudante maior de 16 anos do ensino médio ou superior que tenha algum projeto que se encaixe na proposta, com equipes de no máximo três pessoas. Quem tiver algum interesse, pode realizar a sua inscrição no site do evento. Durante a Campus Party irá acontecer inclusive uma game jam destinada a próxima Imagine Cup.
A competição, que na verdade se tornou muito mais uma feira de negócios para o lançamento de startups, está em processo de expansão, com a próxima edição dando premiações maiores e agora levando os dois primeiros colocados para a etapa mundial em Seattle, na sede da Microsoft. Mas muito mais que a questão da premiação, Rodrigo ressaltou que o mais importante é a exposição alcançada pelos participantes, que contam com o auxilio da assessoria de imprensa da empresa, assim como uma mentoria para os projetos vencedores, como a própria Tower Up, ou até mesmo para aqueles apesar de não ganharem, são interessantes o suficiente para merecer algum tipo de apoio.
Wells
Embora não fosse o foco da apresentação, Ramon também aproveitou para falar do lançamento do shooter Wells, que irá ser lançado para Xbox One agora no dia 23 de novembro. O jogo que foi aprovado no Steam Greenlight em apenas cinco dias e irá ser lançado para a plataforma, assim como para PlayStation 4, somente no princípio do ano que vem. Embora esta versão já esteja finalizada, ela será lançada estrategicamente depois devido ao problema da pirataria em jogos de computador.
* Revisado em 14/07/2017 às 02:26:08
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