logoVão Jogar!

Demonstrações X Realidade

Papo Livre

É a escola Sérgio Malandro de apresentar jogos.

autor Rafael "Tchulanguero" Paes
datahora 13/06/2014 às 08:16:58   tagarelices 14

Ajude o @tchulanguero a pagar as contas do Vão Jogar!, clique aqui e doe qualquer quantia para o site através do PicPay. Não é assinatura, é só uma moral! ;D

É a escola Sérgio Malandro de apresentar jogos.


Ah E3, esse grande evento que por mais que reclamemos, sempre meche com os nossos sentimentos mais profundos. Quem aí não sente uma pontinha de emoção ao ver a revelação de um novo jogo ou a sequência da sua série favorita, que atire a primeira pedra. Mas as vezes acontece de no ano seguinte, você está lá maluco pra ver mais informações daquele jogo que não dá as caras faz um tempão e... epa, peraí? O que aconteceu? Mudou tudo?! Pois é, as vezes as empresas pregam essa peça em nós jogadores e sempre fica a pergunta: o que aconteceu? E embora eu não possa dar certeza de nada nessa vida, eu acho que posso viajar um pouco e tentar entender o que rolou, certo? Então pra ficar mais fácil, vou analisar o caso de dois jogos aqui, mas vocês podem aplicar a mesma ideia para vários outros. Vamos lá!
 
Watch Dogs

A Ubisoft pode ter vários defeitos, mas uma coisa temos que admitir: os caras sabem nos empolgar com jogos novos. E quem não ficou empolgado naquela E3 de 2012 que nos trouxe o incrível Watch Dogs? Lembram daquele primeiro trailer? Não? Então saquem só:

Watch Dogs - E3 2012

Um jogo de mundo aberto, com um novo estilo de jogabilidade, zilhões de coisas bacanas acontecendo ao mesmo tempo, interatividade absurda, gráficos estonteantes... como não gostar? Mas o tempo passou, vieram os adiamentos, a cada novo vídeo o pessoal ia ficando cada vez mais cético... até que semanas atrás o jogo foi lançado, e o resultado foi esse:

Watch Dogs - Versão Final (2014) - PS4

Bom, é notável que não é exatamente o mesmo jogo apresentado. Claro, conceitualmente todos os elementos estão lá, mas ficou tudo tão mais simplificado que é impossível realmente não achar as coisas estranhas. Notem que não apenas os gráficos sofreram uma óbvia redução de qualidade, mas todo o resto também foi prejudicado.

Este tipo de "problema" é bem comum e eu nem sei como as pessoas ainda se assustam com ele. Quem não lembra das promessas gráficas da Sony durante o anúncio do PlayStation 2, coisas que só foram se concretizar mais ou menos no final daquela geração?

Mas voltemos a Watch Dogs: o que aconteceu é que provavelmente a Ubisoft fez aquela demonstração em um PC ultra-foderoso, esperando que PS4 e XBox One, até então consoles não anunciados, respondessem a altura. Agora imagine a treta toda que rolou depois: os novos hardwares de Sony e Microsoft chegando na mão deles, provavelmente aquém das expectativas, por mais absurdo que isso soe, e desenvolvimento para inúmeras plataformas, incluindo as "antigas". Pronto, está instaurado o caos no desenvolvimento.

Não era difícil prever que isto aconteceria, infelizmente as desenvolvedoras sempre foram pelo caminho do menor esforço, então esperar que o jogo seja feito em cima de cada hardware, explorando todas as suas particularidades ao máximo é pura ilusão. Não duvido que aquela demo fosse perfeitamente possível em um PlayStation 4, por exemplo, mas imagina o inferno que seria fazer algo igual, ou semelhante, para PS4, XOne, Wii U, PC, PS3 e X360? Seria uma geração inteira por conta de um jogo só!

No final das contas, melhor não viajarmos tanto em trailers de jogos multiplataformas anunciados assim, muito tempo antes do lançamento e prometendo mudar o mercado.
 
Zelda

Ah, este caso é clássico! Diferente de Watch Dogs, o que mais marcou nessa série foram as trolladas da Nintendo ao apresentar demonstrações técnicas em um estilo e depois fazer um jogo em outro completamente diferente. Acha que estou exagerando? Então deixa eu mostrar uma coisa.

Demonstração GameCube - Nintendo Space World 2000

Tá, hoje nós sabemos que o GameCube fazia coisa bem melhor que essa demo, mas imagine o seguinte, apenas dois anos antes Ocarina Of Time havia sido lançado, e depois eles mostram essa demo... o povo ficou maluco! Só que mais malucos ainda ficaram quando o novo Zelda finalmente foi oficializado e... bem, ficou um pouquinho diferente:

Trailer de Lançamento de Wind Waker - 2002

Não importa se Wind Waker foi um bom jogo ou não, o fato é que só de uns anos para cá que a galera passou a gostar dele, pois por muito tempo este foi um dos jogos mais odiados de todos os tempos, simplesmente pela mudança gráfica em relação a demonstração inicial. Aliás, saibam que Twilight Princess só tem aqueles gráficos "realistas" por conta do tanto que encheram o saco dos desenvolvedores, apesar de ser outro que mudou um bocado durante o desenvolvimento, já até comentei isso aqui antes.

E esse aqui é bem fácil de entender. Na hora de demonstrar os seus novos consoles, é bem comum a Nintendo querer agradar todo mundo e entupir a apresentação com esses estilos gráficos, só para dizer "olha do que nosso console é capaz". Só que na hora do desenvolvimento mesmo os caras não levam nada disso em consideração, eles criam um conceito maluco e sabe-se lá o que vai sair dali. E apesar de ter causado menos alvoroço, não é que a Nintendo repetiu a dose com o Wii U? Basta ver que a demonstração de Zelda na E3 de 2012 é "meio" diferente daquele trailer espetacular que mostraram terça-feira. Mas acho que nesse caso ficou difícil reclamar, então só o povo mais chato mesmo que ficou de frescura.

Mas enfim, esse é o nosso grande problema como amantes de jogos, nós falamos, falamos, falamos e lá vamos nós todo ano embarcar no trem do hype para a E3. Algumas vezes dá certo, outras nem tanto. Mas o importante é que cedo ou tarde os bons jogos aparecem, fazendo toda a expectativa valer a pena. Então não percam mais tempo, peguem os seus jogos favoritos e Vão Jogar!!

* Revisado em 18/11/2016 às 22:35:26

outras tags: Watch_Dogs, The Legend of Zelda (Série) e E3

Compartilhe

Pin it


Leia também



14 tagarelices já foram feitas!


e-mail  
nome  
localização  
site  
tagarelice   ativar o editor de texto desativar o editor de texto


E-mail Receba notificações para novas:
  ok respostas      ok tagarelices
  ok publicações


  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    13/06/2014 às 08:56:54   localizacao Recife-Pe
    mas Watchdogs ao menos tem um enredo bacana e mesmo eu que não gosta de jogos a estilo GTA, até senti algum carinho por esse. um dia o terei.

    já esse do Zelda do Gamecube....cara, eu tenho a Nintendo World que quando anunciaram o trailer do Wind Waker, todos ou a maioria desceu o pau no jogo através das cartas e e-mails, inclusive eu e meu irmão. e mesmo provando o jogo ser...aceitavel a se jogar, o visual do Link não agradou. tanto que esse é um dos Zeldas mais divididos, tipo: "ame ou odeie" e sinceramente, não gosto desse. como o Link iria competir com os jogos do PS2 e Xbox e evitar as piadas? de Gamecube, prefiro o Twinlight Princess.

    e antes que alguém fale que visual não é tudo. DMC, embora seja um jogo aclamado...não vendeu o que a Capcom esperava justamente por mudarem coisas demais no jogo, ainda mais o Dante com cara de dorgado.

    Responda!
  • avatar de leandro (leon belmont) the devil summoner
    leandro (leon belmont) the devil summoner
    13/06/2014 às 09:06:25   localizacao Recife-Pe
    *goste....errei quando digitava

    Responda!
  • avatar de Sekto
    Sekto
    13/06/2014 às 12:13:15   localizacao São Luís-MA
    Engraçado vc ter citado o fato da dificuldade em criar um jogo multiplataforma "foderoso" e enquanto a Nintendo tem a chance e não faz, os dois exemplos foram perfeitos pro texto.
    Tem um outro video antigo de Watch Dogs que eu ficava babando e até mostrava pra um amigo tipo: "Olha que fod@ isso! Olha aquilo alí! Tu viu isso?!"
    Esse foi um dos títulos que me obrigaram (antes do lançamento) a comprar um console da geração superior. Me pergunto se tivesse de escolher agora, se teria a mesma certeza em comprar.
    Não vou ser falso, comprei o One na esperança ver uma evolução gigantesca mas infelizmente foi só uma "melhoria" em relação à anterior. (eu sei que a geração tá começando)
    Mas além dessa dificuldade multiplataformista, acho que vai muito também da vontade deles.
    To vendo que o mercado tá vivendo da HYPE no momento, (mas esse video de 2000 aí de Zelda prova que não é de agora).
    E pior de tudo é que todos que pareceram ser promissores estão provando ser decepcionantes para a maioria.
    Watch Dogs tá muito bonito e estou desfrutando cada minuto com gosto, mas se ele tivesse sido feito com um pouco mais de cuidado pra geração anterior seria a mesma coisa.
    Penso que as Ubis da vida tem medo lançar uma coisa top agora e depois receber uma critica dizendo que uma sequencia é a mesma coisa do sucessor, aí vão soltando as novidades e melhorias aos poucos(bem pouco até),o mesmo que acontece com Apple e seu  ¡qualquer coisa ou a Samsung com a linha S.

    Já Nintendo... Ah Nintendo, triste por não poder falar nada além do que vejo o povo falar. Então vo ser curto : A Nintendo acredita demais nos seus fãs.
    E apesar de nunca ter tocado e nenhum Zelda 3D digo com convicção que não precisa de nada disso. A coisa mais legal dos que joguei do Gameboy e do Nes era esse negocio de explorar a cidade através de quadros... Se um dia ela fizesse um onde pudesse alternar entre esse tipo de visão e a 3D ai eu me animaria em comprar um console da Nintendo.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    13/06/2014 às 12:32:40   localizacao Vespasiano - MG
    @leandro (leon belmont) the devil summoner

    Como eu já disse outras vezes, o problema de Wind Waker passa longe dos gráficos, que são sensacionais diga-se de passagem, inclusive a versão HD para Wii U é coisa de outro mundo. Esse lance de "gráficos realistas em Zelda" é coisa de moleque xiliquento mesmo, eu prefiro que eles pirem em estilos artístico diferentes, combina muito mais com a série.

    @Sekto

    É tudo sobre custos e lucro. Por mais que os estúdios tenham idéias revolucionárias e criativas, o risco em lançar algo assim e não ter o devido retorno é imenso, então aonde eles puderem economizar, eles irão.

    Sobre o salto gráfico, isso já era esperado. Desde a sexta geração que já foi alcançada uma maturidade gráfica no 3D, de lá para cá é só melhorias mesmo. As próximas grandes revoluções daqui para frente serão no aspecto de jogabilidade, realidade aumentada, realidade virtual, etc.

    E dê uma chance para os Zeldas 3D, apesar dos tropeços, todos são excelentes jogos.

    ---

    Abraço!

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    16/06/2014 às 18:55:35   localizacao SP
    Pior do Assista Cachorros nem é o gráfico, pelo que fiquei sabendo, mas a física e o quão "genérico" o jogo ficou. Não estou afirmando isso, estou dizendo o que fiquei sabendo.

    Mas é verdade esse lance de demonstrações e realidade, e ao mesmo tempo desanimador. O pior é que 90% da galera entra no "hype" da E3 e fica lá berrando que as empresas "ganharam" a E3 com as demonstrações e depois se frustram. Tá todo mundo caindo no golpe do marketing, ninguém tá esvaziando a fila de jogos e depois ficam muito tempo fazendo mimimi ao invés de Irem Jogar! e se divertir! Isso tem cada vez mais cansado a minha beleza gamer...

    Ótimo ponto levantado e ótimos exemplos!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    17/06/2014 às 12:53:00   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Pois é, pelo que vi é isso também. Mas é provável que eu acabe pegando a versão do Wii U uma hora ou outra, mas com certeza não será no lançamento a preços "Mario Kart 8", he he he.

    Ué, e eu não escutei um certo podcast de muitas vidas esses dias que teve a pachorra de exaltar a conferência da Microsoft? E ainda por cima tendo como grande ponto alto Master Chief Collection? Pois é, os jogadores tem as conferências que merecem mesmo...

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/06/2014 às 08:49:05   localizacao São Luís - MA
    Rapaz...

    Eu só sei que eu vi aquele trailer de Uncharted 4 na E3...
    E o Cachorro Safado disse que não era CG...
    E, não sei se posso acreditar ou não, mas vindo do Safado as minhas esperanças são maiores porque, olha, eles fizeram coisas lindíssimas com os Uncharted anteriores e com The Last of Us. Let’s wait!

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    20/06/2014 às 11:55:23   localizacao Vespasiano - MG
    @sucodelarangela

    Eu acho que Uncharted 4 passa ileso dessa por ser exclusivo e pelo pessoal do Cachorro Safado já ter um histórico de gráficos fodas, he he he.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    20/06/2014 às 11:56:28   localizacao São Luís - MA
    @Tchulanguero

    Pois é, por Uncharted eu coloco meu dedo mindinho inútil no fogo! Mas a mão ainda não rola. Hehehee

    Responda!
  • avatar de Cyber Woo
    Cyber Woo
    28/06/2014 às 11:04:05   localizacao Itu
    Eu lembro do lançamento do Wind Waker, pobrezinho, sofreu bastante, hahaha! Infelizmente eu nunca joguei ele e quem sabe um dia eu o jogue, sei lá.

    O que houve com Watch Dogs é exatamente o que o @Tchulanguero disse "Ubisoft fez aquela demonstração em um PC ultra-foderoso". Os caras pensaram a frente do seu tempo e quebraram a cara. Imagino a cara de surpresa ao receberem a ordem de converter para a geração passada, hahaha!

    Particularmente achei Watch Dogs mediano, nada excepcional. Não achei o protagonista muito carismático.

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    30/06/2014 às 00:21:35   localizacao Vespasiano - MG
    @Cyber Woo

    E hoje em dia ele é amado até demais, vai entender? Rzs.

    Ow, daqui a pouco vocês vão me fazer desistir dos Cachorros Relógio, igual a Sukita fez comigo e Assassin’s Creed III, hwa hwa hwa.

    Responda!
  • avatar de sucodelarangela
    sucodelarangela
    01/07/2014 às 20:29:42   localizacao São Luís - MA
    @CyberWoo @Tchulanguero

    Julgar o "livro" pela capa... hoje lembro que fiz isso com inFamous e hoje é um dos meus favoritos.

    Responda!
  • avatar de Gamer Caduco
    Gamer Caduco
    18/07/2014 às 17:01:23   localizacao SP
    @Tchula

    Demorei pra pegar a referência, mas entendi.
    É... sei lá... tem gosto pra tudo nesse mundo, temos que respeitar (além de lamentar)... rs

    Responda!
  • avatar de Rafael "Tchulanguero" Paes
    Rafael "Tchulanguero" Paes
    18/07/2014 às 22:27:16   localizacao Vespasiano - MG
    @Gamer Caduco

    Nem respeitar, nem lamentar, eu desisti de vez mesmo, hwa hwa hwa.

    Responda!
Acompanhe as tagarelices deste escrito por e-mail ou cancele o seu cadastro
e-mail  

       

fechar

Publicações recentes

topo base