Watch Dogs
A Ubisoft pode ter vários defeitos, mas uma coisa temos que admitir: os caras sabem nos empolgar com jogos novos. E quem não ficou empolgado naquela E3 de 2012 que nos trouxe o incrível Watch Dogs? Lembram daquele primeiro trailer? Não? Então saquem só:
Um jogo de mundo aberto, com um novo estilo de jogabilidade, zilhões de coisas bacanas acontecendo ao mesmo tempo, interatividade absurda, gráficos estonteantes... como não gostar? Mas o tempo passou, vieram os adiamentos, a cada novo vídeo o pessoal ia ficando cada vez mais cético... até que semanas atrás o jogo foi lançado, e o resultado foi esse:
Bom, é notável que não é exatamente o mesmo jogo apresentado. Claro, conceitualmente todos os elementos estão lá, mas ficou tudo tão mais simplificado que é impossível realmente não achar as coisas estranhas. Notem que não apenas os gráficos sofreram uma óbvia redução de qualidade, mas todo o resto também foi prejudicado.
Este tipo de "problema" é bem comum e eu nem sei como as pessoas ainda se assustam com ele. Quem não lembra das promessas gráficas da Sony durante o anúncio do PlayStation 2, coisas que só foram se concretizar mais ou menos no final daquela geração?
Mas voltemos a Watch Dogs: o que aconteceu é que provavelmente a Ubisoft fez aquela demonstração em um PC ultra-foderoso, esperando que PS4 e XBox One, até então consoles não anunciados, respondessem a altura. Agora imagine a treta toda que rolou depois: os novos hardwares de Sony e Microsoft chegando na mão deles, provavelmente aquém das expectativas, por mais absurdo que isso soe, e desenvolvimento para inúmeras plataformas, incluindo as "antigas". Pronto, está instaurado o caos no desenvolvimento.
Não era difícil prever que isto aconteceria, infelizmente as desenvolvedoras sempre foram pelo caminho do menor esforço, então esperar que o jogo seja feito em cima de cada hardware, explorando todas as suas particularidades ao máximo é pura ilusão. Não duvido que aquela demo fosse perfeitamente possível em um PlayStation 4, por exemplo, mas imagina o inferno que seria fazer algo igual, ou semelhante, para PS4, XOne, Wii U, PC, PS3 e X360? Seria uma geração inteira por conta de um jogo só!
No final das contas, melhor não viajarmos tanto em trailers de jogos multiplataformas anunciados assim, muito tempo antes do lançamento e prometendo mudar o mercado.
Zelda
Ah, este caso é clássico! Diferente de Watch Dogs, o que mais marcou nessa série foram as trolladas da Nintendo ao apresentar demonstrações técnicas em um estilo e depois fazer um jogo em outro completamente diferente. Acha que estou exagerando? Então deixa eu mostrar uma coisa.
Tá, hoje nós sabemos que o GameCube fazia coisa bem melhor que essa demo, mas imagine o seguinte, apenas dois anos antes Ocarina Of Time havia sido lançado, e depois eles mostram essa demo... o povo ficou maluco! Só que mais malucos ainda ficaram quando o novo Zelda finalmente foi oficializado e... bem, ficou um pouquinho diferente:
Não importa se Wind Waker foi um bom jogo ou não, o fato é que só de uns anos para cá que a galera passou a gostar dele, pois por muito tempo este foi um dos jogos mais odiados de todos os tempos, simplesmente pela mudança gráfica em relação a demonstração inicial. Aliás, saibam que Twilight Princess só tem aqueles gráficos "realistas" por conta do tanto que encheram o saco dos desenvolvedores, apesar de ser outro que mudou um bocado durante o desenvolvimento, já até comentei isso aqui antes.
E esse aqui é bem fácil de entender. Na hora de demonstrar os seus novos consoles, é bem comum a Nintendo querer agradar todo mundo e entupir a apresentação com esses estilos gráficos, só para dizer "olha do que nosso console é capaz". Só que na hora do desenvolvimento mesmo os caras não levam nada disso em consideração, eles criam um conceito maluco e sabe-se lá o que vai sair dali. E apesar de ter causado menos alvoroço, não é que a Nintendo repetiu a dose com o Wii U? Basta ver que a demonstração de Zelda na E3 de 2012 é "meio" diferente daquele trailer espetacular que mostraram terça-feira. Mas acho que nesse caso ficou difícil reclamar, então só o povo mais chato mesmo que ficou de frescura.
Mas enfim, esse é o nosso grande problema como amantes de jogos, nós falamos, falamos, falamos e lá vamos nós todo ano embarcar no trem do hype para a E3. Algumas vezes dá certo, outras nem tanto. Mas o importante é que cedo ou tarde os bons jogos aparecem, fazendo toda a expectativa valer a pena. Então não percam mais tempo, peguem os seus jogos favoritos e Vão Jogar!!
* Revisado em 18/11/2016 às 22:35:26
Compartilhe